GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO GAMA
ESCOLA CLASSE 06 DO GAMA
Projeto:
“ A Escola de Mãos Dadas com a Família”.
Índice.
Projeto: “ A Escola de Mão Dadas com a Família”.
Introdução: .....................................................................................................................4
Justificativa: .....................................................................................................................5
Objetivo Geral: .................................................................................................................6
Objetivos específicos: ......................................................................................................7
Público alvo: ....................................................................................................................8
Procedimentos: ................................................................................................................9
Metodologia: ..................................................................................................................10
Recursos: .......................................................................................................................11
Avaliação: ......................................................................................................................12
Cronograma :..................................................................................................................13
Bibliografia: ...................................................................................................................14
Projeto: “ A Escola de Mãos Dadas com a Família”.
Elaboração: Terezinha Maria de Jesus S. Carvalho ( Vice – Diretora )
Cooperação: Cássia Maria Marques Nunes ( Coordenadora Pedagógica)
Nayara de Oliveira Santos ( Orientadora Educacional)
Introdução:
Este é um projeto que visa melhorar a qualidade de ensino aprendizagem dos alunos que se encontram em situações de repetência. O referido projeto além de desenvolver habilidades cognitivas, permite também o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem .
Justificativa:
A origem de um problema de aprendizagem pode ser multicasual, podendo estar no educando ou em seu ambiente. Devemos estar atentos ao seu meio cultural, familiar, escolar e, principalmente, à metodologia e didática empregadas pelo educador(escola). Observando a problemática que envolve o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossomático dos alunos desta unidade de ensino, o alto índice de repetência ocorrido no ano de 2003 nesta mesma Unidade, e detectando que este índice se dá em virtude de vários fatores incluindo também a baixo auto-estima, fez-se necessário tomarmos medidas de intervenção que venham atender e procurar melhorar a qualidade da educação e consequentemente melhorar a vida afetiva, psicossocial, psicomotora e cognitiva dos alunos desta unidade de ensino.
Certamente as dificuldades de aprendizagem nem sempre se dá por desinteresse do aluno e sim por este não ser trabalhado de forma adequada e na idade certa acarretando um elevado índice de desestímulo, apresentando dificuldades em aprender a aprender.
Sabendo-se que os pilares da educação estão firmados na arte de aprender e que esta arte é aprender a prender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, devemos buscar, resgatar em nossos alunos sobre tudo nos que apresentam defasagem de aprendizagem e idade, série, o gosto e o interesse em perceber-se como pessoa integrante, dependente e transformadora de si mesma e do meio em que vive, melhorando sua auto-estima, e o gosto pela vida
Objetivo Geral:
Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a auto-estima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente.
Objetivos específicos:
v Vivenciar diferentes situações em que os educandos possam exteriorizar(ou não) suas dificuldades;
v Despertar a ajuda mútua entre colegas e entre escola e família;
v Favorecer a socialização através de atividades físico-recreativas;
v Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais através do movimento;
v Melhorar suas relações com o mundo, a escola, a família, a comunidade e consigo mesmo;
v Estimular a criatividade e a expressão oral e facial;
v Contribuir para a aquisição e formação de hábitos saudáveis;
v Desenvolver a auto-estima;
v Valorizar o Eu e o Outro;
v Desenvolver a capacidade de cantar;
v Estimular o gosto pela poesia e música;
v Desenvolver habilidades artísticas;
v Realizar, com respeito e alegria a atividades propostas.
Público Alvo:
v Despertar a ajuda mútua entre colegas e entre escola e família;
v Favorecer a socialização através de atividades físico-recreativas;
v Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais através do movimento;
v Melhorar suas relações com o mundo, a escola, a família, a comunidade e consigo mesmo;
v Estimular a criatividade e a expressão oral e facial;
v Contribuir para a aquisição e formação de hábitos saudáveis;
v Desenvolver a auto-estima;
v Valorizar o Eu e o Outro;
v Desenvolver a capacidade de cantar;
v Estimular o gosto pela poesia e música;
v Desenvolver habilidades artísticas;
v Realizar, com respeito e alegria a atividades propostas.
Público Alvo:
Alunos das séries iniciais do ensino fundamental que se encontram em situação de repetência bem como seus respectivos responsáveis.
Procedimentos:
v Observar e analisar desenhos;
v Analisar várias situações de aprendizagem;
v Por meio de jogos e atividades práticas, sanar dificuldades de aprendizagem;
v Exercitar a pronúncia por meio de trava-línguas;
v Desenhar o corpo humano;
v Trabalhar as partes do copo humano
v Fazer o Auto-retrato, com minúcia, ornamentado etc;
v Descobrir e relatar a história do próprio nome(desenhar o nome). Desenvolver atividades recreativas envolvendo o próprio nome (a canoa virou, olaria de Deus etc.);
v Participar de atividades de sensibilização.
v Ler e interpretar, textos(musicas, poesias, contos, histórias, textos reflexivos, paradoxos, etc.);
v Participar de dinâmicas de grupo;
v Participar de atividades psicomotoras de recreação e jogos;
v Rolar, correr, saltar, localizar-se no tempo e no espaço;
v Trabalhar a lateralidade, ritmo e o equilíbrio;
v Valorizar as regras de convivência;
Metodologia:
v Analisar várias situações de aprendizagem;
v Por meio de jogos e atividades práticas, sanar dificuldades de aprendizagem;
v Exercitar a pronúncia por meio de trava-línguas;
v Desenhar o corpo humano;
v Trabalhar as partes do copo humano
v Fazer o Auto-retrato, com minúcia, ornamentado etc;
v Descobrir e relatar a história do próprio nome(desenhar o nome). Desenvolver atividades recreativas envolvendo o próprio nome (a canoa virou, olaria de Deus etc.);
v Participar de atividades de sensibilização.
v Ler e interpretar, textos(musicas, poesias, contos, histórias, textos reflexivos, paradoxos, etc.);
v Participar de dinâmicas de grupo;
v Participar de atividades psicomotoras de recreação e jogos;
v Rolar, correr, saltar, localizar-se no tempo e no espaço;
v Trabalhar a lateralidade, ritmo e o equilíbrio;
v Valorizar as regras de convivência;
Metodologia:
Este projeto será executado pela Orientadora Educacional juntamente com a Coordenadora e vice-diretora da unidade de Ensino, as quais dividirão os alunos em seis grupos sendo três no matutino e três no vespertino, cada grupo será atendido uma vez por semana, uma hora por vez no turno contrário ao do professor regente. As aulas serão divididas em três tempos de vinte minutos, sendo vinte minutos para sensibilização e dinâmica, vinte minutos para atividades psicomotoras e vinte minutos de atividades pedagógicas voltadas para a oralidade, expressão corporal, interpretação de textos, através de desenhos, escrita e dramatização.
Após quatro encontros consecutivos as educadoras que desenvolvem o trabalho com os alunos se reúnem para planejar mais quatro encontros e a cada dois meses são realizadas oficinas, estas voltadas para atividades dinâmicas de auto-estima e resgate de valores realizadas com os responsáveis dos alunos.
Obs.: Antes de se colocar o projeto em prática, os responsáveis dos alunos que serão atendidos devem assinar um Termo de Compromisso, onde consta que o responsável deverá acompanhar todo o processo a ser desenvolvido, bem como participar dos encontros destinados aos responsáveis dos educandos.
Recursos:
Após quatro encontros consecutivos as educadoras que desenvolvem o trabalho com os alunos se reúnem para planejar mais quatro encontros e a cada dois meses são realizadas oficinas, estas voltadas para atividades dinâmicas de auto-estima e resgate de valores realizadas com os responsáveis dos alunos.
Obs.: Antes de se colocar o projeto em prática, os responsáveis dos alunos que serão atendidos devem assinar um Termo de Compromisso, onde consta que o responsável deverá acompanhar todo o processo a ser desenvolvido, bem como participar dos encontros destinados aos responsáveis dos educandos.
Recursos:
Papel; (Cartolina, crepom, camurça etc.)
Revistas e Jornais;
Fita Crepe;
Garrafas Pet’s;
Lápis coloridos;
Giz de Cera;
Tinta Guache:
Textos (musicais, poéticos, reflexivos):
Jogos recreativos (bola, corda, colchonete, )
Rádio
Gravador;
Fitas musicais.
Avaliação:
A Avaliação se dará no decorrer das atividades e durante a aplicação do projeto a cada 02(dois) meses.
Cronograma:
Revistas e Jornais;
Fita Crepe;
Garrafas Pet’s;
Lápis coloridos;
Giz de Cera;
Tinta Guache:
Textos (musicais, poéticos, reflexivos):
Jogos recreativos (bola, corda, colchonete, )
Rádio
Gravador;
Fitas musicais.
Avaliação:
A Avaliação se dará no decorrer das atividades e durante a aplicação do projeto a cada 02(dois) meses.
Cronograma:
O projeto será executado no decorrer do ano em que for colocado em prática.
Bibliografia:
Bibliografia:
LIBÃNEO, José Carlos; Didática; Coleção Magistério 2º Grau, Série Formação do Professor; Editora Cortez.
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro; WWW.aprendervirtual.com/colunista.
WALLON, Henri; WWW.centroefeducacional.com.br/wallon.htm.
PAIN, Sara; (entrevista publicada na revista NOVA ESCOLA em outubro de 1993)
http://youtube.com/user/BrunoMarinhoSantos
RJ: alunos e professores moram juntos em projeto pioneiro - 03/03/2008 09h33
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy
Vida em Movimento - Compartilhar o Afeto. - 08/11/2007 02h14
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro; WWW.aprendervirtual.com/colunista.
WALLON, Henri; WWW.centroefeducacional.com.br/wallon.htm.
PAIN, Sara; (entrevista publicada na revista NOVA ESCOLA em outubro de 1993)
http://youtube.com/user/BrunoMarinhoSantos
RJ: alunos e professores moram juntos em projeto pioneiro - 03/03/2008 09h33
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy
Vida em Movimento - Compartilhar o Afeto. - 08/11/2007 02h14
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy
Obrigado por sua visita.
Um comentário:
Derland obrigado por seu comentário.
Isto me motiva, já vou agora vistar seu blog.
Postar um comentário