sexta-feira, 23 de maio de 2008

TRABALHO DE ARTICULAÇÃO PCNS RESUMO E PROJETO INTERDISCIPLINAR. (meus artigos).




JOÃO CARLOS MARIA*

TRABALHO DE ARTICULAÇÃO PCNS RESUMO E PROJETO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia módulo 5 noturno) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Articulação dos eixos temáticos].

Orientadora: Profª. Marlizete Cristina Bonafini Steinle.
Campinas
2008

RESUMO DA INTRODUÇÃO DOS PCNs

Introdução: Dando continuidade ao módulo 5 e através da articulação dos eixos temáticos faremos uma leitura, um resumo do volume 1 dos PCNs (introdução) e por fim um projeto interdisciplinar usando como suporte os PCNs sobre temas transversais e as disciplinas trabalhadas no módulo 5 de pedagogia.
Numa sociedade democrática, ao contrário do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser imposto pelo governo. Deste modo a elaboração dos PCNs passou por todas as vias democráticas e contou também com dados da fundação Carlos Chagas. Estes dados mostram a evasão escolar e outros aspectos que são importantes na construção de um projeto, e neles (PCNs) encontramos orientações didáticas, de conteúdos, os ciclos, os tipos de avaliações e promoções.
A história pedagógica, que por muito tempo foi centrada no professor, passou por uma reestruturação e hoje é centrada no aluno, considerando sua realidade sócio-histórico-crítica. Deste modo os PCNs são um conjunto de procedimentos que visam auxiliar o professor em sala de aula, abordando temas como deveres, direitos, sexualidade, autônomia etc.
Como todo projeto desta envergadura, os PCNs necessitam de constante questionamento e revisão dos seus propósitos e signicado, pois a sociedade como um todo passa por transformações éticas e morais das mais variadas. Essa possibilidade contínua de revisão permite que as limitações que porventura surjam no percurso de nossa práxis possam ser identificadas e superadas, efetivando o ensino-aprendizagem. Neste sentido, toda escola deve estimular todos os seus professores, coordenadores, orientadores, pais, e a sociedade como um todo a participarem da elaboração do projeto político pedagógico.
Após esta breve introdução, na página seguinte vamos elaborar um projeto interdisciplinar sobre os temas traversias, utilizando para isto a leitura dos PCNs - temas transversais, pluraridade cultural.



PROJETO INTERDISCIPLINAR - TEMAS TRANSVERSAIS
PLURARIDADE CULTURAL


Os temas transversias que fazem parte dos PCNs são compostos de seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, Relações de Gênero, Prevenções das Doenças Sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os Ciclos da Natureza, Sociedade e Meio Ambiente, Manejo e Conservação Ambiental), Saúde (Autocuidado, Vida Coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, Constituição da Pluralidade Cultural no Brasil, o Ser Humano Como Agente Social e Produtor de Cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc. Dentro deste universo, escolhi como tema transversal a Pluraridade Cultural para a elaboração do projeto interdisciplinar. Vamos a ele.

TEMA: Trabalhando as diversas culturas em sala de aula. Este tema foi elaborado com a participação de alunos e professor.
TÍTULO: Meus amigos e eu somos diferentes e iguais.
Vivemos num país continental que vem sofrendo constantes transformações, tanto na política quanto na produção industrial e do próprio modo de viver capitalista. Desta forma é interessante notarmos que num bairro há pessoas advindas das mais váriadas localidades, que professam diferentes credos e compõem as mais diversas etnias. É importante sabermos que fazemos parte de uma sociedade.
OBJETIVOS: Essa visão de sociedade nos mostra claramente a necessidade de reforçar na criança valores de cidadania, respeito mútuo, solidariedade e compreensão de que todos juntos formam uma comunidade – e que esta comunidade a criança não encontra pronta, mas ajuda diariamente a construir. Cumpre-nos desenvolver nos educandos o senso de civilidade e fraternidade.
CONTEÚDOS: De civilidade, posicionamento de espaço, senso-crítico, músicas regionais, contação de história metaforicas , parlendas , pontos cardeais. Lingua protuguesa. Ponto final, vigula, ponto de esclamação, pnto de interrogação, Contas de mais e menos e noções de tempo e espaço.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Podemos começar contando uma história cuja mensagem seja compatível com nossos objetivos (existem inclusive vários livros especialmente recomendáveis, como O Patinho Feio, Menina Bonita do Laço de Fita, O amigo do Rei, etc). Após a história, podemos explorar a linguagem oral, pedindo às crianças que digam aos colegas a parte que mais gostaram, o que poderia ser diferente. Depois disso, pedimos para que relacionem os personagens, (ou que reescrevam a história - individual ou coletivamente) podendo trabalhar também operações matemáticas com o número de personagens, bem como a ilustração da história. Um bom conto possibilita também a abordagem de aspectos relacionados a Ciências, Geografia e História.
Usando recortes de revistas e fotos da família, a criança poderá descrever tipos de brincadeiras e super-herois dos quais gostam, e músicas ouvidas em casa. Fixada a abordagem a ser utilizada, é necessário formular um conograma.
PROCEDIMENTOS - HISTÓRIA: Conseguir recortes e fotos da família para a montagem de um cartaz.
PROCEDIMENTOS - LÍNGUA PORTUGUESA: Elaboração de um texto descrevendo gostos culinários da família, músicas, danças, brincadeiras e programas preferidos.
PROCEDIMENTO - GEOGRAFIA: Informar o nome de seu bairro, rua, se mora em casa ou apartamento, tipo de percurso ou trajeto que faz para chegar à escola. Faça um desenho de sua rua e casa.
REFERÊNCIAL TEÓRICO: PCNs Introdução, PCN Pluraridade Cultural, Apostila módulo 5, revistas , fotos, recortes etc.
TEMPO DE EXECUÇÃO: Para que atinjamos nossos objetivos e conteúdos cada etápa será ealizada em um dia.
Para cada matéria que será trabalhda por dia 15 minutos levando-se em conta o tempo de atenção das crianças num determinado assunto.
AVALIAÇÃO: Como nosso obejtivo é verificar o nível de amadurecimento bem como como ele evoluio usaremos a avaliação dialógica. E dentro desta avaliação usaremos a avaliação prognóstica na qual veremos os pré requisitos ou avaliação de entrada; depois partimos para a avaliação diagnóstica na qual vamos mostrando os procedimnetos do dia a dia para verificarmos quem está incorporando as abilidade previstas. E por fim avaliação classificatória na qual faremos a avaliação final dos educandos. Deste modo não separamos as questões quantitativas e qualitativas da evolução do aluno.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Volume 1 – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Volume - 10.1 Temas Transversais Pluraridade Cultural. Brasília: MEC, 1997.

DEMO, Pedro. Ironias da Educação: mudanças e contos sobre mudança. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

*o autor:
João C. Maria
aluno Unoparvirtual Campinas
curso pedagogia licenciatura.



Obrigado por sua visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.