domingo, 25 de maio de 2008

Poluição atmosférica. Geografia. (planos de aula)




Geografia

Poluição atmosférica

Ângelo Tiago de Miranda*
Especial para a página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Compreender o fenômeno da poluição atmosférica, principalmente os tipos de poluentes, as suas classificações e fontes de emissão.

2) Pesquisar sobre os efeitos da ação dos poluentes atmosféricos nos seres humanos, nos vegetais, na atmosfera e nos materiais presentes no ambiente;

3) Compreender que a poluição atmosférica é um dos vários tipos de impacto ambiental resultantes da relação do ser humano com o meio natural;
4) Refletir sobre a importância e as conseqüências da ação humana no espaço e na natureza;

5) Propor soluções para melhorar as condições atmosféricas.

Ponto de partida

Ler o texto Poluição atmosférica disponível no site Educação, do UOL.

Estratégias

1) O professor apresenta aspectos que definem o fenômeno da poluição atmosférica, baseando-se no texto, que pode ser resumido para os alunos ou distribuído para leitura em grupo. Antes de abrir uma discussão de esclarecimento, o professor pode problematizar algumas questões interessantes para os alunos, estimulando-os para reflexões:

  • Será que o ser humano questiona os limites da utilização da natureza? Afinal, desde quando o homem possui uma visão de preservação dos recursos naturais, como o ar atmosférico? Desde há muito tempo ou somente há pouco tempo?

  • Nos últimos séculos, como o ser humano vem se comportando em relação à natureza?

  • 2) A seguir, o professor parte para o questionamento de pontos que ajudarão a consolidar conceitos importantes:

  • O que é poluição atmosférica?

  • O que são poluentes atmosféricos? Como eles são classificados?

  • Quais as fontes poluidoras em relação a cada tipo de poluente? Observe o município onde você mora, quais as fontes poluidoras que você acredita que existem?

  • 3) O professor pode discutir por que o município onde o aluno mora tem determinadas fontes poluidoras. Se existem indústrias, de que tipo; se existem muitos automóveis particulares; como é o transporte público; se há usinas termelétricas; se há a queimada da cana-de-açúcar ou outra cultura, etc.

    4) Explique detalhadamente os gases que compõem a atmosfera e questione os alunos se os poluentes, gases ou partículas, são substâncias estranhas à atmosfera, emitidos pelo ser humano ou emitidos pela própria natureza? Aproveite para debater em que situações a natureza pode lançar poluentes para o ar.

    5) É interessante os alunos observarem e constatarem se no município onde a escola está instalada existe poluição atmosférica. Para tanto, caso a escola esteja instalada numa cidade grande com indústrias e frotas de veículos, os alunos podem consultar e pesquisar os índices de poluição do ar disponíveis na secretaria de meio ambiente ou nos que são publicados pela imprensa.

    6) Caso a escola esteja numa cidade pequena, uma maneira de afirmar se existe poluição atmosférica, é fazer uma pesquisa junto à secretaria da saúde ou em algum hospital para constatar se há atendimento de crianças e idosos com problemas respiratórios, bem como, o número desses atendimentos.

    7) O tema estudado possibilita um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de biologia e química. Solicite ao professor de biologia explorar com os alunos as relações da poluição atmosférica com a saúde humana e os seres vivos de uma maneira geral. A contribuição do professor de química será a explicação dos efeitos dos poluentes sobre os materiais; as reações químicas que formam os poluentes, como o ozônio, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio, entre outros e os elementos químicos, as suas características, etc., presentes nessas reações.

    8) Como última atividade, solicite aos alunos, divididos em grupos, que pesquisem e proponham soluções para melhorar as condições atmosféricas do município onde moram. As soluções deverão ser apresentadas e discutidas em forma de seminários e a avaliação poderá ocorrer sobre as propostas que forem mais viáveis e passíveis de serem implantadas.
    *Ângelo Tiago de Miranda é geógrafo, professor de geografia e estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

    http://educacao.uol.com.br/planos-aula/poluicao-atmosferica.jhtm

    Obrigado por sua visita, volte sempre.

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    ADOREI O PLANO DE AULA.

    VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

    🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...