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quinta-feira, 28 de abril de 2022
quarta-feira, 27 de abril de 2022
Constituição Federal de 1988 Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República. Informe-se para não ser enganado.
Constituição Federal de 1988 |
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
SEÇÃO III
DA RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
II - o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;
IV - a segurança interna do País;
V - a probidade na administração;
VII - o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.
Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.
§ 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:
I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;
II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.
§ 2º Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.
§ 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.
§ 4º O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.
A Importância da Música Clássica na Formação da Juventude
A Importância da Música Clássica na Formação da Juventude |
Por Dante Mantovani
A Educação Musical deveria ser um tema de primeira ordem nos debates acerca da formação intelectual, moral e cívica da juventude. A negligência nessa importante vereda do processo formativo dos jovens serve a propósitos estratégicos, tanto quanto sua acurada organização em forma de currículo escolar.
Observamos hoje em dia uma grande preocupação de pais, professores, familiares e educadores com a Educação Infantil, pois todos percebem que tudo vai de mal a pior, algo está muito errado, embora raramente alguém se aproxime do correto diagnóstico da situação.
Ninguém tem coragem de enunciar publicamente que vivemos em uma era de completa degradação cultural, do que são exemplos tão significativos quanto grotescos as modas musicais enfiadas goela abaixo pela grande Mídia às massas inertes, que estão muito longe de esboçar qualquer forma de reação a tão bisonho espetáculo.
As consequências da vertiginosa queda do nível qualitativo-musical são evidentes em nosso país, embora não se trate de fenômeno exclusivo destas terras, pois a queda da qualidade na produção e no gosto musical é um fenômeno ubíquo, ou seja, está acontecendo em todos os lugares do mundo, ao mesmo tempo, por força da tão propalada “globalização”. Por isso, grande parte do trabalho do educador hodierno é justamente empreender esforços no sentido de elevar o nível cultural e o gosto musical da juventude, vez que a situação de quem já é adulto configura caso de difícil solução, devido ao acúmulo de péssimas influências midiáticas ao longo da vida.
É preciso trabalhar a Música, portanto, desde a Educação Infantil, em tenra idade, para que o jovem não seja desencaminhado pelo turbilhão de excrescências midiáticas, e para isto é preciso aplicar “vacinas” de maneira sensata, apropriada e construtiva.
É exatamente este o cerne do pensamento grego acerca da Educação Musical: a Música deve ser trabalhada desde a primeira infância com repertório bem estruturado, a fim de ordenar a alma do infante, de modo que seu intelecto seja maximamente desenvolvido no âmbito escolar.
Não foi por acaso que a Grécia Clássica legou à humanidade a Filosofia, a Medicina Racional, a Lógica, a Metafísica, o Método Científico, disciplinas do saber que foram e são os verdadeiros sustentáculos da nossa Cultura Ocidental, nas quais ainda nos baseamos para estruturar a sociedade, muito embora hoje exista um tremendo esforço em sentido contrário, que visa destruir tais colunas para colocar no lugar experimentalismos que induzem a juventude à loucura.
É mais do que óbvio que não se deveria induzir crianças à loucura, em especial nas primeiras faixas etárias, na qual são muito flexíveis e amoldáveis, em especial entre 0 a 5 anos, porém, é exatamente o que hoje ocorre no âmbito do ensino das artes e da música em muitos contextos Brasil afora, por obra da tão louvada ditadura do relativismo. Ora, o principal legado da filosofia grega para humanidade foi justamente ter desenvolvido um eficaz aparato para combate ao relativismo, no qual a Educação Musical assume importante papel: sabiam os gregos que o que uma criança escuta e apreende nos seus primeiros anos de vida vai ser absolutamente determinante para todo o seu desenvolvimento intelectual, físico e moral, o que vai determinar, em última instância, qual tipo de sociedade será constituída a partir da reunião dos indivíduos educados em tais princípios.
Qual seria, portanto, a vacina ao relativismo que tem destruído o gosto musical e a formação intelectual da juventude nos dias atuais? A Música Clássica Ocidental, que chamo de Música Universal, é o repertório mais propício ao desenvolvimento das boas virtudes na infância e na juventude, porque se trata do repertório musical que foi desenvolvido exatamente como consequência do modo grego de pensar, de contemplar e de conceber a realidade, modo este que foi sucessivamente aprimorado pelas culturas romana e cristã.
Mas que modo é este de pensar que foi transplantado para a Música Ocidental e que tem esse tremendo poder de orientar a alma da criança e do jovem para o bem? O método dialético desenvolvido por Sócrates e Platão, está na base do desenvolvimento da forma musical, a partir do Renascimento, época na qual o pensamento grego adquire grande importância na Cultura Europeia, embora tal influência tenha sido maximizada no período correspondente ao Classicismo (aprox.1750-1820 d.C.), o que engendrou as mentes geniais de gigantes da composição musical, como Haydn, Mozart e Beethoven, cujas obras transcendem as fronteiras geográficas, temporais e culturais e se constituem como um dos maiores patrimônios imateriais da humanidade de todos os tempos.
Isso ocorre porque as obras desses grandes mestres da Música Universal são todas estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal; princípios que, segundo a visão socrático-platônica, desenvolve as boas virtudes na juventude, institui o discernimento e orienta toda a vida psíquica e social para a prática do bem. Ao tomar contato com este repertório, o jovem apreende, sem esforço e sem necessidade de elaboração racional prévia, todos os valores que moldaram a civilização ocidental, portanto, não existe instrumento civilizatório mais poderoso para educar a juventude do que a Música Clássica Universal.
Escrevo este artigo exatamente um dia após o término do II Festival de Música Clássica de Paraguaçu Paulista-SP (12 a 15 de julho). Estive à frente de uma Orquestra e Coro com mais de 60 músicos, composta em sua imensa maioria por jovens entre 12 a 18 anos. Executamos repertório que incluiu obras de Palestrina, Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Tchaikovsky, Mascagni e Villa Lobos, grandes mestres da forma musical e também da expressão de ideias bem estruturadas através da música. Tenho certeza de que este deveria ser o dia-a-dia em todas cidades do Brasil, o que nos transformaria na verdadeira “Atenas dos Trópicos”.
Sócrates e Platão, mais uma vez, tinham razão.
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Detalhes do autor
Maestro Dante Mantovani, Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina e em Regência Orquestral pela Escuela de Diréccion Orchestal de Huelva (Espanha); Especialista em Filosofia Política, Mestre em Linguística e Doutor em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina).
Dante Mantovani
Fundou e regeu diversas Orquestras e Corais no Brasil e no exterior; criador e idealizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista-SP; Autor do livro ” Ensaios sobre a Música Universal – do Canto Gregoriano a Beethoven” (editora Si vis Pacem, 2017). Integrou o Conselho Nacional de Cultura e Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro. Foi Presidente da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes (2019-2020) e criador do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).
É Acadêmico Pesquisador da Academia Nacional de Música, membro da Academia Paulista de Música e Comendador pela Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes.
“O necessário e mais difícil e mais importante na música é o ritmo.”
– -Wolfgang Amadeus Mozart
Obrigado pela visita, volte sempre.
terça-feira, 26 de abril de 2022
Sou pedagoga e gostaria de atuar no secretariado escolar, qual curso tenho que fazer pra este cargo?
Presidência da República |
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Texto compilado (Vide Decreto nº 3.860, de 2001) | Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. |
TÍTULO VI
Dos Profissionais da Educação
JEJUM DO SAGRADO DIA DE SRI VARUTHINI EKADASHI DIA 26/04/2022 História.
VARUTHINI EKADASHI
Por observar este Ekadashi devidamente, o Rei Mandhata foi liberado. Muitos outros reis também se beneficiaram por observá-lo – reis como Maharaja Dhundhumara, na dinastia Iksvaku, que se tornou livre da lepra advinda de uma maldição que o Senhor Shiva lhe impusera como punição. Qualquer mérito que se obtenha por realizar austeridades e penitências durante dez mil anos é alcançado por uma pessoa que observa Varuthini Ekadashi. O mérito obtido por doar grande quantidade de ouro durante um eclipse solar em Kurukshetra é acumulado por quem observa este jejum de Ekadashi. De fato, aquele que observa este único Ekadashi com amor e devoção certamente obtém suas metas nesta vida e na próxima. Em resumo, este Ekadashi é puro e muito vivificante e é um destruidor de todos pecados.
Quem vive dos bens de suas filhas sofre uma condição infernal até a inundação do universo inteiro, Ó Bharata. Portanto devemos ter cuidado especial em não usar os bens de nossa filha. ó melhor dos reis, qualquer chefe-de-família que pegue os bens de sua filha por cobiça, que tenta vender sua filha ou aceita dinheiro do homem a quem deu sua filha em casamento – tal chefe-de-família se torna um reles gato em sua próxima vida. Portanto é dito que quem quer que, como sagrado ato de caridade, dá em casamento uma donzela decorada com vários ornamentos, e que também dá um dote com ela, obtém mérito que não pode ser descrito nem por Citragupta, o principal secretário de Yamaraja nos planetas celestiais. Este mesmo mérito, contudo, pode facilmente ser obtido por quem jejua no Varuthini Ekadashi.
As seguintes coisas devem ser deixadas no Dashami, o dia antes do Ekadashi: comer em pratos de metal de sino; comer qualquer tipo de urad dal, comer lentilhas vermelhas, grão-de-bico, kondo (2), espinafre, mel, comer em casa de outrem, comer mais que uma vez, e sexo. No próprio Ekadashi se deve abandonar o seguinte: jogatina, esportes, dormir durante o dia, noz de betel e sua folha, escovar os dentes, espalhar rumores, encontrar erros, falar com os espiritualmente caídos, ira e mentir. No Dvadashi, o dia após Ekadashi, se deve deixar o seguinte: comer em pratos de metal de sino, comer urad dal, lentilhas vermelhas, ou mel, comer mais que uma vez, sexo, barbear-se, passar óleo no corpo, e comer na casa de outrem.”
O Senhor Sri Krishna continuou: “Quem quer que observe Varuthini Ekadashi desta maneira se torna livre de todas reaçöes pecaminosas e retorna para a morada espiritual eterna. Quem adora o Senhor Janardana neste Ekadashi ficando acordado noite afora, também se torna livre de todos seus pecados e obtém a morada espiritual. Portanto, ó rei, aquele que tem medo de seus pecados e suas reaçöes concomitantes, e portanto da própria morte, deve observar Varuthini Ekadashi jejuando mui estritamente. Finalmente, ó nobre Yudhishthira, aquele que ouve ou lê esta glorificação do sagrado Varuthini Ekadashi, obtém o mérito alcançado por doar mil vacas em caridade, e afinal retorna ao lar, a morada do Senhor Vishnu.”
Assim termina a narrativa das glórias de Vaisakha-krsna Ekadasi, ou Varuthini Ekadasi, do Bhavisya-uttara
segunda-feira, 25 de abril de 2022
RESOLUÇÃO CNE/CP N° 01, DE 15/05/2006 e Resolução 2 de 20 de dezembro de 2019, qual a diferença fiz aproveitamento de estudos, difere ou não da segunda licenciatura.
Grato pelo espaço de diálogo.
Contratei o serviço de segunda licenciatura em pedagogia de uma universidade bem tradicional no ramo EAD. Concluí o curso em dezembro de 2021 e acabei de receber meu certificado (o diploma será emitido mais a frente) e ele certifica que me formei no curso de pedagogia (licenciatura). Pedi que a universidade me enviasse o histórico e com ele veio a seguinte observação:
“CONCLUIU O CURSO: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (LICENCIATURA), PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE PROFISSIONAIS DA
EDUCAÇÃO, NOS TERMOS DO ART. 4° E ART. 14, DA RESOLUÇÃO CNE/CP N° 01, DE 15/05/2006.”
Além de integralizar a carga horária em 3240 horas. O histórico consta de todas as disciplinas cursadas e as demais aparecem com aproveitamento de estudo adquirido na graduação anterior (contabilizaram essa carga horária do aproveitamento no histórico). Nesse caso, minha interpretação é a seguinte: minha formação é considerada regular e não uma segunda licenciatura tendo em vista essas informações e sobretudo por estar regulada de acordo com a resolução de 2006 que institui as diretrizes de pedagogia e não a resolução de 2019 que institui a segunda lei.
O histórico dá a entender que o aproveitamento de estudo ocorreu devido a área afim como ocorre em seleções de graduados em universidades públicas.
O que acha disso? Devo me preocupar? Posso realmente entender que legalmente meu diploma é de uma licenciatura regular? Devo questionar a universidade?
Gostaria que você comentasse esse caso, já que não vi nada parecido até então por aqui.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
Leandro Salgado Interview Podcast entrevista Dr. Alessandro Loiola #7
domingo, 24 de abril de 2022
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