Bhavananda teve cinco filhos, o mais velho dos quais era Ramananda.
Os descendentes desta linhagem familiar são conhecidos como Choudhury Pattanayaka.
Diz-se que o Senhor Caitanya visitava o local de nascimento de Ramananda em Alalnath todos os anos.
Ramananda era o governador de Godavari Oriental e Ocidental e ministro do rei Prataparudra.
Grande estadista da época, Ramananda também foi poeta e estudioso.
Quando Bhavananda encontrou Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Senhor o abraçou e disse: “Antigamente você apareceu como Pandu, e seus cinco filhos apareceram como os cinco Pandavas”.
Os cinco filhos de Bhavananda Raya foram Ramananda Raya, Pattanayaka Gopinatha, Kalanidhi, Sudhanidhi e Nayaka Vaninatha.
O Gauraganoddesadipika (120-124) afirma que Ramananda Raya foi Arjuna em sua encarnação passada.
Ele também é considerado uma encarnação da gopi Lalita, embora na opinião de outros ele fosse uma encarnação de Visakha devi.
Ele era um devoto muito confidencial do Senhor Caitanya.
O Senhor Caitanya disse: “Embora eu seja um sannyasi, Minha mente às vezes fica perturbada quando vejo uma mulher.
Mas Ramananda Raya é maior do que Eu, pois ele está sempre imperturbado, mesmo quando toca uma mulher”.
Somente Ramananda Raya foi capaz de agir desta forma, ninguém deveria imitá-lo.
Infelizmente existem malandros que imitam as atividades de Ramananda Raya.
Nos passatempos finais do Senhor Caitanya, tanto Ramananda Raya quanto Svarupa Damodara estavam sempre ocupados em recitar versos adequados do Srimad Bhagavatam para pacificar o Senhor em Seus sentimentos extáticos de separação de Krishna.
Quando o Senhor Caitanya estava prestes a partir para o sul da Índia, Sarvabhauma Bhattacarya o aconselhou a encontrar Ramananda Raya, pois ele declarou que não havia devoto tão avançado na compreensão do amor conjugal de Krishna e das gopis.
Enquanto viajava pelo Sul da Índia, o Senhor Caitanya encontrou Ramananda às margens do Godavari.
Lá eles tiveram um longo discurso no qual o Senhor assumiu o papel de estudante e Ramananda Raya instruiu o Senhor.
O Senhor Caitanya concluiu esses discursos dizendo: “Meu querido Ramananda Raya, você e eu somos loucos e, portanto, nos conhecemos intimamente, em um nível igual”.
O Senhor Caitanya aconselhou Ramananda Raya a renunciar ao seu cargo no governo e voltar para Jagannatha Puri para viver com Ele.
Foi Ramananda Raya quem organizou com tato um encontro entre o Senhor Caitanya e o Rei Prataparudra de Orissa.
Ramananda Raya esteve presente quando o Senhor praticou esportes aquáticos após o festival Rathayatra.
O Senhor Caitanya considerou Ramananda Raya e Sanatana Gosvami iguais em sua renúncia, pois embora Ramananda Raya fosse um grhasta ocupado no serviço governamental e Sanatana Gosvami estivesse na ordem renunciada de completo desapego das atividades materiais, ambos eram servos da Suprema Personalidade de Deus e manteve Krishna no centro de todas as suas atividades.
Ramananda Raya foi uma das três personalidades e meia com quem o Senhor Caitanya discutiu os tópicos mais confidenciais da consciência de Krishna.
O Senhor Caitanya aconselhou Pradyumna Misra a aprender a ciência de Krishna com Ramananda Raya.
Assim como Subala sempre ajudou Krishna em Seu trato com Radharani em Krishnalila, Ramananda Raya ajudou o Senhor Caitanya em Seus sentimentos de separação de Krishna.
Ramananda Raya foi o autor de Jagannatha-vallabha-nataka.
No Caitanya Bhagavata de Iswar dasa (ed. AB Mohanty, Universidade Utkal) é dada uma descrição abrangente do relacionamento do Senhor Caitanya com Ramananda Raya.
Depois de ouvir Ramananda Raya falar sobre a essência de premabhakti, o Senhor Caitanya, com lágrimas nos olhos e dominado pela emoção, abraçou Ramananda calorosamente.
No Gurbhaktigita de Acyutananda dasa (Utkal University Vol. 3, Capítulo XLIX P. 176) o autor descreve Ramananda como Visakha, o que é apoiado por Svarupavarnana (ms. de Rupa Gosvami preservado na Biblioteca da Universidade Utkal, Catálogo no. OL 382) e Caitanyaganoddesa (sra. de Sadasiva Kaviraja, preservada no Museu do Estado de Orissa).
Os discursos do Senhor Caitanya com Raya Ramananda são totalmente descritos no CC.
Primeiramente, Srila Ramananda Raya enunciou o sistema da instituição varnasrama.
Ele recitou vários versos sobre karmarpana, afirmando que tudo deveria ser dedicado ao Senhor.
Ele então falou sobre ação desapegada, conhecimento misturado com serviço devocional e, finalmente, serviço amoroso e espontâneo ao Senhor.
Depois de ouvir Srila Ramananda Raya recitar alguns versos, Sri Caitanya Mahaprabhu aceitou o princípio do serviço devocional puro, desprovido de todos os tipos de especulação.
Depois disso, Sri Caitanya Mahaprabhu pediu a Ramananda Raya que explicasse a plataforma superior do serviço devocional.
Então Srila Ramananda Raya explicou serviço devocional puro, amor a Deus, serviço ao Senhor com pura servidão, bem como em fraternidade e amor paternal.
Finalmente, ele falou de servir o Senhor no amor conjugal.
Depois falou sobre como o amor conjugal pode ser desenvolvido de diversas maneiras.
Este amor conjugal atinge sua perfeição mais elevada no amor de Srimati Radharani por Krishna.
A seguir, ele descreveu a posição de Srimati Radharani e as doçuras transcendentais do amor a Deus.
Srila Ramananda Raya então recitou um verso de sua autoria sobre a plataforma de visão extática, tecnicamente chamada de prem-vilasa-vivarta.
Srila Ramananda Raya também explicou que todos os estágios do amor conjugal podem ser alcançados através da misericórdia dos residentes de Vrndavana, especialmente pela misericórdia das gopis.
Todos esses assuntos foram assim vividamente descritos.
(BMO. P. 91-92)
O encontro do Senhor Caitanya e Sri Ramananda Raya é descrito mais detalhadamente no GPC.
Após banhar-se no rio Godavari, o Senhor caminhou um pouco do local de banho e se ocupou em cantar o santo nome de Krishna.
Naquela hora, acompanhado ao som da música, Ramananda Raya chegou lá montado em um palanquim para tomar banho.
Muitos brahmanas, seguindo os princípios védicos, acompanharam Ramananda Raya.
De acordo com os rituais védicos, Ramananda Raya tomou banho e ofereceu oblações aos seus antepassados.
Sri Caitanya Mahaprabhu pôde entender que a pessoa que veio se banhar no rio era Ramananda Raya.
O Senhor queria tanto conhecê-lo que Sua mente imediatamente começou a correr atrás dele.
Embora o Senhor estivesse correndo atrás dele mentalmente, Ele pacientemente permaneceu sentado.
Ramananda Raya, vendo o maravilhoso sannyasi, veio vê-Lo.
Srila Ramananda Raya então viu Sri Caitanya Mahaprabhu tão brilhante quanto cem sóis.
O Senhor estava coberto por uma roupa cor de açafrão.
Ele tinha um corpo grande e uma constituição muito forte, e Seus olhos eram como pétalas de lótus.
Quando Ramananda Raya viu o maravilhoso sannyasi, ficou maravilhado.
Ele foi até Ele e imediatamente ofereceu suas respeitosas reverências, caindo como uma vara.
O Senhor levantou-se e pediu a Ramananda Raya que se levantasse e cantasse o santo nome de Krishna.
Sri Caitanya Mahaprabhu então perguntou se ele era Ramananda Raya e ele respondeu: “Sim, sou Seu servo muito inferior e pertenço à comunidade sudra”.
O Senhor então o abraçou com muita firmeza.
Na verdade, tanto o senhor quanto o servo quase perderam a consciência devido ao amor extático.
Depois de se recomporem, eles se sentaram e Sri Chaitanya Mahaprabhu disse: “Sarvabhauma Bhattacarya falou sobre suas boas qualidades e fez um grande esforço para Me convencer a conhecê-
lo
. que bom que mesmo sem fazer nenhum esforço consegui sua entrevista aqui."
Ramananda Raya respondeu: "Sarvabhauma Bhattacarya pensa em mim como seu servo.
Mesmo na minha ausência, ele é muito cuidadoso em me fazer o bem.
Por sua misericórdia, recebi sua entrevista aqui.
Conseqüentemente, considero que hoje me tornei um ser humano de sucesso.
Posso ver que Você concedeu misericórdia especial a Sarvabhauma Bhattacarya.
Portanto, Você me tocou, embora eu seja intocável.
Isso se deve apenas ao amor dele por Você.
Você é a Suprema Personalidade de Deus, o próprio Narayana, e eu sou apenas um. servo do governo interessado em atividades materialistas
Na verdade, eu sou o mais inferior entre os homens da quarta casta.
Você não teme as injunções védicas que afirmam que você não deve se associar com um sudra.
Você não desprezou meu toque.
Neste momento, um brahmana Vaisnava veio e convidou o Senhor para almoçar, e depois de combinar um encontro com Ramananda Raya novamente mais tarde, o Senhor partiu. Depois
de terminar Seu banho noturno, Sri Caitanya Mahaprabhu sentou-se e esperou por Ramananda Raya. vir.
Então Ramananda Raya, acompanhado por um servo, veio ao seu encontro.
Ele ofereceu suas respeitosas reverências e o Senhor o abraçou.
Então ambos começaram a discutir sobre Krishna em um lugar isolado durante a noite inteira.
Novamente na noite seguinte, Sri Ramananda Raya visitou Mahaprabhu e prestou reverências.
Mahaprabhu abraçou-o com carinho e começou a questioná-lo da seguinte forma :
P:Qual é a melhor educação entre todos os tipos de aprendizagem?
R:A devoção a Krishna é de longe o melhor aprendizado.
P:Qual é a conquista de um ser vivo?
R: A melhor glória é assumir o posto de servo de Sri Radha e Krishna.
P:Qual é a melhor religião para um ser vivo?
R: O amor por Sri Radha-Govinda é a melhor religião.
P:Qual criatura sofre mais?
R:Um devoto que está sofrendo devido à separação do Senhor.
P:Quem é a pessoa mais liberada?
R:Aquele que ama Krishna é a pessoa mais renunciada.
P: Qual é a melhor música?
R: Músicas sobre os passatempos de Radha e Krishna.
P:Qual é o maior bem-estar para uma entidade viva?
R:A associação dos devotos de Krishna.
P: Qual é a única coisa a lembrar?
R: O nome, beleza e qualidades de Krishna.
P:Qual é o único objeto de meditação?
R: Os pés de lótus de Radha Govinda.
P:Qual é o melhor lugar para uma entidade viva residir?
R: O lugar onde os passatempos de Krishna são realizados.
P: Qual é a melhor coisa para ouvir?
R: Os passatempos amorosos de Radha-Govinda.
P: Qual é o único tema que uma entidade viva pode cantar?
R: O nome de Radha Govinda.
P:Qual é o destino de uma pessoa que tem desejos mundanos e de um homem que deseja a libertação?
R: Corpo animado e corpo celeste.
P:Quais são as características de um devoto e de uma pessoa instruída?
R: Uma pessoa dita inteligente, que é como um corvo, come os frutos da sabedoria da amarga árvore Nim, enquanto o devoto é um cuco que bebe o néctar do amor.
Gradualmente, Ramananda Raya pôde compreender a posição de Sri Caitanya Mahaprabhu, e quando o Senhor exibiu Sua forma real, Ramananda Raya caiu inconsciente. O Senhor então pediu a
Ramananda Raya: “Agora não há nenhuma atividade confidencial desconhecida para você. Mantenha
todas essas conversas em segredo. levemente e rir. Na verdade, eu sou um louco, e você também é um louco. Portanto, nós dois estamos na mesma plataforma. No dia seguinte, Sri Chaitanya Mahaprabhu implorou a Ramananda Raya que lhe desse permissão para partir, e no momento da despedida o Senhor lhe deu as seguintes ordens : "Desista de todos os compromissos materiais e venha para Jagannatha Puri. Voltarei lá logo depois." terminando minha viagem e peregrinação Nós dois permaneceremos juntos em Jagannatha Puri e passaremos nosso tempo felizes discutindo sobre Krishna”. Mais tarde, com a permissão do Rei Prataparudra, Ramananda Raya foi para Puri. Sri Svarupa Damodara era o amigo mais querido de Sri Ramananda Raya.
Tendo escrito dramas sobre os passatempos de Krishna, Ramananda os apresentou diante do deva Sri Jagannatha pelos Devadasis do templo.
Sri Ramananda Raya morreu após o desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu.