domingo, 11 de julho de 2010

Lugares lindos

Jerusalém

A cidade tem uma história que remonta ao quarto milênio aC, tornando-se uma das mais antigas cidades do mundo. É também um centro espiritual para as pessoas desde 1000 aC e contém significativa história religiosa do judaísmo, islamismo e cristianismo. 


O Taj Mahal na Índia

O Taj Mahal é considerado o melhor exemplo da arquitetura Mughal, um estilo que combina elementos de persa, indiana, islâmica e estilos arquitetônicos. Os jardins, os detalhes e a decoração são intrincados e cuidadosamente concebidos.


Machu Picchu, Peru

Situado no Vale do Urubamba no Peru, Machu Picchu é um ícone do mundo Inca e muitas vezes referido como "A Cidade Perdida dos Incas". Os incas começaram a construir a fazenda por volta do ano 1400, muito incrível pensar que partes do império ainda estão de pé, depois de tanto tempo!

4. As Pirâmides de Gizé, no Egito
A Grande Pirâmide foi a mais alta estrutura construída pelo homem no mundo mais de 3.800 anos. Até hoje a maneira como foi construída é um mistério para muitos.


A Capela Sistina, Vaticano

Esta cidade do Vaticano é incrível. A história, as tradições, toda a cerimônia do catolicismo é bonita e tem certamente alguma arte inspirada em significados históricos, como o teto da Capela Sistina, onde Michelangelo retrata a "Criação de Adão", famosa pintura.


A Grande Muralha da China

Originalmente construído para proteger a fronteira norte do império chinês contra invasões por diversos grupos nômades, desde o século 5 aC, a grande "muralha" consistiu em várias paredes construídas em diferentes eras, historicamente mais significativas durante a Dinastia Ming.


A Grande Barreira de Coral

O maior recife do mundo está localizado no Mar de Coral ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália. O recife é o lar de um número diversificado de espécies ameaçadas de extinção e abriga 2,9000 recifes individuais.


O Grand Canyon

O National Park E.U., no Arizona, é uma mistura de cores brilhantes e pores do sol deslumbrante. A expansividade simplesmente não pode ser posta em termos, deve ser vista!


A Acrópole, Atenas, Grécia

A Grécia está repleta de locais históricos, mas o mais famoso é provavelmente a Acrópole, contando muito sobre a história e mitologia grega de Atenas. 


Parque Nacional de Yellowstone

Yellowstone National Park abrange uma área de 3.468 milhas quadradas, incluindo lagos, cânions, rios e montanhas. Yellowstone também tem um dos maiores super vulcões, a Caldera de Yellowstone no continente….  A caldeira é ainda considerado um vulcão ativo.


Bora Bora


Bora Bora

 é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade, na Polinésia Francesa, um território ultra-marino francês localizado no Oceano Pacífico. 
A principal atração deste local é a sua laguna de águas calmas e cristalinas, que permite desfrutar de um grande número de atividades náuticas, contando-se entre estas as expedições de mergulho para alimentação de tubarões e arraias. 


Coliseu, Roma

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina 'Colosseum' (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectônico. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleito umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".


Chichen Itza

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. 
Estima-se que Chichén Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988.

Adaptado de eeden


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quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Origem dos Sinais (matemática)

 
Adição ( + ) e subtração ( - )
O emprego regular do sinal + ( mais ) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d’Eger publicada em Leipzig em 1489.
Entretanto, representavam não à adição ou à subtração ou aos números positivos ou negativos, mas aos excessos e aos déficit em problemas de negócio (Cajori vol. 1, página 128).
Os símbolos positivos e negativos vieram somente ter uso geral na Inglaterra depois que foram usados por Robert Recorde em 1557 .
Os símbolos positivos e negativos foram usados antes de aparecerem na escrita. Por exemplo: foram pintados em tambores para indicar se os tambores estavam cheios ou não
Os antigos matemáticos gregos, como se observa na obra de Diofanto, limitavam-se a indicar a adição juntapondo as parcelas - sistema que ainda hoje adotamos quando queremos indicar a soma de um número inteiro com uma fração. Como sinal de operação mais usavam os algebristas italianos a letra P, inicial da palavra latina plus
 

Multiplicação ( . ) e divisão ( : )
O sinal de X, como que indicamos a multiplicação, é relativamente moderno. O matemático inglês Guilherme Oughtred empregou-o pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae publicado em 1631. Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores.
Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Na obra de Leibniz escontra-se o sinal para indicar multiplicação: esse mesmo símbolo colocado de modo inverso indicava a divisão.
O ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação por G. W. Leibniz. Julho em 29, 1698, escreveu em uma carta a John Bernoulli: ” eu não gosto de X como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com x; freqüentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto . Daí, ao designar a relação uso não um ponto mas dois pontos, que eu uso também para a divisão. ”
As formas a/b e , indicando a divisão de a por b, são atribuídas aos árabes: Oughtred, e, 1631, colocava um ponto entre o dividendo o divisor.
A razão entre duas quantidades é indicada pelo sinal:, que apareceu em 1657 numa obra de Oughtred. O sinal , segundo Rouse Ball, resultou de uma combinação de dois sinais existentes - e :

Fonte.http://www.matematica.be/2008/05/a-origem-dos-sinais/#more-5 

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terça-feira, 6 de julho de 2010

RESENHA. O que é Politica Educacional

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RESENHA_DA_CLELIA_MARTINS_-_O_QUE_É_POLITICA_EDUCACIONAL                                                            

just me.jpg
A Resenha acima foi feita por,
Edilene Alessandra Gil que é academica do curso de pedagogia da (FACILCAM)
Ela me mandou por email pois constatou a carencia deste material. A você Edilene meu muito obrigado. E você que queira ter um artigo aqui é só me mandar. Valeu

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domingo, 4 de julho de 2010

NECESSIDADES ESPECIAIS ALGUMAS REFLEXÕES. (meus artigos)



NECESSIDADES ESPECIAIS ALGUMAS REFLEXÕES
(meus artigos)


João Carlos Maria

Ao longo de minha vida não me deparei muito com pessoas com algum tipo de necessidade especial. Mas tive um tio o Valdomiro (Nenê) que  por causa de uma injeção mal aplicada perdeu o movimento do braço.  Ele trabalhava na antiga Estrada de Ferro Sorocabana.  Era muito pequeno e lembro me que muito embora as pessoa o limitassem ele não ficou parado em casa com sua prematura aposentadoria. Ele trabalhava como pedreiro e construiu sua casa, e  a casa de seus  3 filhos. É interessante, mas, esta lembrança esta fresca em minha mente. Que internamente me ajudou a, não limitar as pessoas e não limitar a mim mesmo.

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA AO LONGO DO TEMPO

Ao longo do tempo este termo deficiente foi alternando e  as pessoas tem um, jeito de se dirigir a tais pessoas de uma maneira diferente  conforme as circunstâncias.  Para podermos fazer uma consideração sobre o conceito de deficiência vamos dar um resumo da história destas transformações. Logo após daremos nossas  considerações finais.
Elas foram chamadas de portadores de deficiências,  pessoas excepcionais, pessoas especiais, etc.
Hoje nos utilizamos o termo. Pessoas com necessidades educativas especiais, nas escolas.
Se formos  ver detalhadamente todos nos temos uma limitação. Quer seja cognitiva,  emocional.ou comportamental dentre outros.
Mas as terminologias sobre as deficiências estão sempre mudando. Pois os conceitos de uma sociedade vão mudando com o tempo. Isto nos remete ao estudo de Georges Canguilhem e sua obra “O normal e o
patológico”. E também de Michel Foucault em seu livro História da Loucura.

E pela anomalia que o ser humano se destaca do todo formado pelos
homens e pela vida. E ela que nos revela o sentido de uma maneira de ser inteiramente ‘singular’, e o faz primitivamente, de um modo muito radical e impressionante. Essa circunstancia explica por que o ‘ser doente’ não esgota absolutamente o fenômeno da alienação que, impondo-se a nos sob o angulo de ‘ser de modo diferente’ no sentido qualitativo da palavra, abre imediatamente caminho para considerações psicopatológicas feitas sob esse ângulo  Franco, 2010 (apud CANGUILHEM,p. 71).


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A relação da humanidade com o diferente, faz com que nesta relação o diferente não seja tão diferente assim. Desta maneira todos os nossos  temores, dúvidas, preconceitos vão caindo por terra. Pois o convívio, o conhecimento de si, e dos outros vai incluindo em nos  o outro como ele é. E vemos em nos nossos limites. E chegamos a conclusão que somos seres inacabados  o grande educador Paulo Freire diz 1997, “gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.


REFERÊNCIAS


CANGUILHEM, G. Le normal et le pathologique. 5a ed. Paris: Quadrige/PUF, 1984.

FRANCO,  Fábio Luís Ferreira Nóbrega. Georges Canguilhem e a psiquiatria: norma, saúde e patologia mental. Acesso em 11/abr de 2010. Disponível em < http://www.fflch.usp.br/df/site/publicacoes/primeirosescritos/07.Fabio_Luis_Franco.pdf>

FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. 1997. São
Paulo, Perspectiva.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
 

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sábado, 3 de julho de 2010

Liberdade

Liberdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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A Liberdade Guiando o Povo, de Delacroix, uma personificação da liberdade que, antigamente, era vista como resultado de batalhas e de imposição de vontades e justiças.
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.
Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxicamente, o instrumento para a liberação do homem. 
 
Metafísica
As principais teorias metafísicas sobre a liberdade de expressão.

 Liberdade de indiferença

Ser indiferentemente livre é não ter mais propensão a fazer uma do que outra, entre duas alternativas. (Ver asno de Buridan.)
Leibniz considerou a liberdade de indiferença impossível. Descartes a considerou o grau mais baixo da liberdade (ver as Meditações sobre filosofia primeira, "Quarta Meditação").
Uma causa espontânea é uma causa não motivada por algo exterior e sim uma própria decisão sua, apesar de depender de algo como dinheiro ou bens materiais, sua decisão o torna livre.

 Esclarecimento

Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.
Pessoas que não buscam informações, têm mais dificuldades para identificar as inúmeras alternativas que existem, pois alternativas são frutos da aquisição dessas informações.

 Autonomia

Para Kant, ser livre é ser autônomo, isto, é dar a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente. Todos entendem, mas nenhum homem sabe explicar.
Uma das obras realizadas por Kant é a Crítica da Razão Pura. Nesta, o estudo do fato da razão torna-se pertinente, pois discorre sobre a liberdade nesse contexto. O fato da razão citado por Kant é a consciência do indivíduo sobre as leis morais vigentes (REALE, 1990, p. 914). Mas esse fato da razão só pode ser admitido com a existência da liberdade, esta liberdade só é admitida com uma intuição intelectual, ou seja, conhecimento. Kant explica aqui que ter consciência das leis morais vigentes não é apenas por vias de intuição, ou conhecimento, puro nem intuitivo, essa consciência, ou fato da razão depende da intuição intelectual, para que se possa ver a liberdade como positiva. Kant chama esse aspecto positivo de autonomia. A liberdade que o homem deve aproveitar, em Kant, diz respeito à vontade. Essa vontade não deve ser bloqueada por nenhum tipo de heteronomia. O livre arbítrio deve ser utilizado de forma pura para que não dependa de nada com relação à lei. Portanto a pessoa dotada de liberdade, ou seja, sem intervenções de outrem, pode fazer uso desta, porém o fará com maior clareza se seu conhecimento e consciência de sua liberdade existir.

[editar] Spinoza

Para Spinoza, ser livre é fazer o que segue necessariamente da natureza do agente.
A liberdade suscita ao homem o poder de se exprimir como tal, e obviamente na sua totalidade. Esta é também, a meta dos seus esforços, a sua própria realização.
Apesar de muitas vezes associarmos o conceito de liberdade à decisão e determinação constante, esta não será bem assim, já que a nossa vida é condicionada a cada ousadia e passo. A deliberação está então conduzida pelo envolvente humano, no qual se inserem as leis físicas e químicas, biológicas e psicológicas. Caso contrário passa a chamar-se libertinagem. Associada à liberdade, está também a noção de responsabilidade, já que o acto de ser livre implica assumir o conjunto dos nossos actos e saber responder por eles.
No geral, ser livre é ter capacidade para agir, com a intervenção da vontade.

[editar] Leibniz

Para Leibniz, o agir humano é livre a despeito do princípio de causalidade que rege os objetos do mundo material.
A ação humana é contingente, espontânea e refletida. Ou seja, ela é tal que poderia ser de outra forma (nunca é necessária) e por isso, contingente. É espontânea porque sempre parte do sujeito agente que, mesmo determinado, é responsável por causar ou não uma nova série de eventos dentro da teia causal. É refletida porque o homem pode conhecer os motivos pelos quais age no mundo e, uma vez conhecendo-os, lidar com eles de maneira livre.

 Schopenhauer

Para Schopenhauer, a ação humana não é, absolutamente, livre. Todo o agir humano, bem como todos os fenômenos da natureza, até mesmo suas leis, são níveis de objetivação da coisa-em-si kantiana que o filósofo identifica como sendo puramente Vontade.
Para Schopenhauer, o homem é capaz de acessar sua realidade por um duplo registro: o primeiro, o do fenômeno, onde todo o existente reduz-se, nesse nível, a mera representação. No nível essencial, que não deixa-se apreender pela intuição intelectual, pela experiência dos sentidos, o mundo é apreendido imediatamente como vontade, Vontade de Vida. Nesse caso, a noção de vontade assume um aspecto amplo e aberto, transformando-se no princípio motor dos eventos que sucedem-se na dimensão fenomênica segundo a lei da causalidade.
O homem, objeto entre objetos, coisa entre coisas, não possui liberdade de ação porque não é livre para deliberar sobre sua vontade. O homem não escolhe o que deseja, o que quer. Logo, não é livre - é absolutamente determinado a agir segundo sua vontade particular, objetivação da vontade metafísica por trás de todos os eventos naturais. O que parece deliberação é uma ilusão ocasionada pela mera consciência sobre os próprios desejos.

 Sartre

Para Jean-Paul Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é, antes de tudo, livre. O homem é livre mesmo de uma essência particular, como não o são os objetos do mundo, as coisas. Livre a um ponto tal que pode ser considerado a brecha por onde o Nada encontra seu espaço na ontologia. O homem é nada antes de definir-se como algo, e é absolutamente livre para definir-se, engajar-se, encerrar-se, esgotar a si mesmo.
O tema da liberdade é o núcleo central do pensamento sartriano e como que resume toda a sua doutrina. Sua tese é: a liberdade é absoluta ou não existe. Sartre recusa todo determinismo e mesmo qualquer forma de condicionamento. Assim, ele recusa Deus e inverte a tese de Lutero; para este, a liberdade não existe justamente porque Deus tudo sabe e tudo prevê. Mas como deus não existe, a liberdade é absoluta. E recusa também o determinismomaterialista: se tudo se reduzisse à matéria, não haveria consciência e não haveria liberdade. Qual é, então, o fundamento da liberdade? É o nada, o indeterminismo absoluto. Agora entende-se melhor a má fé: a tendência a ser termina sendo a negação da liberdade. Se o fundamento da consciência é o nada, nenhum ser consegue ser princípio de explicação do comportamento humano. Não há nenhum tipo de essência - divina, biológica, psicológica ou social - que anteceda e possa justificar o ato livre. É o próprio ato que tudo justifica. Por exemplo: de certo modo, eu escolho inclusive o meu nascimento. Por que? Se eu me explicasse a partir de meu nascimento, de uma certa constituição psicossomática, eu seria apenas uma sucessão de objetos. Mas o homem não é objeto, ele é sujeito. Isso significa que, aqui e agora, a cada instante, é a minha consciência que está "escolhendo", para mim, aquilo que meu nascimento foi. O modo como sou meu nascimento é eternamente mediado pela consciência, ou seja, pelo nada. A falsificação da liberdade, ou a má fé, reside precisamente na invenção dos determinismos de toda espécie, que põem no lugar do nada o ser.
A liberdade humana revela-se na angústia. O homem angustia-se diante de sua condenação à liberdade. O homem só não é livre para não ser livre, está condenado a fazer escolhas e a responsabilidade de suas escolhas é tão opressiva, que surgem escapatórias através das atitudes e paradigmas de má-fé, onde o homem aliena-se de sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de condutas e ideologias que o isentem da responsabilidade sobre as próprias decisões.

 Pecotche

Para Carlos Bernardo González Pecotche, a liberdade é prerrogativa natural do ser humano, já que nasce livre, embora não se dê conta até o momento em que sua consciência o faz experimentar a necessidade de exercê-la como único meio de realizar suas funções primordiais da vida e o objetivo que cada um deve atingir como ser racional e espiritual. Como princípio, assinala ao homem e lhe substancia sua posição dentro do mundo.
É preciso vinculá-la muito estreitamente ao dever e à responsabilidade individual, pois estes dois termos, de grande conteúdo moral, constituem a alavanca que move os atos humanos, preservando-os do excesso, sempre prejudicial à independência e à liberdade de quem nele incorre.
A liberdade é como o espaço, e que depende do ser humano que ela seja, também como ele, mais ampla ou mais estreita, vinculada ao controle dos próprios pensamentos e das atitudes. O conhecimento é o grande agente equilibrador das ações humanas e, em conseqüência, ao ampliar os domínios da consciência, é o que faz o ser mais livre.

 Marx

Nos Manuscritos Economico-filosóficos e em A Ideologia Alemã, Karl Marx entende a liberdade humana como a constante criação prática pelos indivíduos de circunstâncias objetivas nas quais despontam suas faculdades, sentidos e aptidões (artísticas, sensórias, teóricas...). Ele, assim, critica as concepções metafísicas da liberdade.
Para ele, não há liberdade sem o mundo material no qual os indivíduos manifestam na prática sua liberdade junto com outras pessoas, em que transformam suas circunstâncias objetivas de modo a criar o mundo objetivo de suas faculdades, sentidos e aptidões. Ou seja, a liberdade humana só pode ser encontrada de fato pelos indivíduos na produção prática das suas próprias condições materiais de existência.
Desse modo, se os indivíduos são privados de suas próprias condições materiais de existência, isto é, se suas condições objetivas de existência são propriedade privada (de outra pessoa, portanto), não há verdadeira liberdade, e a sociedade se divide em proletários e capitalistas. Sob o domínio do capital, a manifestação prática da vida humana, a atividade produtiva, se torna coerção, trabalho assalariado; as faculdades, habilidades e aptidões humanas se tornam mercadoria, força de trabalho, que é vendida no mercado de trabalho, e a vida humana se reduz à mera sobrevivência.
Marx diz que as várias liberdades parciais que existem no capitalismo - por exemplo, a liberdade econômica (de comprar e vender mercadorias), a liberdade de expressão ou a liberdade política (decidir quem governa) - pressupõem que a separação dos homens com relação as suas condições de existência seja mantida, pois, caso essa separação seja atacada pelos homens em busca de sua liberdade material fundamental, todas essas liberdades parciais são suspensas (ditadura) para restabelecer o capitalismo. Mas se a luta dos indivíduos privados de suas condições de existência (proletários) tiver êxito e se eles conseguirem abolir a propriedade privada dessas condições, seria instaurado o comunismo, que ele entende como a associação livre dos produtores.

 Guy Debord

No livro A Sociedade do Espetáculo, Guy Debord, ao criticar a sociedade de consumo e o mercado, afirma que a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória, pois escolher é sempre escolher entre duas ou mais coisas prontas, isto é, pré-determinadas por outros. Uma sociedade como a capitalista onde a única liberdade que existe socialmente é a liberdade de escolher qual mercadoria consumir impede que os indivíduos sejam livres na sua vida cotidiana. A vida cotidiana na sociedade capitalista se divide em tempo de trabalho (que é não-livre, submetido à hierarquia de administradores e às exigências de lucro impostas pelo mercado) e tempo de lazer (onde os indivíduos tem uma liberdade domesticada que é escolher entre coisas que foram feitas sem liberdade durante o tempo de trabalho da sociedade). Assim, a sociedade da mercadoria faz da passividade (escolher, consumir) a liberdade ilusória que se deve buscar a todo o custo, enquanto que, de fato, como seres ativos, práticos (no trabalho, na produção), somos não-livres,

 Ética

Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.

Cecília Meireles, em Romanceiro da Inconfidência
Em ética a liberdade costuma ser considerada um pressuposto para a responsabilidade do agente, para o desenvolvimento de seu ambiente, de suas estruturas para conseguir, no final, satisfação para o meio.

 Bibliografia

  • Aristotle, The Nicomachean Ethics, volume III.
  • Augustine (Santo), On Free Will.
  • Hobbes, Thomas, Of Liberty and Necessity.
  • Hume, David, An Enquiry Concerning Human Understanding.
  • Mill, John Stuart, On Liberty.
  • Plato, The Republic.
  • Schiller, Friedrich, Letters upon the Aesthetic Education of Man. ISBN 1-4191-3003-X
  • Wolf, Susan, Freedom Within Reason, Oxford: 1990.
  • Berlin, Isaiah, Four Essays on Liberty. Londres: Oxford University Press, 1969.

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