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REGRAS BÁSICAS ABNT
Papel – A4 Escrita cor preta
FONTE – Arial TAMANHO = 12 TEXTO – Jusficado
MARGENS:
· Superior – 3,0 cm · Inferior – 2,0 cm · Esquerda – 3,0 cm · Direita - 2,0 cm
· Cabeçalho – 2,0 cm
· Rodapé – 1,7 cm
PASSOS PARA CONFIGURAR AS MARGENS CONFORME ACIMA : Word - clique
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PARÁGRAFO RECUO DE 3,0 cm
ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS – 1,5
PASSOS
Clicar em Parágrafo=> recuos e espaçamentos = recuo especial => primeira linha => por => 3 cm.
ð Espaçamento entre linhas = > 1,5 linhas
CITAÇÕES COM MAIS DE 3 LINHAS – Tamanho fonte – 10 - Parágrafo – 4 cm
TÍTULO SEM INDICATIVO NUMÉRICO – CENTRALIZADO (Dois espaços de 1,5 antes e depois do título)
Títulos com indicativo numérico à esquerda.
Títulos sem indicativo numérico – centralizado
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
A importância da produção paranaense de algodão no cenário nacional já foi destacada no estudo Indústria Têxtil Brasileira, concluído em 1985. Um caso singular é o Estado do Paraná: considerando o período como um todo, sua participação na área cultivada total praticamente não se altera (8,6% em 1965; 9,0% em 1980); no entanto, este estado aumenta o seu nível de produção em cerca de 60%, tornando-se o principal produtor de algodão do país (33,5% da produção nacional em 1980). Dessa forma, os Estados de São Paulo e Paraná, com apenas 16,2% da área dedicada ao cultivo de algodão no Brasil, eram responsáveis por 62,3% da produção nacional em 1980.
Reprodução do quadro Children's Games, de Pieter Bruegel (1560), pertencente ao Kunsthistorisches Museum, em Viena, mostra várias brincadeiras de crianças. No destaque, o jogo de bola de gude |
"Teco, teco, teco, teco, teco, na bola de gude, era o meu viver. Quando criança no meio da garotada com a sacola do lado, só jogava pra valer". O chorinho de Pereira da Costa e Milton Villela, perpetuado na voz da cantora Gal Costa, fala sobre uma menina que gostava de jogar bola de gude, revelando o quão democrática é a brincadeira. Para jogar bola de gude não há limite de participantes nem idade nem sexo. E o material usado é muito barato. As bolinhas custam R$ 0,01 cada, no atacado, e o jogo não exige mais que um pedaço de chão para acontecer.
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Onde jogar
O chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos, como substitui-los por círculos.
Material necessário
iStockphoto/Peter Hansen |
EDUCADORES DIVULGAM REPÚDIO À VEJA
Por Redação - contato@fazendomedia.com
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, divulgou nota em repúdio à reportagem ofensiva aos professores veiculada no dia 20 de agosto de 2008 na Revista Veja. Por meio de informe publicitário, publicado em duas revistas de circulação nacional, Época e Istoé, a Confederação manifesta sua indignação em relação à referida reportagem, sob o título: "Você sabe o que estão ensinando a ele?", por considerá-la ofensiva aos professores e toda a sociedade brasileira. Veja abaixo a íntegra da nota: NOTA DE REPÚDIO Você sabe o que estão querendo dizer? Mais uma vez, a Revista Veja (Editora Abril) se superou em superficialidade e falta de compromisso com os valores éticos da prática jornalística e da função social da comunicação. Em matéria intitulada: "Você sabe o que estão ensinando a ele?" (Edição nº33, de 20 de agosto de 2008), assinada por Monica Weinberg e Camila Pereira, desfere raivoso ataque contra os docentes brasileiros. Sob aparente pretexto de discutir a educação no Brasil, a publicação conclui de forma simplista e com intenção duvidosa que a baixa qualidade de ensino no País é responsabilidade dos professores que, ao invés de ensinarem o conteúdo de suas disciplinas, dedicam-se ao discurso ideológico dentro das salas de aula. Agarrado ao pouco que restou de sua credibilidade, especialmente no meio midiático, mas também junto aos leitores mais atentos, o veículo sai em defesa da necessidade de neutralidade e, de maneira irresponsável, conclama os pais a promoverem patrulha ideológica nas escolas, controlando o que é ensinado pelos professores. A temerosa reportagem insinua ainda que a responsabilidade em relação à qualidade da educação está vinculada apenas à ação individual dos professores, desconsiderando propositalmente o complexo fenômeno educacional, que envolve ações e políticas públicas, condições de trabalho e gestão, questões sociais e culturais. Por meio desta reportagem, Veja presta um desserviço à sociedade. E diante da oportunidade de realizar um debate sério se revela novamente porta-voz de segmentos conservadores e antidemocráticos que sob a égide da "pseudo" neutralidade apregoam uma educação conservadora e acrítica - distante de preceitos reais de qualidade de educação capazes de oferecer uma formação cidadã e de contribuir para a consolidação democrática da sociedade brasileira. Declaramos nosso compromisso com a luta pela educação como um direito, bem público e de qualidade a todos, e conclamamos a sociedade brasileira a se solidarizar com que dignamente faz da sua atividade docente instrumento da construção da cidadania e do desenvolvimento nacional. CONTEE - Confederação Nacional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
SISTEMA DE ENSINO P
PEDAGOGIA – MÓDULO VI
NOME DO ALUNO
TEMA ESCOLHIDO
Cidade
2008
NOME DO ALUNO
TEMA ESCOLHIDO
Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Tema de Atriculação do Eixos Temáticos - TCC – Módulo VI.
Orientador: profª. Sandra Regina dos Reis Rampazzo
Tutor eletrônico: colocar o nome do tutor eletrônico
Tutor de sala: colocar o nome da tutora de sala
Cidade
2008
1.. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 4
2.. reVISÃO BIBLIOGRÁFICA.............................................................................................. 5
2.1CAPÍTULO 1 - coloque o nome do tema........................................................... 6
2.2 CAPÍTULO 2 – coloque o nome do capítulo................................................. 7
3.. metodologia.................................................................................................................. 8
4.. CRONOGRAMA.................................................................................................................. 9
referências..................................................................................................................... 10
Deve conter, numa só seção, sem subitem, linha de pesquisa escolhida, uma breve descrição do tema, a justificativa (porque deseja trabalhar esse tema) e os objetivos da pesquisa (Lembre-se que eles devem ser claros e que no final da pesquisa você tem que mostrar que conseguiu alcançá-los). Indique o tipo de pesquisa escolhido para o desenvolvimento do TCC (pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo).
Pode ser dividido em seções, de acordo com o tipo de trabalho, seguindo a estrutura recomendada pelo orientador para a abordagem do tema -
2.1 CAPÍTULO 1 - coloque o nome do tema
EXEMPLO:
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada. (Este texto é apenas um exemplo. Você não deve restringir sua redação; NÃO há uma ligação, ou coesão, entre o texto e a citação que vem a seguir)
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
2.2 CAPÍTULO 2 – coloque o nome do capítulo (se tiver)
Escreva uma pequena introdução falando sobre a metodologia utilizada, cite o local onde você desenvolveu o projeto, os sujeitos e os procedimentos utilizados.
Exemplo:
A presente pesquisa será realizada na cidade de Londrina, em uma escola da Rede Municipal de Ensino que está localizada na região Leste. É considerada de médio porte, atendendo alunos de classe média, da Educação Infantil às Séries Iniciais do Ensino Fundamental... pode continuar...
Participarão dessa pesquisa 12 professoras, regentes de sala, da Educação Infantil. Estas professoras atuam com crianças de
A METODOLOGIA apresenta o tipo de pesquisa (bibliográfica ou de campo) e a descrição do caminho metodológico percorrido no estudo. Relata as etapas da pesquisa, especificando os instrumentos utilizados... pode continuar...
Na metodologia pode ser feito uma descrição de tudo que vai ser realizado, não esquecendo de acrescentar os dados coletados no módulo anterior, ou seja, a análise da proposta pedagógica da escola, realizada no módulo 5, como descrição da realidade ou caracterização da escola, essa descrição tem a função de apresentar ONDE (local) será realizada a pesquisa... pode continuar...
Constitui em uma previsão de quando será realizada cada etapa de atividades no próximo semestre.
[SOBRENOME], [Nome]. [Título da obra]. [Edição]. [Cidade]: [Editora], [Ano de Publicação]. [número de páginas].
Qualquer dúvida estarei à disposição.
Bom trabalho!!!
Suzelei Araujo
PS_ ao formatar seu trabalho exclua todas as observações em azul e vermelho – são apenas lembretes.
De: almeidaprofessor
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