domingo, 2 de novembro de 2008

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.


Planos de Aula


CONTEXTUALIZAÇÃO

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam.

No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.

Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daqueles, se considere também as dimensões culturais, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.

A Educação Física Escolar deverá sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal, oportunizando todos os docentes a desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

A prática da Educação Física na escola favorece a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que possam ser prejudiciais. A possibilidade de vivência de situações de socialização e a participação em atividades lúdicas, sem caráter utilitário são essenciais para a saúde e contribuem para o bem estar coletivo.

Nos jogos, ao interagirem com os adversários, os alunos desenvolvem o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta, trabalhando em equipe, exercendo e valorizando a solidariedade. No que tange à questão do gênero, as aulas mistas dão oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se e aprendam a ser tolerante, não discriminando e compreendendo as diferenças, de forma a não produzir, estereotipamente, relações sociais autoritárias.

Cabe à escola trabalhar com o repertório cultural local, valorizando de experiências vividas, além de garantir espaço para experiências não peculiares ao âmbito escolar. Essa diversidade de experiências precisa ser considerada pelo professor quando organiza atividades, toma decisões sobre encaminhamentos individuais e coletivos e avalia procurando ajustar sua prática às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

1) Local, Datas e Horário do Projeto:

O projeto intitulado “Educação Física Escolar” será ministrado no Colégio Estadual José Veríssimo, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2004, no período de 7:30h às 16:30.

2) Responsabilidades Administrativas:

Supervisor: Professor Erasmo

Orientador: Professor José Mauro

3) Objetivos do Projeto:

Integrar o aluno ao meio social

Adquirir hábitos de relações interpessoais

Desinibir e desbloquear

Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal

Descobrir e vivenciar atividades lúdicas

Desenvolver adaptação emocional

Desenvolver consciência corporal

Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do aluno

4) Programação:

4.1 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade, identificação de cores e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas. Os pegadores que estarão na mesma formação. A dupla que for pega passará a função de pegador.

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Identificação de Cores – Os alunos estarão reunidos num lado da quadra, enquanto que bambolês com cores diferenciadas estarão do outro lado da quadra. O professor falará uma cor e os alunos correrão e, direção ao bambolê correspondente.

Pique Tá Com Bola de Meia – O aluno pegador estará de posse de uma bola de meia e tentará pegar um outro aluno encostando a bola de meia e conseqüentemente lhe passando a função de pegador. Caso necessário há possibilidade de aumentar o número de pegadores.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola de Meia

Bambolê

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.2 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Pique Ta com Bola – O aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará pegar um dos colegas encostando-lhe a bola e passando-lhe a função de pegador.

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.

Raposa/Pintinhos – Um aluno será a mão dos pintinhos e um outro a raposa. Os demais serão os pintinhos e quando a mãe chamá-los, eles terão que chegar até a mãe não permitindo que a raposa os pegue. Quem for pego passará fazer o papel da raposa também, até que todos forem pegos.

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.3 - Plano de Aula (1ª Série)

Público Alvo: 1ª Série

Quantidade de Alunos: 25

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cola – O Aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará colar os colegas encostando-lhes a bola. Para descolar o colega, deverá passar por baixo da perna.

Bola

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Bola

Step

Bolinha

Colher

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeira.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.4 - Plano de Aula (2ª Série)

Público Alvo: 2ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos sejam pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bolinha

Colher

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.5 - Plano de Aula (3ª Série)

Público Alvo: 3ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar contornando os steps, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

20 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.6 - Plano de Aula (4ª Série)

Público Alvo: 4ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cow-boy – O aluno pegador estará segurando uma corda que estará amarrada a um bambolê. Tentará “laçar” um colega para lhe passar a função de pegador

Bambolê

Corda

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá duas bolas.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.7 - Plano de Aula (5ª Série)

Público Alvo: 5ª Série

Quantidade de Alunos: 43

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com duas bolas nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma corda. Um de cada vez, os alunos terão que ir, executar cinco saltitos com a corda e voltar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, quicando (drible) uma bola, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um colchão. Um de cada vez, os alunos terão que correr, executar um rolamento no colchão e retornar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bastão

Bola

Corda

Obstáculo


Parte Principal

(Estafeta)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma seqüência de atividades. Um de cada vez, os alunos terão que correr em zig-zag, saltar obstáculos, executar um rolamento e fazer cinco saltitos com a corda. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Obstáculo

Colchão

Corda

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá três bolas.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

5) Agradecimentos:

Professor José Mauro

Mestre da Escola de Ciências da Motricidade da UNIGRANRIO

Orientador de Estágio

Professor da Disciplina de Prática de Ensino II – UNIGRANRIO

7) Bibliografia:

Internet: http://www.cdof.com.br/recrea.htm

Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física – Ministério da Educação e do Desporto – Versão agosto/1996

Fonte: Cola da Web.

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sábado, 1 de novembro de 2008

Por que é que o microondas aquece os alimentos?

Posted by: carlosportela


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Programa 4 26/05/07 Aula de Geografia - Professor Yomar Seixas - Aquecimento Global Material da Aula




Professor Yomar Seixas - AQUECIMENTO GLOBAL DO TRATADO DE KYOTO AO IPCC

Estamos diante de um momento crítico e fundamental na história do planeta. Um momento em que a humanidade deve escolher o seu futuro. O mundo tornase cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas.

Os homens deram um passo importante, em fevereiro de 2005, ao colocar em vigor uma grande promessa, o Protocolo de Kyoto, o único instrumento internacional capaz de lidar com o maior desafi o ambiental da história: o aquecimento global, que vem se acelerando nas últimas décadas, fruto do lançamento em excesso de gases poluentes, principalmente o CO2 e o CH4, que retêm o calor na superfície, gerando desequilíbrio nos ecossistemas, como mais tempestades (furacões, como o Catarina no Brasil), a extinção de animais (focas, ursos polares, sapos entre outros), danos à agricultura, secas, derretimento das geleiras (inundações), aquecimento dos oceanos matando bancos de corais e plânctons, entre outros.

O Tratado de Kyoto representa um sucesso da diplomacia e do multilateralismo da ONU, mas deixa de fora o grande responsável pela poluição no mundo, os Estados Unidos, que responde por 25% das emissões. Contudo, o acordo possui 141 países signatários que emitem 62% do CO2 e se comprometem a diminuir a emissão de gases poluentes nas próximas décadas. O objetivo inicial é, até 2012, diminuir os índices a um nível 5% abaixo daquele verifi cado em 1990. Em um mundo movido a petróleo e carvão, esse é um desafi o e tanto. Para cumpri-lo, estabeleceu- se uma série de medidas possíveis. Parte da eletricidade gerada para uso industrial e doméstico, obtida pela queima de combustíveis fósseis, poderá ser substituída por energias “limpas”, como a eólica e a nuclear (apesar do perigo, o volume de resíduos produzidos é irrisório), além do uso do biodiesel, do álcool, do gás natural, do hidrogênio, entre outras soluções, na substituição da combustão do petróleo nos veículos automotores.

Os países emergentes, como o Brasil, Argentina, Índia, México e África do Sul devem diminuir as emissões quanto for possível, mas não se pede que cumpram cotas preestabelecidas. Para essas nações, o Protocolo reserva um recurso original que pode trazer benefícios a toda a comunidade do Tratado (mercado do carbono). Por meio dele, as empresas dos países industrializados são autorizadas a fi nanciar projetos de desenvolvimento “limpo” no Terceiro Mundo, em áreas como refl orestamento, tratamento do lixo e produção de energia alternativa, por exemplo, e com isso ganhar o direito de aumentar seus limites de emissão de dióxido de carbono. Tal fato vem transformando as ações e iniciativas empresariais na área ambiental numa grande tendência, cheias de oportunidades e lucros, principalmente em nosso país.

Em 2007 a humanidade obteve uma contribuição signifi cativa do painel climático da Organização das Nações Unidas (ONU) que emitiu a advertência mais forte sobre o impacto da atividade humana no aquecimento do planeta, aumentando a pressão para que os governos façam mais para combater o fenômeno. De acordo com relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na siga em inglês --considerado a maior liderança mundial em mudança climática), até 30% das espécies do planeta enfrentam um risco crescente de desaparecerem se a temperatura global aumentar 2ºC acima da média dos anos 1980 e 1990. Para este século, a previsão do relatório é que as temperaturas aumentarão entre 1,8ºC e 4ºC. Áreas que atualmente sofrem com a falta de chuvas se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e doenças no mundo, diz o relatório. O mundo enfrentará também ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão. O relatório afi rma que a África será o continente mais atingido pela mudança climática. Até 2020, prevê o texto, até 250 milhões de pessoas poderão ser expostas à falta de água. Em alguns países, a produção alimentícia cairá pela metade. A América do Norte deverá sofrer tempestades mais severas, com perdas humanas e econômicas, ondas de calor e incêndios selvagens. Partes da Ásia estão sob ameaça de grandes enchentes e avalanches devido ao derretimento das geleiras do Himalaia. A Europa também verá o desaparecimento das geleiras dos Alpes, diz o texto. A Grande Barreira de Corais da Austrália perderá muitos de seus corais mesmo em aumentos moderados da temperatura do mar.

A série de relatórios do IPCC desse ano é a primeira em seis anos do corpo de 2.500 cientistas formado em 1988. A conscientização do público sobre mudanças climáticas deu ao IPCC importância vital e alimentou a intensidade das negociações --a portas fechadas-- durante a conferência. A conclusão do relatório em Bancoc na Tailândia foi que o mundo pode combater a mudança climática com as tecnologias existentes hoje, mas evitar seus piores efeitos exigirá uma ação imediata e custará até 2030 pouco menos de 3% do PIB mundial e o fato mais positivo é que o mesmo foi aprovado por unanimidade por mais de 130 países, diferentemente do que ocorreu com o Tratado de Kyoto. Evidencias moleculares que comprovam a origem das mitocôndrias a partir de células procarióticas aeróbicas.

Esperamos que esse novo desafi o não esteja distante de nossas mentes e corações; por isso, é necessário que cada um de nós cumpra o papel de lutar em nossa casa, escola, bairro, cidade e país, por um mundo justo e sustentável. Através de ações simples, como a seleção e reciclagem do lixo em nossa residência, até as mais complexas, como o voto, elegendo políticos preocupados com o ambiente e com a melhoria das condições de vida da maior parte da população brasileira, estaremos contribuindo para essa mudança. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz.
Fonte: Vestibular em Foco.

Quer saber mais,

http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idconteudo=355&entrevistasAnterioresPage=9

http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/42

Programa 4
26/05/07
Aula de Geografia
- Professor Yomar Seixas - Aquecimento Global
Material da Aula


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sexta-feira, 31 de outubro de 2008

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Conhecimento


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Conhecimento

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O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia.Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar dado e informação.

Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações. Então, informação seria aquilo que se tem através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do conhecimento. Segundo esta afirmação, o conhecimento deriva das informações absorvidas. Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.


A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada.

O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de facto é uma tradicional base de dados.

Associamos informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência directa.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.

A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.


Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:


Conhecimento Sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).


Conhecimento Intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.


Conhecimento Empírico/Vulgar/Popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.


Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do empírico.


Conhecimento Filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.


Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé não é cega baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação.


Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.

1.Intuição Sensorial/Empírica: “A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).

2.Intuição Intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.


Ver também

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Conhecimento.


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Alguns vídeos sobre conhecimento.

De: pgjr23 O que é o conhecimento?


De: antoniodemacedo
Conhecimento.


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Alguns vídeos sobre biologia. Educa Bahia.

Aula 01 - Biotecnologia. Professor Caio moreno


Aula 02 - Vírus. professor caio Moreno.


Aula 03 - Biologia - professor Sérgio Magalhães.


Aula 04 - Biologia - Ecologia - professor Sérgio Magalhães.


Aula 05 - Evolução das espécies - professor Caio Moreno.


Aula 06 - Células Tronco - professor Caio Moreno.


Aula 07 - Impacto da Atividade Antrópica na biosfera- professor Sérgio Magalhães.


Estes vídeos também estão disponivéis em textos. Para acessá-los faça inscrição gratuita aqui.
Um serviço da Educa Bahia. Lá você encontrará simulados do Enem vale a pena conferir. Tem também o Educa Bahia no YouTube.

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Promessa (pro.mes.sa). Palavra do Dia.

Palavra do Dia:

PROMESSA

Encerrado o segundo turno das eleições, no início do próximo ano os candidatos que foram eleitos assumirão seus mandatos. Caberá, então, aos eleitores cobrar o cumprimento das promessas de campanha durante esses mandatos.

A palavra “promessa” tem sua origem no latim medieval, ‘promissa’ e designa um compromisso assumido de se fazer ou de não fazer algo.

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”.

Promessa (pro.mes.sa) [é]

Substantivo feminino.

1 Ação ou resultado de prometer, ger. em troca de algo: Ela cumpriu sua promessa.

2 Compromisso assumido de se fazer ou não algo [ + a, de: promessa aos eleitores: Saiu com a promessa de voltar logo.]

3 Esperança que se fundamenta em algo concreto e aparente (promessa de tempestade)

4 Rel. Compromisso que se assume com um ente ou ser sagrado, a fim de se obter deste uma graça

5 Jur. Compromisso, ger. escrito, que se assume perante alguém, a fim de se realizar algo ou de se contrair uma obrigação: Iria assinar a promessa de compra e venda do imóvel.

[Formação: Do latim medv. promissa. Sin. ger.: juramento,voto.]

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Putin, Olavo e o “Império do Fim” por Daniel Lopez

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