quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O conteúdo da educação dialógica e as relações homens-mundo



O conteúdo da educação dialógica e as relações homens-mundo

        Se o processo educativo se constrói segundo uma proposta de diálogo, não é fora do diálogo que irá se encontrar o conteúdo desta educação. O educador que simplesmente elabora e organiza o conteúdo do trabalho pedagógico a partir de seu entendimento de mundo, de sua visão de realidade e através disso disserte, deposite idéias suas nos educandos, os quais passam a reproduzir elementos que não fazem parte de seu contexto, e sim do educador, acaba somente perpetuando um ato de imposição ideológica já constante na sociedade. “Para o educador-educando, dialógico, problematizador, o conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição, um conjunto de idéias a ser depositado nos educandos, mas a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada” (FREIRE, 2005).
       
        As impressões de mundo que se representam em idéias construídas pelo homem em seu ato de pensar o mundo não são idéias somente de uns a serem transferidas a outros. A condição material em que estão os homens é o que define o seu modo de pensar, de viver e de representar o seu modo de vida, e não a condição idealizada por alguns como sendo a melhor, como um modelo de vida e a ser seguido, que em nada faz ligação com a situação existencial presente na vida da maioria dos homens. “Quem atua sobre os homens para, doutrinando-os, adaptá-los  cada vez mas à realidade que deve permanecer intocada, são os dominadores” É fato que todo homem está ligado naturalmente ao mundo que o cerca e que o trás anseios, duvidas e esperanças, e é , portanto, sobre estes anseios, duvidas e esperanças referidos à realidade, que se encontra o conteúdo da educação autêntica, dialógica.

A busca para construção e organização do conteúdo programático deve ser a partir da situação presente, existencial e concreta, somada à uma reflexão do conjunto das cosmovisões da população.  O conteúdo programático deve assumir um papel de ação política, levantando as contradições, estas sempre referenciadas materialmente, por meio da problematização da situação existencial, o que possibilita uma reflexão da realidade que é desafiadora e exige uma resposta tanto no nível intelectual como no da ação.  Dessa maneira o conteúdo programático deve expor o educando aos temores de uma consciência oprimida (FREIRE, 2005). 

A construção e organização do conteúdo programático devem desde o seu inicio, definir-se, exclusivamente, por meio do diálogo, sendo que este processo dialógico também se torna alvo da reflexão, dessa maneira evitando a construção do diálogo sob um discurso alienado e alienante. “A linguagem tanto do educador como do educando não existem sem um pensar e ambos, linguagem e pensar, não existem sem uma realidade material o qual estão sempre referidos. O educador deve, portanto ser capaz de reconhecer as condições materiais em que a linguagem e o pensar do educando se constituem dialeticamente” (FREIRE, 2005). 

        Dessa maneira a busca do conteúdo programático da educação se constitui em um processo investigativo, e é a partir dele que se inicia o diálogo entre educador e educando. Esta investigação ao mesmo tempo deve ser igualmente definida com uma metodologia dialógica constituindo um universo temático que por sua vez reúne um conjunto de temas geradores, onde o que se pretende investigar não são os homens anatomicamente estáticos, mas sim o pensamento-linguagem materialmente referidos bem como os níveis de percepção constituídos pelo conjunto de cosmovisões.  Um tema gerador não é uma criação arbitrária, ou uma hipótese de trabalho que deva ser comprovada. Antes de buscar apreendê-lo é necessário pensar sua objetividade, considerando uma constituição e momentos históricos desenvolvidos com uma reflexão crítica sobre as relações homens-mundo e homens-homens (FREIE 2005).



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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novo Telecurso - Sociologia vídeo aula 03

 
 
Cidadania: o que eu tenho a ver com isso?

A cidadania é um vínculo entre as pessoas, Estado e sociedade, e que a melhor maneira de exercermos a nossa cidadania é participar. Compreenda que esta participação aponta direitos e deveres para todos, e que o exercício de nossos direitos depende também do cumprimento dos nossos deveres. Veja o que é política e a importância que ela tem na vida das pessoas e como a sociedade pode se organizar em instituições para auxiliar o Estado na resolução dos problemas de todos -- o que chamamos de terceiro setor. Ser cidadão de um país não é só ter seus diretos reconhecidos pelo Estado. É também reconhecer as práticas sociais e culturais que fazem com que nós nos sintamos como membros de uma sociedade. Também é ter consciência de que devemos participar da construção e da evolução dessa sociedade, exercendo a nossa cidadania.

Assista a outras teleaulas no videoblog do Novo Telecurso:
http://novotelecurso.blogspot.com

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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novo Telecurso - Sociologia vídeo-aula 02




Cultura não é só o que se aprende na escola. Todo mundo tem cultura, que é transmitida dentro de uma sociedade de geração em geração, como uma herança social. Parte dessa herança são símbolos e linguagens compreendidos por todos os membros de uma mesma comunidade. Esses símbolos, no entanto, podem mudar de uma cultura para outra. Cada cultura tem normas e costumes próprios, que são regras consideradas fundamentais para a sobrevivência de uma sociedade. Quando julgamos uma outra cultura com base nos nossos próprios valores, estamos sendo etnocêntricos. E quando consideramos que todas as culturas têm seu próprio valor, não existindo uma cultura única ou critério único para julgá-las, aceitamos o relativismo cultural. Veja que as culturas mudam, evoluem e se adaptam às novas situações, e que cooperação e solidariedade também fazem parte da cultura.

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Novo Telecurso - Sociologia - video Aula 01






 Estudando e entendendo a sociedade
A organização e o funcionamento da sociedade e a relação entre as pessoas que nela vivem. Os pensadores que fundaram a Sociologia foram Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. No Brasil os sociólogos Gilberto Freire e Florestan Fernandes se destacam no desenvolvimento do pensamento sociológico e na institucionalização da Sociologia no País. Entenda que a Sociologia não apenas estuda e explica a sociedade, mas é uma ciência que se preocupa também com o social. Ela pode ajudar na formulação de políticas públicas e avaliar os programas sociais e, assim, aperfeiçoar as instituições existentes na nossa sociedade. A Sociologia trata de temas como cultura, cidadania, desigualdade, globalização. Problemas e realidades com os quais todos nós, de uma maneira ou de outra, temos que lidar diariamente.
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domingo, 12 de dezembro de 2010

CLASSE CICLO I ENSINO FUNDAMENTAL: prova e gabarito 2010



GABARITO

CLASSE CICLO I ENSINO FUNDAMENTAL – TIPO 1


001 - A 011 - D 021 - C 031 - A 041 - B 051 - B

002 - C 012 - A 022 - E 032 - C 042 - E 052 - E

003 - D 013 - E 023 - B 033 - D 043 - A 053 - C

004 - B 014 - A 024 - D 034 - B 044 - B 054 - D

005 - B 015 - C 025 - A 035 - E 045 - D 055 - B

006 - D 016 - A 026 - C 036 - D 046 - D 056 - E

007 - C 017 - E 027 - E 037 - A 047 - E 057 - E

008 - E 018 - D 028 - A 038 - C 048 - C 058 - A

009 - C 019 - A 029 - D 039 - D 049 - A 059 - C

010 - A 020 - A 030 - B 040 - C 050 - B 060 - C

 
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Psicomotricidade e a Educação Física

Psicomotricidade Ed Fis                                                                 

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Jogos-Motores-Pré-Escolar

Jogos Motores- Pré Escolar                                                                      

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sábado, 11 de dezembro de 2010

Jogo de argolas desenvolve a percepção visual e motora

Essa atividade lúdica auxilia as crianças a identificar cores e números

Com os materiais de sucata, pode-se criar os mais variados e interessantes jogos, sem gastar praticamente nada.
A brincadeira, como a ação do brincar, refere-se ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada. O jogo, por sua vez, é compreendido como uma brincadeira que envolve regras. O brinquedo, utilizado em ambos, é um objeto destinado a divertir.

As crianças podem transformar sucata em brinquedos. Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para lhes ensinar a importância da reutilização do lixo. Também ajuda a desenvolver a criatividade, a coordenação motora fina, a imaginação e o senso estético.

Com os materiais de sucata, pode-se criar os mais variados e interessantes jogos, sem gastar praticamente nada. Esses podem envolver conteúdos diversos como matemática, ciência, entre outros, e trabalhar a interdisciplinaridade.

Um dos jogos que os pequenos adoram, é o de argolas. A professora Luciana Fiel, no curso Confecção de Brinquedos de Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina como confeccioná-lo: “utilize um conjunto de 10 garrafas descartáveis, cheias com papel crepom de cores diferentes e numeradas de 1 a 10. Coloque uma porção de areia no fundo das garrafas, para que as mesmas não caiam. Recorte o papel fantasia em forma de argolas, no tamanho que caiba nas garrafas”.
A professora, especialista em educação infantil, afirma que “esse jogo desenvolve a percepção viso-motora e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência”. Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas.



fonte: http://www.cpt.com.br/noticias/jogo-argolas-desenvolve-percepcao-visual-motora

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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cascas-de-Banana-da-Língua-Portuguesa

Cascas de Banana da Língua Portuguesa


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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que é Ética

O que é Ética (A. S. Vazquez)                                                                 


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