terça-feira, 1 de novembro de 2011

A importância do trabalho integrado entre Supervisão Escolar e Orientação Educacional

 
 
INTRODUÇÃO

"O pedagogo não pode mais ser aquele elemento da escola que tem como única perspectiva promover a adaptação dos indivíduos, pois, ao permanecer nessa prática, simplesmente continua a valorizar o poder das estruturas dominantes e, consequentemente, a dominação do capital e a submissão ao trabalho." (Urbanetz e Silva, pag.58)


Inicio este trabalho colocando em questão a visão que se tem do orientador educacional e do supervisor e a própria visão que eles têm de si mesmos.

Muito tem se falado sobre trabalho coletivo e gestão democrática, o que sugere uma participação mais integrada, principalmente da chamada equipe gestora de uma escola.
Mais do que em outros tempos, o trabalho coletivo e integrado entre a supervisão escolar e a orientação educacional se faz presente, pois, hoje, educando, família e educadores carecem de intermediários que possam elucidar as transformações pelas quais a sociedade como um todo vem passando.
Todos parecem sentir que seus papéis já não são mais os mesmos, auqle que conhecíamos há décadas atrás e, realmente ,não são.
A sociedade vive numa crise de identidade em que muitos pais deixam para a escola o papel da educação básica (não Educação Básica, mas aquela que "vem de berço"). Muitos educadores sentem-se constrangidos ou mesmo inseguros, agredidos e descompassados ao terem que ensinar a alguns alunos noções básicas como higiene pessoal, posturas adequadas e convivência, entre outros.
Nesse ínterim, surgem as figuras maestrinas do supervisor edccional, ou coordenador pedagógico, e do orientador escolar, na busca de uma gestão mais democrática, participativa e de responsabilidades compartilhadas.

JUNTANDO FORÇAS, CONQUISTANDO OBJETIVOS


Um bom planejamento se faz necessário desde o início do ano letivo, com a participação de todos os envolvidos nesse processo de educar e desenvolver as competências e habilidades dos alunos. Esses envolvidos não são somente os professores, para discutir curriculos e conteúdos afins, mas também toda a equipe gestora: direção, supervisão e orientação.

"O movimento de democratização e qualificação da educação é um amplo e complexo processo, que tem como meta a mudança da prática em sala de aula e na escola. Neste, a equipe diretiva (direção, supervisão, coordenação pedagógica, orientação educacional) tem um importante papel, dada sua influencia na criação de um clima organizacional favorável." (VASCONCELLOS, Coordenação do Trabalho Pedagógico,p. 51, 2002.)
torna-se fundamental planejar não só quais serão os conteúdos, as estratégias ou metodologias a serem usadas durante o ano, mas aproveitar esse momento de construção coletiva, para definir bem os papéis e o que se espera de cada um.
Buscar nesse ato de planejar espaços para, mais tarde, re-planejar sempre que necessário, afinal sabemos que educar não é um ato estático, pronto e acabado. É necessário acompanhar as evoluções, as necessidades de cada contexto histórico e social.
Esse planejamento participativo leva a uma gestão mais democrática, voltada para o bem comum e coletivo. Deixa de ser uma gestão meramente burocrática, em que o papel de supervisor, ou coodenador, e de orientador são tão isolados em si mesmos, que parecem não fazer parte de um mesmo barco. Não conseguem se entender, cada um vê a sua função ou cargo como mais importante do que do outro e, se possível, demonstram aos alunos, professores e famílias que cada um é o melhor para ser consultado e que a grande culpa de as coisas não estarem indo bem é do outro que não faz bem o seu papel. E com isso quem sai perdendo são os professores, os alunos e os pais.
"Tendo em vista o papel de referência que a equipe diretiva desempenha, podemos dizer que o desenvolvimento de práticas autenticamente democráticas no interior da escola vai depender, em grande medida, de uma nova postura a ser assumida por essa equipe." (ibid, p.53)
O professor não pode sentir-se, em momento algum, desamparado em sua prática. O coordenador pedagógico, em sua função de supervisor escolar, apresenta a função de articular estratégias e conteúdos juntamente com o professor , com o grande objetivo de atingir o seu alunado, principalmente aquela parcela que mais necessita do apoio docente em sua aprendizagem.Cito Vasconcellos:
"A equipe de coordenação escolar tem por função articular todo o trabalho em torno da proposta geral da escola e não ser elemento de controle formal e burocrático. É interessante refletir sobre a diferença em acompanhar ? que é uma necessidade ? e fiscalizar ? que é colocar-se fora e acima do processo." (ibid, p. 151)
O Orientador Educacional, como próprio nome sugere, orienta alunos, professores e familiares, fazendo mediações, favorecendo o diálogo, para que a escola possa caminhar de forma harmoniosa. O Orientador , numa perspectiva atual, não é aquele que deve manter a regulação do aluno, ensina-lhe a duras penas como encaixar-se nas regras da escola e por conseguinte nas regras da sociedade. Seu papel é o de provocar experiências e vivências que leve o aluno a conscientizar-se de seu papel na sociedade e que para uma convivência harmoniosa e saudável é necessário refletir sobre suas ações e perceber o outro como ser humano que somos.Cito:
"Na perspectiva dialética que estamos assumindo, a disciplina consciente e interativa pode ser entendida como o processo de construção da auto-regulação do sujeito e/ou grupo, que se dá na interação social e pela tensão dialética adaptação-transformação, tendo em vista atingir conscientemente um objetivo, qual seja, disciplina é essencialmente auto-disciplina, auto-organização". (id. P. 42)
Esses personagens, Supervisor e o Orientador, atores tão fundamentais na peça teatral do desenvolvimento dos alunos, sendo o primeiro voltado mais às questões pedagógicas, porém com um olhar sobre o aluno como um todo, como um ser que não é só aspecto cognitivo, mas também emocional, psicológico e que possui características próprias.O segundo , mais voltado à vivência, ao emocional e ao social do aluno, às questões familiares, intervindo nas relações para que professor ? aluno ? família possam interagir de forma a garantir o desenvolvimento do educando.
Unindo-se esses atores, em um trabalho integrado, conjunto e harmonioso, em prol do educando e de sua formação, teremos uma escola provocante no sentido de despertar habilidades, desenvolver competências e formar seres humanos aptos à conviver em sociedade de uma forma mais pacifica, porém, ativa e consciente.


CONCLUSÃO


Diante de tantas mudanças que a sociedade, a família e escola enfrentam, a democratização da gestão escolar talvez seja uma das mais comprometidas. Muito se fala em descentralizar o poder e compartilhar funções, mas a inexperiência e a má formação fazem com que coordenadores e orientadores trabalhem isoladamente, como se um não dependesse do outro. Como diz Vasconcellos, "É tarefa intransferível da equipe comprometer-se com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação. Sem isto, todo o resto corre o risco de ser remendo novo sobre o tecido velho" (ibid, p. 57)

Supervisor e Orientador precisam trabalhar de forma mais orgânica, visto que a própria escola é uma instituição que funciona como um organismo vivo, em que cada órgão tem sua função e se não está desempenhando de acordo com o que é esperado, todo o resto acaba sentindo-se mal. Portanto um trabalho integrado entre os membros gestores / professores / alunos / família, é fundamental para o bom funcionamento desse corpo que é a escola.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


VASCONCELLOS, CELSO S.Coordenação do trabalho Pedagógico. 10ª ed. São Paulo: Libertad, 2002.

______. ______. Disciplina:Construção da Displina Consciente e Interativa em sala de aula e na escola.12 ed.São Paulo: Libertad, 2001.

Sobre a autora deste artigo, 
Pedagoga.Atuo no Ensino Fundamental I e Educação Infantil, desde 1995. Atualmente estou na função de Professora Coordenadora do Fundamental I na rede municipal de Monteiro Lobato/SP. Pós em Gestão do Trabalho Pedagógico


fonte http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-trabalho-integrado-entre-supervisao-escolar-e-orientacao-educacional/42644/



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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MODELO DE MONOGRAFIA

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Hipermetropia, professor fique atento



Por Carlos Eduardo Ramos Batista

Hipermetropia é uma anomalia refracional, ocorre quando os raios luminosos são interceptados pela retina, antes de se formar a imagem, em outras palavras a  imagem só é formada depois da retina.
Se um objeto situado longe do olho de uma pessoa que apresentar hipermetropia, for se aproximando pouco a pouco, será visto cada vez mais embaçado, já que a imagem na retina vai se desfocando progressivamente. Quanto mais divergentes forem os raios que incidem no olho, mais atrás se formará a imagem e mais borrada ficará.
Raios luminosos incidindo no olho de uma pessoa com hipermetropia

Classificação da Hipermetropia

A hipermetropia pode ser classificada como axial ou refrativa.
Causas da hipermetropia axial:
  • Eixo do globo ocular mais curto que o normal, causando assim, dificuldades em ver de perto, sendo muito comum em crianças, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, porem é normal o grau de hipermetropia diminuir na adolescência.
  • Aumento do raio de curvatura;
  • Diminuição da curvatura das faces do cristalino;
Causas da hipermetropia refrativa:
  • Diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso;
  • Aumento do índice de refração do vítreo;
  • Falta do cristalino (afacia).
A hipermetropia também pode ocorrer pela perda da capacidade de acomodação do olho com a idade (vista cansada).

Sintomas da Hipermetropia

A pessoa com hipermetropia apresenta os seguintes sintomas:
  • Visão desfocada – dificuldade para ver com nitidez objetos próximo;
  • Fadiga ocular e dores de cabeça  – O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
  • Dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto.

Correção da Hipermetropia

A hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes positivas (também chamadas de lentes convexas) a fim de aumentar a potência do sistema óptico de forma que os raios paralelos de objetos distantes comecem a convergir antes de penetrar no olho para serem focalizados na retina com o músculo ciliar relaxado convergindo assim a luz para a retina, onde se vai formar a imagem.
Lente corrigindo o foco do raios luminosos
Uma outra alternativa de correção do problema, restrita, geralmente, a maiores de 21 anos, é a cirurgia a laser refrativa realizada com Excimer Laser ou Lasik, essa cirurgia  utiliza o laser para tornar a borda externa da córnea plana, fazendo com que a porção central se projete, aumentando o grau.
Bibliografia:
Gil del Rio E. Óptica fisiológica clínica, 3a. Ed. Ediciones Toray, 1976.
http://www.oticasbifocal.com.br/Hipermetropia.asp acessado em 09/03/2011
http://www.oftalmojanot.com.br/ acessado em 09/03/2011
http://www.bausch.com.br/ acessado em 09/03/2011

fonte http://www.infoescola.com/visao/hipermetropia/

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domingo, 30 de outubro de 2011

Alimentação é fundamental no processo de aprendizagem

Alimentação é fundamental no processo de aprendizagem


Segundo a nutricionista, a alimentação equilibrada também está diretamente associada ao funcionamento cardiorrespiratório, que contribui para uma melhor oxigenação cerebral e, conseqüentemente, um melhor desempenho da memória.
Estudar, assim como as maratonas esportivas, exige um preparo físico e alimentar. A rotina puxada de provas e atividades extra curriculares exigem do estudante uma saúde de ferro.
“Em momentos como as provas e as avaliações, os estudantes costumam desenvolver estresse e ansiedade. Esses fatores interferem no apetite, diminuindo a vontade de se alimentar corretamente e aumentando a falsa necessidade de ingerir determinados alimentos, como chocolates. Tudo isso causa uma desordem no sistema imunológico aumentando a possibilidade do surgimento de resfriados, mal-estar, dores de cabeça, vômitos e diarreia”, alerta a nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, Weruska Barrios.
Segundo a nutricionista, a alimentação equilibrada também está diretamente associada ao funcionamento cardiorrespiratório, que contribui para uma melhor oxigenação cerebral e, conseqüentemente, um melhor desempenho da memória. Nos dias que antecedem as provas, é importante escolher alimentos saudáveis - que possam repor as energias, vitaminas e minerais – e respeitar os horários das refeições, evitando jejum prolongado.
Veja abaixo as dicas preparadas pela nutricionista Weruska Barrios para obter um melhor aproveitamento no período de aulas.
 Manter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos dos 4 grupos alimentares (carboidratos, frutas e legumes, proteínas e gorduras).
 Beber água equilibra a hidratação do corpo.
 Não ficar muito tempo em jejum. Fazer um lanchinho entre as refeições principais. O ideal é comer uma fruta ou barra de cereais.
Dê preferência por alimentos leves e de fácil digestão.
 No café da manhã ingerir alimentos fontes de carboidratos (cereais matinais, granola ou pão integral), proteína (leites, iogurtes, queijos ou peito de peru) e vitaminas e minerais (salada ou suco de frutas).
Não pular refeições, comer a cada 3 horas.
 Não pule refeições. Quando se fica muito tempo sem comer, os níveis de açúcar no sangue baixam, podendo causar sonolência, tonturas, suor frio e, até mesmo, desmaios.
 Pratique alguma atividade física. Os exercícios melhoraram a disposição e diminuem o estresse.
Fonte: Weruska Barrios, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo
http://www.samaritano.org.br/pt-br/imprensa/noticias/Paginas/Alimenta%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-fundamental-no-processo-de-aprendizagem.aspx
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História do Varuthini Ekadasi O Dia no Calendário Védico . sabádo – 04 de Abril de 2024. Suddha Ekadasi – Varuthini Ekadasi.

VARUTHINI EKADASHI Yudhishthira Maharaja disse: “Ó Vasudeva, ofereço minhas mais humildes reverências a Ti. Por favor agora descreva o Ekada...