domingo, 26 de agosto de 2012

sábado, 25 de agosto de 2012

Universidade São Francisco. Nova Ortografia: da teoria à prática Inscrições: até 06/09/2012



Nova Ortografia: da teoria à prática

Inscrições: até 06/09/2012

Local: Campus Campinas - Unidade Swift.

Área: Educação.

Público alvo: Interessados em compreender as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

Pré-requisito: Ensino médio completo, acima de 16 anos.

Objetivo: Preparar os participantes para compreender as novas regras ortográficas da língua portuguesa, possibilitando utilizá-las adequadamente no cotidiano.

Aulas: sábados, dias 15, 22 e 29/09/2012, das 8h30 às 12h30.

Carga horária: 12 horas.

Vagas por turma: mínimo de 25 e máximo de 30 alunos.

Proponente: Nádia Maria Pêrego.

Investimento: R$ 80.

Edital NEXT 42/2012



*O eventual não-oferecimento do curso será comunicado aos alunos até 12 de setembro de 2012.

Campus  Campinas Swift

Unidade Swift
Tel.: (19) 3779-3323 / 3779-3326
End.: R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT)
CEP 13045-510 mapa de localização

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Mortimer Jerome Adler - Arte de Ler



Mortimer Jerome Adler - Arte de Ler


01 Slides a Arte de Ler

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Instalações Elétricas

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ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC. (UNOPAR VIRTUAL

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC. (UNOPAR VIRTUAL)

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Matemática - Teste de Avaliação - 5º Ano Portugal.

Matemática - Teste de Avaliação - 5º Ano

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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Por isso ou Porisso?



Por isso ou Porisso?

1) A grafia oficial, no § 574, adotou a forma analítica, em dois elementos, para tal conjunção. Ex.: "O réu não contestou a ação; por isso a sentença lhe aplicou os efeitos da revelia".

2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".1

3) Na apropriada observação de Laurinda Grion, "assim como escrevemos por este, por esta, por aquela, escrevemos por isso".2

__________________

1 Apud ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. São Paulo: Editora Caminho Suave Ltda., 1981. 240.

2 Cf. GRION, Laurinda. Mais Cem Erros que um Executivo Comete ao Redigir. Sem edição. São Paulo: Edicta, sem data. p. 65.


______

fonte http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127982,61044-Por+isso+ou+Porisso

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Existem várias formas de diferenciar a forma exata de utilizar os porquês, entenda em quais situações utilizar cada um.



O uso dos porquês

O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que

O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê

Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê

É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm



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Relatório de Estágio

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Ficha diagnóstico mat 1º ano 2

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teste diagnóstico 5ºano

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Como ler Partituras

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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Regras de sinais



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03 subtração. propriedade fundamental



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Subtração



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MEC vai propor reforma curricular do ensino médio



Grade curricular deverá ter como referência quatro eixos, nos moldes do Enem

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar as redes de ensino médio das 27 unidades da federação a reformarem seus currículos, com o objetivo de melhorar a aprendizagem. A ideia é que as grades curriculares tenham como referência quatro grandes eixos: linguagens, matemática, ciências naturais e ciências humanas, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma proposta de resolução nesse sentido deverá ser enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o início do ano que vem. O secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, disse nesta quinta-feira que a proposta deverá enumerar os chamados "direitos de aprendizagem", isto é, conteúdos cuja assimilação pelos alunos o ministério considera indispensável no nível médio.

- É um consenso que a fragmentação do currículo prejudica a aprendizagem - declarou Callegari. - O MEC não vai prescrever redução do número de disciplinas. Vamos apoiar a integração de disciplinas e conteúdos curriculares. E enunciar com clareza o que cada estudante tem o direito de aprender.

Segundo ele, a rede estadual de Pernambuco já adota modelo semelhante ao pretendido pelo MEC.

Mesmo que seja aprovada e vire resolução do CNE, a proposta ainda em fase de elaboração no MEC não terá caráter impositivo. Isso porque as resoluções do conselho servem apenas para orientar os estados.

De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que todos os currículos tenham uma base nacional comum, de modo a assegurar o estudo da "língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Mas cabe aos estados e até mesmo a cada escola definir em detalhes a respectiva grade curricular. Não é à toa que, segundo o MEC, há escolas de ensino médio com até 19 disciplinas.

No ano passado, o CNE aprovou novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, com linhas gerais sobre qual deve ser o papel da última etapa da educação básica. A intenção do MEC é que a nova resolução seja complementar à atual.

Em 2009, o MEC também lançou o programa Ensino Médio Inovador, que consiste no repasse de recursos adicionais a escolas que renovarem seus currículos, encampando os quatro grandes eixos norteadores do Enem. Em 2011, 315 escolas haviam aderido ao projeto. Em 2012, segundo Callegari, esse número subiu para 2 mil.

O secretário disse estar convencido de que o ponto principal para melhorar a aprendizagem é o aumento da carga horária. Ele defende a oferta de ensino médio em tempo integral, o que exigiria mais recursos.

- A carga horária atual é totalmente insuficiente.

Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011 e divulgados anteontem, mostram que o nível médio é o que menos avança no país, com registro inclusive de retrocesso em nove estados.

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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Série palavras e expressões pitorescas: TRAZER À BAILA

TRAZER À BAILA

Baila era uma dança portuguesa apropriada para terreiros. Trazer à baila significava convidar à dança; no sentido figurado, evocar um tema para discussão a respeito: "Trarei    
à baila a situação econômica da empresa".


Extraído do Livro Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Claudio Acquaviva, Ed. Ícone
página 107

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ANAMNESE ADOLESCENTE

ANAMNESE ADOLESCENTE

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segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Modelo de Projeto de Monografia

Modelo de Projeto de Monografia

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Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

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Modelo de Projeto Político Pedagógico

Modelo de Projeto Político Pedagógico

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Série palavras e expressões pitorescas: HANDICAP


HANDICAP

Expressão inglesa que significa desvantagem, situação de inferioridade. Ter um handicap significa ter algo em desfavor, e não, como geralmente se pensa, contar com alguma vantagem. Exemplo: "Embora com handicaps da má alimentação e do cansaço, Pedro obteve classificação no concurso público que prestou".

Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Cláudio Acquaviva – editora Ícone página, 47 – 1994.


handicap

WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Traduções principais/Principal Translations
handicap n(disability) defeito físicodeficiência física loc sf
 
Traduções Adicionais/Additional Translations
handicap n(disadvantage)desvantagem sf
handicap n(golf) estrangeirismo: golfehandicap sm
handicap vtr(have disadvantage)ter desvantagem loc vt
handicap vtr(sports) esportes: a um adversário mais fracoconceder vantagem loc
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WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Formas compostas
mental handicapn(learning disability) deficiência de aprendizagemdeficiência mental loc sf
 retardo mental loc sm
 Following a head injury, James has a severe mental handicap.


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