sábado, 22 de março de 2014

Populismo: PALAVRA DO DIA


 
 Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Princípios ideológicos

populismo (21/03/2014)

Prática política, não raro transformada  em doutrina, de extrema complexidade. De modo geral, o populismo nasce na crise da ideologia dominante, não dispondo de nenhuma teoria própria e sistematizada. No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista. O termo populismo aplicou-se a diversos movimentos políticos e sociais ocorridos em diferentes países da África, Ásia, Europa e América, assumindo ênfase particular na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil e no México.

>>Definição do iDicionário Aulete: 
(po.pu.lis.mo)
sm.
1. Bras. Pol. Tendência política de buscar o apoio do povo pregando, sinceramente ou não, a defesa de seus interesses, e que se utiliza ger. de práticas assistencialistas. [Cf. demagogia e demagogismo.]
2. Pol. Ação de caráter populista.
3. Liter. Gênero literário de temática popular .
[F.: Do fr. populisme. Ideia de: popul -.]

_____
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br 
_____
 
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
 
Clique aqui  para cancelar o recebimento, ou envie um e-mail paracancelar@palavradodia.com.br
_____
 
Siga o Aulete no Twitter:www.twitter.com/aulete




Obrigado pela visita, volte sempre.

Roteiro básico para Plano de Aula


Roteiro básico para Plano de Aula


(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data:
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Professor (a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:

III. Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não pelo estagiário; objetos da avaliação (item VIII);
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)

VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.

XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre básica e complementar







Obrigado pela visita, volte sempre.

Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual


Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
*(1-Abrir a imagem e salvar 2-Imagem salva, abrir antes de imprimir 
3-Marcar: Papel A/4 - Ajustar imagem ao quadro)

Instruções de preenchimento

Modelo de Plano de Aula

Plano de Aula para Escola Dominical - Evangélico - Religioso

Planejamento Anual - Geografia

Planejamento Anual - História

Planejamento Anual - Ciências

Modelo Plano de Aula

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil



fonte; http://www.portalescolar.net/2013/04/alguns-modelos-de-planos-de-aula-e.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como jogar bolinha de gude? - Educar Para Crescer



Obrigado pela visita, volte sempre.

Como usar o diafragma para cantar | Aula 2.1 - Técnica Vocal



Obrigado pela visita, volte sempre.

Resumo indicativo como fazer, dicas - joaomariaandarilhoutopico



Obrigado pela visita, volte sempre.

208 - Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?



Obrigado pela visita, volte sempre.

208 - Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?



Obrigado pela visita, volte sempre.

Clóvis de Barros - A filosofia e as grandes questões da humanidade



Obrigado pela visita, volte sempre.

Putin, Olavo e o “Império do Fim” por Daniel Lopez

Ouça este conteúdo Temos a tendência de acreditar que a guerra é sempre algo a ser evitado. Mas, e se existisse um grupo que conquistasse fo...