sábado, 22 de março de 2014

BLACK MUSIC 70/80/90 (PARTE 1) O SOM DOS BAILES !



Obrigado pela visita, volte sempre.

O que é paisagem, território e lugar geográficos?


1 lugar, território, espaço e paisagem from Fernanda Lopes


Assunto: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO



Objetivos da aula:

- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;


- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;


- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;


- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos dá continuidade ao assunto estudado, ou pelo menos iniciado na semana passada. Trata-se das categorias geoespaciais. Na aula passada aprendemos diferenciar: Paisagem de espaço geográfico . Nessa aula vamos conhecer mais algumas categorias geoespaciais: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO

Então vamos lá!!!

Iniciaremos a nossa aula com o conceito de LUGAR.
O que é Lugar? Numa palavra: podemos dizer que lugar é o e espaço cotidiano.
E o que é que eu entendo por espaço cotidiano?
Você sabe?
Podemos dizer que ele é a porção da superfície terrestre que nos é familiares, que faz parte da nossa vida, que nos dá identidade própria e nos permitem estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo.

DESSA FORMA:
É o espaço base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade:
Habitante - identidade- lugar.

Nesse sentido, lugar é a porção do espaço apropriado(apropriação) pela e para vida humana, que é o espaço vivido, experimentado, reconhecido e concebido como próprio de cada indivíduo e no qual o ser humano cria identidade como individuo cultural e se e relaciona com os outros indivíduos e grupos de uma mesma cultura através de laços afetivos com esses seus iguais culturalmente.

Assim o conceito de lugar, está ligado à relação HOMEM/AMBIENTE, e ele é portanto, a base fundamental para a existência humana como, experiência ou “centro de significados” , isto é, o centro onde são experimentados os eventos mais significativos de nossa existência : o viver e o habitar, o uso e o consumo, o trabalho e o lazer etc..

Vamos agora ver e analisar o conceito de Região

Bem! REGIÃO é uma área (porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por possuir semelhança em comum.

Exemplificando:

- Região Sudeste do Brasil;
- Região do Vinho na França.
- Região da serra da Ibiapaba no Ceará
- Região do Euro na Europa. Etc..

Isto é, é um porção do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas.
Por último falaremos do conceito de Território. Bem! o que é um território?
Território é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam.

OBS.: Lembres-se que Região é diferente de Território
Por que?

Veja que agora já não estamos mais falando da divisão simples com o natural, mas sim de uma divisão com a noção de divisão social.

Exemplificando:
São exemplos clássicos de demarcação de território:
- a cerca (agropecuária)
- e o muro Indústrias e residência

Concluindo:
Então TERRITÓRIO é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do Espaço Geográfico, pelo Poder, seja uma dominação material (terra) ou simbólica ( cultural).



Assim o conceito de território está ligado noção de poder, dominação e conquista. O território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos países membros da OTAN.

OBS:O Espaço Geográfico é anterior ao Território

Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.

Ex2:Também pode ser um simples elevador de serviço (pobres) x o elevador social (ricos).

Importante:
É possível existir um território sem nação?
Sim!!! Ex: Antártida

É possível existir uma nação sem território?
Sim !!! Ex: nação, povo curdo, povo basco

Exercícios de Fixação:

1) O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:

a) a Região                                  b) o Lugar           c) o Território       
d) o Espaço Geográfico                e) a Paisagem

2) O conceito geográfico associado a tudo aquilo que a visão alcança e é interpretado pelo nosso conhecimento pessoal:

a) a Região                                 b) o Lugar         c) o Território                      
d) o Espaço Geográfico               e) a Paisagem

3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:

a) a Região                                b) o Lugar          c) o Território                      
d) o Espaço Geográfico              e) a Paisagem

4) O conceito geográfico associado a uma área onde existem relações de poder e dominação no uso do espaço:

a) a Região                               b) o Lugar          c) o Território             
d) o Espaço Geográfico             e) a Paisagem

5) O conceito geográfico associado ao espaço transformado pela ação do homem e seu trabalho através de processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.

a) a Região                              b) o Lugar           c) o Território    
d) o Espaço Geográfico            e) a Paisagem


Bons estudo!!!



Obrigado pela visita, volte sempre.

Populismo: PALAVRA DO DIA


 
 Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Princípios ideológicos

populismo (21/03/2014)

Prática política, não raro transformada  em doutrina, de extrema complexidade. De modo geral, o populismo nasce na crise da ideologia dominante, não dispondo de nenhuma teoria própria e sistematizada. No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista. O termo populismo aplicou-se a diversos movimentos políticos e sociais ocorridos em diferentes países da África, Ásia, Europa e América, assumindo ênfase particular na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil e no México.

>>Definição do iDicionário Aulete: 
(po.pu.lis.mo)
sm.
1. Bras. Pol. Tendência política de buscar o apoio do povo pregando, sinceramente ou não, a defesa de seus interesses, e que se utiliza ger. de práticas assistencialistas. [Cf. demagogia e demagogismo.]
2. Pol. Ação de caráter populista.
3. Liter. Gênero literário de temática popular .
[F.: Do fr. populisme. Ideia de: popul -.]

_____
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br 
_____
 
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
 
Clique aqui  para cancelar o recebimento, ou envie um e-mail paracancelar@palavradodia.com.br
_____
 
Siga o Aulete no Twitter:www.twitter.com/aulete




Obrigado pela visita, volte sempre.

Roteiro básico para Plano de Aula


Roteiro básico para Plano de Aula


(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data:
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Professor (a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:

III. Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não pelo estagiário; objetos da avaliação (item VIII);
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)

VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.

XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre básica e complementar







Obrigado pela visita, volte sempre.

Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual


Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
*(1-Abrir a imagem e salvar 2-Imagem salva, abrir antes de imprimir 
3-Marcar: Papel A/4 - Ajustar imagem ao quadro)

Instruções de preenchimento

Modelo de Plano de Aula

Plano de Aula para Escola Dominical - Evangélico - Religioso

Planejamento Anual - Geografia

Planejamento Anual - História

Planejamento Anual - Ciências

Modelo Plano de Aula

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil

Planejamento Anual - Educação Infantil



fonte; http://www.portalescolar.net/2013/04/alguns-modelos-de-planos-de-aula-e.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como jogar bolinha de gude? - Educar Para Crescer



Obrigado pela visita, volte sempre.

Como usar o diafragma para cantar | Aula 2.1 - Técnica Vocal



Obrigado pela visita, volte sempre.

Resumo indicativo como fazer, dicas - joaomariaandarilhoutopico



Obrigado pela visita, volte sempre.

208 - Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?



Obrigado pela visita, volte sempre.

208 - Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?



Obrigado pela visita, volte sempre.

Clóvis de Barros - A filosofia e as grandes questões da humanidade



Obrigado pela visita, volte sempre.

Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-Devi.

Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o d...