Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sábado, 22 de março de 2014
O que é paisagem, território e lugar geográficos?
1 lugar, território, espaço e paisagem from Fernanda Lopes
- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;
- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;
- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;
- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.
- Região Sudeste do Brasil;
Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.
3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
Obrigado pela visita, volte sempre.
Assunto: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO
Objetivos da aula:
- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;
- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;
- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;
- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.
Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos dá continuidade ao assunto estudado, ou pelo menos iniciado na semana passada. Trata-se das categorias geoespaciais. Na aula passada aprendemos diferenciar: Paisagem de espaço geográfico . Nessa aula vamos conhecer mais algumas categorias geoespaciais: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO
Então vamos lá!!!
Iniciaremos a nossa aula com o conceito de LUGAR.
O que é Lugar? Numa palavra: podemos dizer que lugar é o e espaço cotidiano.
E o que é que eu entendo por espaço cotidiano?
Você sabe?
Podemos dizer que ele é a porção da superfície terrestre que nos é familiares, que faz parte da nossa vida, que nos dá identidade própria e nos permitem estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo.
DESSA FORMA:
É o espaço base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade:
Habitante - identidade- lugar.
Nesse sentido, lugar é a porção do espaço apropriado(apropriação) pela e para vida humana, que é o espaço vivido, experimentado, reconhecido e concebido como próprio de cada indivíduo e no qual o ser humano cria identidade como individuo cultural e se e relaciona com os outros indivíduos e grupos de uma mesma cultura através de laços afetivos com esses seus iguais culturalmente.
Assim o conceito de lugar, está ligado à relação HOMEM/AMBIENTE, e ele é portanto, a base fundamental para a existência humana como, experiência ou “centro de significados” , isto é, o centro onde são experimentados os eventos mais significativos de nossa existência : o viver e o habitar, o uso e o consumo, o trabalho e o lazer etc..
Vamos agora ver e analisar o conceito de Região
Bem! REGIÃO é uma área (porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por possuir semelhança em comum.
Exemplificando:
- Região Sudeste do Brasil;
- Região do Vinho na França.
- Região da serra da Ibiapaba no Ceará
- Região do Euro na Europa. Etc..
Isto é, é um porção do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas.
Por último falaremos do conceito de Território. Bem! o que é um território?
Território é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam.
OBS.: Lembres-se que Região é diferente de Território
Por que?
Veja que agora já não estamos mais falando da divisão simples com o natural, mas sim de uma divisão com a noção de divisão social.
Exemplificando:
São exemplos clássicos de demarcação de território:
- a cerca (agropecuária)
- e o muro Indústrias e residência
Concluindo:
Então TERRITÓRIO é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do Espaço Geográfico, pelo Poder, seja uma dominação material (terra) ou simbólica ( cultural).
Assim o conceito de território está ligado noção de poder, dominação e conquista. O território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos países membros da OTAN.
OBS:O Espaço Geográfico é anterior ao Território
Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.
Ex2:Também pode ser um simples elevador de serviço (pobres) x o elevador social (ricos).
Importante:
É possível existir um território sem nação?
Sim!!! Ex: Antártida
É possível existir uma nação sem território?
Sim !!! Ex: nação, povo curdo, povo basco
Exercícios de Fixação:
1) O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
2) O conceito geográfico associado a tudo aquilo que a visão alcança e é interpretado pelo nosso conhecimento pessoal:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
4) O conceito geográfico associado a uma área onde existem relações de poder e dominação no uso do espaço:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
5) O conceito geográfico associado ao espaço transformado pela ação do homem e seu trabalho através de processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
Bons estudo!!!
Populismo: PALAVRA DO DIA
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Princípios ideológicos
populismo (21/03/2014)
Prática política, não raro transformada em doutrina, de extrema complexidade. De modo geral, o populismo nasce na crise da ideologia dominante, não dispondo de nenhuma teoria própria e sistematizada. No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista. O termo populismo aplicou-se a diversos movimentos políticos e sociais ocorridos em diferentes países da África, Ásia, Europa e América, assumindo ênfase particular na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil e no México.
>>Definição do iDicionário Aulete:
sm.
1. Bras. Pol. Tendência política de buscar o apoio do povo pregando, sinceramente ou não, a defesa de seus interesses, e que se utiliza ger. de práticas assistencialistas. [Cf. demagogia e demagogismo.]
2. Pol. Ação de caráter populista.
3. Liter. Gênero literário de temática popular .
[F.: Do fr. populisme. Ideia de: popul -.]
_____
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br
_____
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Clique aqui para cancelar o recebimento, ou envie um e-mail paracancelar@palavradodia.com.br
_____
Siga o Aulete no Twitter:www.twitter.com/aulete
Obrigado pela visita, volte sempre.
Roteiro básico para Plano de Aula
Roteiro básico para Plano de Aula
(Cada
aula obedecerá a um plano específico)
I.
Plano
de Aula:
Data:
|
II.
Dados
de Identificação:
Escola:
Professor
(a):
Professor
(a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III.
Tema:
-
o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
-
conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica
que sustenta o tema
|
IV.
Objetivos:
a
serem alcançados pelos
alunos e não pelo estagiário;
objetos da avaliação (item VIII);
Objetivo
geral:
projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e
procedimentos
Objetivos
específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a
4).
OBS.:
começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por
exemplo:
ao
nível de conhecimento
– associar, comparar, contrastar, definir, descrever,
diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar,
constatar, sumariar, contar;
ao
nível de aplicação
– calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar
um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
usar;
ao
nível de solução de problemas
– advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir,
criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar,
formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V.
Conteúdo:
conteúdos
programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI.
Desenvolvimento
do tema:
descrição
da abordagem teórica e prática do tema
|
VII.
Recursos
didáticos:
(quadro,
giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme,
música, quadrinhos, etc.)
|
VIII.
Avaliação:
pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica,
formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos
estabelecidos para a aula:
-
atividades
(ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão
de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos,
etc.)
-
critérios adotados para correção das atividades.
|
XIX.
Bibliografia:
indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e complementar
|
Obrigado pela visita, volte sempre.
Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
*(1-Abrir a imagem e salvar 2-Imagem salva, abrir antes de imprimir
3-Marcar: Papel A/4 - Ajustar imagem ao quadro)
Instruções de preenchimento
Modelo de Plano de Aula
Plano de Aula para Escola Dominical - Evangélico - Religioso
Planejamento Anual - Geografia
Planejamento Anual - História
Planejamento Anual - Ciências
Modelo Plano de Aula
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
fonte; http://www.portalescolar.net/2013/04/alguns-modelos-de-planos-de-aula-e.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
sexta-feira, 21 de março de 2014
quinta-feira, 20 de março de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)
Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-Devi.
Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o d...
-
11 outubro 2005 O mercado é um lugar onde as pessoas compram e vendem bens e serviços na expectativa de obter uma vantagem. Que tipo de c...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. Princípios de Aprendizagem: 4.1. Do Conhecido para...
-
– Wikipédia, a enciclopédia livre A Raposa e as Uvas , de Esopo . Quando a raposa percebe que não consegue alcançar as uvas, ela decide que...
-
Resenha é um texto em forma de síntese (no máximo de 3 páginas) de um livro ou de um escrito, que expressa a opinião do autor (da obra)...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.