quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Regras de sinais



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

03 subtração. propriedade fundamental



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração




Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

MEC vai propor reforma curricular do ensino médio



Grade curricular deverá ter como referência quatro eixos, nos moldes do Enem

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar as redes de ensino médio das 27 unidades da federação a reformarem seus currículos, com o objetivo de melhorar a aprendizagem. A ideia é que as grades curriculares tenham como referência quatro grandes eixos: linguagens, matemática, ciências naturais e ciências humanas, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma proposta de resolução nesse sentido deverá ser enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o início do ano que vem. O secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, disse nesta quinta-feira que a proposta deverá enumerar os chamados "direitos de aprendizagem", isto é, conteúdos cuja assimilação pelos alunos o ministério considera indispensável no nível médio.

- É um consenso que a fragmentação do currículo prejudica a aprendizagem - declarou Callegari. - O MEC não vai prescrever redução do número de disciplinas. Vamos apoiar a integração de disciplinas e conteúdos curriculares. E enunciar com clareza o que cada estudante tem o direito de aprender.

Segundo ele, a rede estadual de Pernambuco já adota modelo semelhante ao pretendido pelo MEC.

Mesmo que seja aprovada e vire resolução do CNE, a proposta ainda em fase de elaboração no MEC não terá caráter impositivo. Isso porque as resoluções do conselho servem apenas para orientar os estados.

De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que todos os currículos tenham uma base nacional comum, de modo a assegurar o estudo da "língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Mas cabe aos estados e até mesmo a cada escola definir em detalhes a respectiva grade curricular. Não é à toa que, segundo o MEC, há escolas de ensino médio com até 19 disciplinas.

No ano passado, o CNE aprovou novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, com linhas gerais sobre qual deve ser o papel da última etapa da educação básica. A intenção do MEC é que a nova resolução seja complementar à atual.

Em 2009, o MEC também lançou o programa Ensino Médio Inovador, que consiste no repasse de recursos adicionais a escolas que renovarem seus currículos, encampando os quatro grandes eixos norteadores do Enem. Em 2011, 315 escolas haviam aderido ao projeto. Em 2012, segundo Callegari, esse número subiu para 2 mil.

O secretário disse estar convencido de que o ponto principal para melhorar a aprendizagem é o aumento da carga horária. Ele defende a oferta de ensino médio em tempo integral, o que exigiria mais recursos.

- A carga horária atual é totalmente insuficiente.

Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011 e divulgados anteontem, mostram que o nível médio é o que menos avança no país, com registro inclusive de retrocesso em nove estados.

Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Série palavras e expressões pitorescas: TRAZER À BAILA

TRAZER À BAILA

Baila era uma dança portuguesa apropriada para terreiros. Trazer à baila significava convidar à dança; no sentido figurado, evocar um tema para discussão a respeito: "Trarei    
à baila a situação econômica da empresa".


Extraído do Livro Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Claudio Acquaviva, Ed. Ícone
página 107

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ANAMNESE ADOLESCENTE

ANAMNESE ADOLESCENTE

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Modelo de Projeto de Monografia

Modelo de Projeto de Monografia

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Série palavras e expressões pitorescas: HANDICAP


HANDICAP

Expressão inglesa que significa desvantagem, situação de inferioridade. Ter um handicap significa ter algo em desfavor, e não, como geralmente se pensa, contar com alguma vantagem. Exemplo: "Embora com handicaps da má alimentação e do cansaço, Pedro obteve classificação no concurso público que prestou".

Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Cláudio Acquaviva – editora Ícone página, 47 – 1994.


handicap

WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Traduções principais/Principal Translations
handicap n(disability) defeito físicodeficiência física loc sf
 
Traduções Adicionais/Additional Translations
handicap n(disadvantage)desvantagem sf
handicap n(golf) estrangeirismo: golfehandicap sm
handicap vtr(have disadvantage)ter desvantagem loc vt
handicap vtr(sports) esportes: a um adversário mais fracoconceder vantagem loc
 Report an error
WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Formas compostas
mental handicapn(learning disability) deficiência de aprendizagemdeficiência mental loc sf
 retardo mental loc sm
 Following a head injury, James has a severe mental handicap.


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O espetáculo “Catação de Histórias e Contação de Lixo”



O espetáculo “Catação de Histórias e Contação de Lixo” funda-se na pesquisa e coleta de histórias de todo o mundo e parte da criação de bonecos, cenários, figurinos e objetos construídos a partir de lixo.


De uma maneira lúdica e construtiva, o espetáculo passa por temas universais como as diferenças sociais, diversidade religiosa e ciclos da vida.
Histórias da cultura oral do Brasil, Japão, Rússia e outros países são contadas com muitas cores e músicas!
É destinado ao público infantil e dialoga com todas as idades.
Local: Auditório Municipal de Valinhos
Rua Vinte e um de Dezembro, 66 – Centro
Data: 19/08 às 10hs
20/08 às 10hs e às 15hs
Preços Populares: R$10 (inteira) e R$5 (meia)


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SAB - Espaço Cultural Rudolf Steiner - O poder transformador das histórias


SAB - Espaço Cultural Rudolf Steiner



Em São Paulo:
 
SAB B[3]

“Esquece-se que os contos são verdadeiras obras de arte. Eles são uma grande arte que pertence ao patrimônio cultural de toda  a  humanidade  e que representa a visão do mundo, as relações entre o homem e a natureza sob as formas estéticas mais acabadas, aquelas que provocam precisamente o maravilhoso”
Jean-Marie Gillig

Dia 18 de Agosto começa:

SAB - O poder transformador das histórias

Uma visão sistêmica, integradora e multidisciplinar
 
Em contraponto à sofisticada tecnologia presente, que é um desafio ao nosso pensar, procura-se a linguagem do sentir que alimente nossas próprias imagens e que nos leve onde queremos chegar. Ouvir uma história, contá-la e recontá-la, durante muitos anos, foi a maneira de preservar os valores e a coesão de uma comunidade. Um grupo de trabalho que se reúne hoje também é uma comunidade.Ultimamente na Inglaterra, França, Holanda, Suécia, Austrália, EUA e outros, um público adulto e cada vez maior, dentre as mais variadas profissões, está empenhado em resgatar este conhecimento milenar.
Observemos: é o maravilhoso que consola a aridez dos caminhos que temos à frente, que alimenta a inspiração e abre o portal da intuição para outras soluções.

botaoinscr

Investimento: R$ 440,00 ou 2 x R$ 220,00
Inscrições: (11) 3807-5069 ou http://espacosab.blogspot.com.br/

Aos Sábados, das 15:00 às 19:00:

18 de agosto: Uma proposta de releitura;
                       Ouvindo o velho índio;
                       As artes do oficio
                       O arquétipo da planta:  a semente; 
                       A ecologia da palavra
                       Um conto de fadas africano
 
25 de agosto: “Pôr Junto”   e  “Separar”
                  Vivencias dos números
                   Irmãos e Irmãs
                        O arquétipo da folha
                        Conceito e vivência da  lemniscata
                  Características do Conto Maravilhoso
                  As polaridades e o terceiro elemento que faz a mediação.
 
15 de setembro: Ritmo e Canção;
                     O arquétipo da flor;
                     Mandalas (da Índia, da horta, do jardim...)
                     Atitudes: Temperamental   ou  Contemporizar?
                     A estrutura orgânica do conto maravilhoso
                           Um conto de fadas coreano
 
22 de setembro: Quem nos visita? Paisagens, Personagens e Movimentos
                      O arquétipo do fruto 
                      O Todo e a Parte  
                      Ecologia da linguagem ( linguagens);
                      Pensar, sentir e querer nas histórias
                            A arte como caminho para a salutogênese
                      Juntando as peças do quebra cabeças

Investimento: R$ 440,00 ou 2 x R$ 220,00
Inscrições: (11) 3807-5069 ou http://espacosab.blogspot.com.br/


alda luba Com Alda Luba: Pedagogia. PUCSP. Mestrado em Educação – Educational Media – Temple University – EUA, 1972.
Formação: The International School of Storytelling – Emerson College – Inglaterra, 1997.
Certificada pela Association of Healing Education – EUA, 2004.
Pós-Graduação lato sensu em Arte Terapia.Certificada pela Alquimy Art. SP.
Consultora para Secretarias de Educação e Cultura de diversos municípios de SP e MG.
      Facilitadora de processos narrativos com o workshop “O Poder Transformador das Histórias” – “Organic Storytelling” - desde 1998.
      Premio Melhor Contadora de Histórias – Festival “Hans Christian Andersen”  da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo:08 / 04 / 1999.
      Trabalho Voluntário para ACOMI – Associação Comunitária Micael – São Paulo 
 
 
 
Sede da Sociedade Antroposófica no Brasil
Rua da Fraternidade, 156, Alto da Boa Vista, São Paulo
Informações (11) 3807 5069


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

George Soros pede A Nova Ordem Mundial, declara o fim do dólar e que o m...



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Aaron Russo revela Planos da Elite Global: Microchip como Moeda Mundial...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sábado, 11 de agosto de 2012

Planejamento Mensal do Berçário II

Planejamento Mensal do Berçário II

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Planilha Ens Fundamental

Planilha Ens Fundamental


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Matemática Ensino fundamental

Matemática Ensino fundamental

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - GRADE

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - GRADE

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ensino_basico_1_ciclo

ensino_basico_1_ciclo


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

planejamento 2

planejamento 2

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

planejamento dessa

planejamento dessa semana

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Mantras e explicações Gayatri

Por editor - 28.8.2015 1. om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo davasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat   om- Ó Senhor; bhuvah- o ...