EDUCAÇÃO HOLÍSTICA |
Escrito por Malu Macedo | |||||||||||||||||||||
Dom, 13 de Julho de 2008 08:48 | |||||||||||||||||||||
O termo holismo origina-se do grego holos, que significa todo. Desta forma, enquanto educadora, percebo na visão holística o caminho para a melhoria significativa do fazer pedagógico. Não objetivo neste trabalho, sugerir uma nova linha pedagógica, no entanto, uma visão transformadora do fazer. Tal visão sugere, melhorar o dia a dia da escola e para que isso ocorra efetivamente, precisa-se mudar a formação do educador, conseqüentemente, mudar-se-á a sua atuação. Se a formação do professor tiver base holística, oportunizará uma visão do todo, pedagogicamente falando. Como afirma a professora e médica Clotilde Tavares: “Tudo o que há na natureza, seja o homem, um minúsculo inseto, uma molécula, ou até mesmo as grandiosas galáxias que brilham na noite, são considerados todos, em relação às suas partes constituintes, mas também são partes de todos maiores. E tudo isso, todos e partes, estão interligados, são interdependentes, numa totalidade harmônica e funcional, numa perpétua oscilação onde os todos e as partes se esclarecem mutuamente. Essa concepção holística do Universo mostra a existência viva de uma relação dialética entre os fenômenos e sua essência, entre o particular e o universal, entre a base material e a consciência, entre a imaginação e a razão”. Mesmo que a formação do professor seja efetivada por áreas específicas de conhecimento, tais formações, devem ter uma abrangência maior e mais eficaz em relação às questões que envolvam a pedagogia, ou seja, o fazer pedagógico na sala de aula. Em caso do profissional já ter uma formação não holística, necessita buscar a auto-formação com bases holísticas visando a ampliação da visão educacional, conseqüentemente a melhoria da prática. Tal conclusão é motivada pelos anos de atuação na educação e por trabalhar com a Formação de professores, é nítida a divergência pedagógica de um curso para outro, levando-nos a conclusão de fato, que se faz necessário uma atuação pedagógica única nos respectivos cursos de formação para professores em nível superior, sendo está a visão Holística da educação. Observemos o quadro: O holismo ressalta a necessidade de alcançar um equilíbrio em dicotomias.
Os princípios de equilíbrio, inclusão e conexão permitem entrelaçar as diferentes perspectivas educacionais e modos de aprendizagem, mais do que tentar posicioná-las em uma alternativa isolada e excludente em relação ao saber escolar acumulado. Qual a função social da escola Holística? Proporcionar aos educandos a reflexão, os conhecimentos e habilidades necessárias para criar consciente e deliberadamente uma visão de futuro que eles desejem, ou seja, aprender a aprender. A educação holística está centrada no estudante. Não se deseja padroniza-los. A educação holística é um processo de desenvolvimento do interior para o exterior, uma auto-descoberta, como aprender a responder perguntas: Quem sou eu? O que posso ser um dia? Qual é a minha missão na vida? “A base da educação personalizada é que a educação holística reconhece a natureza multidimensional da experiência humana e respeita as necessidades emocionais/psicológicas, físicas e espirituais, assim como as necessidades cognitivas do aluno. Cada estudante é incentivado para a auto-estima, a responsabilidade pessoal e coletiva de todos os aspectos de nossas vidas.” A educação holística reconhece o potencial inato de qualquer estudante para o pensamento inteligente, criativo e sistêmico. Sendo que a inteligência pode ser expressa de diversas formas: cinéticas, musicais, espaciais, intrapessoais e interpessoais de atuar de maneira inteligente no mundo. Diante do exposto, sobre a visão da escola holística, que com certeza, será a visão da escola do futuro, há urgência no refletir e agir na mudança em relação à formação do educador e na sua atuação na escola, numa perspectiva também holística. REFERÊNCIAS TAVARES, Clotilde. Iniciação à Visão Holística. Editora Record, 1994. 2a. edição. Homepage:www.clonews.digi.com.br YUS, Rafael. Educação Integral:uma educação holística para o século XXI. Trad. Daisy Vaz de Moraes . Porto Alegre:Artmed,2002. |
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