quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mitos sobre a dislexia

Mitos sobre a dislexia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 9:0h
Tamanho da fonte:
  Diminuir fonte Aumentar fonte

Buscar entender os filhos, quando há falta de interesse, pode começar dentro de casa.
Buscar entender os filhos, quando há falta de interesse, pode começar dentro de casa.
Voltamos às aulas, e o dilema com o retorno aos estudos vem dos pais, que buscam entender os filhos quando há algum problema no aprendizado. Na verdade, as dificuldades em aprender a ler e escrever podem estar associadas à dislexia.

Há quem afirme que a dislexia atrapalha a alfabetização, o que é errado, pois investigações na área de didática são unânimes ao demonstrar que se alfabetizar está longe de ser uma tarefa simples. É um processo complexo em que as ideias dos pequenos nem sempre coincidem com as dos adultos.

Estudos recentes conduzidos por cientistas, nos Estados Unidos, apontaram para uma descoberta neurofisiológica que pode desmitificar a ligação genética da dislexia. De cada cem alunos encaminhados ao médico com suspeita de dislexia, apenas três efetivamente têm a doença. Não há relação direta entre disfunções no exame eletroencefalográfico e dificuldades de aprendizagem. O que significa que a maior parte dos problemas não é de origem patológica, mas sim de uma junção de vários fatores internos e externos.

A tutora do Portal Educação e fonoaudióloga, Carolina Cysne, afirma que os estudos mostram que não há relação direta entre disfunções no exame e dificuldades de aprendizagem, nos casos de Dislexia.


 Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,