Planos de aula
Ensino Fundamental I
Operações com números naturais
Antecipando resultados
Sequência didática para estimar, antecipando resultados aproximados sem calcular a resposta exata.
Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão
Sequência didática em que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I precisam utilizar diferentes procedimentos para resolver problemas de divisão sem se apoiar em representações gráficas (desenhos).
Tabela dobrada
Sequência didática com problemas de multiplicação para reconhecer dobros, metades, quádruplos, quarta parte e suas equivalências no Ensino Fundamental I.
Foto a foto
Plano de aula com um problema de combinatória simples que pode ser resolvido com tabelas, adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e multiplicações. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.
Problemas de proporcionalidade direta
Plano de aula com o objetivo de resolver problemas, reconhecendo que uma mesma operação pode se usada em problemas diferentes. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.
Da divisão à multiplicação
Sequência didática para introdução das primeiras noções de divisão, relacionadas às regularidades da multiplicação. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I
Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas
Plano de aula com problemas de multiplicação que envolvem os conteúdos específicos de organização retangular para alunos do Ensino Fundamental I
Análise combinatória simples para fazer sanduíches
Plano de aula com problemas de multiplicação nos quais os alunos do Ensino Fundamental I precisam combinar vários pães e vários recheios para descobrir quantos sanduíches diferentes podem ser montados.
Livros e pacotes de livros
Plano de aula com problemas que podem ser solucionados com adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e repertórios multiplicativos por alunos do Ensino Fundamental I.
Multiplicação com o jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês
Sequência didática de introdução ao campo multiplicativo por meio do jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I
Quantas rodas têm "x" carrinhos?
Plano de aula no qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental vão utilizar procedimentos próprios para resolver os primeiros problemas multiplicativos
Estimativa de resultados por aproximação
Plano de aula no qual os alunos Ensino Fundamental I vão usar diferentes estratégias mentais para resolver questões que não precisam de um cálculo exato.
Adivinhar o número com cálculos mentais
Sequência didática de Matemática para estimular a construção de diferentes estratégias de cálculo no Ensino Fundamental I.
Problemas de multiplicação
Sequência didática com multiplicações envolvendo números redondos (múltiplos de 10) como apoio para multiplicar outros números. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.
Explosão demográfica
Sequência didática do campo aditivo em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver esse tipo de problema no Ensino Fundamental I
Brigadeiro de colher
Sequência didática com problemas de adição e subtração que permitem vários caminhos para a solução. A ideia é fazer com que os alunos do Ensino Fundamental I resolvam as operações e comparem as diversas estratégias utilizadas.
Quem venceu?
Sequência didática em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver certos tipos de problemas. Atividade para o Ensino Fundamental I.
Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias
Sequência didática com problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas. Atividade para o Ensino Fundamental I.
A caixa da transformação
Sequência didática com problemas em que a incógnita aparece no estado final, inicial e na transformação. Atividade para as séries iniciais do Ensino Fundamental I
Complete o texto com números
Sequência didática de Matemática em que os alunos precisam fazer estimativas para preencher um texto sem perder a coerência do significado. Atividade para o Ensino Fundamental I.
Qual é o número mais próximo de...
Jogo no qual os alunos do Ensino Fundamental I precisam realizar a sobrecontagem ou a subtração para verificar qual o número mais próximo do escrito na lousa pela professora.
Feche a caixa
Sequência didática de Matemática na qual os alunos do Ensino Fundamental I vão aprender a memorizar o resultado de algumas somas por meio do jogo Feche a Caixa.
Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita
Sequência didática com situações do campo aditivo em que a incógnita não está no final do problema e requer a subtração para ser descoberta. Atividade voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental I.
Contando de 10 em 10
Plano de aula para ensinar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I a somar mentalmente o 10, sem precisar contar de um e um.
Somar ou multiplicar?
Plano de aula de introdução ao campo multiplicativo para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.
Construção do repertório de cálculos memorizados
Sequência didática para ampliar o repertório de cálculos memorizados de adição e subtração nas turmas de 2º e 3º ano
Repertório de resultados de cor
Currículo sobre ampliação do repertório de resultados matemáticos memorizados por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Brechó escolar
Sequência didática de Matemática sobre adição e subtração. Atividade para alunos do Ensino Fundamental I.
Resolver o problema e explicar a solução
Sequência didática de Matemática sobre campo multiplicativo para alunos do Ensino Fundamental I.
Problemas do campo aditivo
Sequência didática de Matemática sobre diferentes maneiras de se resolver problemas de adição e de subtração nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.
Matemática salarial
Sequência didática de Matemática sobre o ensino de cálculo no 1o Ciclo da Educação de Jovens e Adultos.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário