GERAÇÃO Y: O NASCIMENTO DE UMA NOVA VERSÃO DE LÍDERES. SIDNEI
OLIVEIRA. SÃO PAULO: INTEGRARE EDITORA, 2010.
OLIVEIRA. SÃO PAULO: INTEGRARE EDITORA, 2010.
Dulciane Torres Lins
Faculdade Instituto Paulista de Ensino, Rua Euclides da Cunha, 377, Centro, Osasco, SP, CEP
06016-030
A Geração Y, ou geração da Internet, é o nome dado por sociólogos para quem nasceu entre 1980 e 1999. Partindo desse conceito, o livro de Oliveira apresenta e discute as características, os comportamentos e as expectativas desse grupo em contraposição às gerações anteriores. Ao longo de sete capítulos, o autor também discorre sobre comportamento, liderança, relações interpessoais no âmbito familiar e profissional, partindo de exemplos de fácil compreensão e adotando uma linguagem clara.
Os jovens, que hoje estão entrando na vida adulta, buscam viver intensamente cada experiência, prezam a informalidade no vestuário e na comunicação e estão sempre procurando aumentar sua rede de relacionamento. Marcados pela necessidade de reconhecimento por tudo que fazem, também, são flexíveis, criativos e questionadores. Habituados com o mundo dos videogames, agora, eles estão desembarcando, competitivos e
impacientes, no ambiente empresarial. A Geração Y tem pressa.
Por tudo isso, essa geração responde menos aos modelos tradicionais de gerenciamento que, embora condenados, sabemos que ainda predominam nas corporações.
Conhecer esses jovens, seus valores, suas expectativas, é a proposta central deste livro. Mas Sidnei Oliveira vai além de uma mera exposição descritiva. Por meio de uma linguagem clara e assumindo muitas vezes um tom autobiográfico, o autor consegue promover uma reflexão sobre o desafio de conviver em um ambiente empresarial que pode reunir até cinco gerações. Haja conflito!
Os jovens, que hoje estão entrando na vida adulta, buscam viver intensamente cada experiência, prezam a informalidade no vestuário e na comunicação e estão sempre procurando aumentar sua rede de relacionamento. Marcados pela necessidade de reconhecimento por tudo que fazem, também, são flexíveis, criativos e questionadores. Habituados com o mundo dos videogames, agora, eles estão desembarcando, competitivos e
impacientes, no ambiente empresarial. A Geração Y tem pressa.
Por tudo isso, essa geração responde menos aos modelos tradicionais de gerenciamento que, embora condenados, sabemos que ainda predominam nas corporações.
Conhecer esses jovens, seus valores, suas expectativas, é a proposta central deste livro. Mas Sidnei Oliveira vai além de uma mera exposição descritiva. Por meio de uma linguagem clara e assumindo muitas vezes um tom autobiográfico, o autor consegue promover uma reflexão sobre o desafio de conviver em um ambiente empresarial que pode reunir até cinco gerações. Haja conflito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário