domingo, 6 de março de 2011

sankhya yoga o que é

 O Senhor Kapila instrui sua mãe Devahuti

 Sankhya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sámkhya ou Sámkhya (Sanscrito: सांख्य, IAST: Sāṃkhya - Número; Razão) é o nome de uma antiga escola filosófica oriental, indiana cujo nome significa "Número" ou "Razão". É considerado o mais antigo sistema filosófico indiano: sua fundação é atribuída ao sábio mítico Kapila. Filosofia essencialmente cosmogénica e antropogénica. É naturalista e técnica e a palavra significa número ou razão. Nos primórdios o yoga e o Sámkhya eram um só e o Yoga chamava-se Sámkhya (a Sabedoria / Razão).

Superação da dor

O mais antigo tratado sobre Sámkhya disponível - o 'Samkhyakarika', de Içvarakrsna - inicia o discurso deste modo: 1 - A partir da [1]

Lei de Identidade entre Causa e Efeito

Gunas

Gunas significa qualidades do Ser.
Assim temos como 3 GUNAS:
- ANANDA: bem aventurança. - SAT: eternidade. - CIT - conhecimento.
Além disso, os GUNAS são dividivos por PRAKRITI, ainda, como SATTVA, RAJAS e TAMAS.
- SATTVA são qualificados como referentes ao equilíbio, à tranquilidade, tendo como exemplo a VACA, como amimal, o AMARELO e o branco, como cores, as FRUTAS, VERDURAS e LEGUMES. - RAJAS, são as qualidades de eneergia, dinamismo, tendo como exemplo o TIGRE e o LEÃO, como animais, e o VERMELHO como cor. - TAMAS, representa a tranquilidade, inércia e a preguiça, podendo ser dado como exemplo a cor AZUL e LILÁS, como animal o URSO e como alimento, os ENLATADOS.

Purusha e Prakriti

PURUSHA vê a dimensão espiritual, e tendo como qualidades as 3 GUNAS, SAT, CHIT e ANANDA.
PRAKRITI vê a dimensão material, quando encarnado e tendo como qualidades o INVERSO das GUNAS, sendo ASAT, ACHIT e NIRANANDA.

Yoga Sámkhya

História Nos Primórdios, há mais de 6.000 anos, o Yoga chamava-se Sámkhya (a Sabedoria / Razão) – só havia um Yoga (sem perdas de potência e sem simplificações modernas), preservado nos últimos milénios nos Himalaias da Índia, e com vestígios mais antigos no Vale do Hindu, ensinado por Shiva / Rudra / Manu (supõe-se que remonte a entre 9.500 a 11.500 anos, de acordo com as recentes descobertas sub-aquáticas do Golfo de Cambaia, da mítica Cidade de Duarka, vítima dos degelos e inundações da 2ª fase do final da Idade do Gelo), e pela Potente Tradição Oral Hindu.
3 Aspectos Primordiais do Yoga Sámkhya
O Yoga Sámkhya, contém e propõe os três grandes aspectos primordiais do Yoga:
1 – uma forte base de Auto Exigência, de “Serviço”, trabalho sobre o ego, e Fraterna - Yama e Niyama;
2 – o Desenvolvimento Excepcional do ser Humano em todas as suas facetas positivas, de forma integral e sempre em Harmonia, através do constante trabalho em cada Aula – Mahá Sádhaná (em 12 Anga, ou partes), com todas as suas 12 Disciplinas Técnicas:
1 – Dhyána / Samyama – Meditação pelo controlo da frequência das ondas mentais; 2 – Pránáyáma – Exercícios respiratórios de influência energética e neuro-vegetativa; 3 – Ásana – Posições psicobiofísicas; 4 – Yoganidrá – Técnicas do relaxamento físico, emocional e mental; 5 – Kriyá – Tonificação e limpeza orgânica; 6 – Mantra / Kírtana – Domínio dos sons extroversores e da Harmonia; 7 – Jápa – Sons concentradores; 8 – Bandha – Dinamizações musculares e neuro-endócrinas; 9 – Yantra – Símbolos concentradores de efeito psicossomático; 10 – Pujá – Retribuições energéticas; 11 – Mudrá – Gestos reflexológicos e energéticos feitos com as mãos; 12 – Mánasika – Mentalização, fortalecimento da vontade, e projecção da consciência.
- e com as suas 6 Disciplinas Secundárias (num total de 18), e as Matérias Complementares (Sámkhya, Samskrta / Sânscrito, Chakra, Sat Sanga, Sat Chakra, Sháshtra, Grandes Mestres Mundiais, Mauna, Nyása, Shákta, Alimentação, Instrumentos Musicais Hindus, etc.), em que o Filósofo Praticante aplicará constantemente no dia-a-dia o que aprendeu no Áshrama (local da Prática), e onde o longo Percurso – a Via - deve estar sempre em sintonia com o Grandioso Fim, o
3 – atingir do Samádhi (Iluminação) – Suprema Consciência Intelectiva Humano-Cósmica.

Referências

  1. GULMINI, Lilian, "O Yogasutra, de Patañjali - Tradução e análise da obra, à luz de seus fundamentos contextuais, intertextuais e lingüísticos", http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122003-163103/
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.