sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aprendizagem compartilhada


capa da revista edcação.

Aprendizagem compartilhada
 
Anhanguera faz parceria com Google para estimular autoaprendizado e criar vínculo vitalício com alunos

por Salete Silva

 
"O acesso aos conteúdos ficou mais fácil com o uso da ferramenta, que permite a integração em tempo real dos alunos", constata o professor Guilherme Armando Contrucci
Enviar planilhas em Excel por e-mail para dezenas de alunos parece uma tarefa fácil, mas é comum o professor ter de repeti-la várias vezes para incluir uma informação ou ratificar algum número. Ações virtuais de aprendizagem como essa entre professores e alunos, cada vez mais utilizadas pelas instituições de ensino superior, ganharam agilidade na Universidade Anhanguera depois que a instituição adotou como plataforma principal de colaboração o Google Apps for Business - pacote corporativo de ferramentas de trabalho. O objetivo também é incentivar a educação continuada, criar um link para o relacionamento direto com o aluno e obter a fidelização com a reaproximação dos ex-alunos.

"Essa nova arquitetura de colaboração trabalha com o incentivo da produção de conteúdo e muda o perfil do professor, que passa a estimular o autoaprendizado, e do aluno, que passa a produzir conteúdos para compartilhar com colegas e professores", explica o diretor-adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera, Luciano Sathler. A nova plataforma oferece serviços de mensagens (e-mail, chat, voz e videoconferência), além de permitir hospedar e editar textos, fotos, vídeos e ainda a elaboração de relatórios pelos alunos de forma simultânea, cada um do seu computador e com a possibilidade de alterações em tempo real.

A nova plataforma foi introduzida por etapas para que os usuários pudessem se familiarizar com as ferramentas e cerca de oito mil professores fossem preparados para trabalhar como multiplicadores do projeto. Na primeira etapa, professores, funcionários técnico-administrativos e alunos foram cadastrados por meio dos registros acadêmicos e funcional. Na segunda, os professores passaram por um treinamento para adoção didático-pedagógica do Google Apps. A ideia é que os professores estimulem os alunos a criar conteúdos para serem compartilhados por colegas de salas de aula, de outros cursos e até de outras unidades. A expectativa é que sejam inseridos na nova plataforma 310 mil alunos e 200 mil ex-alunos. Todos os usuários têm login, e-mail e acesso irrestrito ao Google Apps.

Raio X
Google Apps for Business na Anhanguera
O que é: pacote corporativo de aplicativos de espaço de trabalho
Público-alvo: alunos, ex-alunos, professores e funcionários administrativos
Aplicativos: e-mails, chats, vídeo conferência e sites, entre outros
Abrangência: mais de 500 mil pessoas

- Professores à prova
- Conhecer para crescer
- Experiência em gestão
- Atenção para o que mais importa

fonte http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12784:

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,