Pesquisa no laboratório e também no jardim
A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses
Noêmia Lopes (novaescola@atleitor.com.br)
Luvas e lupas foram usadas na observação dos anelídeos realizada pela turma da Fundação Bradesco de Paragominas
Esse levantamento de ideias e conhecimentos prévios foi o início do percurso de investigação e pesquisa científica conduzido pela educadora Elda Mara Veras Corrêa Feitosa (confira algumas das atividades realizadas e o registro dos pequenos sobre as minhocas nas imagens desta página e das seguintes). Atenta às questões levantadas, ela promoveu uma nova visita ao minhocário. Dessa vez com luvas e lupas, as crianças fizeram uma observação mais atenta. Coletaram amostras de terra, adubo e, claro, alguns bichinhos. Levaram o material para o laboratório de Ciências usado pelas classes de Ensino Fundamental. Lá, já com menos receio de manipular os animais, começaram a validar suas hipóteses ou refutá-las.
"É fundamental levar as perguntas dos pequenos a sério. Quando isso acontece, eles adquirem conhecimento científico de maneira mais efetiva", alerta Celi Rodrigues Chaves Dominguez, docente da Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP). Ao criar contextos e cenários de investigação como a ida ao laboratório, o educador consegue aproximar a turma de instrumentos e procedimentos científicos. Isso possibilita o desenvolvimento de competências como formulação de hipóteses, experimentação, demonstração, registros e conclusões. "As crianças não aprendem somente sobre o conteúdo principal - nesse caso, as minhocas - mas também a estudar Ciências", diz a formadora de professores Silvana Augusto, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
- 1Pesquisa no laboratório e também no jardim
- 2 Na sala, a evolução do aprendizado é registrada
- 3 Fontes científicas ajudam a completar o conhecimento
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/pesquisa-laboratorio-tambem-jardim-720891.shtml
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário