Bruna Nicolielo. Com reportagem de Rita Trevisan
Os instrumentos de avaliação devem ser diversificados para que não haja a supervalorização do desempenho dos alunos nas atividades que exigem habilidades motoras. Afinal, a concepção mais atual de avaliação em Educação abarca o processo e não apenas os resultados finais. O exame deverá informar ao professor e aos alunos sobre o andamento da aprendizagem, a necessidade de modificar o que vem sendo feito e os pontos mais e menos fortes do trabalho pedagógico. A atribuição da nota poderá ser feita com base nos resultados obtidos em diversos tipos de exercício, em trabalhos e provas escritos e na elaboração de um projeto - uma coreografia de dança, um roteiro de atividades, um diário de campo - que abordem temas como brinquedos e brincadeiras que caracterizam determinados grupos sociais ou espaços geográficos, modalidades esportivas internacionais ou radicais, ginásticas competitivas ou profiláticas, lutas ou artes marciais, danças nativas ou contemporâneas, por exemplo. O ideal é que as atividades viabilizem uma compreensão maior daquela prática corporal na sociedade. Vale lembrar que só pode ser avaliado o que de fato foi dado nas aulas.
Consultoria Marcos Garcia Meira, professor de metodologia de ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Pergunta enviada por Eduardo Armando Bausas Junior, São Paulo, SP
Pergunta enviada por Eduardo Armando Bausas Junior, São Paulo, SP
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-avaliar-alunos-educacao-fisica-558688.shtml
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário