segunda-feira, 17 de junho de 2019

Como fazer resumo do TCC ABNT? Veja dicas e exemplos

Por 

Quando pensamos em produzir o nosso trabalho de conclusão de curso, quase sempre nos esquecemos de procurar mais informações sobre como fazer resumo do TCC ABNT. Pesquisas, orientações, leituras, são tantas as atividades que envolvem o final da graduação que a elaboração do resumo pode até passar despercebida.
Por outro lado, quando a monografia começa a tomar corpo e a data da entrega se aproxima, logo bate o desespero: como fazer o resumo do TCC nas normas ABNT? Se você está com esse problema, deu sorte de vir parar aqui. Vamos explicar cada passo para a elaboração do seu resumo. Confira!



O resumo faz uma breve apresentação sobre o que está por vir no trabalho acadêmico. (Foto: Divulgação)
O resumo faz uma breve apresentação sobre o que está por vir no trabalho acadêmico. (Foto: Divulgação)

Entenda a função do resumo do TCC

Antes de entrarmos no mérito sobre como fazer um resumo de Trabalho de Conclusão de Curso nas normas ABNT, é importante que você saiba exatamente qual a função dele dentro da monografia.
Se você já viu um TCC, deve saber que ele contém muitas páginas. Portanto, em um documento tão extenso, é preciso que uma síntese explique em poucas palavras do que o material tratará nas próximas páginas. E é justamente esse o papel do resumo do TCC: preparar o leitor para o que está por vir.
Para monografias de graduação e pós-graduação, o ideal é que o discente utilize cerca de  250 palavras para descrever o tema abordado, a metodologia utilizada e tudo aquilo que venha a ser relevante como um todo.

Dicas para fazer resumo de TCC




Na hora de montar o texto, cite os pontos mais relevantes do trabalho. (Foto: Divulgação)
Na hora de montar o texto, cite os pontos mais relevantes do trabalho. (Foto: Divulgação)

Na hora de preparar o seu resumo de TCC, algumas considerações devem ser levadas em conta. Em primeiro lugar, lembre-se de citar todos os pontos que você considera relevantes no trabalho.
Por outro lado, não se estenda demais, é importante que o resumo seja breve e completo ao mesmo tempo.
Também não é recomendado fazer citações no resumo, deixe o paralelo com outros autores para o momento da pesquisa em si. Dê uma boa introduzida sobre o assunto, fale um pouco da sua hipótese, explique a metodologia utilizada e, na maioria dos casos, já está de bom tamanho.
Abaixo do resumo você precisará trabalhar com as “palavras-chave”, que são os termos exatos abordados pelo seu trabalho. Mais abaixo, quando mostramos um exemplo de resumo de TCC, você poderá conferir como isso é feito.



Não se esqueça de trabalhar as palavras chaves. (Foto: Divulgação)
Não se esqueça de trabalhar as palavras chaves. (Foto: Divulgação)

Também é bom lembrar que na mesma página do resumo é necessário traduzi-lo para o inglês no que é chamado pela academia de “abstract”.

O que diz a ABNT sobre o resumo?

A ABNT recomenda que os resumos sejam escritos na terceira pessoa do singular e com o verbo na voz ativa. No caso do TCC em grupo, é permitido usar a primeira pessoa do plural. Além disso, como já foi dito neste texto, o conteúdo deve ser disposto em parágrafo único com, no máximo, 250 palavras.

Exemplo de resumo do TCC

Agora que você já sabe detalhadamente o que é e como fazer um resumo de TCC nas normas ABNT, confira um modelo de estrutura de resumo para se inspirar!
Veja, ainda, um exemplo prático de um resumo de TCC:
HORA MELITTA

RESUMO: Por muitos anos, a Melitta foi percebida como uma marca antiga e tradicional, mas ela deseja rejuvenescer a sua imagem. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma campanha publicitária para a Melitta do Brasil, aumentando a popularidade do café moído e torrado da marca, nas cidades de Marília, Bauru e Ourinhos. Os conceitos utilizados abordam temas como hábitos de consumo, geração Y e reposicionamento. Coletamos todos os dados importantes sobre o cliente e visualizamos os cenários macro e micro ambientais através do planejamento. Realizamos uma pesquisa mercadológica para conhecer a fundo o consumidor e, assim, descobrimos a melhor estratégia de comunicação para construir a campanha. “Hora Melitta” mescla ações online e off-line, além do que procura envolver o target estimulando os sentidos e o contato direito com o café. O trabalho propõe uma saída criativa e inovadora para tornar a imagem da Melitta jovem e contemporânea.

Palavras-chaves: café, Melitta, reposicionamento.

Descobriu tudo o que queria saber sobre como fazer resumo do TCC ABNT? Caso tenha restado qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível!

fonte: https://viacarreira.com/como-fazer-resumo-do-tcc-abnt-veja-dicas-e-exemplos/

Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Proteja você e sua familia. O mudo caminha a passos lentos para descentralização. Veja os sinais.

h ttps://www.youtube.com/watch?v=Dude5WfLiGk&t=36s LIVROS RECOMENDADOS POR RENATO TREZOITÃO - Livro físico Bitcoin Red Pill...