Os recursos audiovisuais têm sido mais utilizados do
que nunca, graças aos avanços tecnológicos recentes da
comunicação.
Quanto à sua utilização em sala de aula, no
entanto, cabem algumas considerações didáticas.
O ser humano
toma conhecimento do mundo exterior através dos cinco
sentidos.
Pesquisas revelam que aprendemos:
• 1% através do paladar;
• 1,5% através do tato;
• 3,5% através do olfato;
• 11% através da audição;
• 83% através da visão.
Daquilo que aprendemos, em média, conseguimos reter:
• 10% do que lemos;
• 20% do que ouvimos;
• 30% do que vemos;
• 50% do que vemos e ouvimos;
• 70% do que ouvimos e logo discutimos;
• 90% do que ouvimos e logo realizamos.
Esses dados nos permitem concluir que os cinco sentidos
não têm a mesma importância para a aprendizagem. Notamos,
também, que a percepção através de um sentido isolado é
menos eficaz do que a percepção através de dois ou mais
sentidos conjugados. Por isso, sugerimos a você, na sua atuação
profissional futura, que procure utilizar simultaneamente
recursos orais e visuais. O quadro 1, a seguir, ajuda a reforçar
essa ideia.
Quadro 1 – Fixação da aprendizagem
Método aplicado - Retido após 3 horas - Retido após 3 dias
Somente oral 70% 10%
Somente visual 72% 20%
Visual e
oral simultaneamente 85% 65%
Fonte: PILETTI, C. Didática geral. 24 ed. São Paulo: Ática, 2010.
Constatou-se segundo NORBIS*, 83 % daquilo que os indivíduos aprendem o fazem pela visão, os 17% restantes são distribuído pelos outros órgãos dos sentidos, vindo a audição em segundo lugar com 11%. Junte-se a isto a informação recebida pelo mesmo autor, de que, decorridos 3 dias, os indivíduos tetem apenas retem apenas 10% do que ouvem, 20% do que veem e 65% do que veem e ouvem. páginas 14/15.
... o indivíduo segundo NORBIS ainda, retem 70% daquilo de que se diz e se discute, e 90% daquilo que se diz e logo se realiza.
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