sexta-feira, 16 de julho de 2021

Constatou-se segundo NORBIS*, 83 % daquilo que os indivíduos aprendem o fazem pela visão, os 17% restantes são distribuído pelos outros órgãos dos

Os recursos audiovisuais têm sido mais utilizados do que nunca, graças aos avanços tecnológicos recentes da comunicação.
 Quanto à sua utilização em sala de aula, no entanto, cabem algumas considerações didáticas. 
O ser humano toma conhecimento do mundo exterior através dos cinco sentidos. 

Pesquisas revelam que aprendemos: 

• 1% através do paladar; 
• 1,5% através do tato; 
• 3,5% através do olfato; 
• 11% através da audição; 
• 83% através da visão.

Daquilo que aprendemos, em média, conseguimos reter: 

• 10% do que lemos; 
• 20% do que ouvimos; 
• 30% do que vemos; 
• 50% do que vemos e ouvimos; 
• 70% do que ouvimos e logo discutimos; 
• 90% do que ouvimos e logo realizamos.

Esses dados nos permitem concluir que os cinco sentidos não têm a mesma importância para a aprendizagem. Notamos, também, que a percepção através de um sentido isolado é menos eficaz do que a percepção através de dois ou mais sentidos conjugados. Por isso, sugerimos a você, na sua atuação profissional futura, que procure utilizar simultaneamente recursos orais e visuais. O quadro 1, a seguir, ajuda a reforçar essa ideia. 

Quadro 1 – Fixação da aprendizagem 

Método aplicado - Retido após 3 horas - Retido após 3 dias
Somente oral               70%                            10%  
Somente visual            72%                            20% 
Visual e
 oral simultaneamente  85%                            65%

Fonte: PILETTI, C. Didática geral. 24 ed. São Paulo: Ática, 2010.



Constatou-se segundo NORBIS*, 83 %   daquilo que os indivíduos aprendem o fazem pela visão, os 17% restantes são distribuído pelos outros órgãos dos sentidos, vindo a audição em segundo lugar com 11%. Junte-se a isto a informação recebida pelo mesmo autor, de que, decorridos 3 dias, os indivíduos tetem apenas retem apenas 10% do que ouvem, 20% do que veem e 65% do que veem e ouvem. páginas 14/15.
... o indivíduo segundo NORBIS ainda, retem 70% daquilo de que se diz e se discute, e 90% daquilo que se diz e logo se realiza.

*Didáctica y estructura de los medios audiovisuales. G. Norbis.




Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Podcast: Sobre a Formação de Professores Para Atuar do 1° ao 5° do Ensino fundamental 1.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.