Buddha Purnima 2022: Data, história, significado, celebração de Buddha Jayanti
Encontro:
Ele cai em um dia de lua cheia no mês de Vaisakh (abril/maio) de acordo com o calendário hindu e este ano, Buddha Purnima será comemorado na segunda-feira, 16 de maio. calendário.
De acordo com o blog da Biblioteca Britânica, “todo dia de lua cheia é um dia auspicioso para os budistas, mas o mais importante de todos é o dia da lua cheia em maio, porque três grandes eventos na vida do Buda Gautama ocorreram neste dia. Primeiro, o futuro Buda, o príncipe Siddhattha, nasceu em Lumbini Grove no dia de lua cheia de maio. Em segundo lugar, após seis anos de dificuldades, ele alcançou a iluminação sob a sombra da árvore Bodhi e tornou-se Gautama Buda em Bodh Gaya também no dia de lua cheia de maio. Em terceiro lugar, após 45 anos ensinando a Verdade, quando ele tinha oitenta anos, em Kusinara, ele faleceu para nibbana, a cessação de todo desejo, no dia da lua cheia de maio.”
História e significado:
O aniversário de Gautama Buda, o fundador do budismo, é celebrado como Buda Purnima em todo o mundo desde que ele nasceu como Príncipe Siddhartha Gautama no Purnima Tithi (dia de lua cheia) em 563 aC em Lumbini (atual Nepal). No hinduísmo, Buda é considerado o nono avatar do Senhor Vishnu, portanto, este dia é comemorado por budistas e hindus em todo o mundo.
No budismo Theravada, também é observado como o dia em que Buda, nascido como príncipe Siddhartha Gautama (c. 563-483 aC) atingiu o Nirvana (salvação) sob a árvore Mahabodhi em Bodh Gaya, Bihar, bem como seu aniversário de morte. Gautama Buda pregou Dharma (dever), não violência, harmonia e bondade. Ele deixou suas posses mundanas e principado aos 30 anos para levar uma vida buscando a verdade, buscando penitência na esperança de se libertar do sofrimento (duhkha).
Celebrações:
Os devotos de Buda visitam templos, acendem velas e incensos, rezam e oferecem doces e frutas diante da estátua do Senhor Buda. Sermões sobre a vida e os ensinamentos de Buda são realizados e frequentados por seguidores por toda parte. As pessoas geralmente se vestem de branco, não consomem comida não vegetariana e distribuem kheer, pois segundo a tradição budista, neste dia uma mulher chamada Sujata ofereceu a Buda uma tigela de mingau de leite.
Muitos seguidores também libertam pássaros engaiolados neste dia como um símbolo de empatia e compaixão por todos os seres vivos, um dos ensinamentos mais importantes do Senhor Buda. Na Índia, uma grande feira acontece em Sarnath, Uttar Pradesh, um importante local de peregrinação budista onde se diz que Buda fez seu primeiro sermão após atingir a iluminação.
As relíquias de Buda são levadas para exibição pública em uma procissão. Muitos hindus também acreditam que Buda seja a nona encarnação do Senhor Vishnu. Este ano, com a pandemia de coronavírus e o bloqueio nacional, agora na fase 3, as comemorações provavelmente serão diferentes.
Siga mais histórias no <strong>Facebook </strong> e <strong>Twitter</strong>
Nenhum comentário:
Postar um comentário