Ekadashi, um dia auspicioso na cultura hindu, é o décimo primeiro dia lunar (tithi) de cada uma das duas fases da lua – o período da lua crescente (Shukla Paksa) e o período da lua minguante (Krushna Paksa).

Significado e Origem de Ekadashi : De acordo com a mitologia hindu, Ekadashi significa transformar as ações dos dez sentidos e da mente, afastando-as dos desejos mundanos e direcionando-as para Deus, e consumindo apenas alimentos permitidos.

Uma história do “ Padma Purana ” narra a origem do jejum de Ekadashi. Há milhares de anos, existiu um demônio brutal chamado Mura. Ele era uma fonte de terror para os semideuses, bem como para as pessoas boas e devotos (ou seja, monges e sábios) na Terra. Os semideuses deixaram o céu e expressaram sua preocupação ao onisciente Senhor Vishnu. Devido à Sua infinita misericórdia para com Seus devotos, o Senhor Vishnu imediatamente desafiou Mura para uma luta que durou 1000 anos. Mas, ao ver a força inacreditável do cruel demônio, o Senhor Vishnu decidiu mudar sua estratégia com um estratagema e se escondeu em uma caverna perto do Himalaia.

Jejum de Ekadashi

Quando Mura viu que Deus dormia dentro da caverna, quis matá-Lo. Ao erguer sua espada para matar o Senhor, uma jovem deslumbrante e luminosa surgiu de dentro do Senhor e matou Mura com um rugido. Ao ouvir aquela voz terrível, o Senhor despertou e viu a jovem imensamente bela, perguntando quem ela era e quem havia matado Mura. A jovem respondeu com um sorriso que era Maha Shakti Ekadashi, emergida do poder do Senhor. Ela proclamou que nascera dos onze Indriyas (sentidos) do Senhor Vishnu e que havia matado o antagonista Mura.

O Senhor ficou satisfeito ao saber disso e a abençoou com as seguintes dádivas de sua escolha:
• Ela será conhecida como Ekadashi, pois nasceu dos onze Indriyas (sentidos) do Senhor Vishnu.
• Os devotos devem observar o Ekadashi Vrat e controlar seus onze Indriyas (sentidos) neste décimo primeiro dia do ciclo lunar.
• Sem dúvida, o jejum em Ekadashi é capaz de eliminar todos os pecados e abençoar as pessoas com uma vida saudável e mais feliz.
• As portas de Sua morada transcendental serão abertas para tal alma, se a pessoa jejuar em Ekadashi ou celebrar este Vrat sem comer grãos como arroz, trigo, feijão, etc.

Como Ekadashi surgiu do Senhor Vishnu, ela é uma encarnação do Senhor e os hindus celebram todos os 24 Ekadashi do ano (dois por mês) devido à sua fé imensurável no Senhor Vishnu.

Significado de Ekadashi  O jejum de Ekadashi é um dos Upvasa mais importantes e amplamente considerados pelos hindus, pois os ajuda a controlar suas mentes inquietas, mostrando um caminho para uma vida pacífica, plena e espiritual, em vez de correr atrás do mundo materialista em busca de uma ilusão de felicidade. O Senhor Shiva, no Shiva Purana, declara que o décimo primeiro dia do ciclo lunar (Shukla Ekadashi) é o dia auspicioso para jejuar e adorar o Senhor Supremo Vishnu. Isso porque Ekadashi é um dos dias mais queridos pelos devotos do Senhor.
• O jejum de Ekadashi é um passo em direção à prática de Tapasya (austeridades) e Vairagya (desapego) e para alcançar a paz de espírito necessária para pensar em Deus Onipresente.
• A ciência moderna descreve que, no décimo primeiro dia do ciclo lunar, o próprio planeta se encontra em um estado específico em que o jejum neste dia cria um ambiente propício para a saúde e o crescimento espiritual.
• O Langurnadiya Purana explica que, para alcançar a bem-aventurança do Senhor Supremo, deve-se abster de arroz e cereais, da companhia do cônjuge e de dormir durante o dia.
• Devido às posições das estrelas e do zodíaco em uma determinada direção, o jejum sem água no Ekadashi purificará o corpo, eliminando toxinas e purificando a mente, o corpo e a alma, sem dúvida alguma.

Nomes e importância dos 24 Ekadashis  : 
Como expresso nos Upanishads, a maioria dos hindus celebra 24 tipos de Ekadashi por ano, todos associados a várias encarnações do Brahman Supremo (Senhor Vishnu). Cada um deles possui regras alimentares específicas durante o jejum, que devem ser seguidas para desenvolver uma mente sátvica e se aproximar do Senhor. Aqui está uma lista dos diferentes Ekadashis, o mês em que ocorrem, a divindade à qual são dedicados e os alimentos permitidos para observar um jejum completo. 

1. Chaitra (março-abril) - Rama - Papavimchini Ekadashi (Kishna Paksha) - Kamada Ekadashi  (Shukla Paksha) 
Pode-se consumir leite, frutas e suco neste dia, mas qualquer tipo de vegetal, cru ou cozido, é proibido.

2. Vaisakha (abril-maio) - Madhusudana - Varuthini Ekadashi (Kishna Paksha)  - Mohini  Ekadashi (Shukla Paksha)
Pode-se fazer uma refeição à tarde sem ingredientes tamásicos como cebola ou alho. O jejum só deve ser quebrado na manhã seguinte com frutas ou leite.

Jyeshta (maio-junho) - Trivikrama -  Apara Ekadashi  (Kishna Paksha) -  Nirjala Ekadashi  (Shukla Paksha)
O jejum sem água é o melhor para este dia auspicioso. Os devotos podem beber algumas gotas de água antes do pôr do sol.

4. Ashaad (junho-julho) - Vaamana -  Yogini Ekadashi (Kishna Paksha) -  Shayani Ekadashi  (Shukla Paksha)
Pode-se comer alimentos sáttvicos sem sal neste dia.

5. Shraavana (julho-agosto) - Sridhar -  Kamika Ekadashi  (Kishna Paksha)  -  Shravana Putrada Ekadashi  (Shukla Paksha)
Os devotos podem fazer uma refeição à tarde sem arroz, grãos e feijão.

6. Bhadrapada (agosto-setembro) - Hrisikesha - Annada Ekadashi (Kishna Paksha)  - Parsva Ekadashi (Shukla Paksha)
Pode-se comer frutas, laticínios e frutas secas após a oração da noite.

7. Ashvin (setembro-outubro) - Padmanabha -  Indira Ekadashi (Kishna Paksha)  -  Paashunkushaa Ekadashi  (Shukla Paksha)
Pode-se beber água neste dia auspicioso.

8. Kartik (outubro-novembro) - Damodara - Rama Ekadashi (Kishna Paksha)  -  Prabodhini Ekadashi  (Shukla Paksha)
Pode-se comer frutas e laticínios neste dia.

9. Margashirsha (novembro - dezembro) - Keshava -  Utpanna Ekadashi  (Kishna Paksha)  -  Mokshada Ekadashi / Vaikunta Ekadashi  (Shukla Paksha)
Pode-se comer sabudana, leite, água, frutas e doces.

10. Pausha (dezembro-janeiro) - Vishnu -  Saphala Ekadashi  (Kishna Paksha) -  Pausha Putrada Ekadashi / Vaikunta Ekadashi  (Shukla Paksha)
Leite e frutas são permitidos neste dia.

11. Maagha (janeiro-fevereiro) - Madhava - Shat Tila Ekadashi  (Kishna Paksha) - Jaya Ekadashi  (Shukla Paksha)
Diferentes tipos de frutas são permitidos neste dia.

12. Phalguna (fevereiro-março) - Govinda - Vijaya Ekadashi (Kishna Paksha) -  Amalaki Ekadashi (Shukla Paksha)
Batatas, nozes, leite, frutas, pimenta preta e sal-gema são permitidos neste dia.

13. Mês Adhika (uma vez a cada 3 anos) - Purushottama -  Padmini Visuddha Ekadashi (Kishna Paksha) -  Paramaa Shuddha Ekadashi  (Shukla Paksha).
Frutas e laticínios são permitidos neste dia.

Jejuar em Ekadashi é a mais alta demonstração de amor e fé a Deus, trazendo paz e serenidade à própria vida. O "Ekadashi Vrat Katha" descreve este dia como equivalente a tomar 1000 banhos no sagrado rio Ganges , livrando-se de todos os pecados acumulados nesta vida e em vidas passadas. Somente alimentos sátvicos, como frutas, doces e alguns laticínios, são permitidos neste dia.