Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami nasceu em uma família de médicos Nadiya, na vila de Jhamatpur, no distrito de Barddhaman, perto de Naihati. Seu pai era Shri Bhagiratha e sua mãe, Shri Sunanda. Ele tinha um irmão mais novo chamado Syama das. A divindade de Gaura-Nityananda, instalada por Shri Kaviraja Gosvami, ainda é venerada lá. Parece que sua linhagem familiar não existe mais. Mais informações sobre a infância de Shri Kaviraja estão disponíveis em um livro chamado Ananda-ratnavali. No Chaitanya caritamrta, Adi-lila capítulo cinco, Shri Kaviraja relata a causa de seu abandono da vida familiar: “O Senhor Nityananda Prabhu tinha um servo chamado Shri Minaketana Ramadasa, que era um reservatório de amor. Em minha casa havia sankirtana dia e noite, e por isso ele a visitava, tendo sido convidado. Absorvido em amor emocional, ele sentou-se em meu pátio, e todos os Vaisnavas se curvaram a seus pés. Em um alegre humor de amor a Deus, ele às vezes subia no ombro de alguém que oferecia reverências, e às vezes ele batia em outros com sua flauta ou os esbofeteava levemente. Quando alguém via os olhos de Minaketana Ramadasa, lágrimas automaticamente fluíam de seus próprios olhos, pois uma chuva constante de lágrimas fluía dos olhos de Minaketana Ramadasa. Às vezes, havia erupções de êxtase como flores de kadamba em algumas partes de seu corpo, e às vezes um membro ficava atordoado enquanto outro tremia. Sempre que ele gritava em voz alta o nome Nityananda, as pessoas ao seu redor estavam cheias de grande admiração e espanto. "Um respeitável brâmane chamado Shri Gunarnava Misra estava servindo à Deidade. Quando Minaketana estava sentado no pátio, este brâmane não lhe ofereceu respeito. Vendo isso, Shri Ramadasa ficou irado e disse: 'Aqui encontro o segundo Romaharsana suta, que não se levantou para prestar homenagem ao ver o Senhor Balarama.' Depois de dizer isso, ele dançou e cantou à vontade, mas o brâmane não ficou irado, pois estava servindo ao Senhor Krishna. No final do festival, Minaketana Ramadasa foi embora, oferecendo suas bênçãos a todos. Naquela ocasião, ele teve uma controvérsia com meu irmão. Meu irmão tinha fé firme no Senhor Caitanya, mas apenas um tênue vislumbre de fé no Senhor Nityananda.
Sabendo disso, Shri Ramadasa sentiu-se infeliz. Então, repreendi meu irmão. “‘Estes dois irmãos’, eu lhe disse, ‘são como um só corpo; são manifestações idênticas. Se você não acredita no Senhor Nityananda, você cairá. Se você tem fé em um, mas desrespeita o outro, sua lógica é como a lógica de aceitar metade de uma galinha.
Seria melhor ser ateu desprezando ambos os irmãos do que hipócrita acreditando em um e desprezando o outro.’” Assim, Shri Ramadasa quebrou sua flauta com raiva e foi embora, e naquele momento meu irmão caiu. “Naquela noite, porque Ele estava satisfeito com o castigo que Krishnadasa deu a seu irmão por ofender Seu querido devoto Mineketana Ramadasa, o Senhor Nityananda apareceu em seus sonhos e declarou: Are are krsnadasa, na karaha bhaya, vrndavana yaha, tanha sarva larya haya. “Ó meu querido Krishnadasa, não tenha medo. Vá para Vrndavana, pois lá você alcançará todas as coisas.” [C.C. Adi 5.195] Assim, recebendo a misericórdia do Senhor Nityananda em seu sonho, ele partiu para Vrndavana com uma mente alegre. Os pés de lótus do mestre espiritual de Shri Kaviraja não são outros senão os do próprio Senhor Nityananda. Ele aceitou os Gosvamis Shri Rupa, Shri Sanatana, Shri Jiva, Shri Raghunatha, Shri Raghunatha Bhatta e Shri Gopala Bhatta como seus mestres espirituais instrutores. De Shri Lokanatha Gosvami e Shri Raghunatha Bhatta Gosvami, ele implorou permissão para escrever Shri Chaitanya caritamrta. Lokanatha instruiu Shri Kaviraja que ele desejava não ser mencionado em seu livro; é por isso que, em Shri Chaitanya caritamrta, dificilmente se encontra uma referência a Lokanatha Gosvami. Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami compilou os seguintes livros ainda existentes: Shri Govinda lilamrta, comentário de Krishna karnamrta (Sarangaurangada [kangada?] tika) e, claro, Shri Chaitanya caritamrta.
“O autor do Shri Chaitanya-Caritamrita, Shrila Krishnadasa Kaviraja Gosvami, é o discípulo direto de Shrila Rupa Gosvami e Shrila Raghunatha dasa Gosvami.
O discípulo direto de Shrila Krishnadasa Kaviraja Gosvami foi Shrila Narottama dasa Thakura, que aceitou Shrila Visvanatha Cakravarti como seu servo. Shrila Vishvanatha Chakravarti Thakura aceitou Shrila Jagannatha dasa Babaji, o mestre espiritual de Shrila Bhaktivinoda Thakura, que por sua vez aceitou Shrila Gaurakisora dasa Babaji, o mestre espiritual de Om Vishnupada Shrila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Maharaja, o mestre divino de nosso humilde eu.” (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Shri Chaitanya Charitamrita capítulo 1. “Os Mestres Espirituais”.)
Nascimento: 1496 (Cristão) Dia de Aparecimento: 12º dia da quinzena brilhante do mês de Asvin (o ano não é conhecido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário