domingo, 2 de novembro de 2008

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.


Planos de Aula


CONTEXTUALIZAÇÃO

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam.

No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.

Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daqueles, se considere também as dimensões culturais, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.

A Educação Física Escolar deverá sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal, oportunizando todos os docentes a desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

A prática da Educação Física na escola favorece a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que possam ser prejudiciais. A possibilidade de vivência de situações de socialização e a participação em atividades lúdicas, sem caráter utilitário são essenciais para a saúde e contribuem para o bem estar coletivo.

Nos jogos, ao interagirem com os adversários, os alunos desenvolvem o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta, trabalhando em equipe, exercendo e valorizando a solidariedade. No que tange à questão do gênero, as aulas mistas dão oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se e aprendam a ser tolerante, não discriminando e compreendendo as diferenças, de forma a não produzir, estereotipamente, relações sociais autoritárias.

Cabe à escola trabalhar com o repertório cultural local, valorizando de experiências vividas, além de garantir espaço para experiências não peculiares ao âmbito escolar. Essa diversidade de experiências precisa ser considerada pelo professor quando organiza atividades, toma decisões sobre encaminhamentos individuais e coletivos e avalia procurando ajustar sua prática às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

1) Local, Datas e Horário do Projeto:

O projeto intitulado “Educação Física Escolar” será ministrado no Colégio Estadual José Veríssimo, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2004, no período de 7:30h às 16:30.

2) Responsabilidades Administrativas:

Supervisor: Professor Erasmo

Orientador: Professor José Mauro

3) Objetivos do Projeto:

Integrar o aluno ao meio social

Adquirir hábitos de relações interpessoais

Desinibir e desbloquear

Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal

Descobrir e vivenciar atividades lúdicas

Desenvolver adaptação emocional

Desenvolver consciência corporal

Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do aluno

4) Programação:

4.1 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade, identificação de cores e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas. Os pegadores que estarão na mesma formação. A dupla que for pega passará a função de pegador.

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Identificação de Cores – Os alunos estarão reunidos num lado da quadra, enquanto que bambolês com cores diferenciadas estarão do outro lado da quadra. O professor falará uma cor e os alunos correrão e, direção ao bambolê correspondente.

Pique Tá Com Bola de Meia – O aluno pegador estará de posse de uma bola de meia e tentará pegar um outro aluno encostando a bola de meia e conseqüentemente lhe passando a função de pegador. Caso necessário há possibilidade de aumentar o número de pegadores.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola de Meia

Bambolê

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.2 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Pique Ta com Bola – O aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará pegar um dos colegas encostando-lhe a bola e passando-lhe a função de pegador.

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.

Raposa/Pintinhos – Um aluno será a mão dos pintinhos e um outro a raposa. Os demais serão os pintinhos e quando a mãe chamá-los, eles terão que chegar até a mãe não permitindo que a raposa os pegue. Quem for pego passará fazer o papel da raposa também, até que todos forem pegos.

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.3 - Plano de Aula (1ª Série)

Público Alvo: 1ª Série

Quantidade de Alunos: 25

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cola – O Aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará colar os colegas encostando-lhes a bola. Para descolar o colega, deverá passar por baixo da perna.

Bola

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Bola

Step

Bolinha

Colher

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeira.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.4 - Plano de Aula (2ª Série)

Público Alvo: 2ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos sejam pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bolinha

Colher

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.5 - Plano de Aula (3ª Série)

Público Alvo: 3ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar contornando os steps, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

20 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.6 - Plano de Aula (4ª Série)

Público Alvo: 4ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cow-boy – O aluno pegador estará segurando uma corda que estará amarrada a um bambolê. Tentará “laçar” um colega para lhe passar a função de pegador

Bambolê

Corda

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá duas bolas.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.7 - Plano de Aula (5ª Série)

Público Alvo: 5ª Série

Quantidade de Alunos: 43

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com duas bolas nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma corda. Um de cada vez, os alunos terão que ir, executar cinco saltitos com a corda e voltar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, quicando (drible) uma bola, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um colchão. Um de cada vez, os alunos terão que correr, executar um rolamento no colchão e retornar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bastão

Bola

Corda

Obstáculo


Parte Principal

(Estafeta)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma seqüência de atividades. Um de cada vez, os alunos terão que correr em zig-zag, saltar obstáculos, executar um rolamento e fazer cinco saltitos com a corda. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Obstáculo

Colchão

Corda

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá três bolas.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

5) Agradecimentos:

Professor José Mauro

Mestre da Escola de Ciências da Motricidade da UNIGRANRIO

Orientador de Estágio

Professor da Disciplina de Prática de Ensino II – UNIGRANRIO

7) Bibliografia:

Internet: http://www.cdof.com.br/recrea.htm

Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física – Ministério da Educação e do Desporto – Versão agosto/1996

Fonte: Cola da Web.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sábado, 1 de novembro de 2008

Por que é que o microondas aquece os alimentos?

Posted by: carlosportela


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Programa 4 26/05/07 Aula de Geografia - Professor Yomar Seixas - Aquecimento Global Material da Aula




Professor Yomar Seixas - AQUECIMENTO GLOBAL DO TRATADO DE KYOTO AO IPCC

Estamos diante de um momento crítico e fundamental na história do planeta. Um momento em que a humanidade deve escolher o seu futuro. O mundo tornase cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas.

Os homens deram um passo importante, em fevereiro de 2005, ao colocar em vigor uma grande promessa, o Protocolo de Kyoto, o único instrumento internacional capaz de lidar com o maior desafi o ambiental da história: o aquecimento global, que vem se acelerando nas últimas décadas, fruto do lançamento em excesso de gases poluentes, principalmente o CO2 e o CH4, que retêm o calor na superfície, gerando desequilíbrio nos ecossistemas, como mais tempestades (furacões, como o Catarina no Brasil), a extinção de animais (focas, ursos polares, sapos entre outros), danos à agricultura, secas, derretimento das geleiras (inundações), aquecimento dos oceanos matando bancos de corais e plânctons, entre outros.

O Tratado de Kyoto representa um sucesso da diplomacia e do multilateralismo da ONU, mas deixa de fora o grande responsável pela poluição no mundo, os Estados Unidos, que responde por 25% das emissões. Contudo, o acordo possui 141 países signatários que emitem 62% do CO2 e se comprometem a diminuir a emissão de gases poluentes nas próximas décadas. O objetivo inicial é, até 2012, diminuir os índices a um nível 5% abaixo daquele verifi cado em 1990. Em um mundo movido a petróleo e carvão, esse é um desafi o e tanto. Para cumpri-lo, estabeleceu- se uma série de medidas possíveis. Parte da eletricidade gerada para uso industrial e doméstico, obtida pela queima de combustíveis fósseis, poderá ser substituída por energias “limpas”, como a eólica e a nuclear (apesar do perigo, o volume de resíduos produzidos é irrisório), além do uso do biodiesel, do álcool, do gás natural, do hidrogênio, entre outras soluções, na substituição da combustão do petróleo nos veículos automotores.

Os países emergentes, como o Brasil, Argentina, Índia, México e África do Sul devem diminuir as emissões quanto for possível, mas não se pede que cumpram cotas preestabelecidas. Para essas nações, o Protocolo reserva um recurso original que pode trazer benefícios a toda a comunidade do Tratado (mercado do carbono). Por meio dele, as empresas dos países industrializados são autorizadas a fi nanciar projetos de desenvolvimento “limpo” no Terceiro Mundo, em áreas como refl orestamento, tratamento do lixo e produção de energia alternativa, por exemplo, e com isso ganhar o direito de aumentar seus limites de emissão de dióxido de carbono. Tal fato vem transformando as ações e iniciativas empresariais na área ambiental numa grande tendência, cheias de oportunidades e lucros, principalmente em nosso país.

Em 2007 a humanidade obteve uma contribuição signifi cativa do painel climático da Organização das Nações Unidas (ONU) que emitiu a advertência mais forte sobre o impacto da atividade humana no aquecimento do planeta, aumentando a pressão para que os governos façam mais para combater o fenômeno. De acordo com relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na siga em inglês --considerado a maior liderança mundial em mudança climática), até 30% das espécies do planeta enfrentam um risco crescente de desaparecerem se a temperatura global aumentar 2ºC acima da média dos anos 1980 e 1990. Para este século, a previsão do relatório é que as temperaturas aumentarão entre 1,8ºC e 4ºC. Áreas que atualmente sofrem com a falta de chuvas se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e doenças no mundo, diz o relatório. O mundo enfrentará também ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão. O relatório afi rma que a África será o continente mais atingido pela mudança climática. Até 2020, prevê o texto, até 250 milhões de pessoas poderão ser expostas à falta de água. Em alguns países, a produção alimentícia cairá pela metade. A América do Norte deverá sofrer tempestades mais severas, com perdas humanas e econômicas, ondas de calor e incêndios selvagens. Partes da Ásia estão sob ameaça de grandes enchentes e avalanches devido ao derretimento das geleiras do Himalaia. A Europa também verá o desaparecimento das geleiras dos Alpes, diz o texto. A Grande Barreira de Corais da Austrália perderá muitos de seus corais mesmo em aumentos moderados da temperatura do mar.

A série de relatórios do IPCC desse ano é a primeira em seis anos do corpo de 2.500 cientistas formado em 1988. A conscientização do público sobre mudanças climáticas deu ao IPCC importância vital e alimentou a intensidade das negociações --a portas fechadas-- durante a conferência. A conclusão do relatório em Bancoc na Tailândia foi que o mundo pode combater a mudança climática com as tecnologias existentes hoje, mas evitar seus piores efeitos exigirá uma ação imediata e custará até 2030 pouco menos de 3% do PIB mundial e o fato mais positivo é que o mesmo foi aprovado por unanimidade por mais de 130 países, diferentemente do que ocorreu com o Tratado de Kyoto. Evidencias moleculares que comprovam a origem das mitocôndrias a partir de células procarióticas aeróbicas.

Esperamos que esse novo desafi o não esteja distante de nossas mentes e corações; por isso, é necessário que cada um de nós cumpra o papel de lutar em nossa casa, escola, bairro, cidade e país, por um mundo justo e sustentável. Através de ações simples, como a seleção e reciclagem do lixo em nossa residência, até as mais complexas, como o voto, elegendo políticos preocupados com o ambiente e com a melhoria das condições de vida da maior parte da população brasileira, estaremos contribuindo para essa mudança. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz.
Fonte: Vestibular em Foco.

Quer saber mais,

http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idconteudo=355&entrevistasAnterioresPage=9

http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/42

Programa 4
26/05/07
Aula de Geografia
- Professor Yomar Seixas - Aquecimento Global
Material da Aula


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Chegamos à marca de 30.000 visitas. Obrigado a você que nos visita.

Muito muito obrigado.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Conhecimento


Ajude a traçar o futuro da Wikipédia. Por favor, participe de nossa pesquisa de leitores e colaboradores!

Conhecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal de filosofia
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia.Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar dado e informação.

Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações. Então, informação seria aquilo que se tem através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do conhecimento. Segundo esta afirmação, o conhecimento deriva das informações absorvidas. Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.


A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada.

O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de facto é uma tradicional base de dados.

Associamos informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência directa.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.

A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.


Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:


Conhecimento Sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).


Conhecimento Intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.


Conhecimento Empírico/Vulgar/Popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.


Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do empírico.


Conhecimento Filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.


Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé não é cega baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação.


Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.

1.Intuição Sensorial/Empírica: “A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).

2.Intuição Intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.


Ver também

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Conhecimento.


Este artigo é um esboço sobre Filosofia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Alguns vídeos sobre conhecimento.

De: pgjr23 O que é o conhecimento?


De: antoniodemacedo
Conhecimento.


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Alguns vídeos sobre biologia. Educa Bahia.

Aula 01 - Biotecnologia. Professor Caio moreno


Aula 02 - Vírus. professor caio Moreno.


Aula 03 - Biologia - professor Sérgio Magalhães.


Aula 04 - Biologia - Ecologia - professor Sérgio Magalhães.


Aula 05 - Evolução das espécies - professor Caio Moreno.


Aula 06 - Células Tronco - professor Caio Moreno.


Aula 07 - Impacto da Atividade Antrópica na biosfera- professor Sérgio Magalhães.


Estes vídeos também estão disponivéis em textos. Para acessá-los faça inscrição gratuita aqui.
Um serviço da Educa Bahia. Lá você encontrará simulados do Enem vale a pena conferir. Tem também o Educa Bahia no YouTube.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Promessa (pro.mes.sa). Palavra do Dia.

Palavra do Dia:

PROMESSA

Encerrado o segundo turno das eleições, no início do próximo ano os candidatos que foram eleitos assumirão seus mandatos. Caberá, então, aos eleitores cobrar o cumprimento das promessas de campanha durante esses mandatos.

A palavra “promessa” tem sua origem no latim medieval, ‘promissa’ e designa um compromisso assumido de se fazer ou de não fazer algo.

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”.

Promessa (pro.mes.sa) [é]

Substantivo feminino.

1 Ação ou resultado de prometer, ger. em troca de algo: Ela cumpriu sua promessa.

2 Compromisso assumido de se fazer ou não algo [ + a, de: promessa aos eleitores: Saiu com a promessa de voltar logo.]

3 Esperança que se fundamenta em algo concreto e aparente (promessa de tempestade)

4 Rel. Compromisso que se assume com um ente ou ser sagrado, a fim de se obter deste uma graça

5 Jur. Compromisso, ger. escrito, que se assume perante alguém, a fim de se realizar algo ou de se contrair uma obrigação: Iria assinar a promessa de compra e venda do imóvel.

[Formação: Do latim medv. promissa. Sin. ger.: juramento,voto.]

_____

iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.aulete.com.br

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.



Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Febre de Cérebro


Descobertas das neurociências, ainda incipientes, são vistas por muitos como o novo caminho para pensar a educação infantil. Mas é preciso cautela para não transportar para a sala de aula visões deterministas ou carentes de comprovação científica
Valéria Hartt

Há paradoxos importantes que cercam a educação infantil. Alguns remontam a sua origem, como a visão fragmentada entre educação e cuidados com a primeira infância. Outros ganham contorno à luz dos tempos atuais, quando a linguagem do brincar, tão própria da criança, perde espaço e protagoniza uma espécie de cabo-de-guerra com a visão "escolarizada" de creches e pré-escolas. A realidade brasileira não foge à regra. Ao contrário, soma ao repertório geral suas próprias mazelas, reservando à criança pequena o educador com a pior qualificação entre todos os profissionais de ensino. Nem mesmo o discurso dos organismos financiadores internacionais, que tratam de difundir as vantagens econômicas de um olhar mais focado sobre a primeira infância, parece capaz de corrigir a rota.

Ao ignorar as peculiaridades da infância e as bases necessárias ao seu adequado desenvolvimento, a educação infantil brasileira caminha entre acertos e experimentações. É alvo fácil de propostas novidadeiras, por vezes apoiadas em uma visão pseudocientífica, carente de sustentação mais sólida. A bola da vez são as neurociências, mais precisamente as ciências cognitivas, que se propõem a promover uma compreensão maior dos processos de ensino-aprendizagem.

A revista Newsweek (edição de 22/10/2007), um dos mais respeitados periódicos americanos, descreve a novidade: a chamada neurociência educacional "avança a passos largos" com o respaldo do recém-criado pro­grama MBE - Mind, Brain and Education (Mente, Cérebro e Educação), da Universidade de Harvard, e o lançamento da publicação homônima, que reúne as últimas pesquisas das ciências cognitivas.

João Augusto Figueiró, do Instituto Zero a Seis: a importância dos estímulos para a inteligência não significa que haja uma fórmula para criar gênios

Não faltam críticas e argumentos à nova visão - do chamado efeito Mozart à onda dos "brain toys", os brinquedos para o cérebro, que, para muitos especialistas, não passam de mitos ainda carentes de comprovação (veja texto na página 31). A eficácia dos consultores em neurociências da educação, que começam a chegar às escolas americanas, também está em xeque. E não é só. Há especialistas preocupados diante da constatação de que professores chegam a pagar US$ 500 em conferências que têm lugar em instituições de renome, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Stanford, sob a crença de que os novos conhecimentos têm uma base sólida para uso em sala de aula.

Armadilhas

Enquanto pesquisadores de todo o mundo reforçam a tese de que os primeiros anos são fundamentais para a constituição cerebral, há quem aponte para os perigos desse determinismo científico e de uma visão que induza à hiperestimulação infantil.

"O perigo está nas distorções", sustenta o médico João Augusto Figueiró, criador do Instituto Zero a Seis. "Quando reafirmamos a importância de determinados estímulos para a construção da inteligência e do conhecimento, não estamos defendendo a idéia de que a educação infantil deva privilegiar precocemente conteúdos informativos, nem sugerindo aos pais que proporcionem à criança uma agenda de cursos extracurriculares. Menos ainda temos receitas para fabricar gênios", arremata.

A advertência é per­tinente e, além dos limites éticos da própria divulgação científica, está no centro de um debate que aponta para os limites da estimulação infantil. As descobertas indicam que os primeiros anos de vida são fundamentais para a constituição cerebral. Em pleno desenvolvimento, é na primeira infância que o cérebro forma grande parte de suas conexões, as chamadas sinapses, e inicia um processo que perdura ao longo de toda a vida, oscilando entre o "brotamento" de novas conexões e o mecanismo analogamente conhecido como "poda neuronal".

"O organismo ajusta esse crescimento, eliminando o que não está sendo utilizado. Significa que determinadas funções, se não exercitadas nesse período, podem mais tarde trazer problemas de aprendizagem", diz Figueiró.

A fala do especialista carrega uma verdade há muito conhecida no campo da pedagogia: desenvolver na criança habilidades específicas é pré-condição para a aprendizagem futura. O perigo é dar a esse discurso um tom alarmista ou utilizá-lo como argumento para oferecer à criança um ambiente de hiper­estimulação. O progresso do conhecimento empírico sobre o funcionamento cerebral e a acelerada inovação no campo das neurotecnologias também abrem espaço para visões reducionistas, terreno fértil para promessas e visões pedagógicas questionáveis.

Em seu livro, O Mito dos Três Primeiros Anos (The Myth of the First Three Years: a New Understanding of Early Brain Development and Lifelong Learning, Free Press, 1999), ainda sem tradução no Brasil, John Bruer demonstra ceticismo em relação ao que chama de "contundente profecia" e desafia a uma reflexão: não há nada a ser feito se o cérebro do bebê não receber os estímulos adequados nos três primeiros anos de vida? Se a criança não aprende no momento esperado, então está tudo perdido? Para Bruer, presidente da Fundação James S. McDonell, trata-se de uma visão restrita, que, por si só, pode representar uma ameaça muito maior para o desenvolvimento mental e emocional das crianças.

Uma das pioneiras nas pesquisas em ciências cognitivas, Laura-Ann Petitto, da Universidade de Toronto, reforça o ataque: "O perigo aqui é jogar o bebê fora, junto com a água do banho", disse ela à Newsweek.

Aprendizado e memória

Renovadas pela proclamada década do cérebro e pelas tecnologias de neuroimagem, as neurociências ganharam os holofotes em 2000, quando o austríaco Eric Kandel e mais dois pesquisadores da Universidade de Colúmbia levaram o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por suas pesquisas na área de aprendizado e memória.

Eric Kandel, da Universidade de Colúmbia e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, sugere que seres humanos respondem a estímulos de forma similar a camundongos

Kandel estudou os neurônios da lesma marinha para investigar o que acontece com as células cerebrais quando as instâncias da memória são formadas. Concluiu que a memória altera o formato e a formação das sinapses e descobriu a proteína Creb-1, responsável por converter lembranças de curto prazo em memórias de longo prazo.

O modelo de experiência proposto por Kandel tem suas fontes no russo Ivan Pavlov, que induziu cães a salivar ao toque de um sinal sonoro associado ao horário da refeição. Em vez de cães, Kandel usou uma espécie de lesma do mar (Aplysia Californicus), organismo com circuitos simples, de aproximadamente 20 mil neurônios. O molusco tem um reflexo espontâneo que protege sua estrutura respiratória, o "reflexo de retração das guelras", utilizado por Kandel para medir o aprendizado nas lesmas. Um neurônio sensorial, o "equivalente" ao ouvido do cão na versão pavloviana, era estimulado para, em seguida, acionar um neurônio motor, responsável pela retração das guelras das lesmas, em um processo comparável à salivação dos cachorros na experimentação russa. Diante de determinados estímulos, o reflexo se tornava mais forte e permanecia assim por alguns dias. Para Kandel, uma representação simples de uma forma de aprendizado. O cientista expandiu as pesquisas, observou exatamente as mesmas mudanças em camundongos e sugeriu que um processo análogo acontece em seres humanos.

O estudo ganhou o Nobel, mas não a unanimidade. O psicanalista francês Éric Laurent, um dos expoentes da corrente lacaniana e hoje delegado-geral da Associação Mundial de Psicanálise, não poupa críticas à descrição biológica da memória e à proposta de Kandel de, a partir dela, estabelecer novos paradigmas para a psicanálise (Biology and the Future of Psychoanalysis: a New Intellectual Framework for Psychiatry, Kandel Eric, Am J Psychiatry. 1999;156:505-24; Tradução brasileira: Rev. Psiquiatria, 2003; 25(1):139-65).

"O inconsciente freudiano tem agora uma tradução na língua das neurociências (...) Kandel quer conduzir a psicanálise de seu contexto de descoberta pré-científico a uma etapa superior, científica, absorvendo-a na nova disciplina das neurociências cognitivas" (Our Politics for Psychoanalysis and the IPA's: Three Examples, julho de 2005), afirma Laurent.

O filósofo Peter Hacker e o neurocientista Max Bennett, da Universidade de Sydney, Austrália, apontam problemas conceituais e contestam as conclusões do estudo, no livro Fundamentos Filosóficos da Neurociência (Bennett M.R, Hacker P.M.S ; Philosophical Foundations of Neuroscience; Blackwell Publishing, 2003, p.170, edição brasileira pela Editora Piaget, 2005).

"É tentador pensar que as diversas formas nas quais se manifesta a recordação são todas devidas ao fato de que aquilo que é lembrado está registrado e armazenado no cérebro. Mas isto não tem sentido (...). a expressão de uma recordação deve ser distinguida das configurações neuronais, quaisquer que sejam. Essas configurações não são a memória: tampouco são representações, descrições ou expressões do que é lembrado", apontam.

À margem da polêmica, o fato é que o trabalho de Kandel é referência nas ciências da cognição, e, por associar aprendizado e memória, recebe também o olhar da educação. Olhar que ele próprio sugere que seja cauteloso.

"O futuro da neurociência é brilhante. O perigo é que estamos no pé da montanha e muitas pessoas pensam que já completamos a escalada. É uma grande montanha e vai levar um século [para que a escalemos]."

O diálogo possível

Não se trata, contudo, de negar a contribuição das neurociências para a esfera pedagógica. A própria história da pedagogia como disciplina acadêmica construiu seus alicerces a partir do diá­logo com diferentes saberes. Traz em sua natureza contribuições que vão da filosofia rousseauniana à Escola Nova da psicologia experimental; da psicogênese descrita por Piaget aos estudos antropológicos e, no caso da pedagogia infantil, também a visão recente da sociologia da infância, difundida nos anos 90, com quase um século de atraso.

A educação é uma arte e está em construção. Tem seu primeiro degrau no olhar sobre a criança de 0 a 6 anos, em creches e pré-escolas, que cresce em importância à medida que a formação desses sujeitos, antes majoritariamente a cargo das famílias, é cada vez mais institucionalizada em creches e pré-escolas.

A questão não é condenar as neurociências. É saber se iremos encontrar ali contribuições para o que parece central: qual o papel da educação infantil? Seu agir educativo deve moldar-se a partir das referências do ensino fundamental ou buscar caminhos para construir sua própria identidade? Enfatizar o que a criança já é ou valorizar o que lhe falta?

Há conflitos de sobra que precisam ser resolvidos e proposições que parecem transcender a esfera pedagógica e caminhar para um debate que é também ideológico.

"Uns valorizam aquilo que a criança já é e que a faz ser, de fato, uma criança. Outros, pelo contrário, enfatizam o que lhe falta e o que ela poderá (ou deverá) vir a ser. Uns insistem na importância da iniciação ao mundo adulto; outros defendem a necessidade da proteção face a esse mesmo mundo. Uns encaram a criança como um agente de competências e capacidades; outros realçam aquilo de que ela carece", descrevem Manuel Pinto e Manuel Jacinto Sarmento, do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Portugal (em As Crianças: Contextos e Identidades, Braga, Portugal, 1997).

Pontos de convergência

Afinal, quais são os mitos e as verdades extraídos das recentes descobertas das neurociências e o que de tudo isso interessa à educação, em particular à educação infantil?

"Por enquanto, os conhecimentos oferecem mais perguntas do que respostas, mas cremos que a pedagogia neurocientífica está sendo gerada para responder e sugerir caminhos para a educação do futuro", defende Katia Chedid, orientadora educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, e integrante do grupo de pesquisa em neurociências e pedagogia Educação: Produção do Conhecimento, da PUC/SP.

Para Katia Chedid, a neurociência está sendo gerada para indicar os caminhos da educação do futuro

Como ela, outros especialistas e instituições se empenham na defesa de que conceitos básicos das neurociências podem ajudar na compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, com contribuições importantes para a prática docente e o desenvolvimento das crianças.

"Harvard anuncia a missão imediata de treinar estudantes neste novo campo, tanto para retornar às escolas e outros espaços educativos, como para formar pesquisadores com profundo conhecimento das ciências biológicas, cognitivas e da educação, e, a partir disso, criar a base de pesquisa apoiada nessa nova união do conhecimento", escreve Kurt Fischer, diretor do programa MBE da universidade.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também figura entre os entusiastas da novidade. Em 99, lançou o projeto "Ciências da Aprendizagem e Pesquisa do Cérebro", disposta a aproximar os dois mundos e disseminar o conhecimento científico.

Na mesma trilha, o Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos acaba de lançar a edição ampliada de Como as Pessoas Aprendem - Cérebro, Mente, Experiência e Escola (2007), que chega ao Brasil pela Editora Senac. O livro apresenta as mais recentes descobertas da ciência da aprendizagem e mostra a melhor maneira de aplicá-las na sala de aula.

No capítulo reservado à primeira infância (Como as Crianças Aprendem), sustenta que os bebês vêm equipados com os meios necessários para entender seu mundo e que mesmo as crianças mais novas têm uma boa compreensão dos princípios básicos da biologia e da causalidade física, dos números, das narrativas e dos objetos pessoais. E vai além: "essas aptidões tornam possível a criação de currículos inovadores, que introduzem conceitos importantes para o raciocínio avançado em idades precoces". Como referência, sugere o programa Rightstart, agora incorporado a um modelo mais amplo, rebatizado de Number Worlds. O jogo, que está prestes a ser lançado nos EUA, é uma metáfora do ábaco asiático e ensina tarefas matemáticas básicas, como contar, correspondência entre número e quantidades e o conceito de number line (reta numérica).

"Vejo com reservas qualquer coisa que se intitule um "programa". O perigo é encarar as neurociências como um reparo técnico ou um método universal, como se fosse a panacéia capaz de curar todos os males da educação", adverte Peter Moss, da Universidade de Londres.

A OCDE também apresenta sua visão dos avanços neurocientíficos na obra Compreendendo o Cérebro - Rumo a uma Nova Ciência do Aprendizado (Understanding the Brain: Towards a New Learning Science, 2003). Mais cautelosa, propõe um julgamento crítico das alegações sobre aprendizagem e ensino a partir das pesquisas do cérebro.

Mas, como alertou o pensador Edgar Morin em palestra realizada em São Paulo em dezembro, a neurociência, como outros aspectos da evolução humana, carrega em si uma promessa e uma ameaça. A promessa é de um melhor entendimento dos processos cerebrais. A ameaça é bastante cinzenta: a de que esse conhecimento possa levar à pior manifestação totalitária, a de controlar seres humanos com informações advindas do conhecimento científico.

Os "neuromitos" e a educação

1. A popularidade de uma alegação neurocientífica não significa, necessariamente, que ela seja válida;
2. A metodologia e a tecnologia da neurociência cognitiva estão ainda em formação;
3. A aprendizagem não está totalmente sujeita ao controle da consciência ou da vontade;
4. O cérebro passa por mudanças naturais de desenvolvimento durante a vida;
5. Muitas pesquisas da neurociência cognitiva têm buscado compreender ou resolver patologias ou doenças relacionadas com o cérebro;
6. Uma ciência satisfatória da aprendizagem deve considerar fatores emocionais e sociais, além dos cognitivos.

Fonte: Compreendendo o Cérebro - Rumo a uma Nova Ciência do Aprendizado, OCDE, Editora Senac, São Paulo, 2003

PARA SABER MAIS
- Compreendendo o Cérebro - Rumo a uma Nova Ciência da Aprendizagem, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Editora Senac, 2003
- Como as Pessoas Aprendem - Cérebro, Mente, Experiência e Escola, Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, Editora Senac, 2007
- A Importância do Cérebro, de Patricia Wolfe, Porto Editora
- O Cérebro, a Bioquímica e as Aprendizagens, de Eric Jensen, Edições ASA
- Práticas Pedagógicas Compatíveis com o Cérebro, de Laura Erlander, Edições ASA
 Aprendizagem. Neurociências e a Escola da Vida, de Manfred Spitzer, Climepsi Editores


- Mitos e perigos
- Universidade como modelo
- Convergentes ou divergentes?
- Gente que nasce longe de casa
Fonte: Revista Educação edição 129

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

INTERATIVIDADE (in.te.ra.ti.vi.da.de). Palavra do Dia.

:

INTERATIVIDADE

Uma das principais características do novo “iDicionário Aulete” é a presença do módulo “Aulete Coletivo”, um espaço de interatividade entre os usuários e a editoria do Aulete para comentar, criticar, sugerir e colaborar com o desenvolvimento do dicionário.

A palavra “interatividade” vem da junção de “interativ(o)” com o sufixo “(i)dade” e designa a condição ou qualidade de interativo, isto é, que está em relação recíproca com outras coisas ou pessoas, ou um ambiente onde há essa ação recíproca.

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”?

INTERATIVIDADE (in.te.ra.ti.vi.da.de)

Substantivo feminino

. 1 Condição ou característica do que é interativo.

2 Comun. Inf. Capacidade que tem um sistema ou equipamento de permitir interação

[Formação: interativ(o) + -(i)dade.]

_____

iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.aulete.com.br

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.



Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ciências para Crianças, alguns vídeos.

De: futuroeducacao


De: radarcultura


De: radarcultura


De: radarcultura


De: radarcultura


De: radarcultura


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utpanna Ekadasi dia 26/11/2024 terça-feira origem do ekadasi #2

Tilaka: A Marca de Deus Rohininandana Dasa O que é tilaka? Por que decorar o corpo? Quem pode usar? Quando usar? Por que existem diferentes ...