terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Resenha. Por que a “imperfeição” do outro nos incomoda tanto?



Por que a “imperfeição” do outro nos incomoda tanto?
Eunice Eichelberger de Oliveira
junho/2007
INTRODUÇÃO

O momento histórico e cultural é a principal influência para se poder fazer uma análise sobre a diferença, sempre levando em conta a estrutura sócio-cultural do momento em que estamos inseridos.
Resgate histórico sobre como o excepcional foi tratado no decorrer da história.
- Os povos antigos que sobreviviam da caça e da coleta de alimentos simplesmente descartavam os que para eles eram um empecilho para a sua sobrevivência. Sem sentimento de culpa por uma questão cultural.
- Outro povo que descartava os excepcionais era o povo espartano que vivia da guerra e cultuavam a força e a beleza física, eliminando a cça que ia contra este modelo.
- O Feudalismo o corpo era considerado a sede do pecado, tendo assim que ser purificado. O deficiente era pecador com os quais os homens normais praticavam caridade sem mais ser eliminado. Criando o “sentimento de pena” e diminuindo o “sentimento de culpa” que sentia ao deparar com um deficiente.
- Com o capitalismo o deficiente deixa de ser pecador, se tornando um membro a sociedade que não produz.
“O corpo é visto como máquina, sendo o deficiente o portador de uma máquina estragada”.
- Com o passar do tempo e com a evolução da medicina e da tecnologia acontece uma melhor qualidade de vida para os deficientes. Mas mesmo assim ainda é visto como motivo de vergonha e fica escondido da sociedade produtiva, produzindo um sentimento de pena e rechaço.

O mito de Narciso
O Narciso não se reconhecia diante do espelho. O sujeito que ele via no espelho não reconhecia como sendo seu e sim do outro belo e formoso pelo qual ele se apaixonou.
A criança quando nasce é o ser mais dependente do outro, necessita do cuidado do outro por um tempo bem maior do que a maioria dos animais.
No estágio do Espelho, como sabemos, é necessário que a criança se reconheça como o Outro para ser reconhecida como sujeito.
O sujeito do desejo nunca é alcançado ou satisfeito, mas move o homem para a vida que está em constante transformação.

O mito do Minotauro
Que era um Monstro, pois era metade touro e metade homem. Foi afastado do convívio e confinado num labirinto, cheio de crenças e fantasias.
Lembra nossos recalques e sofrimentos quando não nos vimos com a imagem do que imaginamos ser. O Espelho de Narciso nos faz sofrer e para podermos sair deste sofrimento ou ajudar os outros a sair do seu sofrimento devemos saber lidar com o nosso labirinto e enfrentarmos o nosso Minotauro.

O mito da Deficiência
A articulação entre o biológico e o cultural vai fazer emergir uma epiderme, uma forma de ver, pensar e explicar o mundo. Existem diferenças biológicas, sabemos que não tem biologias iguais, (mulheres, homens, negros idosos, crianças, mentais, étnicas, ...), os recalques se formam nestas diferenças.
A associação da loucura à doença será feita somente no século XIX quando foi construído o conceito de doença mental. Os asilos psiquiátricos surgem após a Revolução Francesa.
Na nova era social, no capitalismo, os oriundos das ruínas feudais se tornaram seres famintos e não interessavam, pois não produziam. Então os conselhos de Cidadãos (os banqueiros, os grandes comerciantes,…) propõem o internamento (labirintos) dos denominados miseráveis até que se tornassem “úteis” e “bons” ou então ali morressem. Entre eles se encontravam os loucos.
As “disfunções físicas e mentais” e os “desvios de comportamento” analisados mais cuidadosamente, levam os psicanalistas, psicólogos e psiquiatras a dizer que estão essencialmente ligados a processos de produção das realidades sócio-culturais. Que são complexas e não são exclusivamente de ordem médica ou biológica, mas também sociais, filosóficos, políticos, econômicos, …
Por isso que o nascimento de um bebê deficiente muitas vezes é cultural, pois depende da forma como a mãe se cuida, das condições sociais e culturais em que ela vive.
A evolução da inclusão do deficiente é proporcional ao tempo em que vivemos (social e político). É necessário que se tenha o mínimo necessário para uma sobrevivência dentro a nossa cultura social.
Como diz o poeta Caetano Veloso, em Sampa; “é que Narciso acha feio o que não é espelho”. A sociedade cria os seus minotauros, aqueles que não respondem aos espelhos artificiais dos estereótipos, das representações sociais, mas que, por suas semelhanças com os “normais”, provocam temores e rechaços. Esta repulsa é por algo interno, pelo nosso próprio Minotauro projetado no deficiente.
Este texto nos leva a refletir sobre o que para nós é ser diferente. O diferente é social, é cultural. A Educação nos leva a aceitar todos os Narcisos Sociais, ou seja, todos temos a nossa beleza individual e precisamos saber aceitar esta beleza com sabedoria sem nos preocuparmos com o desejo do outro ou o que o outro vê em nós.
Nós só poderemos aceitar nossos irmãos minotauros (diferentes) quando nos aceitarmos como somos, quando nos olharmos no espelho e vermos não o desejo do outro mas o nosso desejo. Só então poderemos destruir labirintos e libertar minotauros.
“Na escuridão eu quero um cego que me guie!”

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FIALHO, Francisco A. Pereira. FIALHO, Gustavo Loureiro. Brincando com o minotauro. Por que a “imperfeição” do outro nos incomoda tanto?. Psicologiabrasil. Ano 1. n.2 . p. 22-29. outubro/03.
* aluna da Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, de Canoas/RS. Professora: Ms. Gilca M. Lucena Kortmann da disciplina de Educação Especial e Educação Inclusiva I.


Fonte: http://www.abpp.com.br/resenha/04.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Matemática – Espaço e forma – 6º e 7º anos


A geometria que faz a diferença

Com a sequência da Educadora Nota 10, a garotada aprende a identificar as características que distinguem os sólidos

Beatriz Santomauro

Uma sequência didática eficiente segue um passo-a-passo bem determinado: com base em um diagnóstico inicial, o professor avalia os conhecimentos que os alunos já têm e planeja quais serão as primeiras atividades. Propõe situações- problema, procura desenvolver procedimentos de aprendizagem e valoriza a diversidade das soluções. Concebe uma aula atrelada a outra, com graus de dificuldade progressivos, para aproveitar os saberes adquiridos pelos alunos e aprofundá-los sempre um pouco mais. A cada etapa, o educador identifica os raciocínios desenvolvidos e o domínio das estratégias, verificando o que já foi aprendido por todos, o que precisa ser reforçado e qual intervenção deve fazer para chegar aos que parecem estar ficando para trás. Nas avaliações, reflete sobre qual direção as atividades devem seguir.

Kriz Knack

CONSTRUIR FIGURAS Na EEEFM Carlos Drumond de Andrade, a turma prevê o total de vértices e arestas do cubo


Parece – e é – um bocado de trabalho. Mas o esforço vale a pena, pois o impacto na aprendizagem é enorme. Que o diga Andréia Silva Brito, professora de Matemática em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho. Seguindo o caminho descrito acima, ela desenvolveu uma sequência didática para a turma de 6º ano na EEEFM Carlos Drumond de Andrade (registrada assim mesmo, com um único “m” em Drummond) e enviou o projeto para o Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 de 2008 (leia o quadro abaixo). A qualidade lhe conferiu o título de Educadora do Ano. Selecionada entre 4.866 inscritos de todo o país, ela recebeu 10 mil reais e uma bolsa para cursar pós-graduação.

Múltiplas estratégias para ensinar

Nascida em Umuarama, a 580 quilômetros de Curitiba, a Educadora Nota 10 morou em Cascavel até os 10 anos. Na década de 1980, mudou-se para Rondônia – foi a época em que o estado recebeu uma leva de migrantes vindos de vários estados, principalmente da Região Sul, em busca de terras desocupadas e ricas em minério e madeira. No caso da família de Andréia, as promessas de riqueza não vingaram: enquanto a mãe passou a lecionar, o pai virou trabalhador rural e depois inspetor escolar. Após morar em Ji-Paraná e Castanheiras, a professora se estabeleceu em Presidente Médici, cidade de 20 mil habitantes que vive da agricultura e da pecuária. Casada e mãe de dois filhos, formou-se em Matemática na Universidade Federal de Rondônia em 1998. Hoje, aos 33 anos, leciona para o 6º ano e forma professores de Ensino Fundamental na EEEFM Carlos Drumond de Andrade. O projeto vencedor do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 foi desenvolvido ao longo de dois meses. Metade do tempo foi dedicada à prática em sala, com as atividades apresentadas nesta reportagem, e em encontros semanais fora do horário para sanar dúvidas. A outra metade envolveu uma pesquisa de campo, quando a garotada teve como tarefa visitar construções da cidade e, em grupos, montar maquetes com base no formato das obras. “Eu queria que a turma percebesse que poliedros e corpos redondos não são apenas conteúdos escolares. São conhecimentos úteis no cotidiano”, afirma a professora. Para apurar o olhar das crianças durante essa pesquisa, Andréia chamou um engenheiro civil para falar sobre a forma das construções. “Ele contou como os sólidos eram importantes no trabalho dele e mencionou áreas em que as figuras geométricas são fundamentais, como a Química, a Biologia e a Geografia.” Com as maquetes prontas, as crianças escreveram fichas explicativas sobre o que foi apresentado. Essa multiplicidade de abordagens sobre o mesmo conteúdo encantou os jurados do prêmio. “Os alunos construíram ideias mais completas sobre as figuras geométricas e suas propriedades porque tiveram diversas possibilidades de identificação com alguma estratégia para aprender”, afirma Daniela Padovan, selecionadora dos projetos de Matemática do 6º ao 9º ano.

O trabalho começou com uma prova para diagnosticar o que de fato os alunos sabiam. Na análise do bloco com os piores resultados, deu espaço e forma na cabeça: o índice de acertos foi de apenas 46%. O resultado não chegou a ser surpreendente. “Esse é um dos eixos de conteúdo mais negligenciados no ensino de Matemática. Costuma ser deixado para o fim do ano e muitas vezes não é nem abordado, com a desculpa de que faltou tempo”, diz Daniela Padovan, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10. O “esquecimento” cobra seu preço: os alunos não atingem as expectativas de aprendizagem – nesse caso, compreender as propriedades de figuras bi e tridimensionais, descrever suas características e utilizar a nomenclatura da área.

A turma concebe hipóteses. Em seguida, busca a comprovação
Norteada pelo estudo das características dos sólidos, a sequência criada por Andréia teve como objetivo principal levar a turma a distinguir dois tipos de figura espacial, os poliedros e os corpos redondos – as principais diferenças entre eles são descritas ao longo desta reportagem. Como pontapé inicial, a professora colocou diversos sólidos à disposição da classe e pediu que a turma os organizasse em dois grupos de acordo com alguma semelhança: de tamanho, cor ou forma, por exemplo. “Expliquei que classificar é algo que fazemos naturalmente e exige critério”, afirma. O agrupamento por forma, justamente o que mais interessava do ponto de vista geométrico, foi pouco utilizado. “Era preciso insistir nessa explicação”, conta Andréia.

Para isso, a estratégia foi usar os sólidos como carimbos. Lambuzando as figuras de tinta, a garotada encostou em um papel as diferentes partes de cada uma. A descoberta era intrigante: algumas estampavam na folha marcas como quadrados, triângulos e círculos, mas esferas marcavam apenas um ponto. Por quê? A indagação foi a deixa para que a professora explicasse outra distinção: enquanto os poliedros são formados apenas por faces planas com contornos retos – o cubo, a pirâmide e o prisma, por exemplo –, os corpos redondos são compostos por superfícies curvas (como a esfera) ou por uma combinação de planos e curvas (os cilindros).

Atividades práticas ajudam a aprender termos da área
Com essas informações, era possível um novo avanço: entender a relação entre bi e tridimensionalidade. Para isso, a professora preparou moldes de poliedros e corpos redondos em uma folha de papel que, quando cortados e colados, davam origem a figuras com volume. A experiência da montagem revelou mais uma diferença: com os poliedros, era necessário dobrar o papel para fechar as figuras (uma situação que reforçava a existência de contornos retos). No caso dos corpos redondos, isso não ocorria.


O passo final foi fazer com que os jovens reconhecessem outros dois elementos exclusivos dos poliedros: as arestas e os vértices – respectivamente, os segmentos que formam a figura (as populares quinas) e os pontos de junção de três ou mais faces de um poliedro. O desafio para a turma, agora, era prever quantos palitos de churrasco e bolinhas de massinha eram necessários para a montagem de objetos como pirâmides e prismas – cada palito correspondia a uma aresta, e cada bolinha, a um vértice. Durante a montagem dos esqueletos das figuras, um dos alunos fez a pergunta que Andréia esperava ouvir:

– Professora, para fazer a esfera vou precisar de palitos?

– O que você acha?

– Acho que não porque ela não tem arestas – concluiu, cheio de razão.

Na hora da avaliação, a certeza do sucesso: as provas demonstraram um nível de acertos na casa dos 90%, quase o dobro do índice inicial. Para a Educadora Nota 10, a experiência demonstrou que os conteúdos matemáticos são aprendidos quando o aluno participa da construção de um conhecimento que é significativo para ele. O processo exigiu mais aulas do que a maneira convencional de ensinar, mas, na opinião de Andréia, a dedicação extra compensou. “Tenho certeza de que vou economizar tempo lá na frente, quando recuperar alguns dos conteúdos já dominados por eles hoje.”

QUER SABER MAIS ?

Contatos
Daniela Padovan,
danielap@superig.com.br
EEEFM Carlos Drumond de Andrade, R. Maringá, 2340, 76916-000, Presidente Médici, RO, tel. (69) 3471-2474
Bibliografia
Didática da Matemática Como Dois e Dois,
Marília Toledo e Mauro Toledo, 336 págs., Ed. FTD, tel. (11) 3611-3055, 60,80 reaisto

Leia mais sobre:

Matemática | geometria | sólidos


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0219/aberto/geometria-faz-diferenca-415458.shtml

Índice da edição 219 - jan/2009

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Paidéia - A Formação do Homem Grego. (sugestão de leitura).


Paidéia - A Formação do Homem Grego

Werner Jaeger

Esta obra famosa de Werner Jaeger, um dos marcos da cultura do nosso tempo, é o estudo mais profundo e completo sobre os ideais de educação da Grécia antiga. Jaeger estudou a interação entre o processo histórico da formação do homem grego e o processo espiritual através do qual os gregos chegaram a elaborar seu ideal de humanidade. A partir da solução histórica e espiritual, foi possível chegar ao entendimento da criação educativa sem par de onde se irradia a imorredoura influência dos gregos sobre todos os séculos.

Werner Jaeger

Capa mole. Martins Fontes 2001.
ISBN: 8533613954 / 85-336-1395-4
EAN: 9788533613959


Abaixo, o significado de alguns termos utilizados pelo grande helenista Werner Jaeger em sua magnífica obra "PAIDEIA - A Formação do Homem Grego", Editora Martins Fontes, São Paulo, 2001, que foi publicada pela primeira vez na Alemanha em 1936.

Alguns termos estão bem simplificados; outros podem estar com alguns problemas. Aceitamos sugestões para melhorar esta página.
Não temos a intenção de fazer um dicionário helenista formal, mas simplesmente um guia básico para um leitor leigo.
Incluímos ainda o número da primeira página onde o termo foi encontrado. Não significa que o termo não possa ter aparecido numa página anterior.
Os significados estão em ordem de "afinidade" com o termo dado. A lista está ordenada pelo número da página.

Dicionário informal de Termos

Termo Significado Pág.
Paidéia formação, educação, cultura baseada na educação, "criação dos meninos" 7
Lógos razão, pensamento lúcido, conflito Lógos x Pathos
mundo racional, mundo das idéias, conflito Lógos x Physis
13
Physis mundo físico, natureza ??
Polis cidade, sociedade ??
Kaloskagathia nobreza, aristocracia, principalmente no sentido espiritual 24
Kalos kagathos nobre, aristocrata, principalmente no sentido espiritual 24
Arete virtude 25
Aidos sentimento do dever 28
Nostos motivo do regresso, saudade, nostalgia 41
Ethos hábitos morais, moral, anseio espiritual 43,63
Ate destino 51,76
Charis graça divina 56
Psicagogia conversão espiritual pela arte 63
Pathos sentimento, paixão, afetividade, passividade frente a irracionalidade 66,99,118
Sophrosyne prudência, equilíbrio 76
Hybris ação contra o direito, imperfeição 82,135
Ainos fábula moral com animais 97
Rhetra leis escritas 112
Demos povo 115
Dike direito, cumprimento da justiça 134
Dikaiosyne virtude de não transgredir as leis, amor a lei 137
Themis Lei 134
Nomos norma jurídica universal 137
Epainos louvor, elogio 158
Tyche acaso, evento, ordem acidental 159









Retórica de Aristóteles - Modos de Persuasão

  • Ethos - Convencimento através da qualificação (hábitos) do orador
  • Pathos - Convencimento através da emoção da platéia
  • Logos - Convencimento através da razão (lógica), usando dados técnicos

Fonte: http://www.lia.ufc.br/~rudini/ufla/filos/paideia.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sábado, 31 de janeiro de 2009

Água ou Coca-Cola.

joaomaria,


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

(Resenha e resumos). Alfabetização - Leitura e escrita.


Professores que não gostam de ler


Thais Helena dos Santos
Agência EducaBrasil


Democracia e justiça social só são possíveis em uma sociedade que tenha em seu projeto político a garantia de alfabetização, leitura e escrita. Essa é a idéia inicial defendida pela professora e pesquisadora do Departamento de Educação da PUC-Rio, Sonia Kramer, no livro Alfabetização - Leitura e escrita, reeditado pela Editora Ática. Publicada pela primeira vez em 1980, a obra foi revisada e traz a constatação de que, em muitos aspectos, a educação no Brasil não mudou desde a primeira edição do livro. 

Alfabetização apóia-se em objetivos claros ou "convicções" como escreve a própria autora: "Uma política cultural efetiva é disso que necessitamos..." Portanto, Kramer analisa a educação brasileira partindo, principalmente, de idéias relacionadas às políticas públicas e que tem conseqüências diretas no cotidiano do professor, como a questão dos salários e da formação permanente. Suas reflexões têm por inspiração "o magistério e suas lutas". 

Se Alfabetização parte de uma concepção ampla a respeito da educação brasileira, é no desenvolvimento de três grandes temas que Kramer chega a questões práticas do cotidiano dos professores. Na apresentação do livro, a autora já alerta para essa abordagem, revelando que muitas das perguntas de seu trabalho surgiram de discussões com professores em projetos de formação da qual participou, em pesquisas ou consultorias. 

A primeira parte, "Alfabetização e cotidiano da escola", aborda a prática pedagógica por meio de estudos que tiveram origem em pesquisas da autora. Dessa forma, ela faz um "mergulho na alfabetização" e elabora uma compreensão teórica do tema. Descreve estratégias e procedimentos metodológicos adotados em suas investigações e recorre a diálogos e comentários anotados durante reuniões de pais e professores. Outros dois textos, na mesma seção, focalizam a formação de professores e propõem reflexões sobre formas de trabalho correntes nessa formação, dificuldades no desempenho do papel do educador e possíveis soluções para os problemas. 

A seguir, em "Alfabetização, leitura e escrita - lições de teoria, lições de prática", Kramer contextualiza sua visão de escola e do papel da alfabetização na luta pela democratização da educação brasileira. Também analisa o processo de alfabetização do ponto de vista do direito da criança à escola. Depois, a questão da responsabilidade do professor na formação de cidadãos é abordada com base num "desabafo" de professoras que foi escutado numa viagem de ônibus pela autora do livro. "Eles pensam que a gente é super-herói, mulher maravilha...", diziam elas. As principais teorias relacionadas à alfabetização são analisadas em seguida. 

Por fim, em "Pesquisa, ensino e políticas públicas de leitura, escrita e formação", última parte do livro, a autora discute suas pesquisas sobre a relação dos professores com a cultura, suas narrativas, leituras e escritas. Ou, mais especificamente, "a relação dos professores com os livros ao longo de suas trajetórias de vida e de trabalho". Da experiência com alunos de pedagogia que admitiam não gostar de ler, Sonia Kramer coloca em questão a formação de professores leitores. "Como pode um professor que não gosta de ler e de escrever, que não sente prazer em desvendar os sentidos de um texto, tornar seus alunos pessoas que gostem de ler e escrever?", perguntou em uma de suas pesquisas. O papel da memória, da narrativa e da leitura na história de vida podem ser pistas importantes para compreender o universo da formação destes profissionais. Alfabetização - Leitura e escrita vai além desse debate e apresenta soluções.

Livro:
Alfabetização - Leitura e escrita Autor(es): Sonia Kramer Editora: Ática N° páginas: 214 

Fonte: http://www.midiamix.com.br/eb/exe/texto.asp?id=400

Obrigado por sua visita, volte sempre.


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Especial Zapp e Roger.


Zapp (também conhecida como Zapp Band ou Zapp and Roger) foi uma banda americana de soul e funk, formada em 1978 pelos irmãos Roger Troutman, Larry Troutman, Lester Troutman, Tony Troutman e Terry "Zapp" Troutman. Tornaram-se conhecidos na época por hits como "More Bounce to the Ounce", "Dance Floor" e "Computer Love", e foram a inspiração para diversos grupos de G-funk e hip hop, especialmente em sua variante da costa oeste norte-americana, que utilizaram-se das batidas tradicionalmente marcadas com palmas que caracterizavam o estilo de funk da banda, e do uso notável feito por Roger de sua talk box.

História

Formado pelos irmãos Roger, Lester, Larry, e Tony Troutman, cresceram em Hamilton, (Ohio - EUA), influenciados principalmente por bandas como Ohio Players e Parliament, entre outros. Tony foi o pioneiro a iniciar-se na vida artística. Unido com seus irmãos Roger nos vocais e violão, Lester na bateria e Larry na percussão montou o Zapp. O grupo contou ainda com os vocalistas Bobby Glover e Jannetta Boyce, tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.

A banda estourou rapidamente e o próprio Bootsy Collins foi contratado para trabalhar com o grupo no primeiro álbum do grupo. Lançado em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Roger trabalhou também com Funkadelic de George Clinton no disco The Electric Spanking of War Babies e lançou seu primeiro álbum solo: The Many Facets of Roger. Seu primeiro grande hit "I Heard It Through the Grapevine", também usando Talk Box no vocal, ganhou disco de ouro.

Zapp II, lançado em 1982, provou da mesma maneira o sucesso do primeiro álbum do grupo. O grande hit deste álbum foi Dance Floor.

Zapp III, lançado em 1983, só alcançou os Top 40 na parada americana, e o segundo álbum de solo de Roger, The Saga Continues, também foi uma decepção, entretanto a versão dele de "Midnight Hour" foi bem aceita.

O “Zapp IV New U” foi ligeiramente melhor em seu lançamento (1985), graças novamente a característica do grupo: talk Box no vocal, mas em 1987, o terceiro álbum solo de Roger, Unlimited!, ainda caracterizou o golpe maior do grupo, "I Want to Be Your Man", que foi um estouro nas paradas R&B.

Embora os hits do Roger e do Zapp freqüentassem constantemente as paradas de sucesso na década de 80, a unidade do grupo foi rompida efetivamente em 1991, quando Roger lançou seu LP Bridging the Gap. Roger continuou produzindo e cantando com outros artistas, e foi ele que fez a talk Box de Dr. Dre & 2Pac, Top 10 em 1996 no single "California Love". O álbum 1993, Roger & Zapp collection All the Greatest Hits vendeu bem, e o grupo ganhou seu primeiro disco de platina.

A história do Zapp terminou em tragédia no dia 25 de abril de 1999, quando Roger foi assassinado por Larry que se suicidou em seguida.

Nos anos 80, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. O talk Box era um sistema eletrônico acoplado a uma mangueira pelo qual o vocalista cantava. Esse recurso eletrônico alterava a voz que passava pelo teclado de Roger.

O Famoso Talk Box é uma caixinha com uma mangueira, era o equipamento responsável por aquela voz distorcida, que fez a banda Zapp famosa mundialmente. Mas não foram eles que inventaram esse recurso. Na verdade, esse equipamento foi desenvolvido para ser um pedal para guitarras. O músico de rock Peter Frampton desenvolveu a técnica, colocando a mangueira na boca e falando através dela. O som ia até a talk Box e depois para sua guitarra, que transformava, produzindo algo até então inédito. A primeira música gravada por Frampton com esse recurso chama-se Show me the way. No final dos anos 70, Roger Troutman (Zapp) começou a fazer experiências com o equipamento, conectando-o a um vocoder e gravou várias músicas com ele nos discos de sua banda da época, chamada Human Body. As músicas da Human Body já apresentavam os ingredientes que fariam sucesso posteriormente, com o Zapp.

Como a voz é o elemento principal para a mágica da talk Box acontecer, ninguém consegue produzir um resultado final igual ao de outro músico. O som produzido é bem singular e carrega a marca registrada de quem o produziu.

Discografia

  • Zapp (1980)
  • Zapp II (1982)
  • Zapp III (1983)
  • The New Zapp IV U (1985)
  • Zapp Vibe (1989)
  • Zapp & Roger: All The Greatest Hits (1993)
  • Roger & Zapp: Greatest Hits Vol. 2 & More (1996)
  • Zapp VI: Back by Popular Demand (2002)

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 1


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 2


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 3


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 4


Fonte dos vídeos: http://br.youtube.com/user/NuDelic

Obrigado pela visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Especial Zapp e Roger.


Zapp (também conhecida como Zapp Band ou Zapp and Roger) foi uma banda americana de soul e funk, formada em 1978 pelos irmãos Roger Troutman, Larry Troutman, Lester Troutman, Tony Troutman e Terry "Zapp" Troutman. Tornaram-se conhecidos na época por hits como "More Bounce to the Ounce", "Dance Floor" e "Computer Love", e foram a inspiração para diversos grupos de G-funk e hip hop, especialmente em sua variante da costa oeste norte-americana, que utilizaram-se das batidas tradicionalmente marcadas com palmas que caracterizavam o estilo de funk da banda, e do uso notável feito por Roger de sua talk box.

História

Formado pelos irmãos Roger, Lester, Larry, e Tony Troutman, cresceram em Hamilton, (Ohio - EUA), influenciados principalmente por bandas como Ohio Players e Parliament, entre outros. Tony foi o pioneiro a iniciar-se na vida artística. Unido com seus irmãos Roger nos vocais e violão, Lester na bateria e Larry na percussão montou o Zapp. O grupo contou ainda com os vocalistas Bobby Glover e Jannetta Boyce, tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.

A banda estourou rapidamente e o próprio Bootsy Collins foi contratado para trabalhar com o grupo no primeiro álbum do grupo. Lançado em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Roger trabalhou também com Funkadelic de George Clinton no disco The Electric Spanking of War Babies e lançou seu primeiro álbum solo: The Many Facets of Roger. Seu primeiro grande hit "I Heard It Through the Grapevine", também usando Talk Box no vocal, ganhou disco de ouro.

Zapp II, lançado em 1982, provou da mesma maneira o sucesso do primeiro álbum do grupo. O grande hit deste álbum foi Dance Floor.

Zapp III, lançado em 1983, só alcançou os Top 40 na parada americana, e o segundo álbum de solo de Roger, The Saga Continues, também foi uma decepção, entretanto a versão dele de "Midnight Hour" foi bem aceita.

O “Zapp IV New U” foi ligeiramente melhor em seu lançamento (1985), graças novamente a característica do grupo: talk Box no vocal, mas em 1987, o terceiro álbum solo de Roger, Unlimited!, ainda caracterizou o golpe maior do grupo, "I Want to Be Your Man", que foi um estouro nas paradas R&B.

Embora os hits do Roger e do Zapp freqüentassem constantemente as paradas de sucesso na década de 80, a unidade do grupo foi rompida efetivamente em 1991, quando Roger lançou seu LP Bridging the Gap. Roger continuou produzindo e cantando com outros artistas, e foi ele que fez a talk Box de Dr. Dre & 2Pac, Top 10 em 1996 no single "California Love". O álbum 1993, Roger & Zapp collection All the Greatest Hits vendeu bem, e o grupo ganhou seu primeiro disco de platina.

A história do Zapp terminou em tragédia no dia 25 de abril de 1999, quando Roger foi assassinado por Larry que se suicidou em seguida.

Nos anos 80, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. O talk Box era um sistema eletrônico acoplado a uma mangueira pelo qual o vocalista cantava. Esse recurso eletrônico alterava a voz que passava pelo teclado de Roger.

O Famoso Talk Box é uma caixinha com uma mangueira, era o equipamento responsável por aquela voz distorcida, que fez a banda Zapp famosa mundialmente. Mas não foram eles que inventaram esse recurso. Na verdade, esse equipamento foi desenvolvido para ser um pedal para guitarras. O músico de rock Peter Frampton desenvolveu a técnica, colocando a mangueira na boca e falando através dela. O som ia até a talk Box e depois para sua guitarra, que transformava, produzindo algo até então inédito. A primeira música gravada por Frampton com esse recurso chama-se Show me the way. No final dos anos 70, Roger Troutman (Zapp) começou a fazer experiências com o equipamento, conectando-o a um vocoder e gravou várias músicas com ele nos discos de sua banda da época, chamada Human Body. As músicas da Human Body já apresentavam os ingredientes que fariam sucesso posteriormente, com o Zapp.

Como a voz é o elemento principal para a mágica da talk Box acontecer, ninguém consegue produzir um resultado final igual ao de outro músico. O som produzido é bem singular e carrega a marca registrada de quem o produziu.

Discografia

  • Zapp (1980)
  • Zapp II (1982)
  • Zapp III (1983)
  • The New Zapp IV U (1985)
  • Zapp Vibe (1989)
  • Zapp & Roger: All The Greatest Hits (1993)
  • Roger & Zapp: Greatest Hits Vol. 2 & More (1996)
  • Zapp VI: Back by Popular Demand (2002)

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 1


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 2


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 3


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 4


Fonte dos vídeos: http://br.youtube.com/user/NuDelic

Obrigado pela visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Especial Zapp e Roger.


Zapp (também conhecida como Zapp Band ou Zapp and Roger) foi uma banda americana de soul e funk, formada em 1978 pelos irmãos Roger Troutman, Larry Troutman, Lester Troutman, Tony Troutman e Terry "Zapp" Troutman. Tornaram-se conhecidos na época por hits como "More Bounce to the Ounce", "Dance Floor" e "Computer Love", e foram a inspiração para diversos grupos de G-funk e hip hop, especialmente em sua variante da costa oeste norte-americana, que utilizaram-se das batidas tradicionalmente marcadas com palmas que caracterizavam o estilo de funk da banda, e do uso notável feito por Roger de sua talk box.

História

Formado pelos irmãos Roger, Lester, Larry, e Tony Troutman, cresceram em Hamilton, (Ohio - EUA), influenciados principalmente por bandas como Ohio Players e Parliament, entre outros. Tony foi o pioneiro a iniciar-se na vida artística. Unido com seus irmãos Roger nos vocais e violão, Lester na bateria e Larry na percussão montou o Zapp. O grupo contou ainda com os vocalistas Bobby Glover e Jannetta Boyce, tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.

A banda estourou rapidamente e o próprio Bootsy Collins foi contratado para trabalhar com o grupo no primeiro álbum do grupo. Lançado em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Roger trabalhou também com Funkadelic de George Clinton no disco The Electric Spanking of War Babies e lançou seu primeiro álbum solo: The Many Facets of Roger. Seu primeiro grande hit "I Heard It Through the Grapevine", também usando Talk Box no vocal, ganhou disco de ouro.

Zapp II, lançado em 1982, provou da mesma maneira o sucesso do primeiro álbum do grupo. O grande hit deste álbum foi Dance Floor.

Zapp III, lançado em 1983, só alcançou os Top 40 na parada americana, e o segundo álbum de solo de Roger, The Saga Continues, também foi uma decepção, entretanto a versão dele de "Midnight Hour" foi bem aceita.

O “Zapp IV New U” foi ligeiramente melhor em seu lançamento (1985), graças novamente a característica do grupo: talk Box no vocal, mas em 1987, o terceiro álbum solo de Roger, Unlimited!, ainda caracterizou o golpe maior do grupo, "I Want to Be Your Man", que foi um estouro nas paradas R&B.

Embora os hits do Roger e do Zapp freqüentassem constantemente as paradas de sucesso na década de 80, a unidade do grupo foi rompida efetivamente em 1991, quando Roger lançou seu LP Bridging the Gap. Roger continuou produzindo e cantando com outros artistas, e foi ele que fez a talk Box de Dr. Dre & 2Pac, Top 10 em 1996 no single "California Love". O álbum 1993, Roger & Zapp collection All the Greatest Hits vendeu bem, e o grupo ganhou seu primeiro disco de platina.

A história do Zapp terminou em tragédia no dia 25 de abril de 1999, quando Roger foi assassinado por Larry que se suicidou em seguida.

Nos anos 80, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. O talk Box era um sistema eletrônico acoplado a uma mangueira pelo qual o vocalista cantava. Esse recurso eletrônico alterava a voz que passava pelo teclado de Roger.

O Famoso Talk Box é uma caixinha com uma mangueira, era o equipamento responsável por aquela voz distorcida, que fez a banda Zapp famosa mundialmente. Mas não foram eles que inventaram esse recurso. Na verdade, esse equipamento foi desenvolvido para ser um pedal para guitarras. O músico de rock Peter Frampton desenvolveu a técnica, colocando a mangueira na boca e falando através dela. O som ia até a talk Box e depois para sua guitarra, que transformava, produzindo algo até então inédito. A primeira música gravada por Frampton com esse recurso chama-se Show me the way. No final dos anos 70, Roger Troutman (Zapp) começou a fazer experiências com o equipamento, conectando-o a um vocoder e gravou várias músicas com ele nos discos de sua banda da época, chamada Human Body. As músicas da Human Body já apresentavam os ingredientes que fariam sucesso posteriormente, com o Zapp.

Como a voz é o elemento principal para a mágica da talk Box acontecer, ninguém consegue produzir um resultado final igual ao de outro músico. O som produzido é bem singular e carrega a marca registrada de quem o produziu.

Discografia

  • Zapp (1980)
  • Zapp II (1982)
  • Zapp III (1983)
  • The New Zapp IV U (1985)
  • Zapp Vibe (1989)
  • Zapp & Roger: All The Greatest Hits (1993)
  • Roger & Zapp: Greatest Hits Vol. 2 & More (1996)
  • Zapp VI: Back by Popular Demand (2002)

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 1


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 2


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 3


Roger Troutman & Zapp Live DC 1989 Pt. 4


Fonte dos vídeos: http://br.youtube.com/user/NuDelic

Obrigado pela visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MÉTODOS DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA (I BIMESTRE [Octubre 2007)

videoconferencias

Universidad Técnica Particular de Loja Carrera: Educación Infantil Materia: Métodos de Investigación Educativa Bimestre: I Bimestre Periodo: Octubre 2007-Febrero 2008 Ponente(s): Dr. César Granda
Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Livro didático CONTRA ou a FAVOR?


Magda Soares, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estuda há anos a importância do livro didático no dia-a-dia do magistério. Com mais de 24 obras publicadas sobre letramento, linguagem, leitura, escrita e alfabetização, defende o livro didático na sala de aula, rebatendo enfaticamente as críticas que fazem ao seu uso. Afirma que trata-se de um erro histórico, já que o livro persistiu ao longo dos séculos, sempre presente em todas as situações formais de ensino: "Professores e alunos, avaliadores e críticos que manipulam os livros didáticos nem sempre se dão conta de que eles são o resultado da longa história da escola e do ensino". O que não é aconselhável é usá-lo como uma imposição, uma prescrição que deva ser seguida passo a passo. "O livro didático é necessário e eficaz, mas se deixar dirigir, exclusivamente, por ele, é renunciar à liberdade que o professor tem, pode e deve ter", afirma em entrevista à Nós da Escola.

Embora receba várias críticas, o livro didático continua sendo um importante instrumento de trabalho. Por quê?

Magda Soares - Quatro questões estão presentes na pergunta, questões fundamentais em uma reflexão sobre livro didático: primeiro, ao usar o verbo "continuar", a pergunta revela o reconhecimento da permanência do livro didático ao longo do tempo; segundo, a pergunta caracteriza bem o livro didático, chamando-o de "instrumento de trabalho"; terceiro, a pergunta qualifica esse instrumento de trabalho que é o livro didático como "importante", caracterização com que concordo plenamente; finalmente, a pergunta menciona as "varias críticas" que o livro didático recebe, críticas que é necessário discutir e rebater. Acho que seria interessante comentar essas questões.

Quais são então as críticas feitas aos livros didáticos?

Magda Soares - As críticas que atualmente são feitas ao livro didático chegam a defender sua rejeição, sua eliminação das salas de aula, como se ele fosse um material didático recém-inventado, de existência ainda indefinida e perigosa, criado para oprimir e submeter os professores e enriquecer autores e editores. Um erro histórico, porque o livro didático surgiu já na Grécia Antiga - Platão aconselhava o uso de livros de leitura que apresentassem uma seleção do que havia de melhor na cultura grega; a partir daí, o livro didático persistiu ao longo dos séculos, sempre presente em todas as sociedades e em todas as situações formais de ensino. Um exemplo: "Os Elementos de Geometria", de Euclides, escrito em 300 a.C., circulou desde então e por mais de vinte séculos como manual escolar; outros exemplos são os livros religiosos, abecedários, gramáticas, livros de leitura que povoaram as escolas por meio dos séculos. Ao longo da história, o ensino sempre se vinculou indissociavelmente a um livro "escolar", fosse ele livro "utilizado" para ensinar e aprender, fosse livro propositadamente "feito" para ensinar e aprender. Professores e alunos, avaliadores e críticos que, hoje, manipulam tão tranqüilamente os livros didáticos nem sempre se dão conta de que eles são o resultado de uma longa história, na verdade, da longa história da escola e do ensino.

Este vínculo do ensino com o livro didático limita o trabalho do professor?

Magda Soares - Uma das crítica feitas ao livro didático - e aqui continuo a rebater essas críticas - é que ele tira a autonomia e liberdade do professor para buscar ou criar, ele mesmo, o material e as atividades com os quais desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. Um dos pontos falhos dessa crítica é que ela não considera, eu até diria "não respeita", as condições de trabalho que são dadas ao professor no Brasil, hoje. Outro ponto falho é que não é propriamente o livro didático que tira a autonomia e liberdade do professor. O professor que se deixa dirigir exclusivamente pelo livro didático está renunciando à autonomia e à liberdade que tem, que pode ter e que deve ter. Essa autonomia e liberdade estão garantidas quando o professor usa o livro didático apenas como um instrumento de trabalho, lançando mão dos textos e das atividades que o livro propõe como uma facilitação de seu trabalho: alguém - o autor ou os autores do livro didático - com mais tempo, mais vagar e quase sempre mais experiência, oferece a ele suporte para a realização de sua tarefa - selecionou textos adequados, informações necessárias, atividades apropriadas, o que exige busca, pesquisa, reflexão, coisas para as quais o professor dificilmente teria tempo ou condições. Qual o motivo da permanência do livro didático na escola? Magda Soares - Apesar das grandes mudanças que a escola tem experimentado ao longo do tempo, uma característica ela nunca perdeu, característica que é a sua própria essência: na escola, ações e tarefas são ordenadas e hierarquizadas, alunos são distribuídos em grupos organizados por determinados critérios - o ciclo, a série, a turma, o tempo é dividido e controlado, o trabalho obedece a determinadas regras e rituais e é avaliado; sobretudo, na escola, são ensinados e aprendidos conhecimentos, práticas sociais, habilidades e competências, selecionados no amplo campo da cultura, hierarquizados e seqüenciados. Currículos, programas, materiais didáticos representam estratégias sociais e educacionais para concretizar e operacionalizar essa seleção, hierarquização e seqüenciação. Nesse sentido, o livro didático foi criado, e isso aconteceu antes mesmo de serem estabelecidos programas e currículos mínimos, como instrumento para garantir a aquisição dos saberes escolares, isto é, daqueles saberes e competências considerados indispensáveis para a inserção das novas gerações na sociedade, aqueles saberes que não é permitido a ninguém ignorar. Além disso, ele fornece ao professor textos e propostas de atividades que viabilizam a sua ação docente, o que é particularmente importante hoje, no Brasil, por causa das condições atuais de trabalho dos professores que, para sobreviver, têm ou de se ocupar com aulas em dois e às vezes até três turnos, ou de ter uma outra atividade, paralela à do magistério.

Desde 1995, o MEC vem desenvolvendo ações que visam à melhoria da qualidade do livro didático. A qualidade dos livros melhorou?

Magda Soares - Considero de grande importância para a educação e o ensino a ação que o MEC vem exercendo na área do livro didático: ao constituir comissões de especialistas para fixar critérios de qualidade do livro didático e para avaliar os livros oferecidos por autores e editores, o MEC presta um grande serviço tanto à escola pública, garantindo a qualidade dos livros entre os quais os professores podem escolher e que os alunos podem receber, por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), quanto à escola privada, que conta, para orientar suas escolhas, com uma avaliação externa dos livros oferecidos no mercado. Os Guias de Livros Didáticos publicados pelo MEC após cada avaliação, com as resenhas críticas dos livros assinalados, constituem uma orientação preciosa para professores, tanto da escola pública quanto da escola privada. Ao longo dos anos e das avaliações, os números comprovam que a qualidade dos livros vem melhorando significativamente: nas primeiras avaliações, uma grande percentagem dos livros encaminhados ao MEC eram excluídos ou não recomendados - em 1997, por exemplo, dos 511 livros para as primeiras séries do Ensino Fundamental apresentados pelas editoras, foram recomendados apenas 66; nas últimas avaliações, diminuiu muito o número de livros que as editoras submetem à apreciação e também o número de livros que as comissões rejeitam como "não recomendados", o que indica que não só as próprias editoras vêm sendo mais criteriosas na seleção dos livros que publicam, como também autores têm reformulado seus livros ou construído novos livros atentos aos critérios de qualidade.

Quais os critérios para a escolha de um livro didático?

Magda Soares - Os Guias publicados pelo MEC apresentam os critérios utilizados para a avaliação dos livros didáticos, esses mesmos critérios podem orientar a escolha de livros por uma escola ou professor. Se a escolha for feita entre os livros avaliados e recomendados, aqueles que constam do Guia, já foram excluídos os livros que ferem critérios que não podem deixar de ser considerados: um livro didático não pode apresentar conceitos ou informações incorretas, não pode veicular preconceitos de classe, etnia, cor gênero, etc. Para além desses critérios que valem para todo e qualquer livro, os critérios variam de disciplina a disciplina, porque cada uma tem suas especificidades. Um critério fundamental de escolha, porém, é que o livro seja coerente com a concepção que o professor tem da natureza do conteúdo que ensina e dos objetivos do ensino desse conteúdo, seja adequado ás características de seus alunos e ao projeto político-pedagógico da escola. Como esses critérios se fundamentam em aspectos que são ou devem ser comuns aos professores de uma mesma escola, no caso das característica dos alunos e do projeto político pedagógico, ou comuns aos professores de uma mesma disciplina, no caso da concepção da natureza e dos objetivos da disciplina, a escolha do livro didático não pode ser responsabilidade de cada professor, não deve ser um ato individual, mas deve ser assumida pelo grupo de professores, ora da escola como um todo, ora dos professores de uma determinada disciplina; deve ser um ato coletivo.

O que explica a permanência de alguns títulos no mercado, durante décadas?

Magda Soares - É realmente um fenômeno interessante a questão do tempo durante o qual um determinado livro didático permanece no mercado. Se tomamos uma perspectiva histórica, constatamos que esse tempo vai se tornando cada vez mais curto, ao longo das décadas. No passado, houve livros didáticos com numerosas e sucessivas edições utilizados por 40, 50 anos nas salas de aula; um exemplo é a "Antologia Nacional", de Fausto Barreto e Carlos de Laet; publicada em 1895, dominou, por mais de 70 anos, o ensino de Português, com sua última edição, a 43ª, em 1969. Nas últimas décadas, o número de edições de um mesmo livro didático é bem menor, seu tempo de vida nas salas de aula e, portanto, no mercado, não ultrapassa, geralmente, cinco, seis anos.

Por quê?

Magda Soares - Há várias razões para isso. Uma delas é que, enquanto até a década de 60 eram poucos os livros didáticos oferecidos no mercado, a partir dessa década como conseqüência da grande expansão do número de escolas e, portanto, do número de alunos e professores, cresce o número de consumidores do livro didático e, por causa desse novo e promissor mercado, multiplicam-se os autores, os editores e, portanto, as obras - a escolha se dispersa entre várias obras, uma obra é logo substituída por outra. Outra razão, esta talvez mais importante, é que o avanço e a mudança dos conhecimentos e habilidades no mundo contemporâneo são tão rápidos que quase se pode afirmar que o que se está ensinando hoje estará provavelmente ultrapassado no ano que vem. Sendo assim, os livros didáticos, que não podem conter conceitos ou informações que se tornaram errados ou inadequados, que devem incorporar novas concepções de aprendizagem, novas metodologias, novos recursos, costumam ficar em pouco tempo ultrapassados e saem do mercado ou são substituídos por nova versão que atualize a anterior.

Qual a diferença entre o livro didático e o paradidático? Há alguma tendência de um vir a substituir o outro, no futuro?

Magda Soares - Livro didático e paradidático são diferentes quanto a seus objetivos e suas funções. O objetivo do livro didático é apresentar uma proposta pedagógica de um conteúdo selecionado no vasto campo de conhecimento em que se insere a disciplina a que se destina, organizado segundo uma progressão claramente definida e apresentado sob forma didática adequada aos processos cognitivos próprios a esse conteúdo e ainda própria à etapa de desenvolvimento e de aprendizagem em que se encontre o aluno. Sua função, como já foi dito, é servir de suporte para o ensino, um instrumento de trabalho para o professor e aluno. Já o livro paradidático tem por objetivo aprofundar ou ampliar um determinado tópico ou tema do conteúdo de uma ou mais disciplinas; sua função não é a de dar suporte ao ensino e à aprendizagem, como o livro didático, mas é a de auxiliar o ensino e a aprendizagem; uma outra diferença é que, enquanto o livro didático é concebido para um uso sobretudo coletivo e, de certa forma, obrigatório, o paradidático é concebido para uma leitura individual e freqüentemente facultativa. Quanto á segunda parte da pergunta - se há tendência de o paradidático substituir o didático - eu diria que não; o livro didático tem objetivos e funções indissoluvelmente ligados à própria essência e natureza da escola e do ensino, como comentei anteriormente, não pode ser substituído por um material que tem objetivos e funções diferentes; o paradidático certamente contribui na busca dos objetivos e no desempenho das funções que tem o livro didático, mas não tem condições de substituí-lo. Mas convém lembrar que os paradidáticos, que se multiplicaram nas últimas nas últimas décadas, vêm oferecer aos professores uma valiosa alternativa, entre as muitas e várias outras de que eles dispõem, para que não se limitem ao livro didático, exerçam sua autonomia e liberdade para ir além dele, enriquecê-lo e ampliá-lo.

Por que o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Didático?

Magda Soares - Em um país que tem um pouco a mania dos "dias nacionais" para comemorar as mais diferentes coisas, não poderia deixar de existir um Dia Nacional do Livro Didático, como forma de reconhecer e valorizar esse tipo de livro que vem sendo, como defendi ao longo dessa entrevista, um fundamental instrumento de trabalho para o ensino e a aprendizagem escolar, um importante coadjuvante da formação das novas gerações, uma contribuição significativa ao trabalho do professor.

Fonte: Rede Pitágoras e

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/artigos/livro-didatico-contra-ou-a-favor.php

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Shri Narahari Sarkar Thakura dia 26/11/2024 terça-feira.

Shri Narahari Sarkar Thakura nasceu em Shri Khanda. Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami descreve que os moradores de Shri Khanda f...