Blog do João Maria Andarilho Utópico,O Blog O Santo Nome & Blog Vídeo Imagem & Som.

Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br

sábado, 13 de novembro de 2010

Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais

Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais Isabel Cristina Alves da Silva Frade
View more documents from joão maria.



Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 13, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática

Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com 
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática

Pedagogia Empresarial



Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Pedagogia empresarial

O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com 
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plano de Aula modelo.

Plano de Aula

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com 
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Plano de Aula modelo.

WIKIPÉDIA, uma reflexão... João Maria Andarilho Utópico... não tenho med...



Muitos critícam, e há uma paradoxo eles também usam. Wikipédia, não tenho medo de dizer eu uso...

TweetObrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: uma reflexão... João Maria Andarilho Utópico... não tenho med..., WIKIPÉDIA

Faça você mesmo.

Como construir um trepa-trepa com tubos de PVC, para incrementar a área de brincadeiras da creche.

A terapeuta ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), Ione Matsuoka, ensina a confeccionar um brinquedo para crianças com e sem deficiência mental. O brinquedo inclusivo pode ser usado na sala de aula regular, por todas as crianças.

Conheça o trabalho da professora Nylse Cunha e da Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo. Neste vídeo, aprenda a fazer um brinquedo que ajuda a desenvolver a memória da garotada, feito com caixas de fósforo. No dia 21, aprenda a fazer o forma palavras.


fonte http://www.youtube.com/user/revistanovaescola.

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Faça você mesmo.

Professores substitutos, a rotina no banco de reservas

 Diretoria de Ensino Campinas Leste-SP

Professores substitutos, a rotina no banco de reservas

Escalados para assumir as faltas e licenças dos titulares, professores substitutos contam como lidam com um cotidiano puxado e um futuro incerto

Ana Rita Martins (novaescola@atleitor.com.br), de Salvador, BA, Paula Takada, de São Leopoldo, RS, e Rodrigo Ratier, de Jaraguá do Sul, SC
Página   1 2 _ _
=== PARTE 1 ====
Mais sobre carreira docente
Reportagens
  • Atratividade da carreira docente
  • Como evitar a rotatividade de professores
Arquivo
  • Tese de José Lemos sobre o trabalho docente
Seus nomes são Mara, Carla e Ana Beatriz, mas os alunos, pelo menos nas primeiras aulas, se referem a elas da mesma maneira: professora substituta. São elas que assumem o lugar de colegas que faltam ou que se afastam temporariamente de sala por diversos motivos. A tarefa, espinhosa, inclui tocar um trabalho iniciado por outra pessoa, preparar a transição para a volta do titular e lidar com a aflição de não ter turma para lecionar no ano seguinte.

Mara é de Jaraguá do Sul, a 187 quilômetros de Florianópolis. Carla leciona em Salvador. Ana Beatriz, por sua vez, dá aulas em São Leopoldo, a 40 quilômetros de Porto Alegre. Todas levam um dia a dia puxado e repleto de incertezas. A começar pela relação trabalhista, em que quase sempre a palavra "substituto" rima com "temporário" - ou "eventual" e "de módulo", dependendo da cidade e do estado. Os nomes designam os profissionais com um vínculo por tempo determinado com as redes, raramente superior a um ano
(leia o quadro na página seguinte). É o caso de Mara (leia o depoimento no destaque abaixo). Em geral, são selecionados pelo currículo e pela experiência profissional. Em menor número, as substituições são feitas por estudantes de Pedagogia e de licenciaturas específicas (como Carla), numa situação que está longe de ser a ideal - as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia afirmam que o estágio deve ser pautado por uma mescla de atividades de observação, coparticipação e participação, sempre com supervisão. Por fim, substitutos concursados, que fazem parte do quadro fixo (como Ana Beatriz), são uma exceção.

Outro desafio recorrente é a sensação de despreparo para assumir uma classe
(leia o depoimento na página seguinte). "Muitas vezes, a raiz do problema é própria formação do docente. Diversos substitutos são professores que ainda não conseguiram passar em concursos", afirma José Marcelino de Rezende Pinto, docente da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Mas parte do obstáculo tem a ver com a falta de informação sobre a turma, o que indica que a transição para a entrada do suplente não foi bem feita. A missão se torna ainda mais difícil para os docentes que a cada dia têm de lecionar em uma classe diferente (leia o depoimento na página seguinte). "Nessas condições, sem a orientação adequada, fica quase impossível planejar uma aula", afirma Roberta Panico, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo.
Ilustração Melissa Lagoa sobre foto Eduardo Marques
Mara Luciana Kamschen Silva, professora
substituta das séries iniciais do Ensino
Fundamental na EM Luiz Gonzaga Ayroso,
em Jaraguá do Sul, SC.
Ilustração Melissa Lagoa sobre
foto Eduardo Marques
"Há 15 anos, pulo de licença em licença"
"Jaraguá do Sul, a cidade onde moro e trabalho, possui uma modalidade de contrato de trabalho chamada de ACT, Admissão em Caráter Temporário. Em geral, somos chamados no início do ano e ficamos até dezembro, cobrindo diversos tipos de licença: saúde, gestação, licença-prêmio etc. Sou ACT há 15 anos. Já lecionei em 19 das 32 escolas da rede, pulando de licença em licença. Em 2010, dei sorte: fico até o fim do ano com as mesmas turmas de 4º ano. Dizem que um ACT deve evitar criar vínculos, mas não consigo: me apego às turmas. A questão financeira também preocupa. Meu grande problema são os meses de janeiro e fevereiro, quando não recebo salário - já prevejo o problema e faço economia ao longo do ano. Meu objetivo é passar no concurso e virar uma professora efetiva. No último que prestei, estava muito ansiosa e não passei. Amo o que faço, mas gostaria de ter estabilidade para não viver sempre nessa agonia."
=== PARTE 2 ====
Continue lendo
  • Introdução
  • O papel de gestores e docentes titulares
Página   1 2 _

fonte; http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/professores-substitutos-rotina-banco-reservas-584460.shtml

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: a rotina no banco de reservas, Professores substitutos

Atividade diagnóstica de Língua Portuguesa

Atividade diagnóstica de Língua Portuguesa

Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 12, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: tividade diagnóstica de Língua Portuguesa

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GOSTO SUPERIOR (Guia Prático de Vegetarianismo Hare Krishna)

Anônimo - GOSTO SUPERIOR (Guia Prático de Vegetarianismo Hare Krishna)                                                            

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 11, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Taylor e os dias atuais links. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações




O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas.

Os estudos de Taylor, relacionados à Administração Científica, evidenciam a busca constante pela produtividade com a máxima eficiência, através da Organização Racional do Trabalho que é a base desse estudo e que se fundamenta nos seguintes princípios: estudo dos tempos e movimentos, prêmios de produção, divisão de tarefas, padronização, desenho de cargos e tarefas e condições ambientais, entre outros, sendo que esses são os principais para o desenvolvimento de tarefas e conseqüentemente um aumento na produtividade. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas. Dessa forma, o trabalho objetiva, através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso na empresa João Carlos Peixinho – ME, do ramo de confecção, demonstrar a importância dos estudos da Teoria de Taylor -Administração Científica, como base do processo administrativo das empresas, pois esses podem ser constatados nas empresas contemporâneas. Pode-se dizer que por mais que o modelo taylorista tenha sido bastante criticado, ele está muito vivo e se faz necessário para o crescimento das empresas, sejam elas, produtivas ou não. (Angela Maria Bissoli da Silva, Rosângela Salvador Biral dos Santos).
http://www.univen.edu.br/revista/n007/AS%20INFLU%CANCIAS%20E%20CONTRIBUI%C7%D5ES%20DOS%20ESTUDOS%20DE%20TAYLOR%20NAS%20ORGANIZA%C7%D5ES%20CONTEMPOR%C2NEAS.pdf




http://educacaodialogica.blogspot.com/2008/03/administrao-taylor.html
http://www.scribd.com/doc/406402/Taylor-Superstar
http://historia.abril.com.br/gente/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml
http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/administracao-cientifica-de-taylor-o-homem-do-tempo/318/
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-obra-de-taylor-suas-constatacoes-e-propostas/10905/
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0092.PDF
http://www.scribd.com/doc/42010467/Leonardo-Melo-e-Silva-ONTEM-E-HOJE-CAPITULOS-DE-HISTORIA-E-DE-SOCIOLOGIA-DO-TRABALHO
1. ANSOFF, H. Igor. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas. 1990.
2. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX.
3.ed. Ed. Guanabara. 1995.
3. CORIAT, Benjamim. Pensar pelo Avesso. Rio de Janeiro: Revan. 1994.
4. TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas. 1986


Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 11, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Taylor e os dias atuais links. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações

RCNEI - NATUREZA E SOCIEDADE


RCNEI - NATUREZA E SOCIEDADE

por: Lindací Alves de Souza Scagnolato
 

As crianças, desde muito pequenas, interagem com o meio natural e social no qual vivem com isso aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Vários são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, noticias de atualidade, historias de outros tempos etc. As vivencias sociais, as historias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especialidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
Vários conteúdos relativos às áreas das Ciências Humanas e Naturais sempre estiveram presentes na composição dos currículos e programas de educação infantil. Na maioria das instituições, esses conteúdos estão relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores na sua escolaridade.
Com relação ao tempo e espaço, normalmente os conteúdos são tratados de forma desvinculada de suas relações com o cotidiano, com os costumes, com a História e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza. Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que parte da idéia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que esta próxima a ela e, portanto, que seja materialmente acessível e concreto; e também da idéia de que, para ampliar sua compreensão sobre a vida em sociedade, é necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
Para que elas possam conhecer algo sobre os diferentes tipos de organização social, devem centrar sua aprendizagem, primeiro sobre os grupos menores e com estruturas mais simples, e posteriormente, sobre as organizações sociais maiores e mais complexas.
Dessa forma, desconsideram-se o interesse, a imaginação e a capacidade da criança pequena para conhecerem locais e historias distantes no espaço e no tempo e lidar com informações sobre diferentes tipos de relações sociais.
O texto destaca que propostas e práticas escolares diversas que partem fundamentalmente da idéia de que falar da diversidade cultural, social, geográfica e histórica significa ir alem da capacidade de compreensão das crianças têm predominado na educação infantil.
Algumas práticas reforçam certas atitudes relacionadas à saúde e higiene.
Outras práticas de Ciências realizam experiências pontuais de observação de pequenos animais ou plantas, cujos passos já estão previamente estabelecidos, sendo conduzidos pelo professor.
As crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento.
As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão.
À medida que crescem se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a natureza e a cultura.
Contato com o mundo dos primeiros anos de vida permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos.
Pode expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.
Costumam repetir uma ação varias vezes para constatar se dela deriva sempre a mesma conseqüência.
Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.
O crescente domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade de interação, possibilitam, todavia, que seu contato com o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por representações e por significados construídos culturalmente.
Quando as experiências cotidianas são mais variadas e os seus critérios de agrupamento não dão mais conta de explicar as relações, as associações passam a passam a ser revistas e reconstruídas.
Nesse processo constante de reconstrução, as estruturas de pensamentos das crianças sofrem mudanças significativas que repercutem na possibilidade de elas compreenderem de modo diferenciado tanto os objetos quanto a linguagem usada para representá-los.
O brincar de faz-de-conta permite que as crianças reflitam sobre o mundo.
Quanto mais se desenvolve e sistematiza conhecimentos relativos à cultura, a criança constrói noções que favorecem mudanças no seu modo de compreender o mundo.
Objetivos de 0 a 3 anos
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Objetivos de 4 a 6 anos
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias e confrontando idéias;
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
Conteúdos de 0 a 3 anos
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais em geral;
Exploração de diferentes objetos e suas propriedades;
Contato com pequenos animais e plantas;
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades.
Conteúdos de 4 a 6 anos
Sugere-se organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar;
Os lugares e suas paisagens;
Objetos e processos de transformação;
Os seres vivos;
Os fenômenos da natureza.
Orientação didática de 0 a 3 anos
A observação e a exploração do meio são as principais possibilidades das crianças aprenderem. As crianças devem ter liberdade para manusear e explorar os diferentes tipos de objeto.
Orientação didática de 4 a 6 anos
O professor deve partir de perguntas interessantes, em lugar de apresentar explicações, considerando os conhecimentos das crianças sobre o assunto;
As crianças também apresentam mais facilidade de aprendizado quando fazem coleta de dados com outras pessoas e/ou têm experiência direta com o meio.
Orientações Gerais para o professor
O professor deve partir de perguntas interessantes, em lugar de apresentar explicações, de passar conteúdos utilizando didáticas expositivas.
Leitura de imagens e objetos: as imagens produzidas pelos homens, como desenhos, mapas, fotografias, pinturas, filmagens, etc., além dos objetos, são recursos inestimáveis para obter inúmeras informações. É importante que a criança aprenda a "ler" esses objetos e imagens. Objetos antigos que pertencem às famílias, exposições de museus, vídeos, filmes, programas de televisão são poderosos recursos para se analisar como viveram pessoas de outras épocas e grupos sociais. Leitura de livros, revistas e enciclopédias também.
Avaliação de 0 a 3 anos
A criança deve participar de atividades que envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos;
Nessa fase, o método de avaliação é a observação. O registro é a fonte de informação sobre as crianças, em seu processo de aprender, e sobre o professor, em seu processo de ensinar.
Avaliação de 4 a 6 anos
O professor deve desenvolver atividades variadas relacionadas a festas, brincadeiras, músicas e danças da tradição cultural da comunidade;
Devem ser promovidas situações significativas de aprendizagem para que as crianças exponham suas idéias e opiniões e devem ser oferecidas atividades que as façam avançar nos seus conhecimentos.
Considerações gerais sobre avaliação
O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem. A avaliação não se dá somente no momento final do trabalho, é tarefa permanente do professor. A prática de observar as crianças indica caminhos para selecionar conteúdos e propor desafios. O registro é o acervo de conhecimentos do professor que lhe possibilita avaliar as crianças propondo novos encaminhamentos. Com as atividades praticadas elas poderão conhecer e aprender a valorizar sua cultura.
A elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e à diversidade dos conteúdos que ele oferece e também ao seu caráter interdisciplinar.
A articulação entre as diversas áreas que compõem este eixo é um dos fatores importantes para a aprendizagem dos conteúdos propostos, a partir de um projeto cobre animais, por exemplo, o professor pode ampliar o trabalho, trazendo informações advindas do campo de História ou da Geografia.
Ressaltando que "o espaço da sala deve ser organizado de moro a privilegiar a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis ao trabalho, e deve traduzir na forma como é organizada, a memória do trabalho desenvolvido pelas crianças. Tudo aquilo que foi produzido, trazido ou coletado pelo grupo deve estar exposto e ao alcance de todos, constituindo-se referencias para outras produções e encaminhamentos."
Resumo:
O principal objetivo do trabalho pedagógico com este eixo é permitir à criança explorar o meio ambiente natural e social, de acordo com as suas capacidades, conhecimentos prévios e hipóteses que cria para explicar os fenômenos que observa..
O professor pode aproximar as crianças de universos culturais e sociais diversos. Com sensibilidade, criatividade e realizando pesquisas, o educador será capaz de criar peças simples para apresentar aos pequenos algumas histórias sobre os mais diversos mundos.
Lendas do nosso folclore, tão rico nas diferentes regiões do país. Narrativas fantásticas dos vários povos que formaram o nosso povo brasileiro, como: contos de fadas dos europeus que para cá vieram; histórias das tribos africanas que foram trazidas nos navios negreiros; mitos dos indígenas que já viviam por todo este nosso território... e até histórias dos imigrantes, viajando num tapete mágico das mil e uma noites de origem árabe, ou com o fantoche nos ensinando a fazer os origamis que os japoneses trouxeram, dentre tantas outras possibilidades.
Deste modo, o professor estará criando oportunidades para que as crianças percebam o quanto nossa diversidade cultural é rica, e ensinando a respeitar as diferenças e a superar a discriminação. Além disso, as histórias podem envolver também o cuidado com a natureza e o meio ambiente, utilizando personagens inspirados na nossa fauna e flora, e despertando desde cedo à necessidade de preservação.

Biografia: Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil(Conhecimento do Mundo),Volume 3.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/16848/1/RCNEI---Natureza-e-Sociedade/pagina1.html#ixzz153Ead5xc


 

Lindací Alves de Souza Scagnolato

Ler outros artigos de Lindací Alves de Souza Scagnolato





Tweet Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
por Blog do João Maria andarilho utópico at novembro 11, 2010 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: RCNEI - NATUREZA E SOCIEDADE
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

O P*C*C NÃO É O QUE AS PESSOAS PENSAM - RED CAST - JOEL PAVIOTTI

  • Boicote o veganismo
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
  • Metodo silabico 1.mp4
    Obrigado pela visita, e volte sempre.
  • Cartilha Caminho Suave
    Muitas pessoas com minha idade, em torno dos 40 , foram alfabetizadas com esta cartilha. Ela foi utilizada durante muitos anos. Para ver e...
  • Noite de Insônia
  • Democracia totalitária . #olavotemrazao
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
  • Martinho Lutero.
    Martinho Lutero Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Martinho lutero ) Ir para: navegação , pesqu...
  • Xintoísmo.
    Kami Xintoísmo Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa A Wikipédia possui o Po...
  • Vastu Shastra.
    O Vastu Shastra Vastu Shastra é a ciência da construção de casas que tragam saúde, prosperidade, paz e felicidade aos morador...
  • Escala Portage
    Escala Portage-1 from Carlos Junior Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro...
  • A Águia Dourada
    Data de publicação: 19/02/2000 Um homem encontrou um ovo de águia e o colocou debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal. Nasceu um...

Fundador Acarya da ISKCON e B.B.T.

A C Bhaktivedanta Swami Prabhupada nasceu em 1896, em Calcutá, na Índia e abandonou seu corpo em 1977, aos 81 anos de idade.
Seu mestre, de nome, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Maharaj, convenceu-o a dedicar sua vida a ensinar os fundamentos e filosofia do hinduísmo, também chamado conhecimento védico.
Em 1944 Prabhupada escreveu sobre o Bhagavad-Gita e publicou uma revista chamada "Volta ao Supremo" com todo o conteúdo falando apenas sobre o seu mestre. A revista continua sendo publicada até hoje, já tendo sido traduzida para mais de trinta idiomas.
Em 1950, aos 54 anos de idade, Prabhupada adotou completamente a vida "monástica" com objetivo de dedicar mais tempo a seus estudos e escritos.
Traduziu os dezoito mil versos do Srimad-Bhagavatam (Bhagavata-Purana) e escreveu
"Fácil Viagem a Outros Planetas".
Em 65 mudou-se para os EUA onde fundou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna.

Existem 4 Sampradayas vaishinavas , e Srila Prahupada, é auto refulgente, e não precisa de um carimbo de guru. Ele sintetiza a essência de toda sabedoria milenar Védica e de todas as Sampradayas para era de kaly. Ou Kali-Yuga. João Carlos Maria (Jagad Iswara Das Adhicary), desde 1992.

Powered By Blogger

Professor Olavo de Carvalho


Professor e filosofo Olavo de Carvalho.
O maior: pedagogo, educador, professor e filósofo do mundo.
http://www.olavodecarvalho.org/index.html

Sites associados:
http://www.seminariodefilosofia.org
http://www.theinteramerican.org
http://www.institutoolavodecarvalho.com
http://luizgonzagadecarvalho.com
http://www.midiasemmascara.org


“O sentimento segue aquilo que amamos. Se amamos o que é verdadeiro, bom e belo, ele nos conduzirá para lá. O problema, portanto, não é sentir, mas amar as coisas certas. Do mesmo modo, o pensamento não é guia de si próprio, mas se deixa levar pelos amores que temos. Sentir ou conhecer, nenhum dos dois é um guia confiável. Antes de poder seguir qualquer um dos dois, é preciso aprender a escolher os objetos de amor – e o critério dessa escolha é:
Quais são as coisas que, se dependessem de mim, deveriam durar para sempre?
Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre.”

Olavo de Carvalho

Aulas do COF 1/585

Politica de privacidade e termos de uso.

  • Politicas de privacidade
  • Termos de uso.

Vsistas no Blog.

Postagens mais visitadas da semana

  • Boicote o veganismo
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
  • Metodo silabico 1.mp4
    Obrigado pela visita, e volte sempre.
  • Cartilha Caminho Suave
    Muitas pessoas com minha idade, em torno dos 40 , foram alfabetizadas com esta cartilha. Ela foi utilizada durante muitos anos. Para ver e...
  • Noite de Insônia
  • Democracia totalitária . #olavotemrazao
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Postagens mais visitadas no mês

  • Cartilha Caminho Suave
    Muitas pessoas com minha idade, em torno dos 40 , foram alfabetizadas com esta cartilha. Ela foi utilizada durante muitos anos. Para ver e...
  • Metodo silabico 1.mp4
    Obrigado pela visita, e volte sempre.
  • Boicote o veganismo
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
  • Democracia totalitária . #olavotemrazao
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
  • Noite de Insônia

Postagens mais visitadas do ano passado

  • Boicote o veganismo
    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
  • CHOQUEI - Lacrando Vidas
  • Reagindo à fala da filósofa Lucia Helena Galvão. E somando algo sobre Shankaracharya e Os Vedas.
    Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na  — nunca;  e...
  • Sugestões de temas para Monografia e T.C.C. Pedagogia, Educação Física.
    Avaliação na docência do Ensino Superior * A arte na formação da criança e suas contribuições para a educação * A importância do brincar...
  • Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir
    Psicopedagogia   Testes & Materiais Gratuitos   Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir   12 de setembro de 2017     Daliane Oliv...
  • Martinho Lutero.
    Martinho Lutero Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Martinho lutero ) Ir para: navegação , pesqu...
  • Mnemónica
    Mnemónica Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Memorização dos meses do ano que contém 31 dias pelos punhos Uma mnemónica é um auxil...

Postagens mais visitadas em todo periodo

  • Sugestões de temas para Monografia e T.C.C. Pedagogia, Educação Física.
    Avaliação na docência do Ensino Superior * A arte na formação da criança e suas contribuições para a educação * A importância do brincar...
  • PLANO DE AULA. Modelo de fichas de Planos de Aulas. (Meus Artigos)
    PLANO DE AULA I - Identificação U. E.: ________________________________________... Aluno Estagiário : _____________________________...
  • Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.
    Planos de Aula CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origen...
  • Atividades matemáticas para os anos iniciais.
    Atividades medidas de comprimento, multiplicação e fração Se você deseja ter estas atividades, e imprimir, entre aqui e baixe os arquivos e...
  • Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).
    Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas. Uma vez na aula de legislação educacional,...
  • Carta de intenção Especialização, mestrado/doutorado.: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES
    A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização, mestrado ou doutorado de interesse do candidato enfati...
  • Pedagogia de Projetos, Relatório de Estágio, Plano de Aula, Observações e Avaliações.
    Apresentando uma fábula com o avental didático-pedagógico no estágio. Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPARVIRTUAL - Univer...
  • Anamnese MODELOS DE FICHAS PARA AVALIAÇÃO
    Anamnese Psicopedagogica from Sinara Duarte 20136090 anamnese-modelos-de-fichas-para-avaliacao de adrianapolonio Obrig...
  • Modelo de Relatório de Estágio Unopar Virtual Pedagogia.
    SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO curso DE PEDAGOGIA nome do(s) autor(es) em ordem alfabética estágio curricular supervisionado:...
  • Matemática Anos Iniciais. (probabilidade).
    No PCN volume 3, que descreve caminhos para o ensino da matemática nos anos iniciais. Apresentam os conteúdos de Matemática, que deveriam ...

Pesquisar este blog

Empregos Clique na imagem abaixo

Empregos Clique na imagem abaixo

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Blog do João Maria andarilho utópico
Brazil
Ver meu perfil completo

Canal do Blog do João Maria Andarilho Utópico

Canal do Blog do João Maria Andarilho Utópico
Clique na imagem e entre no grupo.

Meus sites e foruns

  • Meu Canal no YOUTUBE
  • Meu canal no SLIDESHARE
  • Meu Forum
  • Vídeo-aulas Telecurso Ensino Médio e fundamental
  • Tele Curso TEC

Denunciar abuso

Arquivo do blog

  • ►  2008 (1692)
    • ►  março 2008 (49)
    • ►  abril 2008 (190)
    • ►  maio 2008 (280)
    • ►  junho 2008 (138)
    • ►  julho 2008 (113)
    • ►  agosto 2008 (142)
    • ►  setembro 2008 (227)
    • ►  outubro 2008 (380)
    • ►  novembro 2008 (106)
    • ►  dezembro 2008 (67)
  • ►  2009 (430)
    • ►  janeiro 2009 (49)
    • ►  fevereiro 2009 (60)
    • ►  março 2009 (33)
    • ►  abril 2009 (14)
    • ►  maio 2009 (13)
    • ►  junho 2009 (92)
    • ►  julho 2009 (16)
    • ►  agosto 2009 (23)
    • ►  setembro 2009 (24)
    • ►  outubro 2009 (48)
    • ►  novembro 2009 (31)
    • ►  dezembro 2009 (27)
  • ►  2010 (516)
    • ►  janeiro 2010 (22)
    • ►  fevereiro 2010 (12)
    • ►  março 2010 (21)
    • ►  abril 2010 (28)
    • ►  maio 2010 (48)
    • ►  junho 2010 (31)
    • ►  julho 2010 (27)
    • ►  agosto 2010 (10)
    • ►  setembro 2010 (26)
    • ►  outubro 2010 (57)
    • ►  novembro 2010 (193)
    • ►  dezembro 2010 (41)
  • ►  2011 (584)
    • ►  janeiro 2011 (46)
    • ►  fevereiro 2011 (47)
    • ►  março 2011 (65)
    • ►  abril 2011 (28)
    • ►  maio 2011 (33)
    • ►  junho 2011 (22)
    • ►  julho 2011 (36)
    • ►  agosto 2011 (86)
    • ►  setembro 2011 (79)
    • ►  outubro 2011 (56)
    • ►  novembro 2011 (61)
    • ►  dezembro 2011 (25)
  • ►  2012 (1217)
    • ►  janeiro 2012 (30)
    • ►  fevereiro 2012 (26)
    • ►  março 2012 (74)
    • ►  abril 2012 (92)
    • ►  maio 2012 (46)
    • ►  junho 2012 (46)
    • ►  julho 2012 (55)
    • ►  agosto 2012 (122)
    • ►  setembro 2012 (150)
    • ►  outubro 2012 (249)
    • ►  novembro 2012 (132)
    • ►  dezembro 2012 (195)
  • ►  2013 (2246)
    • ►  janeiro 2013 (273)
    • ►  fevereiro 2013 (231)
    • ►  março 2013 (247)
    • ►  abril 2013 (197)
    • ►  maio 2013 (212)
    • ►  junho 2013 (241)
    • ►  julho 2013 (175)
    • ►  agosto 2013 (152)
    • ►  setembro 2013 (111)
    • ►  outubro 2013 (176)
    • ►  novembro 2013 (82)
    • ►  dezembro 2013 (149)
  • ►  2014 (852)
    • ►  janeiro 2014 (131)
    • ►  fevereiro 2014 (60)
    • ►  março 2014 (86)
    • ►  abril 2014 (97)
    • ►  maio 2014 (52)
    • ►  junho 2014 (40)
    • ►  julho 2014 (41)
    • ►  agosto 2014 (83)
    • ►  setembro 2014 (77)
    • ►  outubro 2014 (55)
    • ►  novembro 2014 (73)
    • ►  dezembro 2014 (57)
  • ►  2015 (297)
    • ►  janeiro 2015 (71)
    • ►  fevereiro 2015 (47)
    • ►  março 2015 (33)
    • ►  abril 2015 (26)
    • ►  maio 2015 (19)
    • ►  junho 2015 (16)
    • ►  julho 2015 (17)
    • ►  agosto 2015 (20)
    • ►  setembro 2015 (27)
    • ►  outubro 2015 (9)
    • ►  novembro 2015 (9)
    • ►  dezembro 2015 (3)
  • ►  2016 (68)
    • ►  janeiro 2016 (4)
    • ►  fevereiro 2016 (6)
    • ►  março 2016 (5)
    • ►  abril 2016 (15)
    • ►  maio 2016 (3)
    • ►  junho 2016 (2)
    • ►  agosto 2016 (5)
    • ►  setembro 2016 (8)
    • ►  outubro 2016 (4)
    • ►  novembro 2016 (5)
    • ►  dezembro 2016 (11)
  • ►  2017 (507)
    • ►  janeiro 2017 (30)
    • ►  fevereiro 2017 (39)
    • ►  março 2017 (93)
    • ►  abril 2017 (78)
    • ►  maio 2017 (98)
    • ►  junho 2017 (58)
    • ►  julho 2017 (39)
    • ►  agosto 2017 (13)
    • ►  setembro 2017 (18)
    • ►  outubro 2017 (11)
    • ►  novembro 2017 (24)
    • ►  dezembro 2017 (6)
  • ►  2018 (298)
    • ►  janeiro 2018 (11)
    • ►  fevereiro 2018 (8)
    • ►  março 2018 (25)
    • ►  abril 2018 (24)
    • ►  maio 2018 (12)
    • ►  junho 2018 (16)
    • ►  julho 2018 (10)
    • ►  agosto 2018 (20)
    • ►  setembro 2018 (51)
    • ►  outubro 2018 (74)
    • ►  novembro 2018 (24)
    • ►  dezembro 2018 (23)
  • ►  2019 (471)
    • ►  janeiro 2019 (16)
    • ►  fevereiro 2019 (27)
    • ►  março 2019 (71)
    • ►  abril 2019 (105)
    • ►  maio 2019 (52)
    • ►  junho 2019 (58)
    • ►  julho 2019 (38)
    • ►  agosto 2019 (10)
    • ►  setembro 2019 (10)
    • ►  outubro 2019 (33)
    • ►  novembro 2019 (26)
    • ►  dezembro 2019 (25)
  • ►  2020 (824)
    • ►  janeiro 2020 (16)
    • ►  fevereiro 2020 (45)
    • ►  março 2020 (59)
    • ►  abril 2020 (79)
    • ►  maio 2020 (134)
    • ►  junho 2020 (80)
    • ►  julho 2020 (99)
    • ►  agosto 2020 (69)
    • ►  setembro 2020 (61)
    • ►  outubro 2020 (57)
    • ►  novembro 2020 (74)
    • ►  dezembro 2020 (51)
  • ►  2021 (542)
    • ►  janeiro 2021 (25)
    • ►  fevereiro 2021 (19)
    • ►  março 2021 (90)
    • ►  abril 2021 (59)
    • ►  maio 2021 (44)
    • ►  junho 2021 (35)
    • ►  julho 2021 (46)
    • ►  agosto 2021 (54)
    • ►  setembro 2021 (35)
    • ►  outubro 2021 (51)
    • ►  novembro 2021 (44)
    • ►  dezembro 2021 (40)
  • ►  2022 (475)
    • ►  janeiro 2022 (54)
    • ►  fevereiro 2022 (39)
    • ►  março 2022 (42)
    • ►  abril 2022 (56)
    • ►  maio 2022 (49)
    • ►  junho 2022 (48)
    • ►  julho 2022 (31)
    • ►  agosto 2022 (39)
    • ►  setembro 2022 (28)
    • ►  outubro 2022 (28)
    • ►  novembro 2022 (21)
    • ►  dezembro 2022 (40)
  • ►  2023 (961)
    • ►  janeiro 2023 (63)
    • ►  fevereiro 2023 (79)
    • ►  março 2023 (121)
    • ►  abril 2023 (89)
    • ►  maio 2023 (42)
    • ►  junho 2023 (63)
    • ►  julho 2023 (63)
    • ►  agosto 2023 (57)
    • ►  setembro 2023 (115)
    • ►  outubro 2023 (126)
    • ►  novembro 2023 (41)
    • ►  dezembro 2023 (102)
  • ►  2024 (1089)
    • ►  janeiro 2024 (139)
    • ►  fevereiro 2024 (131)
    • ►  março 2024 (104)
    • ►  abril 2024 (24)
    • ►  maio 2024 (109)
    • ►  junho 2024 (119)
    • ►  julho 2024 (89)
    • ►  agosto 2024 (124)
    • ►  setembro 2024 (111)
    • ►  outubro 2024 (38)
    • ►  novembro 2024 (57)
    • ►  dezembro 2024 (44)
  • ▼  2025 (159)
    • ►  janeiro 2025 (27)
    • ►  fevereiro 2025 (26)
    • ►  março 2025 (10)
    • ►  abril 2025 (8)
    • ►  maio 2025 (12)
    • ►  junho 2025 (12)
    • ►  julho 2025 (14)
    • ►  agosto 2025 (15)
    • ►  setembro 2025 (15)
    • ►  outubro 2025 (10)
    • ►  novembro 2025 (8)
    • ▼  dezembro 2025 (2)
      • Hoje é o dia Sagrado Jejum de Sri Mokshada Ekadasi...
      • O P*C*C NÃO É O QUE AS PESSOAS PENSAM - RED CAST -...

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores


PODCASTS FEITAS COM ANCHOR

Carregando...
Tweets by joaomariamariah

T.C.C.

Dificuldade pra fazer sua monografia de T.C.C. na área da Pedagogia. Entre em contato preenchendo o formulário abaixo.

Monografia orientação diferenciada. Contate-me.

Nome

E-mail *

Mensagem *



ABAIXO OS SEGUIDORES DESTE BLOG OBRIGADO POR ACOMPANHAR NOSSO BLOG.

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Meu Curriculum na Plataforma Lattes.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4206606E3
Follow this blog

Clique na imagem ou no link abaixo. Para ver minha página no About.me




http://about.me/joaocarlosmaria/#

TELECURSO TEC

Clique na imagem, ou no link para acessar as aulas.
http://telecurso-tec.blogspot.com.br/

O Telecurso TEC é um programa de formação técnica de nível médio, de qualificação e habilitação profissional, feito para quem deseja investir na sua educação ou na de seus funcionários.

É composto por três cursos técnicos:
- Administração Empresarial;
- Gestão de Pequenas Empresas;
- Secretariado e Assessoria.

RESUMO DE LIVROS


Para ver os resumos clique aqui ou na imagem acima.

Portal Do MEC




Clique aqui ou na imagem para acessar o site do Ministério da Educação.

Diretoria de ensino Campinas Leste



Clique na imagem, para acessar a página da diretoria de ensino.

E-MEC veja se seu curso e instituição são credenciados e autorizados, pelo MEC





e-MEC - O e-MEC foi criado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente. Acesse o e-MEC

Feedjit

Translate

4 Pilares da Educação

DICIONÁRIOS




Clique nos links abaixo para acessar os dicionários

Links revisados em 19/07/2020 ás 21:23

DICIONARIOS

  • Dicionário Básico de Filosofia
  • DICIONÁRIO BREVE DE PEDAGOGIA
  • Dicionário de Filosofia
  • Dicionário de Psicologia
  • Dicionário de Sociologia
  • Termos Jurídicos.

Professor cuide de sua voz e da de seus alunos

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Diga não ao Bullying Hoje


O que é o bullying

Meu pré projeto de t.c.c. sobre Bullying

MODELOS DE FICHAS PARA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Clique nos links abaixo para baixar e visualiza-los
Anamnese
EOCA -ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
SESSÃO LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Aplicação do Bender para diagnóstico na Psicopedagogia
Manual de Aplicação Pratica para Diagnóstico de Distúrbios do Aprendizado Psicopedagogia_Clinica
Vocabulário de Psicomotricidade e de Psicologia Infantil
ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

Clique na Imagem para acessar






Estudei na Unopar fui feliz ali. Valeu Unopar.


Campinas http://www.faculdadeead.com.br/site/

ATENÇÃO

Digite o seu Email corretamente no formulário abaixo, pois respondo a todos, e às vezes alguns emails voltam.

Total de visualizações de página



Caderno do Futuro - Matemática - 5º Ano.rar

Contador

Este blog possui atualmente:


Comentários em Artigos!

Widget UsuárioCompulsivo
Tema Simples. Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.