sexta-feira, 7 de março de 2008

Administração Taylor. Teoria da Administração Científica de Taylor




Falar em Taylor, é falar de administração científica pois a ele é atribuído este feito. Ele Taylor nascido nos Estados Unidos, trabalhou como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar altos postos administrativos em empresas norte-americanas.Reunindo grande experiência de trabalho na própria linha de produção, foi um dos primeiros a ressaltar a necessidade de racionalizar o trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. 

Em seu livro " Os príncipios das administração científica", puublicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.Pode-se dizer que sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão da autoridade e supervisãqo ao nível de linha.A aplicação dos princípios de Taylor criou a base para formação das grandes potências industriais da atualidade. Os princípais impérios industriais no ínicio do modelo de Taylor. 

Os principais pontos pontos da sua teoria são:* Princípios em substituição ao empirismo: objetivando uma pártica administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob risco.* Divisão do trabalho: determinando, através de regras básicas em diferentes etapas das diversas atividades.* Divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas da planejamento e direção daquelas referentes à execução do trabalho.* Treinamento e seleção do trabalhador: permitindo a qualificação do trabalhador mediante a seleção e aperfeiçoamento técnico.* Coordenação entre as atividades: articulando a atuação dos trabalhadores com supervisores e administradores. 

Então temos os principais elementos a serem aplicados na administração científica de Taylor são:* Estudo de tempo e padrões de produção.*Supervisão funcional* Padronização de ferramentas e instrumentos.* Princípio de exceção: os administradores devem concentrar-se apenas nos desvios dos processos.* Fichas de instrução de serviços.* A idéia de tarefa, associada a prêmios produção pela execução eficiente.* Sistemas para classificação dos produtos e de material utilizado na manufatura.* Sistema de delineamento da rotina de trabalho.Não podemos nos esquecer que Taylor (1856-1915), revolucionou sua época. 

E quem faz críticas a ele sem levar em consideração a ano de seus feitos bem como suas contribuições. Que seus conceitos são seguidos até nossos dias, como por ex. prêmios, qualificação, hierarquias, linha de produção.criticar Taylor seria o mesmo que criticar o primeiro automóvel, por ele correr pouco comparados com os de hoje.comparar Taylor de com os dias atuais sem levar em consideração tempo, lugar e circunstancia seria uma injustiça. 

Paro por aqui, espero ter ajudado.E um detalhe, muito importante sua mulher o ajudou muito.Por trás de um grande homem uma grande mulher.

Referência

Instituto Monitor: Introdução à gestão de negócios. 2E p.12-13. 2ª ed. abril 2005, São Paulo editora Aline Palhares. 






Nenhum comentário:

Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.