Vygotysky x Piaget
Vigotsky x Piaget
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA MÓDULO 2 NOTURNO 2006 Unoparvirtual (unidade Campinas)
João Carlos Maria
DESENVOLVIMENTO PSICO-EMOCINAL
VYGOTSKY E PIAGET divergências , convergências.
Sobre o tema Vygotsky e Piaget MANACORDA diz ,
“O tema que une e divide Vygotsky e Piaget,é o eterno tema que vimos aflorar já no antigo Egito : a relação entre natureza e ambiente ou educação no desenvolvimento do individuo , que quer dizer a relação entre personalidade e socialidade entre liberdade e autoridade .Em outros termos, é o mesmo que hoje reaparece no campo pedagógico mundial : como o antagonismo entre tradições e modos liberais democráticos, de um lado, e modos socialistas e comunistas, do outro.( Apesar de sabermos da falácias das esquematizações).” (MANACORDA,1989 Cortez p.324).
Vamos agora enumerar o que une e dividem ambos autores Vygotsky e Piaget .
DIVERGÊNCIAS.
INTERAÇÃO SOCIAL.
Na sua teoria “Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que , ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo molda o funcionamento psicológico do homem”.(OLIVEIRA in CASTORINA , 1992,P.24).
Piaget, no entanto não entrou muito nesse assunto, pois para ele nem toda relação social favorece ao desenvolvimento ; e essa relação social é de dois tipos(coação social e ser coercitivo) . A coação social é um exemplo de autoridade ou prestígio que limita a participação do indivíduo, ele tem pouca participação racional na produção.
Ser coercitivo ou cooperativo na verdade depende de uma atitude moral – Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética ; ele não entra na questão cultural de determinadas ideologias, religiões, sistemas econômicos, classes sociais, mas na questão da moral e da ética da igualdade, da liberdade e da democracia enfim dos direitos humanos.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Para Piaget os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não influi no desenvolvimento e o desenvolvimento antecede a aprendizagem “a teoria de aprendizagem estabelece uma continuidade entre os mecanismos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem”.(CASTORINA,1998,p.21).
Quando Piaget postula a continuidade entre o desenvolvimento e aprendizagem, pensando do ponto de vista do sujeito,da ação deste sobre os objetos.O desenvolvimento ocorre “de dentro para fora” do sujeito. Por esse motivo o professor nesse caso é um “facilitador ou um bloqueador” do desenvolvimento dependendo de sua conduta.
Por sua vez para Vygotsky o papel do agente externo é de suma importância , pois sem a intervenção do outro não há desenvolvimento . Através da mediação (presença do outro), o sujeito internaliza conceitos externos, num processo de formação das funções psíquicas superiores. A aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados , e a aprendizagem antecede o desenvolvimento , ou melhor , o objetivo da aprendizagem é prever o desenvolvimento potencial, e interferir na zona de desenvolvimento proximal, promovendo o desenvolvimento potencial do sujeito.O ensino escolar é de suma importância , visto que é através da escola que se pode detectar o desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal. É importante salientar ainda que Vygotsky leva sempre em consideração a sociedade especifica em que vive o sujeito , bem como sua cultura.
O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Resumidamente poderíamos dizer que a tese de Piaget sobre conceitos espontâneos e conceitos científicos é a continuidade e o enfoque está na gênese da lógica dos conceitos. A tese de Vygotsky é a descontinuidade entre conceitos cotidianos e científicos e o enfoque está no contexto da aquisição escolar.
CONVERGÊNCIAS
Após fazer um quadro de pontos divergentes começamos a fazer uma analise dos pontos em comum entre os dois autores.
Mais vale a pena ressaltar antes de entrarmos nos pontos em comum entre eles que existem diferenças e antagonismos , mas que passados os momentos de defender cada um dos autores , há um diálogo proposto por eles mesmos e por seus seguidores , uma busca de novas descobertas e um movimento dialético constante ,para seguir o que ambos propunham , ainda que através de caminhos distintos...
A preocupação inicial tanto em Piaget como em Vygotsky não era a educação ou o desenvolvimento de uma metodologia , Piaget tinha uma abordagem epistemológica e Vygotsky uma abordagem genética , porém seus estudos levam a uma elaboração das estruturas mentais e do desenvolvimento infantil.
Também concordam entre si que a função da linguagem deve ser a comunicação global depois , depois a fala se diferencia em egocêntrica e comunicativa.
Eles também grande importância ao o organismo ativo entendendo a atividade ou a ação humana como indo além do comportamento observável.
VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO.
Até o inicio do século XX assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos .A crença da maior parte da sociedade era de que qualquer diferença entre os processos cognitivos entre as crianças e os adultos era de grau : os adultos eram superiores mentalmente , do mesmo modo que eram fisicamente maiores , mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao longo da vida .
Com suas pesquisas Vygotsky contribui para um melhor entendimento das crianças e das pessoas .
Resumido ele ajudou a melhorar a pedagogia , psicologia ,sua contribuição não tem fronteiras serve para todos.
E cabe a sociedade como um todo usufruir da melhor maneira possível.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
“O passado não é o paradigma final , mas é referência importante . Só isto”.(DEMO, 1984 p.126)
Partindo desse pressuposto podemos discorrer sobre a educação suas teorias e práticas .
Que ao longo dos tempos vem se tornando cada vez mais cheia de métodos e linguagens verbais e não verbais.E desse modo cada profissional da área educativa vai utilizar-se de um ou vários métodos caímos ai no padrão do gosto e também do preconceito e dúvidas. Hume também nos diz algo muito interessante sobre o padrão do gosto.
“ É demasiado óbvia para não deixar de ser notada por todos a extrema variedade de gostos que há no mundo , assim como opiniões.
Mesmo os homens de parcos conhecimentos são capazes de notar as diferenças de gosto dentro mesmo dentro do estreito círculo de suas relações inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e em que desde cedo foram inculta dos os mesmos preconceitos . Mas os que são capazes de uma visão mais ampla , e conhecem nações distantes e épocas remotas , ainda mais se surpreendem com essa grande inconsistência e contraditoriedade. Temos tendência para chamar de bárbaro tudo o que se afasta muito de nosso gosto e de nossas concepções , mas depressa vemos que esse epíteto ou censura também pode ser-nos aplicado.E mesmo o mais arrogante e convicto acaba por sentir-se abalado, ao observar em todos os lados uma idêntica segurança , passando a ter escrúpulos, em meio a tal contrariedade de sentimentos , de pronunciar-se positivamente em seu próprio favor.”(HUME,2000 p.333) .
René Descartes cita algo muito parecido ,
“Nada direi a respeito da filosofia que foi cultivada pelos mais elevados espíritos que viveram desde muitos séculos e que , apesar disso , nela não se encontra ainda uma única coisa sobre a qual não se continue discutindo e, por conseguinte , que não seja duvidosa , eu não alimentava qualquer esperança de acertar mais que os outros . Além do mais , considerando quantas opiniões diferentes , defendidas por homens eruditos, pode haver sobre uma mesma matéria , sem que jamais passe haver mais de uma só que seja verdadeira , achava quase como se fosse falso tudo aquilo que era apenas provável .”( DESCARTES, 1996,p.18).
Desta forma, sempre vamos encontrar em nossa trajetória um caminho a seguir ou não.
Neste sentido ambos Vygotsky e Piaget , criaram novos paradigmas para o desenvolvimento psico-emocinal . E com certeza contribuíram,e muito com os educadores atuais.
Mas é preciso lembrar que a teoria pode alimentar a prática , mas não fornece instrumentos metodológicos.
Bhaktivedanta swami Prabhupada(1896-1976), costumava dizer “o que é remédio para um pode ser veneno para um outro e vice –versa”.
Apesar de todos os métodos didáticos , verbais não verbais sempre o ser humano estará por trás dessa metodologia.Jung citava costumeiramente um ditado chinês, “ se o homem errado utilizar o meio certo, o meio certo operará errado”.
“ O homem é capaz de transcender as limitações de todas as suas definições”.
Paul Tillich
REFERÊCIAS
TELES, Antônio Xavier. Psicologia Moderna.32 ed.São Paulo :Ática,1993.
CASTORINA,José Antônio et alii. Piaget Vygotsky : Novas Contribuições para o Debate.5 ed.São Paulo. :Ática , 1998.
JUNG,Carl Gustav. O pensamento vivo volume 10. São Paulo : Martin Claret,1986.
DESCARTES,René . Discurso do método. Volume 10 . São Paulo : Escala 2003.
HUME,David. Vida e Obra. São Paulo :Nova Cultural, 2000.
NOT, Louis . As Pedagogias do Conhecimento.São Paulo :Difel ,2000.
PRABHUPADA,Bhaktivedanta Swami. O Bhagavad Gita como Ele É. 2 ed. São Paulo :Bhaktivedanta Book Trust , 1992.
Autor do trabalho; João Carlos Maria: para disciplina de Desenvolvimento Psicoemocional. Do prof. Fernando Zanluchi.
Ao copiar este artigo cite a fonte em seu trabalho.
Copie tudo, mas cite a fonte.
Sobre o tema Vygotsky e Piaget MANACORDA diz ,
“O tema que une e divide Vygotsky e Piaget,é o eterno tema que vimos aflorar já no antigo Egito : a relação entre natureza e ambiente ou educação no desenvolvimento do individuo , que quer dizer a relação entre personalidade e socialidade entre liberdade e autoridade .Em outros termos, é o mesmo que hoje reaparece no campo pedagógico mundial : como o antagonismo entre tradições e modos liberais democráticos, de um lado, e modos socialistas e comunistas, do outro.( Apesar de sabermos da falácias das esquematizações).” (MANACORDA,1989 Cortez p.324).
Vamos agora enumerar o que une e dividem ambos autores Vygotsky e Piaget .
DIVERGÊNCIAS.
INTERAÇÃO SOCIAL.
Na sua teoria “Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que , ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo molda o funcionamento psicológico do homem”.(OLIVEIRA in CASTORINA , 1992,P.24).
Piaget, no entanto não entrou muito nesse assunto, pois para ele nem toda relação social favorece ao desenvolvimento ; e essa relação social é de dois tipos(coação social e ser coercitivo) . A coação social é um exemplo de autoridade ou prestígio que limita a participação do indivíduo, ele tem pouca participação racional na produção.
Ser coercitivo ou cooperativo na verdade depende de uma atitude moral – Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética ; ele não entra na questão cultural de determinadas ideologias, religiões, sistemas econômicos, classes sociais, mas na questão da moral e da ética da igualdade, da liberdade e da democracia enfim dos direitos humanos.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Para Piaget os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não influi no desenvolvimento e o desenvolvimento antecede a aprendizagem “a teoria de aprendizagem estabelece uma continuidade entre os mecanismos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem”.(CASTORINA,1998,p.21).
Quando Piaget postula a continuidade entre o desenvolvimento e aprendizagem, pensando do ponto de vista do sujeito,da ação deste sobre os objetos.O desenvolvimento ocorre “de dentro para fora” do sujeito. Por esse motivo o professor nesse caso é um “facilitador ou um bloqueador” do desenvolvimento dependendo de sua conduta.
Por sua vez para Vygotsky o papel do agente externo é de suma importância , pois sem a intervenção do outro não há desenvolvimento . Através da mediação (presença do outro), o sujeito internaliza conceitos externos, num processo de formação das funções psíquicas superiores. A aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados , e a aprendizagem antecede o desenvolvimento , ou melhor , o objetivo da aprendizagem é prever o desenvolvimento potencial, e interferir na zona de desenvolvimento proximal, promovendo o desenvolvimento potencial do sujeito.O ensino escolar é de suma importância , visto que é através da escola que se pode detectar o desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal. É importante salientar ainda que Vygotsky leva sempre em consideração a sociedade especifica em que vive o sujeito , bem como sua cultura.
O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Resumidamente poderíamos dizer que a tese de Piaget sobre conceitos espontâneos e conceitos científicos é a continuidade e o enfoque está na gênese da lógica dos conceitos. A tese de Vygotsky é a descontinuidade entre conceitos cotidianos e científicos e o enfoque está no contexto da aquisição escolar.
CONVERGÊNCIAS
Após fazer um quadro de pontos divergentes começamos a fazer uma analise dos pontos em comum entre os dois autores.
Mais vale a pena ressaltar antes de entrarmos nos pontos em comum entre eles que existem diferenças e antagonismos , mas que passados os momentos de defender cada um dos autores , há um diálogo proposto por eles mesmos e por seus seguidores , uma busca de novas descobertas e um movimento dialético constante ,para seguir o que ambos propunham , ainda que através de caminhos distintos...
A preocupação inicial tanto em Piaget como em Vygotsky não era a educação ou o desenvolvimento de uma metodologia , Piaget tinha uma abordagem epistemológica e Vygotsky uma abordagem genética , porém seus estudos levam a uma elaboração das estruturas mentais e do desenvolvimento infantil.
Também concordam entre si que a função da linguagem deve ser a comunicação global depois , depois a fala se diferencia em egocêntrica e comunicativa.
Eles também grande importância ao o organismo ativo entendendo a atividade ou a ação humana como indo além do comportamento observável.
VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO.
Até o inicio do século XX assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos .A crença da maior parte da sociedade era de que qualquer diferença entre os processos cognitivos entre as crianças e os adultos era de grau : os adultos eram superiores mentalmente , do mesmo modo que eram fisicamente maiores , mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao longo da vida .
Com suas pesquisas Vygotsky contribui para um melhor entendimento das crianças e das pessoas .
Resumido ele ajudou a melhorar a pedagogia , psicologia ,sua contribuição não tem fronteiras serve para todos.
E cabe a sociedade como um todo usufruir da melhor maneira possível.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
“O passado não é o paradigma final , mas é referência importante . Só isto”.(DEMO, 1984 p.126)
Partindo desse pressuposto podemos discorrer sobre a educação suas teorias e práticas .
Que ao longo dos tempos vem se tornando cada vez mais cheia de métodos e linguagens verbais e não verbais.E desse modo cada profissional da área educativa vai utilizar-se de um ou vários métodos caímos ai no padrão do gosto e também do preconceito e dúvidas. Hume também nos diz algo muito interessante sobre o padrão do gosto.
“ É demasiado óbvia para não deixar de ser notada por todos a extrema variedade de gostos que há no mundo , assim como opiniões.
Mesmo os homens de parcos conhecimentos são capazes de notar as diferenças de gosto dentro mesmo dentro do estreito círculo de suas relações inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e em que desde cedo foram inculta dos os mesmos preconceitos . Mas os que são capazes de uma visão mais ampla , e conhecem nações distantes e épocas remotas , ainda mais se surpreendem com essa grande inconsistência e contraditoriedade. Temos tendência para chamar de bárbaro tudo o que se afasta muito de nosso gosto e de nossas concepções , mas depressa vemos que esse epíteto ou censura também pode ser-nos aplicado.E mesmo o mais arrogante e convicto acaba por sentir-se abalado, ao observar em todos os lados uma idêntica segurança , passando a ter escrúpulos, em meio a tal contrariedade de sentimentos , de pronunciar-se positivamente em seu próprio favor.”(HUME,2000 p.333) .
René Descartes cita algo muito parecido ,
“Nada direi a respeito da filosofia que foi cultivada pelos mais elevados espíritos que viveram desde muitos séculos e que , apesar disso , nela não se encontra ainda uma única coisa sobre a qual não se continue discutindo e, por conseguinte , que não seja duvidosa , eu não alimentava qualquer esperança de acertar mais que os outros . Além do mais , considerando quantas opiniões diferentes , defendidas por homens eruditos, pode haver sobre uma mesma matéria , sem que jamais passe haver mais de uma só que seja verdadeira , achava quase como se fosse falso tudo aquilo que era apenas provável .”( DESCARTES, 1996,p.18).
Desta forma, sempre vamos encontrar em nossa trajetória um caminho a seguir ou não.
Neste sentido ambos Vygotsky e Piaget , criaram novos paradigmas para o desenvolvimento psico-emocinal . E com certeza contribuíram,e muito com os educadores atuais.
Mas é preciso lembrar que a teoria pode alimentar a prática , mas não fornece instrumentos metodológicos.
Bhaktivedanta swami Prabhupada(1896-1976), costumava dizer “o que é remédio para um pode ser veneno para um outro e vice –versa”.
Apesar de todos os métodos didáticos , verbais não verbais sempre o ser humano estará por trás dessa metodologia.Jung citava costumeiramente um ditado chinês, “ se o homem errado utilizar o meio certo, o meio certo operará errado”.
“ O homem é capaz de transcender as limitações de todas as suas definições”.
Paul Tillich
REFERÊCIAS
TELES, Antônio Xavier. Psicologia Moderna.32 ed.São Paulo :Ática,1993.
CASTORINA,José Antônio et alii. Piaget Vygotsky : Novas Contribuições para o Debate.5 ed.São Paulo. :Ática , 1998.
JUNG,Carl Gustav. O pensamento vivo volume 10. São Paulo : Martin Claret,1986.
DESCARTES,René . Discurso do método. Volume 10 . São Paulo : Escala 2003.
HUME,David. Vida e Obra. São Paulo :Nova Cultural, 2000.
NOT, Louis . As Pedagogias do Conhecimento.São Paulo :Difel ,2000.
PRABHUPADA,Bhaktivedanta Swami. O Bhagavad Gita como Ele É. 2 ed. São Paulo :Bhaktivedanta Book Trust , 1992.
Autor do trabalho; João Carlos Maria: para disciplina de Desenvolvimento Psicoemocional. Do prof. Fernando Zanluchi.
Ao copiar este artigo cite a fonte em seu trabalho.
Copie tudo, mas cite a fonte.
3 comentários:
Acabe de dar uma lida para relembrar as divergências e convergências do pensamento desses dois pensadores, pois amanhã tenho prova de Psicologia na Educação.
Me ajudou bastante!!!!!
Obrigada!!!
Amanhã tenho prova de Psicologia na Educação e acabei de ler o blog para relembrar as divergências e convergências no pensamento desses dois pensadores.
Me ajudou bastante!
Obrigada!!!
Obrigado Lays, e volte sempre ao Blog e boa sorte em sua prova. fico feliz que tenha lhe ajudado.
Postar um comentário