segunda-feira, 10 de março de 2008

Metodologia do ensino superior


METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Resumo: Este artigo tem como objetivo geral compreender quais estratégias metodológicas os professores da Educação Superior utilizam em sala de aula considerando as expectativas iniciais do trabalho. Inserir-se no universo da Educação Superior vai exigir do professor um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, tendo vista que ele é responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso o docente assume para si múltiplos desafios, sobretudo para adequar seus saberes e fazeres às práticas da Educação Superior. Neste sentido, colocamos o seguinte questionamento: quais metodologias os professores iniciantes na Educação Superior utilizam no contexto da sala de aula? Para responder tal questão procuramos entender quais os sentimentos e expectativas do professor iniciante na Educação Superior; investigar quais as estratégias de ensino os mesmos utilizam em sala de aula e analisar os resultados de tais metodologias no desempenho do trabalho do professor. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Entrevistamos dois professores iniciantes na carreira da Educação Superior de instituições de Educação Superior Privada. Para referenciar os estudos teóricos trabalhamos com Gaeta e Masetto (2013), Gil (2013), Masetto (2003) dentre outros. Assumir o compromisso com a docência da Educação Superior não depende apenas dos conhecimentos conteudistas da área do conhecimento profissional do professor, é necessário o domínio das metodologias, interação com os alunos, habilidades, competências e sobretudo considerar os conhecimentos prévios dos educandos. 

Palavras-chave: Metodologias, Ensino Superior, Formação.



METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: ESPECIFICIDADE E PRAXIS COTIDIANA 

RESUMO O professor no ensino superior lida com adversidades constantes em sua sala de aula, há de observar que este deve aprimorar técnicas e buscar por inovações de seus ensinos, pois tais quesitos ainda são poucos abordados nas pós-graduações, mestrados e outras especificações profissionais. Esta pesquisa teve como objetivo mostrar as especificações da docência do ensino superior. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi pesquisa bibliográfica que teve como objetivo coletar o máximo possível de informações relevantes para o contexto da temática escolhida. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios sempre existirão, por isso o professor de ensino superior deve ter mentalidade aberta para poder lidar com estes problemas, que infelizmente tendem a ser frequente, a questão é que não se deve ficar parado frente aos desafios, mas se mostrar apto a mudança para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

 Palavras-chave: Metodologia. Ensino superior. Tecnologias. Desafios.



2 comentários:

Paula Ugalde disse...

Olá João Maria!
Parabéns pelo seu espaço! Muito contributivo para nós da area.
[]s e sucesso!:)

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado Paula Ugalde pela visita e comentários valeu , muito obrigado.

Analisando Algumas casas do Mapa Astrológico Védico Jyotish da milenar sabedoria Indiana (Vulgo Hinduísmo) de Alexandre.

alexandre 's Birth Chart / Rasi Chart Given below is the north indian style Rasi chart based on your input. The chart shows the 12 Rasi ...