quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Geocentrismo e Heliocentrismo

O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico. Veja as características de cada uma dessas teorias.
Modelo Geocêntrico

A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. Os astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas. 

Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas. 

No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.


Modelo Heliocêntrico


O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo. 

O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola




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Docente terá jornada fora da classe ampliada


O Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) conseguiu uma liminar que obriga a Secretaria Estadual de Educação a cumprir a lei nacional do piso dos professores. A lei estabelece que pelo menos um terço da jornada dos docentes seja dedicada a atividades extraclasse, como planejar aulas e aperfeiçoar-se profissionalmente. Atualmente, esse índice é de 17% na rede estadual. A liminar vale para o ano letivo de 2012.


Até o fim do ano a forma como cumprirá a jornada extraclasse na rede será anunciadaA decisão é do juiz Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3.ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo. No despacho, ele afirma que "a Fazenda Pública do Estado se manifestou afirmando que a jornada de trabalho estadual deve prevalecer sobre a lei federal". De acordo com a decisão, "não há razão alguma para deixar de ser acolhido o argumento contido na ação inicial a respeito da pronta eficácia e aplicabilidade da norma legal".O magistrado baseou seu despacho na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e na Lei 11.738/08 e concluiu que o cumprimento da lei interessa não apenas aos professores, mas também aos alunos, já que o objetivo é a "melhoria das condições de ensino".A secretaria afirma que vai divulgar até o fim do ano a forma como cumprirá a jornada extraclasse na rede.Regra. Em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei do piso é constitucional. Os ministros rejeitaram uma ação na qual a lei era contestada pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. No mesmo mês, a corte também manteve a regra da jornada extraclasse dos docentes.

Fonte: Jornal Estadão


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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Recuperação Escolar


Hoje as crianças e adolescentes se envolvem com diversas opções de atrativos e acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal para passar de ano. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano. É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento.
Existem dois métodos de recuperação:
Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.
Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual. Após o término dessas aulas, o aluno fará uma prova a respeito do conteúdo dado no plano de estudo específico e será aprovado se conseguir atingir a nota necessária.
Apesar de parecer ruim, a recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo ano em outra série com outras matérias, outros professores, outros alunos, talvez outra escola... Algumas dicas para memorizar e aprender mais:
- Esteja relaxado para começar os estudos, pois se estiver ansioso não conseguirá aprender;
- Marque no texto as palavras que julga importante;
- A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro;
- Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes;
- Pare a cada meia-hora e relaxe;
- Volte aos estudos lendo as palavras circuladas;
- Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede;
- Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada;
- Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem;
- Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe.


http://www.brasilescola.com/educacao/recuperacao-escolar.htm

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sábado, 3 de dezembro de 2011

A ESCOLA ( Paulo Freire)



Enviado por avaunitins em 14/05/2008

Vídeo que contém imagens e narração do poema "A escola" de Paulo Freire.


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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Qual o impacto da repetência para o aluno?


O final do está chegando e os estudantes já estão contando o dia para entrada das férias. No entanto, muitos alunos não vão poder se divertir por que acabaram repetindo o ano na escola. Para explicar qual o impacto da repetência na vida do estudante, Luciana Ferreira recebe nos estúdios da Jovem Pan Online Mayra Gaiato, psicóloga e mestre em análise do comportamento.

 
Qual o impacto da repetência para o aluno?

Qual o papel dos pais no aprendizado dos alunos?

Déficit de atenção pode prejudicar aprendizado do aluno


fonte destes vídeos
http://jovempan.uol.com.br/videos/qual-o-impacto-da-repetencia-para-o-aluno-62405,1,0

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Acontece em dezembro na Faculdade de Educação da UNICAMP





seta SEMINÁRIO
Prova Brasil e Prova Saresp: diálogos entre docentes graduandos e professores do ensino fundamental, c/ Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida , Prof. Dr. José Camilo Santos Filho e Profa. Dra. Elisabete M. A. Pereira. Dia 05/12, às 14h, na Sala da Congregação da FE. Realiz.: GEPES-Unicamp; GEPES-Uniplac
tr
seta MESA REDONDA
Políticas de Educação Superior: um olhar transnacional, c/ Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Política de Educação Superior Europeia: a construção do Espaço Europeu de Educação Superior, c/ Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira. Dia 06/12, às 16h, na Sala da Congregação da FE. Realiz.: Grupo de Pesquisa GEPES



seta SEMINÁRIO Ciências Sociais e Educação
A contribuição intelectual de Liliana Segnini, Márcia de Paula Leite e Olga Von Simson
Convidados:
Profa. Helena Maria Tarchi Crivellari - UFMG
Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza - FE - Unicamp
Profa. Dra. Márcia Leite - FE - Unicamp
Prof. Amarildo Batista Carnicel - PUC-Campinas e Centro de Memória da Unicamp
Prof. Ricardo Antunes - IFCH - Unicamp
Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes - UNISAL
Profa. Dra. Cibele Saliba Rizek - FFLCH - USP
Prof. Dr. José Dari Krein - IE - Unicamp
Ms. Ioli Gewehr Wirth - ITCP - USP
Valéria Aroeira Garcia - Supervisora Educacional - Prefeitura Municipal de Campinas
Adriana de Almeida - Graduanda da FE
Ignácio de Loyola Brandão
Dia 06/12, às 9h, no Salão Nobre da FE. Realização: DECISE / FE / UNICAMP. Apoio: FAPESP/FAEPEX
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seta-duplaINSCRIÇÕES ABERTAS - 2012:
seta VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e o XII Encontro Estadual da ANPAE-SP
Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo da pesquisa e para os Profissionais da Educação
de 17 a 19/05/2012, na Unicamp
Inscrições e outras informações:
http://www.fe.unicamp.br/encontro.anpae

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNICAMP
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trseta Av. Bertrand Russell, 801
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
13083-865 - Campinas - SP - Brasil
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trseta Fones e Ramais: listagem resumida


Como  chegar,


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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

vitamina-saborosa, Objetivo: utilizar conhecimentos prévios de leitura e escrita para completar as partes de uma receita, bem como apropriar-se de linguagem própria deste gênero textual

vitamina-saborosa, Objetivo: utilizar conhecimentos prévios de leitura e escrita para completar as partes d...
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Sabji de legumes


Sabji de legumes

Receita do programa exibido em 06/02/2010
Ingredientes para o sabji:
•óleo
•cenoura com casca
•couve-flor
•abobrinha italiana com casca
•brócolis
•pimentão verde
•sal a gosto
•pedaços de castanha
Ingredientes para a massala:
•óleo
•coentro
•mostarda
•pimenta em semente
•gengibre
•pimenta malagueta
•folha de coentro
•manjericão
•hortelã
•salsinha
•tomilho
•curry em pó
•açafrão
•louro em pó
•tomate em pedaços
Preparo:
Moer no pilão o coentro, a mostarda e a pimenta. Reservar. À parte, esquentar o óleo em uma frigideira e colocar na sequência a cenoura, a couve-flor, a abobrinha, o brócolis e o pimentão. Em outra frigideira, preparar a massala. Colocar um pouco de óleo até esquentar. Acrescentar os grãos e as sementes que foram moídas no pilão, o gengibre, a pimenta malagueta, folha de coentro, manjericão, hortelã, salsinha e tomilho. Misturar um pouco. Acrescentar os condimentos em pó: curry, açafrão, louro em pó e misture bem. Por último, acrescentar o tomate. Colocar sal a gosto. Misturar a massala aos outros ingredientes reservados. Levar ao forno pedaços de castanha por mais ou menos 15 minutos. Retirar do forno e misturar ao sabji de legumes.
Receita elaborada por Ekanata Dasa
 fonte http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=208:sabji-de-legumes&catid=165:receitas-do-programa&Itemid=83


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Tdha th t ansiedade retardo mental e aprendizagem



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Teorias da psicologia



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Conversas sobre Didática,