Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Dica de leitura do editor do Blog. Práticas para avaliação escolar Dicas e sugestões de como fazer de Geraldo Peçanha de Almeida
Práticas para avaliação escolar Dicas e sugestões de como fazer Geraldo Peçanha de Almeida |
Formato: 14X21 ISBN: 9788578541767 Edição: 1 Ano: 2012 N. Pag.: 104 Capa: BROCHURA |
Avaliar, valorar, dar valor, fazer avaliação, tudo é muito difícil. A
avaliação é, sem dúvida, o campo mais espinhoso da escola. E isso não se
deve ao fato de que não sabemos fazer, mas simplesmente porque temos
medo de fazer. O medo vem da ideia preliminar de que faremos mal àquele
que estamos avaliando caso ele não se sai bem. Assim tenho visto os
processos de avaliação acontecerem.
Sejam nas empresas ou nas escolas, os avaliadores costumam ter medo do resultado negativo da avaliação quando, na verdade, avaliar é justamente trazer o que tem efetivamente ali à tona, e se assim o é, tanto faz se o resultado for negativo ou positivo. A avaliação será um norteador para novas atitudes e novos procedimentos, todos com a finalidade de melhorar o indivíduo que se encontra no caminhar do processo.
Este livro traz um conjunto de instrumentos, sem medo, sem dogmas e sem rodeios. Alunos, professores e diretores escolares estão contemplados. Ele apresenta fichas, relatórios, atividades, modelos de provas, de testes, de avaliação cognitiva e até baterias de exercícios para verificar a aprendizagem a curto e médio prazo.
Estas contribuições não têm a intenção de serem totalizantes, mas de apresentar possibilidades concretas no caminho da avaliação que traz benefícios ao aluno. As fundamentações, as intenções, as teorias e os argumentos filosóficos para cada instrumento são apresentados, quando possível, no item denominado – POSTURA DESEJADA.
Sumário:
Apresentação
O processo de escolhas de técnicas para avalição escolar
Primeira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Segunda sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Terceira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Atividades para avaliar leitura e escrita em turmas de alfabetização: Primeiros anos de ensino fundamental de nove anos
Gêneros textuais em cada uma das séries - divisão para o trabalho de leitura
Gêneros textuais em cada uma das séries - divisão para o trabalho de escrita
Exemplo de provas usando gêneros do discurso - anos iniciais
Prova para alunos de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de segundo ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de quarto ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Exemplo de atividades para avaliar leitura em avoz alta, do método fonético
Tabela para reestruturação textual
Práticas de avaliação de professores e demais funcionários da célula escolar
O que é bom e o que não é bom para a carreira de um profissional de educação?
Modelo de ficha para avaliação institucional do trabalho do professor.
Exemplo de parecer descritivo que apresenta todo o desenvolvimento do aluno
Programa de apoio e de intervenção aos critérios avaliativos não atingidos pelo aluno
Referências acadêmicas para consulta sobre o assunto
Referências bibliográficas sobre avaliação da aprendizagem escolar
Sejam nas empresas ou nas escolas, os avaliadores costumam ter medo do resultado negativo da avaliação quando, na verdade, avaliar é justamente trazer o que tem efetivamente ali à tona, e se assim o é, tanto faz se o resultado for negativo ou positivo. A avaliação será um norteador para novas atitudes e novos procedimentos, todos com a finalidade de melhorar o indivíduo que se encontra no caminhar do processo.
Este livro traz um conjunto de instrumentos, sem medo, sem dogmas e sem rodeios. Alunos, professores e diretores escolares estão contemplados. Ele apresenta fichas, relatórios, atividades, modelos de provas, de testes, de avaliação cognitiva e até baterias de exercícios para verificar a aprendizagem a curto e médio prazo.
Estas contribuições não têm a intenção de serem totalizantes, mas de apresentar possibilidades concretas no caminho da avaliação que traz benefícios ao aluno. As fundamentações, as intenções, as teorias e os argumentos filosóficos para cada instrumento são apresentados, quando possível, no item denominado – POSTURA DESEJADA.
Sumário:
Apresentação
O processo de escolhas de técnicas para avalição escolar
Primeira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Segunda sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Terceira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Atividades para avaliar leitura e escrita em turmas de alfabetização: Primeiros anos de ensino fundamental de nove anos
Gêneros textuais em cada uma das séries - divisão para o trabalho de leitura
Gêneros textuais em cada uma das séries - divisão para o trabalho de escrita
Exemplo de provas usando gêneros do discurso - anos iniciais
Prova para alunos de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de segundo ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Prova para alunos de quarto ano do ensino fundamental de nove anos - final do primeiro semestre
Exemplo de atividades para avaliar leitura em avoz alta, do método fonético
Tabela para reestruturação textual
Práticas de avaliação de professores e demais funcionários da célula escolar
O que é bom e o que não é bom para a carreira de um profissional de educação?
Modelo de ficha para avaliação institucional do trabalho do professor.
Exemplo de parecer descritivo que apresenta todo o desenvolvimento do aluno
Programa de apoio e de intervenção aos critérios avaliativos não atingidos pelo aluno
Referências acadêmicas para consulta sobre o assunto
Referências bibliográficas sobre avaliação da aprendizagem escolar
fonte: http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2814
Obrigado pela visita, volte sempre.
Um novo leitor
Um novo leitor
Instrumento de avaliação permite oferecer o acervo de livros em meio digital para ampliar o acesso de estudantes às publicações
Edinaldo Andrade
fonte http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12925
Obrigado pela visita, volte sempre.
Instrumento de avaliação permite oferecer o acervo de livros em meio digital para ampliar o acesso de estudantes às publicações
Edinaldo Andrade
|
- Portas para a inovação |
- Muito além da vigilância |
- Mais próximo do mercado |
- Onde está o aluno? |
fonte http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12925
Obrigado pela visita, volte sempre.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Meus artigos (João C. Maria) respota a questão: Culpa E Pecado
Ricardo levanta uma questão.
Por que toda religião se apega neste item de que pecamos e precisamos pagar....pecamos antes e precisamos reencarnar para pagar com sofrimento....ou precisamos ser salvos,o homem alem de todo sofrimento que passa ainda tem que carregar na mente este pensamento de culpa de tudo. Só para comentarem,nao quero com isso ofender ninguem, só pra saber o que acham dentro da filosofia hare e outras denominaçoes.
sds Riccardo.
sds Riccardo.
Minha Resposta.
Olá Ricardo, e boa tarde.
Primeiramente muito interessante sua questão.
E vamos a esta questão.
A palavra pecado significa, a grosso modo, erro - ou não atingir o alvo.
Podemos perceber que na esfera material (escola, faculdade, trabalho, casa) estamos sempre errando.
Mas se nestes circulos que mencionei acima insistimos no erro, vc já sabe.
Desta maneira, quando uma pessoa está construindo algo, por ex. fazendo um furo, se a pessoa faz o furo no lugar errado, ela fica pensando: "Puxa vida que erro infantil, poderia ter prestado mais atenção".
A culpa é isso, a necessidade que sentimos de prestar mais atenção.
Agora muitas pessoas fazem uma apologia da culpa e do pecado.
E isto vira paranóia, que gera muitas psicoses e histerias.
Muitos psicanalistas e psicológos dizem que a maioria de nós está a um passo da loucura.
Srila Prabhupada em seus livros cita um verso em sanscrito: "tamasi ma joytir gama" - não fique na escuridão, tente alcançar a luz...
E na tentativa de sair da escuridão vamos errar, mas temos que continuar.
E nesta era de Kali-yuga o processo recomendado pelos Vedas e por nosso fundador Acarya da ISKCON e BBT, é cantar os Santos Nomes de Krisna.
Não paga nada, pode ser praticado em todo mundo, em qualquer lugar e local. Sou apenas um simpatizante de Srila Prabhupada, e comecei a cantar, e naturalmente , parei de fazer certas atividades, o que muitos amigos diziam que seria impossivel.
Srila Prabhupada no GITA diz,
" Religião sem fiolosofia é: sentimentalismo, e filosofia sem religião
leva ao fanatismo". Hare Krsna, Srila Prabhupada ki jaya.
Espero que lhe ajude.
João Carlos Maria. (editor do Blog O Santo Nome).
Primeiramente muito interessante sua questão.
E vamos a esta questão.
A palavra pecado significa, a grosso modo, erro - ou não atingir o alvo.
Podemos perceber que na esfera material (escola, faculdade, trabalho, casa) estamos sempre errando.
Mas se nestes circulos que mencionei acima insistimos no erro, vc já sabe.
Desta maneira, quando uma pessoa está construindo algo, por ex. fazendo um furo, se a pessoa faz o furo no lugar errado, ela fica pensando: "Puxa vida que erro infantil, poderia ter prestado mais atenção".
A culpa é isso, a necessidade que sentimos de prestar mais atenção.
Agora muitas pessoas fazem uma apologia da culpa e do pecado.
E isto vira paranóia, que gera muitas psicoses e histerias.
Muitos psicanalistas e psicológos dizem que a maioria de nós está a um passo da loucura.
Srila Prabhupada em seus livros cita um verso em sanscrito: "tamasi ma joytir gama" - não fique na escuridão, tente alcançar a luz...
E na tentativa de sair da escuridão vamos errar, mas temos que continuar.
E nesta era de Kali-yuga o processo recomendado pelos Vedas e por nosso fundador Acarya da ISKCON e BBT, é cantar os Santos Nomes de Krisna.
Não paga nada, pode ser praticado em todo mundo, em qualquer lugar e local. Sou apenas um simpatizante de Srila Prabhupada, e comecei a cantar, e naturalmente , parei de fazer certas atividades, o que muitos amigos diziam que seria impossivel.
Srila Prabhupada no GITA diz,
" Religião sem fiolosofia é: sentimentalismo, e filosofia sem religião
leva ao fanatismo". Hare Krsna, Srila Prabhupada ki jaya.
Espero que lhe ajude.
João Carlos Maria. (editor do Blog O Santo Nome).
Obrigado pela visita, e volte sempre.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Acontece na faculdade de Educação da UNICAMP. Dias 9, 10 e 11 de maio de 2012.
SEMINÁRIO
As Diferentes Epistemologias na Formação de Professores c/ Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho (Faculdade de Educação - USP). Dia: 10/05, das 9h às 12h, na Sala LL 02. Realização: Grupo Formar-Ciências
PALESTRA Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem do Cotil: Desafios e Reflexões, com Profa. Daisy Rodrigues Pommer (Cotil - Unicamp) e Profa. Marilene Alice Cunha Santos (Cotil - Unicamp). Dia 10/05, das 14h às 16h, no Salão Nobre da FE. Realização: PRAESA - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde |
|
Microconteúdo multiplataforma móvel aplicado em ambiente virtual de ensino a distância c/ Marcia Izabel Fugisawa Souza (Doutoranda em Educação - FE/UNICAMP; Embrapa Informática Agropecuária). Dia: 11/05, às 14h, na Sala da Congregação da FE.
Realização: Grupo de Pesquisa LANTEC
Faculdade de Educação da Unicamp
Av.
Bertrand Russell, 801
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
13083-865 - Campinas - SP - Brasi
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
13083-865 - Campinas - SP - Brasi
domingo, 6 de maio de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...