terça-feira, 13 de novembro de 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TODO.

Conteúdo de Sociologia - 1º, 2º e 3º anos


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
1º ANO – DO ENSINO MÉDIO

EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
I BIMESTRE
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
1. UNIDADE I:
1. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO.
1.1. A Revolução Industrial, formação das Ciências Sociais e o Surgimento da Sociologia como Ciência.


·         Compreender o conhecimento humano em particular aquele voltado para o estudo da realidade social, a partir do campo de atuação da sociologia e das demais Ciências Sociais na modernidade.
·         Conhecer os fundamentos da Sociologia relacionando com o surgimento do capitalismo.
·         Compreender a Sociologia como proposta de interferência na realidade social.
II BIMESTRE


2. A QUESTÃO DO MÉTODO SOCIOLÓGICO E AS PRINCIPAIS CORRENTES SOCIOLÓGICAS.
2.1. Augusto Comte e o pensamento positivista.
2.2. Émile Durkheim: O Fato Social, Coisa, Solidariedades e O Suicídio.
2.3. Max Weber: Ação Social, dominação
2.4. Karl Marx: Materialismo Histórico, mais-valia, lutas de classes, fetiche da mercadoria, desigualdade social.   
·         Identificar a realidade social como objeto de estudo científico, através dos princípios sociológicos como subsídio teórico-prático, para a interpretação das sociedades humanas.
·         Diferenciar as Ciências Humanas e Ciências Naturais. (Métodos Objeto e Tecnologia)







3. UNIDADE III:
3. Conceitos fundamentais de Sociologia
3.1. Entender o processo de socialização como fator de humanização.
3.2. A formação dos grupos humanos, suas inter-relações e transformações.
3.3. Contatos sociais, interação social, grupos sociais.
3.4. Comunidade, sociedades e controle social. (Diferenciar os significados de comunidade e sociedade a partir da noção de territorialidade, temporalidade, das relações interpessoais, da estrutura de poder e produção).
3.5. Instituições sociais e controle social - significado de instituição, o papel das instituições, principais instituições.
3.6. O controle social como princípio de normatização das relações interpessoais (moral e ética) e a crise dos valores na sociedade atual.

·         Compreender os principais conceitos sociológicos para a interpretação das relações entre os diferentes grupos humanos e suas sociedades e processos de socialização.
·         Identificar o processo de desenvolvimento das sociedades, segundo as relações de produção estabelecidas.
·         Analisar a função das principais instituições sociais e sua influência sobre o comportamento social dos indivíduos.
·         Compreender a Sociologia como uma produção do pensamento pelo qual se apreende e se interfere sua realidade social.
IV. BIMESTRE
CULTURA E IDEOLOGIA

1. DIVERSIDADE CULTURAL E IDEOLOGIA
1.1. A questão da diversidade e o direito à diferença.
1.2. Unidade humana e a identidade: o etnocentrismo.
1.3. Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa.
1.4. As várias concepções do conceito de ideologia.

·         Identificar as diversidades étnico-culturais e suas projeções no meio social.
·         Interpretar os impactos tecnológicos e suas conseqüências no mundo globalizado, evidenciando em especial os problemas e os desafios no contexto amazônico.
·         Compreender o conceito de cultura e ideologia e seu desenvolvimento, para a análise crítica da indústria cultural e suas implicações.
·         Identificar os conceitos e significados de alienação mediante uma concepção crítica do meio social.







REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
·     TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
·     COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
·     SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
·     MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
·     COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.



SUGESTÃO DE LEITURAS
·     COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
·     COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
·     Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
·     Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
·     Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
·     Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
·     SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
·     MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
·     FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
·     WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
·     LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
·     FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
·     QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007

PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
2º ANO – DO ENSINO MÉDIO

EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA
I BIMESTRE
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
·     Cultura e dominação
     1.1. A questão do gênero.
     1.2. Ética, cidadania e as relações interpessoais.
     1.3. O multiculturalismo.


·         Compreender os aspectos sócio-culturais entre os diferentes grupos de indivíduos (a condição do homem, da mulher, do negro, do índio, etc. na sociedade)
·         Diferenciar o processo de construção das manifestações culturais na organização dos grupos humanos.
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA
II BIMESTRE


Concepções de Estado e poder Político.
     2.1. O papel do Estado na formação da cidadania.
     2.2. Tipos de Estado (ditatorial, democrático e social-democrático, socialismo real).
     2.3. Modelo de Estados modernos e de economia contemporânea: Estado Liberal, Bem-Estar Social, neoliberalismo e socialismo.
     2.4. Globalização, neoliberal e neo-solidária.

·         Compreender a reestruturação do Estado dentro da economia e da política mundial.
·         Compreender as funções do Estado Moderno em relação as exigências do mercado Neoliberal.
·         Analisar as relações humanas sob as perspectivas do poder (micro e macro) e suas implementações na ordem política e econômica.



III  BIMESTRE


3. Organização social do trabalho, emprego, desemprego, subemprego e tempo livro.
·         Compreender as mudanças no mundo do trabalho, considerando a participação política dos indivíduos e dos grupos sociais na construção da plena cidadania.
·         Analisar as novas situações e impactos tecnológicos no cotidiano, discutindo a condição de homens e de mulheres e suas possibilidades de vida e de trabalho na sociedade atual



IV BIMESTRE


  1. Movimentos Sociais
4.1  Questões e Problemas Sociais da Contemporaneidade
      4.2. Violência: (física e simbólica)
      4.3. Marginalidade.
      4.4. Pedofilia.
      4.5. Massificação das drogas.

·         Compreender o processo de mobilização entre os indivíduos a partir da identificação de suas necessidades, problemas, interesses e conflitos.
·         Reconhecer os problemas sociais presentes na sociedade causados pelas novas relações sociais.

·         Explicar os avanços e as conquistas sociais alcançados através da conscientização e transformação da sociedade.
·         Analisar as conseqüências advindas da violência criando possibilidade de enfrentamento e prevenção.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
·     TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
·     COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
·     SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
·     MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
·     COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.




SUGESTÃO DE LEITURAS
·     COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
·     COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
·     Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
·     Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
·     Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
·     Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
·     SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
·     MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
·     FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
·     WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
·     LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
·     FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
·     QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007

PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
























GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
3º ANO – DO ENSINO MÉDIO

EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
I BIMESTRE
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
1. A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
1.1. A década de 30 e o surgimento da análise sociológica brasileira.
1.2. A contribuição dos teóricos brasileiros.



·         Compreender a realidade brasileira a partir da investigação sociológica dos aspectos sociais, políticas,  econômicas e culturais, resgatando a contribuição dos sociólogos brasileiros.
·         Analisar a atuação dos principais sociólogos brasileiros nas problematizações sociais e o seu papel como agentes de mudança social.
EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA
II BIMESTRE


 2. A questão do método de investigação científica e a pesquisa social.
2.1. Os valores sociais enquanto instrumento de manutenção ou transformação da sociedade.
2.2. A questão religiosa.
2.3. O problema étnico-racial.

·         Identificar através do estudo da sociologia as questões humanas como objeto de pesquisa científica.
·         Explicar através da metodologia científica os procedimentos utilizados pela pesquisa sociológica na investigação dos fenômenos sociais.
·         Estabelecer as relações entre conhecimentos teóricos e as práticas sociais.






EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA
III  BIMESTRE


3. Problemática da dependência versusdesenvolvimento
3.1. A questão da Amazônia: soberania, internacionalização e sustentabilidade.
3.1.2. Ecologia, biodiversidade e bioética.


·         Interpretar os aspectos sócio-ambientais na região amazônica e suas implicações nas atuais demandas internacionais.
·         Analisar criticamente o papel da Amazônia enquanto fronteiro de capital.
·         Buscar novas formas de intervenção na relação homem versus natureza.



IV BIMESTRE


4. Tecnologia e sociedade
4.1. Como a tecnologia está transformando as relações sociais.
4.2. Internet e outros meios de comunicação de massa.
4.3. Tecnologia estético-corporal e o consumismo

·         Compreender a utilização das novas tecnológicas e sua interferência no cotidiano.
·         Diferenciar as várias formas de tecnologia e suas influências na dinâmica social.



5 Modernidade e Sociedade
(sugestão de conteúdo)

v   A modernidade enquanto projeto civilizatório (a ruptura com o saber teológico: o humanismo do século XVI e o Iluminismo do século XVIII como momentos iniciais de construção de uma nova proposta civilizatória).
v   A modernidade social: os direitos civis, políticos, sociais, solidários e a questão da cidadania; a racionalidade do Estado e o Direito; a secularização dos valores, costumes, concepções de mundo e o desenvolvimento da ciência.
v   A modernidade como emancipação subjetiva e histórica do ser humano.
v   A razão instrumental: o homem pensado na dimensão econômica e material.
v   A razão emancipadora:.o homem pensado na dimensão da sua liberdade e cidadania.
·          





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
·     TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
·     COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
·     SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
·     MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
·     COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.



SUGESTÃO DE LEITURAS
·     COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
·     COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
·     Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
·     Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
·     Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
·     Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
·     SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
·     MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
·     IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
·     FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
·     WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
·     LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
·     FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
·     QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007

PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.


FONTE http://planodegestaodoensinomedio.blogspot.com/2011/08/conteudo-de-sociologia-1-2-e-3-anos.html
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Sugestões de temas para aulas de Filosofia no Ensino Médio todo.



Ementas de Filosofia para o 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio


E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES

PLANO DE ENSINO - 2013

1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 1º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando

2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Introdução aos estudos filosóficos: conceito de filosofia, principais fases de sua história e os problemas que a determinaram, sua importância para se entender os fundamentos do conhecimento humano.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 ·Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
 ·Filosofia? O que significa?;
 ·Um cara conversador;
 ·Espanto, Filosofia e vida cotidiana;
 ·O ato de refletir;
 ·É mito?;
 ·A experiência filosófica;
 ·A consciência mítica;
 ·O nascimento da Filosofia;
 ·A filosofia pré-socrática;
 ·Os sofistas: a arte de argumentar;
 ·Os sofistas e a retórica;
 ·Sócrates e o conceito;
 ·Platão: o mundo das ideias;
 ·A teoria política de Platão;
 ·A concepção científica de Platão;
 ·Aristóteles: a metafísica;
 ·A teoria política de Aristóteles;
 ·A concepção científica de Aristóteles;
 ·A reflexão ética grega;
 ·A arte grega e o conceito de naturalismo;
 ·A Filosofia Helenista: Hedonismo, Estoicismo, Epicurismo, Pirronismo e Cinismo;
 ·A ética helenista;
 ·A filosofia medieval: razão e fé;
 ·Agostinho, bispo de Hipona;
 ·A escolástica: Tomás de Aquino;

4. AVALIAÇÃO
 ·Processual, somativa e cumulativa;
 ·NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
 ·ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
 ·Seminários;
 ·Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com (nota parcial);
 ·Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

5. BIBLIOGRAFIA:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1955.
OS PENSADORES.São Paulo: Abril Cultural (algumas reedições pela Nova Cultural).






E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES


PLANO DE ENSINO - 2013

1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 2º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando

2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Teoria do Conhecimento. Antropologia Filosófica. Filosofia das Ciências.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 ·Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
 ·O que podemos conhecer?;
 ·A busca da verdade;
 ·A metafísica da modernidade;
 ·A crítica à metafísica;
 ·A metafísica da modernidade;
 ·A crise da razão;
 ·Antropologia Filosófica: natureza e cultura;
 ·Linguagem e pensamento;
 ·Em busca da felicidade;
 ·Ciência, Tecnologia e Valores;
 ·A revolução científica do século XVII;
 ·O método das ciências humanas;

4. AVALIAÇÃO
 ·Processual, somativa e cumulativa;
 ·NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
 ·ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
 ·Seminários;
 ·Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com (nota parcial);
 ·Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

5. BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria Lucia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1955.
OS PENSADORES.São Paulo: Abril Cultural (algumas reedições pela Nova Cultural).





E E M ELIÉZER DE FREITAS GUIMARÃES


PLANO DE ENSINO - 2013

1. IDENTIFICAÇÃO:
Área de Conhecimento: Ciências Humanas
Série: 3º Ano
Disciplina: Filosofia
Professor: Evando

2. EMENTA
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Ética. Filosofia Política. Estética. Filosofia Contemporânea no Brasil.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 ·Metodologia do Trabalho Científico aplicado ao Ensino Médio;
 ·Entre o bem e o mal;
 ·Ninguém nasce moral;
 ·Podemos ser livres?;
 ·Teorias éticas;
 ·Política: para quê?;
 ·Direitos humanos;
 ·A política normativa;
 ·Autonomia da política;
 ·Liberalismo e democracia;
 ·As teorias socialistas;
 ·O liberalismo contemporâneo;
 ·Filosofia Contemporânea no Brasil.

4. AVALIAÇÃO
 ·Processual, somativa e cumulativa;
 ·NDI (frequência, participação e atividades) como nota parcial;
 ·ADG (prova bimestral com 10 questões de múltipla escolha);
 ·Seminários;
 ·Comentário sobre temas expostos no blog www.professorevandofilosofia.blogspot.com (nota parcial);
 ·Projetos aplicados pela disciplina de Filosofia e pela Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

5. BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria Lucia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1955.
OS PENSADORES.São Paulo: Abril Cultural (algumas reedições pela Nova Cultural).


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