Conteúdo de Sociologia - 1º, 2º e 3º anos
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
1º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
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I BIMESTRE
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COMPETÊNCIA
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HABILIDADES
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1. UNIDADE I:
1. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO.
1.1. A Revolução Industrial, formação das Ciências Sociais e o Surgimento da Sociologia como Ciência.
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· Compreender o conhecimento humano em particular aquele voltado para o estudo da realidade social, a partir do campo de atuação da sociologia e das demais Ciências Sociais na modernidade.
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· Conhecer os fundamentos da Sociologia relacionando com o surgimento do capitalismo.
· Compreender a Sociologia como proposta de interferência na realidade social.
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II BIMESTRE
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2. A QUESTÃO DO MÉTODO SOCIOLÓGICO E AS PRINCIPAIS CORRENTES SOCIOLÓGICAS.
2.1. Augusto Comte e o pensamento positivista.
2.2. Émile Durkheim: O Fato Social, Coisa, Solidariedades e O Suicídio.
2.3. Max Weber: Ação Social, dominação
2.4. Karl Marx: Materialismo Histórico, mais-valia, lutas de classes, fetiche da mercadoria, desigualdade social.
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· Identificar a realidade social como objeto de estudo científico, através dos princípios sociológicos como subsídio teórico-prático, para a interpretação das sociedades humanas.
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· Diferenciar as Ciências Humanas e Ciências Naturais. (Métodos Objeto e Tecnologia)
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3. UNIDADE III:
3. Conceitos fundamentais de Sociologia
3.1. Entender o processo de socialização como fator de humanização.
3.2. A formação dos grupos humanos, suas inter-relações e transformações.
3.3. Contatos sociais, interação social, grupos sociais.
3.4. Comunidade, sociedades e controle social. (Diferenciar os significados de comunidade e sociedade a partir da noção de territorialidade, temporalidade, das relações interpessoais, da estrutura de poder e produção).
3.5. Instituições sociais e controle social - significado de instituição, o papel das instituições, principais instituições.
3.6. O controle social como princípio de normatização das relações interpessoais (moral e ética) e a crise dos valores na sociedade atual.
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· Compreender os principais conceitos sociológicos para a interpretação das relações entre os diferentes grupos humanos e suas sociedades e processos de socialização.
· Identificar o processo de desenvolvimento das sociedades, segundo as relações de produção estabelecidas.
· Analisar a função das principais instituições sociais e sua influência sobre o comportamento social dos indivíduos.
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· Compreender a Sociologia como uma produção do pensamento pelo qual se apreende e se interfere sua realidade social.
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IV. BIMESTRE
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CULTURA E IDEOLOGIA
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1. DIVERSIDADE CULTURAL E IDEOLOGIA
1.1. A questão da diversidade e o direito à diferença.
1.2. Unidade humana e a identidade: o etnocentrismo.
1.3. Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa.
1.4. As várias concepções do conceito de ideologia.
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· Identificar as diversidades étnico-culturais e suas projeções no meio social.
· Interpretar os impactos tecnológicos e suas conseqüências no mundo globalizado, evidenciando em especial os problemas e os desafios no contexto amazônico.
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· Compreender o conceito de cultura e ideologia e seu desenvolvimento, para a análise crítica da indústria cultural e suas implicações.
· Identificar os conceitos e significados de alienação mediante uma concepção crítica do meio social.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
2º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA
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I BIMESTRE
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COMPETÊNCIA
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HABILIDADES
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· Cultura e dominação
1.1. A questão do gênero.
1.2. Ética, cidadania e as relações interpessoais.
1.3. O multiculturalismo.
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· Compreender os aspectos sócio-culturais entre os diferentes grupos de indivíduos (a condição do homem, da mulher, do negro, do índio, etc. na sociedade)
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· Diferenciar o processo de construção das manifestações culturais na organização dos grupos humanos.
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EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA
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II BIMESTRE
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Concepções de Estado e poder Político.
2.1. O papel do Estado na formação da cidadania.
2.2. Tipos de Estado (ditatorial, democrático e social-democrático, socialismo real).
2.3. Modelo de Estados modernos e de economia contemporânea: Estado Liberal, Bem-Estar Social, neoliberalismo e socialismo.
2.4. Globalização, neoliberal e neo-solidária.
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· Compreender a reestruturação do Estado dentro da economia e da política mundial.
· Compreender as funções do Estado Moderno em relação as exigências do mercado Neoliberal.
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· Analisar as relações humanas sob as perspectivas do poder (micro e macro) e suas implementações na ordem política e econômica.
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III BIMESTRE
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3. Organização social do trabalho, emprego, desemprego, subemprego e tempo livro.
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· Compreender as mudanças no mundo do trabalho, considerando a participação política dos indivíduos e dos grupos sociais na construção da plena cidadania.
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· Analisar as novas situações e impactos tecnológicos no cotidiano, discutindo a condição de homens e de mulheres e suas possibilidades de vida e de trabalho na sociedade atual
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IV BIMESTRE
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4.1 Questões e Problemas Sociais da Contemporaneidade
4.2. Violência: (física e simbólica)
4.3. Marginalidade.
4.4. Pedofilia.
4.5. Massificação das drogas.
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· Compreender o processo de mobilização entre os indivíduos a partir da identificação de suas necessidades, problemas, interesses e conflitos.
· Reconhecer os problemas sociais presentes na sociedade causados pelas novas relações sociais.
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· Explicar os avanços e as conquistas sociais alcançados através da conscientização e transformação da sociedade.
· Analisar as conseqüências advindas da violência criando possibilidade de enfrentamento e prevenção.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE SOCIOLOGIA
3º ANO – DO ENSINO MÉDIO
EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
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I BIMESTRE
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COMPETÊNCIA
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HABILIDADES
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1. A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
1.1. A década de 30 e o surgimento da análise sociológica brasileira.
1.2. A contribuição dos teóricos brasileiros.
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· Compreender a realidade brasileira a partir da investigação sociológica dos aspectos sociais, políticas, econômicas e culturais, resgatando a contribuição dos sociólogos brasileiros.
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· Analisar a atuação dos principais sociólogos brasileiros nas problematizações sociais e o seu papel como agentes de mudança social.
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EIXO TEMÁTICO: CULTURA E IDEOLOGIA
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II BIMESTRE
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2. A questão do método de investigação científica e a pesquisa social.
2.1. Os valores sociais enquanto instrumento de manutenção ou transformação da sociedade.
2.2. A questão religiosa.
2.3. O problema étnico-racial.
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· Identificar através do estudo da sociologia as questões humanas como objeto de pesquisa científica.
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· Explicar através da metodologia científica os procedimentos utilizados pela pesquisa sociológica na investigação dos fenômenos sociais.
· Estabelecer as relações entre conhecimentos teóricos e as práticas sociais.
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EIXO TEMÁTICO: SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA
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III BIMESTRE
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3. Problemática da dependência versusdesenvolvimento
3.1. A questão da Amazônia: soberania, internacionalização e sustentabilidade.
3.1.2. Ecologia, biodiversidade e bioética.
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· Interpretar os aspectos sócio-ambientais na região amazônica e suas implicações nas atuais demandas internacionais.
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· Analisar criticamente o papel da Amazônia enquanto fronteiro de capital.
· Buscar novas formas de intervenção na relação homem versus natureza.
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IV BIMESTRE
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4. Tecnologia e sociedade
4.1. Como a tecnologia está transformando as relações sociais.
4.2. Internet e outros meios de comunicação de massa.
4.3. Tecnologia estético-corporal e o consumismo
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· Compreender a utilização das novas tecnológicas e sua interferência no cotidiano.
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· Diferenciar as várias formas de tecnologia e suas influências na dinâmica social.
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5 Modernidade e Sociedade
(sugestão de conteúdo)
v A modernidade enquanto projeto civilizatório (a ruptura com o saber teológico: o humanismo do século XVI e o Iluminismo do século XVIII como momentos iniciais de construção de uma nova proposta civilizatória).
v A modernidade social: os direitos civis, políticos, sociais, solidários e a questão da cidadania; a racionalidade do Estado e o Direito; a secularização dos valores, costumes, concepções de mundo e o desenvolvimento da ciência.
v A modernidade como emancipação subjetiva e histórica do ser humano.
v A razão instrumental: o homem pensado na dimensão econômica e material.
v A razão emancipadora:.o homem pensado na dimensão da sua liberdade e cidadania.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007
· COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. SP. Moderna. 1997
· SANTOS, Pérsio. Introdução à Sociologia. Ed. Ática.
· MEKSENAS. Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
· COSTA. Maria José Jackson. Sociologia na Amazônia: Debates Teóricos e Experiência de Pesquisa. Ed. 1ª. Ed. Edufpa(PA), 2001.
SUGESTÃO DE LEITURAS
· COMTE. Augusto. Criador da Física Social. Lelita Oliveira Benoit, 144 pgs Ed. Moderna.
· COMTE, Auguste. Discurso sobre o Espírito Positivo. Ed. Martins Fontes
· Marx, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista. 1848. Ed. Vozes.
· Durkheim, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora: MARTINS FONTES
· Durkheim, Emile. O SUICIDIO. Ed. Martins Pontes. 2007.
· Weber, Max. Economia e Sociedade, Ed. Vozes. 1998.
· SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo? São Paulo. Brasiliense. 1996.
· MARTINS. Carlos, B. O que é Sociologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo. Ed. Brasiliense.
· IANNI, OCTÁVIO. Sociologia e Sociedade no Brasil. São Paulo. Alfa-ômega, 1978.
· FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaios de Interpretação Sociológica. SP. LTC. 1987
· WEBER, Max. A Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.
· LARAIA, Rocque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Ed. Vozes.
· FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala, 47ª Ed. RJ: Global Editora
· QUINTANEIRO, Tânia. (ORG) UM TOQUE DE CLASSE. UFMG, 2007
PERIÓDICOS:
Revista: Sociologia Ciência & Vida. Editora: Escala.
FONTE http://planodegestaodoensinomedio.blogspot.com/2011/08/conteudo-de-sociologia-1-2-e-3-anos.html
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