terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Monografias e artigos sobre Altas habilidades e superdotação. Blog do João Maria .






href="https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/processo-diagnostico-aluno-altas-habilidades-contexto-escola-regular-publica.htm">

Altas Habilidades e Superdotação: Uma reflexão sobre o tema

OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

:
 Uma proposta de  atedimento

TRAJETÓRIAS E VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SUPERDOTADO NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA- PARÁ: Olhares de seus Familiares e Professores

O OLHAR DA GESTÃO ESCOLAR SOBRE ALUNOS COM ALTASHABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPREENSÃO E ESTÍMULO

O PROCESSO DIAGNÓSTICO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES NO CONTEXTO DA ESCOLA REGULAR PÚBLICA

EDUCAÇÃO

Características dos alunos com altas habilidades, condição para confirmação do diagnóstico, trabalho pedagógico junto ao aluno com altas habilidades, educação especial e a legislação.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O audiovisual entre alunos com altas habilidades ou superdotação: uma análise da mediação fílmica na educação especial


BROGNOLI, Maicol de Oliveira. SANTOS, Sônia Alves dos. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 12, pp. 105-116. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/superdotacao

Aluno com Altas Habilidades/Superdotação: um estudo longitudinal a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas

A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM


INTELIGÊNCIA E AFETIVIDADE: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
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domingo, 2 de janeiro de 2022

O significado e DNA e MRNA.

O TEATRO DAS TESOURAS | MARATONA BRASIL PARALELO.

Respondendo Perguntas Sobre Professor De Ciências Da Religião E Pedagoga Pode Dar Aula De Filosofia.
















"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

IDEIA LEGISLATIVA
PROPONHA E APOIE IDEIAS PARA NOVAS LEIS
Hoje uma pessoa que faz teologia estuda filosofia, sociologia, ciências da religião, psicologia e muitas outras cadeiras que tem dentro do curso de ciências da religião, a teologia trata o indivíduo, as religiões, por isso devem ser aceita, e quem tem teologia tem que ser habilitado também, pois é um campo dentro de religião; além de ser uma graduação quando abre seletivo (concurso) quem tem teologia não pode se inscrever, só pode sendo como não habilitado ai aceitam mas não dão nenhum ponto a faculdade de bacharel em teologia, sendo que é graduação ai a quem tem a faculdade concorre somente com o ensino médio, errado isso porque graduação é mais que ensino médio, por isso queremos que quem tem teologia possa concorrer como habilitado em concursos para a vaga de ensino religioso e possa lecionar, sendo assim suprindo a falta de professores habilitados.
9 apoios

Ensino Religioso



Obr
Quem tem teologia poderá ser habilitado para lecionar ensino religioso.
Hoje em dia tenho visto uma enorme defasagem de professores de ensino religioso, mas falo em relação visita, volte sempre.

sábado, 1 de janeiro de 2022

Bacharel em teologia e o ensino religioso em concurso o que vale?















"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

IDEIA LEGISLATIVA
PROPONHA E APOIE IDEIAS PARA NOVAS LEIS
Hoje uma pessoa que faz teologia estuda filosofia, sociologia, ciências da religião, psicologia e muitas outras cadeiras que tem dentro do curso de ciências da religião, a teologia trata o indivíduo, as religiões, por isso devem ser aceita, e quem tem teologia tem que ser habilitado também, pois é um campo dentro de religião; além de ser uma graduação quando abre seletivo (concurso) quem tem teologia não pode se inscrever, só pode sendo como não habilitado ai aceitam mas não dão nenhum ponto a faculdade de bacharel em teologia, sendo que é graduação ai a quem tem a faculdade concorre somente com o ensino médio, errado isso porque graduação é mais que ensino médio, por isso queremos que quem tem teologia possa concorrer como habilitado em concursos para a vaga de ensino religioso e possa lecionar, sendo assim suprindo a falta de professores habilitados.
9 apoios

Ensino Religioso



Obr
Quem tem teologia poderá ser habilitado para lecionar ensino religioso.
Hoje em dia tenho visto uma enorme defasagem de professores de ensino religioso, mas falo em relação visita, volte sempre.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Hoje É Dia Do Sagrado Jejum De Sri Saphala Ekadasi. Dia 30/12/2021 Quinta-feira Lendo A História.



de JRCM Ayres2002Citado por 120 — Epidemiologia, promoção da saúde e o paradoxo do risco / Epidemiology, health promotion and the risk paradox. Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita.

Olavo de Carvalho ensinando em aula do COF de 2009. Assuntos: - Bruxaria; - Ibirubá; - Medicina, indústria farmacêutica; - Não venha falar de saúde [...]. Não é ciência? - Educação domestica e exercício para os alunos; - Nova ordem Mundial; - 3 Personalidades


Olavo de Carvalho ensinando em aula do COF de 2009. Assuntos: - Bruxaria; - Ibirubá; - Medicina, indústria farmacêutica; - Não venha falar de saúde [...]. Não é ciência? - Educação domestica e exercício para os alunos; - Nova ordem Mundial; - 3 Personalidades; - Como fazer amigos. Livro; - Eu sou o movimento conservador no Brasil; - Personalidade. - Lógica de Aristóteles. Exercícios; - Como é minha biblioteca?; - Definição não é estática. Burro?; - Dinheiro, refuta economista; - Astrologia. Igreja contra? - Newton e sua teologia. Veja os livros do professor Olavo de Carvalho. O imbecil coletivo https://amzn.to/36hXGxm O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. https://amzn.to/2KTDV7L Aristóteles em Nova Perspectiva. https://amzn.to/36hZhTS O Jardim das Aflições. https://amzn.to/3adq0lw Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razão, Em 38 Estratagemas. Dialética Erística. https://amzn.to/39lvBHq Mário Ferreira Dos Santos: Guia Para O Estudo De Sua Obra. https://amzn.to/39lLKMQ Conhecimento Por Presença: Em Torno Da Filosofia De Olavo De Carvalho. https://amzn.to/2KTEuyp A Nova era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci. https://amzn.to/3sVBtyK Edmund Husserl Contra O Psicologismo. https://amzn.to/3qWRpiC Introdução À Filosofia De Louis Lavelle. https://amzn.to/36ij6dT A Longa Marcha da Vaca Para o Brejo: o que Restou do Imbecil (Volume 1). https://amzn.to/39okSfb Maquiavel Ou A Confusão Demoníaca. https://amzn.to/3ppDalY Visões de Descartes: Entre o Gênio Mau e o Espírito da Verdade. https://amzn.to/3ciuryq A Dialética Simbólica: Estudos Reunidos. https://amzn.to/3r1dVGP Orlando Fedeli contra Olavo de Carvalho. https://amzn.to/3a8uSs7 O Mundo Como Jamais Funcionou: Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil. https://amzn.to/2KWHYAk A filosofia e seu inverso: e outros estudos. https://amzn.to/3t2grP6 A Cólera dos Imbecis. https://amzn.to/2NwmTgT A Fórmula Para Enlouquecer o Mundo. https://amzn.to/3qXSzKB O Futuro do Pensamento Brasileiro. https://amzn.to/3a8JKqC O enigma quântico: Desvendando a chave oculta. https://amzn.to/3iPzfwm Os Eua E A Nova Ordem Mundial. Debate entre Olavo e Dugin. https://amzn.to/2NL95zp
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Respondendo perguntas sobre Formação para ser professor. e outros assuntos. Feliz 2022. João Maria Andarilo Utópico.


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Texto compilado

(Vide Decreto nº 3.860, de 2001)
(Vide Lei nº 10.870, de 2004)
(Vide Adin 3324-7, de 2005)
(Vide Lei nº 12.061, de 2009)

Regulamento

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

§ 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

I - criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos nesta Lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino;           (Regulamento)

II - fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes;

III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão;

IV - fixar o número de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigências do seu meio;

V - elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes;

VI - conferir graus, diplomas e outros títulos;

VII - firmar contratos, acordos e convênios;

VIII - aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais;

IX - administrar os rendimentos e deles dispor na forma prevista no ato de constituição, nas leis e nos respectivos estatutos;

X - receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultante de convênios com entidades públicas e privadas.

TÍTULO VI

Dos Profissionais da Educação

Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:            (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;            (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36;        (Incluído pela lei nº 13.415, de 2017)

V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.        (Incluído pela lei nº 13.415, de 2017)

Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019 (*) (1) Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)

CAPÍTULO V DA FORMAÇÃO EM SEGUNDA LICENCIATURA

 Art. 19. Para estudantes já licenciados, que realizem estudos para uma Segunda Licenciatura, a formação deve ser organizada de modo que corresponda à seguinte carga horária: I - Grupo I: 560 (quinhentas e sessenta) horas para o conhecimento pedagógico dos conteúdos específicos da área do conhecimento ou componente curricular, se a segunda licenciatura corresponder à área diversa da formação original. II - Grupo II: 360 (trezentas e sessenta) horas, se a segunda licenciatura corresponder à mesma área da formação original. III - Grupo III: 200 (duzentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular, que devem ser adicionais àquelas dos Grupos I e II. Art. 20. O curso de Segunda Licenciatura poderá ser realizado por instituição de Educação Superior desde que oferte curso de licenciatura reconhecido e com avaliação satisfatória pelo MEC na habilitação pretendida, sendo dispensada a emissão de novos atos autorizativos. Parágrafo único. Nos casos em que não haja oferta de primeira licenciatura do curso original, a segunda licenciatura pode ser ofertada desde que haja, na instituição de Educação Superior, um programa de pós-graduação stricto sensu na área de educação, porém, nesse caso, será necessária a emissão de novos atos autorizativos. 

CAPÍTULO VI DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS 
Art. 21. No caso de graduados não licenciados, a habilitação para o magistério se dará no curso destinado à Formação Pedagógica, que deve ser realizado com carga horária básica de 760 (setecentas e sessenta) horas com a forma e a seguinte distribuição: I - Grupo I: 360 (trezentas e sessenta) horas para o desenvolvimento das competências profissionais integradas às três dimensões constantes da BNC-Formação, instituída por esta Resolução. II - Grupo II: 400 (quatrocentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular. Parágrafo único. O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados poderá ser ofertado por instituição de Educação Superior desde que ministre curso de licenciatura reconhecido e com avaliação satisfatória pelo MEC na habilitação pretendida, sendo dispensada a emissão de novos atos autorizativos.

CAPÍTULO VII DA FORMAÇÃO PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E DE GESTÃ

 Art. 22. A formação para atuar em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica, nos termos do art. 64 da LDB, ou com centralidade em ambientes de aprendizagens e de coordenação e assessoramento pedagógico, pode-se dar em: I - cursos de graduação em Pedagogia com aprofundamento de estudos nas áreas de que trata o caput e que possuam uma carga horária mínima de 3.600 (três mil e seiscentas) horas; e II - cursos de especialização lato sensu ou cursos de mestrado ou doutorado, nas mesmas áreas de que trata o caput, nos termos do inciso II do art. 61 da LDB. § 1º O aprofundamento de estudos de que trata o inciso I será correspondente a 400 (quatrocentas) horas adicionais às 3.200 (três mil e duzentas) horas previstas para o curso de Pedagogia. § 2º Para o exercício profissional das funções relativas a essas áreas, a experiência docente é pré-requisito, nos termos das normas de cada sistema de ensino, conforme o disposto no § 1º do art. 67 da LDB. 

CAPÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS 

Art. 27 Fica fixado o prazo limite de até 2 (dois) anos, a partir da publicação desta Resolução, para a implantação, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da BNC-Formação, definidas e instituídas pela presente Resolução. 
Parágrafo único. As IES que já implementaram o previsto na Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, terão o prazo limite de 3 (três) anos, a partir da publicação desta Resolução, para adequação das competências profissionais docentes previstas nesta Resolução.
 Art. 28. Os licenciandos que iniciaram seus estudos na vigência da Resolução CNE/CP nº 2/2015 terão o direito assegurado de concluí-los sob a mesma orientação curricular.
 Art. 29. As competências gerais docentes, as competências específicas e as respectivas habilidades da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, previstas nesta Resolução, deverão ser revisadas pelo CNE, sempre que houver revisão da Base Nacional Comum Curricular.
 Art. 30. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. 

LUIZ ROBERTO LIZA CURI


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Com livros achados no lixo, catadora passa em vestibular no ES Ercília foi proibida de estudar pelo pai, mas superou as dificuldades. Ela foi aprovada no curso de Artes Plásticas, na Ufes.

Com livros achados no lixo, catadora passa em vestibular no ES

Ercília foi proibida de estudar pelo pai, mas superou as dificuldades.
Ela foi aprovada no curso de Artes Plásticas, na Ufes.

Roger SantanaDo G1 ES, com informações da TV Gazeta

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Obrigado Deus por esse presente, pela luta e por mais essa conquista". Essas foram as palavras escritas pela catadora de lixo Ercília Stanciany, de 41 anos, que foi aprovada no último vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para o curso de Artes Plásticas. Apesar de ter interrompido os estudos na infância após terminar a 4ª série do ensino fundamental, depois de adulta, ela continuou a estudar pelos livros que encontrava no lixo.

A família de Ercília residia em Belo Horizonte, em Minas Gerais, mas há oito anos se mudou para o Espírito Santo. Foi nessa época que ela, sem alternativas para ajudar a sustentar a casa, resolveu ganhar a vida catando materiais recicláveis.

Ercília Stanciany foi aprovada no último vestibular para o curso de Artes Plásticas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Meu pai dizia que eu nunca seria nada"
Ercília Stanciany, catadora de lixo aprovada na Ufes

Ela explicou que o pai a obrigou a parar de ir à escola quando criança para ajudá-lo na marcenaria que trabalhava. "Meu pai falava que de forma alguma eu iria estudar e ainda dizia que eu nunca seria nada na vida", disse.

Livros no lixo
No lixo, ela encontrou muitos livros e um cartaz que anunciava um curso para jovens e adultos em escolas públicas. Ercília se matriculou e, apesar das dificuldades para ir às aulas, se formou no ensino médio.

Uma conquista seguiu a outra, já que no último vestibular da Ufes a catadora foi aprovada no curso de Artes Plásticas. "Quando fui assinar minha matrícula eu tremia. Saí de lá emocionada. Cheguei no ponto de ônibus e perdi até a noção de como chegar em casa", contou.

Sobre arte, Ercília é familiarizada e, desde jovem, desenvolve o talento de fazer pinturas em tecido. Sem dúvidas, a maior arte que sabe fazer é transformar a dificuldade em motivação.

"Quando fui assinar minha matrícula eu tremia", disse Ercília. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta
fonte:
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/03/com-livros-achados-no-lixo-catadora-passa-em-vestibular-no-es.html

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AULA 579 (ABERTA AO PÚBLICO - Mensagem original de Olavo de Carvalho transmitida em 2007).


AULA 579 (ABERTA AO PÚBLICO - Mensagem original de Olavo de Carvalho transmitida em 2007) Para fechar esta seqüência de 12 aulas, selecionamos esta mensagem que foi divulgada ainda durante a série sobre Paralaxe Cognitiva, mas que transcende seu conteúdo e objetivo. O teor desta exposição complementa e excede várias referências do professor, ao longo do curso, sobre a atitude e o estado de espírito ideais e necessários aos alunos do Seminário de Filosofia para resgatar o poder e o vigor intelectual da nossa cultura, há muito deteriorados em nosso país. Por este motivo, consideramos esta a "Aula 12" do Curso de Paralaxe Cognitiva. Uma mensagem inspiradora e definitiva do professor Olavo de Carvalho aos seus alunos, antes mesmo da criação do COF. Boa aula a todos!

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses.

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses. Existem 13 constelações, 13 ciclos lunares em um ano e 27-29 dia...