quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Educação na pós-modernidade brasileira e seus resquícios da Grécia antiga, da idade média e modernidade. Fórum Unifatecie.



FÓRUM

 

"Surge [na Grécia antiga] a necessidade de elaborar teoricamente o ideal de formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão. Este deixa de ser depositário do saber da comunidade, para se tornar o que elabora a cultura da cidade. A ênfase no passado é deslocada para o futuro: o homem não está preso a um destino traçado, mas é capaz de projeto, de utopia." (ARANHA, 1996, p.41. In. BATISTA, 2019, p. 26).

 

"A educação na Idade Média esteve sob a responsabilidade da Igreja, devido à sua hegemonia diante da sociedade como um todo. Existiam no período escolas que funcionavam junto às catedrais ou escolas monásticas que funcionavam nos mosteiros. Dessa forma, a Igreja assumiu o papel de disseminar a educação e a cultura no medievo, o que foi preponderante para o legado educacional do Ocidente." (BATISTA, 2019, p. 26).

 

"Podemos afirmar que é Moderna uma forma muito particular de se conceber o sujeito humano, apresentado de forma unificada e com uma identidade racional. É na sociedade moderna que o sujeito se liberta de estruturas e tradições teocêntricas que não podiam ser mudadas, passando a ter uma condição de soberano, algo antes impensável. Isso agora torna-se possível, diante de mudanças no pensamento e na cultura do ocidente, trazendo a emergência do sujeito, próprias da modernidade: a) A libertação da consciência individual dos dogmas religiosos com a Reforma e o Protestantismo; b) O posicionamento do homem no centro do mundo a partir do pensamento humanista renascentista; c) O maior domínio sobre a natureza possibilitado pelas revoluções científicas; d) A racionalização, o caráter científico, a libertação de dogmas e a intolerância da imagem do homem a partir do Iluminismo." (BATISTA, 2019, p. 35).

 

As concepções e objetivos da educação foram variados durante o processo histórico. Acima são destacadas as expectativas da educação na Grécia Antiga, Idade Média e Modernidade. À partir das três citações acima discorra em como essas três visões filosóficas da educação no decorrer da história estão presentes na educação brasileira nos dias de hoje.



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terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Sat-Tila Ekadasi dia 18/01/2023 história

 
 Dalbhya Rishi disse para Pulastya Muni: "Quando a alma espiritual entra em contato com a energia material, imediatamente começa a realizar atividades pecaminosas, tais como roubar, matar, e sexo ilícito. Poderá até realizar muitos outros atos terríveis, tais como matar um brahmana. ó mais pura das personalidades, por favor conte-me como estas almas desafortunadas podem escapar da punição de serem mandadas às regiöes infernais da criação. Por bondade informe como, dando mesmo um pouquinho de caridade, se pode facilmente ficar livre de seus pecados."
   Pulatsya Muni respondeu: "ó ser afortunado, perguntaste uma pergunta boa e confidencial, que nem mesmo Brahma, Vishnu, Shiva ou Indra jamais perguntaram. Por favor ouça minha resposta muito cuidadosamente. Com a chegada do mês de Magha (jan/fev), deve-se tomar banho, controlar cuidadosamente os sentidos abandonando a luxúria, ira, orgulho, inveja, buscar erros, e cobiça, e meditar na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna. Deve-se então juntar algum excremento de vaca antes que este toque o solo e, após misturá-lo com sementes de gergelim e algodão, formar 108 bolas. Isto deve ser feito no dia quando a constelação de Purvashadha-nakshatra chegar. Então se deve seguir as regras e regulaçöes de Ekadashi, que agora te explicarei.
   Após tomar banho, a pessoa que tenciona observar Ekadashi deve adorar o Senhor Supremo. Enquanto ora ao Senhor Krishna cantando Seu nome, deve prometer observar o jejum de Ekadashi. Deve permanecer acordada a noite toda e realizar um homa. Então o devoto deve realizar arati para o Senhor - que segura uma concha, disco, maça, e assim por diante em Suas mãos - oferecendo-Lhe pasta de sândalo, incenso, cânfora, uma luminosa lamparina de ghee, e deliciosas preparaçöes de alimento. Em seguida o devoto deve oferecer as 108 bolas de excremento de vaca, sementes de gergelim, e algodão no fogo sagrado enquanto canta os santos nomes do Senhor Supremo, Sri Krishna. Durante todo o dia e a noite ele deve também observar o jejum padronizado de Ekadashi, que neste caso é um jejum de todos grãos e feijöes. Nesta ocasião se deve oferecer ao Senhor abóbora, côco, e goiaba. Se estes artigos não estiverem disponíveis, podem ser substituídos por noz de betel.
   O devoto deve orar ao Senhor Janardana, o benfeitor de todos seres, desta maneira: "ó Senhor Sri Krishna, és a mais misericordiosa Personalidade de Deus e o liberador de todas almas caídas. ó Senhor, nós caímos no oceano da existência material. Por favor seja bondoso para conosco. ó divindade dos olhos de lótus, por favor aceite nossas mais humildes e afetuosas reverências. ó protetor do mundo, oferecemo-Lhe nossos respeitos de novo e de novo. ó Espírito Supremo, ó Ser Supremo, ó fonte de todos nossos antepassados, que Tu e Tua consorte Srimati Lakshmi-devi possam aceitar estas humildes oferendas."
   O devoto deve então tentar agradar um brahmana qualificado com uma saudação calorosa, um pote cheio d'água, uma sombrinha, um par de sapatos, e roupas, pedindo-lhe ao mesmo tempo que conceda suas bençãos, pelas quais se pode desenvolver amor puro sem misturas por Krishna. Conforme a capacidade da pessoa, se pode doar uma vaca preta a tal brahmana, especialmente a um que seja bem versado em todas injunçöes das escrituras védicas. Deve-se oferecer a ele também um pote cheio de sementes de gergelim.
   ó exaltado Dalbhya Muni, sementes de gergelim escuro são especialmente apropriadas para adoração formal e sacrifícios de fogo, enquanto que as brancas ou marrons se destinam a serem comidas por um brahmana qualificado. Quem puder providenciar doação de ambos tipos de sementes de gergelim neste sagrado Sat-tila Ekadashi será promovido aos planetas celestiais por tantos milhares de anos quanto o número de sementes que seria produzido se as sementes que dôou fossem plantadas e crescessem como plantas maduras, dando semente.
   Neste Ekadashi, um pessoa fiel deve banhar-se em água misturada com sementes de gergelim, passar pasta de gergelim em seu corpo, oferecer sementes de gergelim em sacrifício, comer sementes de gergelim, dar sementes de gergelim como caridade, e aceitar dádivas caridosas de sementes de gergelim. Estes são os seis (sat) meios em que sementes de gergelim (tila) são utilizadas para purificação espiritual neste Ekadashi. Portanto se chama de Sat-tila Ekadashi.
   O grande Devarishi Naradaji certa vez perguntou à Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna: "ó Senhor de braços poderosos, ó Tu que és tão afetuoso para com Teus devotos amorosos, por favor aceita minhas mais humildes reverências. ó Yadava, bondosamente diga-me o resultado que se obtém por observar Sat-tila Ekadashi."
   O Senhor Sri Krishna retrucou: "ó melhor dos duas-vezes nascidos, vou narrar para ti um relato de um incidente que testemunhei pessoalmente. Há muito tempo, vivia na terra uma velha brahmani que Me adorava todo dia com os sentidos controlados. Ela mui fielmente observava bastante jejuns, especialmente em dias especiais em honra a Mim, e Me servia com plena devoção, sem qualquer motivo pessoal. Seus jejuns rigorosos a tornaram bastante fraca e magra. Dava caridade aos brahmanas e jovens donzelas, e até mesmo planejava dar sua casa como caridade. ó melhor dos brahmanas, embora esta mulher de mente espiritualizada desse donativos caridosos a pessoas dignas, a estranha característica de sua austeridade era que nunca dava alimento aos brahmanas ou semideuses.
   Comecei a refletir sobre esta curiosa omissão: "Esta boa mulher se purificou por jejuar em todas ocasiöes auspiciosas e oferecer-Me adoração devocional estrita. Portanto ela certamente se tornou qualificada para entrar em Minha morada pessoal, que é inatingivel por pessoas comuns." Portanto desci a este planeta para examiná-la, disfarçando-Me como um seguidor do Senhor Shiva, completo com guirlanda de crânios ao redor de Meu pescoço e um pote de mendicante em Minha mão.
   Quando Me aproximei dela, disse-Me: "ó ser respeitável, diga-me verdadeiramente porque vieste diante de mim."
   Retruquei: "ó bela pessoa, vim para pegar alguns sagrados donativos teus." - ao que ela zangada, jogou um denso bolo de barro em Meu pote de mendicante! ó Narada, simplesmente virei e retornei para Minha morada pessoal, espantado com a peculiar mistura de grande magnanimidade e mesquinhez desta boa brahmani. Afinal esta austera senhora chegou ao mundo espiritual naquele mesmo corpo, tão grandes foram seus esforços de jejum e caridade. E porque de fato Me oferecera um torrão de barro, transformei aquele barro numa linda casa. Contudo, ó Naradaji, esta casa em particular estava completamente destituída de qualquer grão comestível, bem como de qualquer móvel ou ornamentação, e quando entrou nela, encontrou apenas uma estrutura vazia. Portanto ela se aproximou de Mim e disse com grande raiva: "Jejuei repetidamente em tantas ocasiöes auspiciosas, tornando meu corpo fraco e magro. Te adorei e orei a Ti de tantas diferentes maneiras, pois és verdadeiramente o soberano e protetor de todos universos. Contudo apesar de tudo isso não há alimento ou riqueza para ser vista em minha nova casa, ó Janardana. Porquê isso?"
   Respondi: "Por favor retorna para tua casa. Daqui a algum tempo as esposas dos semideuses te farão uma visita devido à curiosidade de ver quem acaba de chegar, mas não abra tua porta até que tenham descrito as glórias e a importância de Sat-tila Ekadashi."
   Ouvindo isso, ela retornou para sua casa. Eventualmente as mulheres dos semideuses ali chegaram e em unísono disseram: "ó ser belo, viemos para obter teu darshana. ó ser auspicioso, por favor abra tua porta e nos deixe ver-te."
   A senhora respondeu: "ó seres mais queridos, se quiserem que abra esta porta, devem descrever para mim o mérito obtido por observar o sagrado jejum de Sat-tila Ekadashi." Mas nenhuma das esposas respondeu.
   Mais tarde, contudo, elas retornaram para a casa, e uma das esposas explicou bem a natureza sublime deste sagrado Ekadashi. E quando a senhora afinal abriu sua porta, viram que ela não era nem uma semideusa, nem Gandharvi, nem demônia, tampouco Naga-patni. Era simplesmente uma senhora comum.
   A partir de então a senhora observou Sat-tila Ekadashi, que confere gozo material e liberação ao mesmo tempo, conforme lhe fora descrito. E ela finalmente recebeu as lindas guarniçöes e grãos que esperava para seu lar. Além do mais, aquele corpo material comum de antes, se transformou numa forma espiritual linda com uma bela compleição. Assim, pela misericórdia e graça de Sat-tila Ekadashi, tanto a senhora como seu novo lar no mundo espiritual afinal eram esplêndidos e luminosos com ouro, prata, jóias e diamantes.
   ó Naradaji, uma pessoa não deve observar ostensivamente Ekadashi por cobiça, na esperança de obter fortuna desonestamente. Desinteressadamente, deve simplesmente doar sementes de gergelim, roupas, e alimento segundo sua capacidade, pois assim fazendo obterá boa saúde e consciência espiritual exaltada, nascimento após nascimento (2). Afinal, a liberação e o acesso à morada suprema do Senhor serão suas. Isto é minha opinião, ó melhor dos semideuses."
   "ó Dalbhya Muni" Pulastya Rishi concluiu, "quem observa devidamente o maravilhoso Sat-tila Ekadashi com grande fé, se torna livre de todos tipos de pobreza - espiritual, física, social, e intelectual - bem como de todos tipos de má sorte e maus presságios. De fato, seguir este jejum de Ekadashi doando, sacrificando ou comendo sementes de gergelim, nos livra de todos pecados passados, sem nenhuma dúvida. Não é preciso querer saber como isso acontece. A rara alma que realiza corretamente estes atos de caridade no humor devocional certo, seguindo as injunçöes védicas, se tornará totalmente livre de todas reaçöes pecaminosas e voltará para Deus, de volta para o mundo espiritual."
   Assim termina a narrativa das glórias do Magha-krishna Ekadashi ou Sat-tila Ekadashi, do Bhavishya-uttara Purana.
Notas:
1) Embora no mundo espiritual ira e desejo material estejam totalmente ausentes, Sri Krishna providenciou para que a senhora demonstrasse estas qualidades para que as glórias de Sat-tila Ekadashi fossem reveladas.
2) Para um Vaisnava, caridade significa dar consciência de Krishna, especialmente o cantar do Hare Krishna mantra. Como disse Sri Chaitanya Mahaprabhu, eka bar to mullhe hari bol bhai... ei matra bhiksha cai. "ó irmão, por favor cante Hare Krishna apenas uma vez... Esta é a única doação que peço." Se um devoto chefe-de-família puder arcar com a despesa, deverá dar algumas sementes de gergelim, roupas, ou alimentos como caridade a uma pessoa digna, mas isso não é obrigatório.



Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Sat-Tila Ekadasi dia 18/01/2023 lendo história. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia ,



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sábado, 14 de janeiro de 2023

As Ferramentas Perdidas Da Aprendizagem. Dorothy Sayers

“Já perceberam que os jovens de hoje, ao terminarem a escola, não apenas esquecem a maioria das coisas que aprenderam ali (o que já era esperado), mas também esquecem, ou revelam que nunca chegaram a aprender, o modo como se deve abordar um novo tópico ou problema?”

“Incomodam-se os senhores ao cruzar com tantos homens e mulheres adultos que são aparentemente incapazes de distinguir entre um livro bem documentado, construído por uma argumentação sólida, e outro que, a qualquer olho bem treinado, não é nenhuma das duas coisas?”

-Dorothy Sayers, As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem, p.48

https://livrariadorobertomotta.com.br/as-ferramentas-perdidas-da-aprendizagem


sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

O amor venceu e o salário mínimo não subiu


AUMENTOU e nem vai, mas o dos ministros teve aumento de imediato.

Ah, tem mais uma coisa. Se você ganha um salário mínimo e meio, PARABÉNS, a partir de hoje você começa a pagar Imposto de Renda.

Que maravilha, né?

E não para por aí, o ministro Haddad (sim, pode rir) já está com um grande pacote de impostos em mãos, afinal faz 13 dias que esta no cargo e já disse que não terão dinheiro.

Por que será, né?

Poxa, mas 37 ministérios custam? Jura?

Mas fique tranquilo, os artistas vão receber a MAIOR VERBA da história do país: 10 BILHÕES, e por isto continuarão defendendo o governo e pedindo pra você fazer o L.

A imprensa também está com as verbas garantidas, como era no passado que eles tanto sentiam falta.

A mídia inteira esta como sempre quis: bem paga.

Todos aqueles “influenciadores” que apoiaram veementemente uma absurda e surreal candidatura também estão arranjados.

Por isto, continue acreditando em artista, em jornalista, na beautiful people da Rede Globis, afinal esta gente sabe o que é melhor para você. Eles só querem o “seu bem”.

São pessoas humildes, simples, de grande coração. ❤️

Continue acreditando, vai dar certo sim.

Parabéns aos envolvidos.

Vocês são geniais. Texto originalmente publicado na fanpage A toca do Lobo.


Hoje é dia desaparecimento sagrado de Jayadeva Gosvami. Dia 13/01/2023 sexta-feira.

Shri Jayadeva Gosvami era o pandita chefe na corte do rei Shri Laksman Sena. O nome de seu pai era Bhojadeva e o nome de sua mãe era Bama devi. Ele apareceu em Kendubilvagram, no distrito de Birhum, durante o século XI.
   O nome da esposa de Shri Jayadeva era Shri Padmavati. Durante o tempo em que foi contratado como pandita chefe de Raja Laksman Sena, ele residia em Navadwipa nas margens do Ganges. Também estavam presentes três outros panditas cujos nomes ele mencionou no Shri Gita-Govinda: Shri Umapatidhar, Acharya Shri Govardhan e Kavi Ksamapati, que eram seus amigos íntimos.
   Shri Chaitanya Mahaprabhu costumava gostar especialmente de ouvir o Gita Govinda, bem como as obras de Candidas, Vidyapati, Ramananda Ray e o Krishna-karnamrta de Bilvamangala Thakur. Shri Gita Govinda está cheio de passatempos íntimos de Shri Shri Radha Govinda e, portanto, é destinado àqueles que acumularam piedade espiritual suficiente.
   “Para aqueles que apreciam a lembrança dos passatempos de Shri Hari e que estão sempre ansiosos para ouvir aquelas narrações divinas transcendentais, estes versos, doces como mel, foram compostos por Jayadeva com as bênçãos da Mãe Sarasvati.”
   No Gita Govinda, enquanto escrevia sobre os passatempos de Radharani como Ela se arrependeu depois que Krishna partiu, ele se perdeu em pensamentos. Não sendo capaz de decidir se deveria ou não escrever um determinado verso, ele decidiu primeiro tomar banho e depois voltar a escrever. Enquanto ele tomava banho, o próprio Krishna apareceu pessoalmente na forma de Jayadeva, comeu sua refeição e então escreveu aquele mesmo verso com Sua própria mão. Então, enquanto Padmavati aceitava sua refeição, Jayadeva voltou de tomar banho no Ganges. Padmavati ficou completamente surpresa ao ver seu marido, e Jayadeva também ficou muito surpreso ao ver que sua esposa estava aceitando sua refeição antes dele (o que nunca é feito por esposas hindus). Por fim, ela explicou que ele já havia voltado do banho uma vez, feito a refeição e depois ido para o quarto. Jayadeva foi até onde estava escrevendo e viu o verso que estava pensando em escrever ou não, agora composto em letras douradas.
   Com lágrimas nos olhos e voz embargada, ele chamou sua esposa: “Padmavati! Você é tão afortunado! Você teve o darshana do Senhor Supremo!”
   Bhaktivinoda Thakura comentou que, embora Shri Gauranga Deva não tivesse revelado seus passatempos internos naquela época, dentro do coração de Shri Jayadeva, Shri Bilvamangala, Shri Candi das e Shri Vidyapati, o humor transcendental de Mahaprabhu foi despertado antes mesmo que Ele mesmo realmente fez Sua aparição.
   Jayadeva Gosvami também compôs um livro chamado Candraloka. Seu desaparecimento está em Pausa sankranti. Ele também compôs o célebre Dasavatara Stotram.
   Suas Deidades adoráveis, Shri Shri Radha-Madhava, estão sendo adoradas no antigo templo de Radha-Govinda nos arredores da atual cidade de Jaipur.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Hoje é dia sagrado aparecimento de Srilavl Gopala Bhata Goswami. Dia 12/01/2023 quinta-feira.

O misericordioso Senhor Shri Gaur Hari, enquanto viajava de vila em vila por todo o sul da Índia, continuou a distribuir o amor de Deus onde quer que fosse. Ao ouvir os nomes nectáreos de Hari de Sua boca de lótus, milhares e milhares de homens e mulheres sentiram alívio do fogo ardente da existência material. Várias vidas de almas miseráveis, miseráveis ​​e caídas foram completamente rejuvenescidas e assim elas se tornaram virtuosas e felizes. Enquanto causava chuvas de amor a Deus em qualquer lugar e em todos os lugares, sem consideração de tempo ou lugar, Shri Gaurasundor chegou ao antigo lugar sagrado de Shri Rangakshetra em uma ilha no meio do rio Kaveri.
   O templo de Shri Ranga Kshetra era extremamente grande, a crista da torre do templo perfurava o céu. Ao longo do dia e da noite, centenas e milhares de peregrinos iam e vinham para receber o darsana do Senhor Ranganath. O salão do templo ressoou com os sons de centenas e milhares de brahmanas cantando hinos védicos. No meio desta cena de Vaikuntha, Shri Gaurasundar entrou cantando os nomes de Krishna em sua doce voz que derrotou as vozes de 10 milhões de gandharvas. Todos no templo ficaram estupefatos, maravilhados e maravilhados. Que beleza sem precedentes; Sua refulgência corporal faz com que o ouro derretido pareça sem brilho. De Seus olhos, que são como as pétalas desabrochadas de uma flor de lótus, escorreram lágrimas de amor extático. Cada membro, cada parte de Seu corpo foi preenchido com uma graça tão requintada que até mesmo a mente do cupido foi roubada. Os brahmanas começaram a considerar: “Isso é um semideus? Tais sintomas e emoções podem ser encontrados em seres humanos?” Novamente ressoando nos corredores com as vibrações transcendentais do nome de Shri Hari, quando Ele veio diante da Deidade e caiu como uma árvore derrubada pelo vento, algumas pessoas pensaram que uma montanha de ouro estava rolando no chão. Shri Vyenkata Bhatta vendo esse personagem divino ficou inquieto em êxtase. Com o coração inundado de devoção, ele se levantou e começou a afastar a multidão para que o Senhor pudesse cantar e dançar. Quando o Senhor recuperou Sua consciência externa após praticar sankirtan, Vyenkata Bhatta se aproximou Dele e pegou a poeira de Seus pés de lótus. Mahaprabhu olhou para ele e disse: “Krishna! Krsna!” abraçou-o com firmeza. Shri Vyenkata Bhatta convidou Mahaprabhu para ir à sua casa e, tendo-O levado até lá, lavou Seus pés de lótus com muita reverência e, junto com os outros membros da família, bebeu a água. A casa de Shri Bhattaji encheu-se de alegria.
   Mahaprabhu veio para Ranga Kshetra no ano cristão de 1511. Vyenkata Bhatta tinha dois irmãos, Tirumalla Bhatta e Prabodhananda Sarasvati. Todos eles pertenciam à Ramanuja sampradaya e Prabodhananda Sarasvati era um tridandi sannyasi dessa ordem. Vyenkata Bhatta teve um filho chamado Gopal, que na época era apenas uma criança. Quando o menino veio para oferecer suas reverências aos pés de lótus de Mahaprabhu, pegou-o e muito afetuosamente o sentou em Seu colo. Mahaprabhu chamava Gopal depois de terminar Sua refeição e oferecia Seus restos ao menino. Desta forma Ele o preparou para a posição de Acharya.
   Depois de permanecer na casa de Vyenkata Bhatta durante os quatro meses da estação chuvosa (Chaturmasya), Mahaprabhu preparou-se para continuar Sua jornada para o sul. A casa de Vyenkata Bhatta começou a diminuir em uma onda de lágrimas em antecipação à Sua partida. Gopal caiu a Seus pés de lótus desmaiado. Portanto, Mahaprabhu permaneceu por mais alguns dias para consolar o menino. Satisfeito com o serviço sincero e a devoção de Gopala Bhatta Gosvami, Shri Chaitanya Mahaprabhu o iniciou e ordenou que ele se mudasse para Vrndavana após o desaparecimento de seus pais e realizasse bhajans e escrevesse. Ele o instruiu a servir sua mãe e seu pai e sempre se ocupar em cantar as glórias de Krishna e depois vir a Brindavan.
   Muito rapidamente Gopal tornou-se especialista em gramática, poesia e retórica e então começou seu estudo do Vedanta. Seu tio Prabodhananda, especificamente começou a instruí-lo nas escrituras devocionais (Bhakti – shastra).
Gopal Bhatta sempre pensava nos pés de lótus de Mahaprabhu e quando poderia encontrá-lo novamente. Ao mesmo tempo, porém, ele não podia deixar sua mãe e seu pai idosos. Finalmente, chegando aos seus últimos dias, eles chamaram seu filho Gopal e o instruíram a ir aos pés de lótus de Mahaprabhu em Vrindavan. Então, enquanto eles mesmos meditavam em Seus pés de lótus, eles foram se juntar a Ele em Sua lila eterna.
   Aos trinta anos, Gopala Bhatta Gosvami veio para Vrindavana e, por ter perdido Shri Chaitanya Mahaprabhu, isso o entristeceu.
   Assim, Gopal partiu para Vrindavan e quando chegou lá, Rupa Gosvami imediatamente enviou uma mensagem a Mahaprabhu para informá-lo da chegada de Gopal lá.
   Mahaprabhu já havia indicado a Rupa e Sanatan que Gopal Bhatta um dia viria para Brindavan, então, quando ele chegou, eles o trataram com o mesmo cuidado e afeição que tratariam com seu próprio irmão. Eles imediatamente se tornaram companheiros para toda a vida.
   No entanto, a onisciente Suprema Personalidade de Deus, Shri Chaitanya Mahaprabhu, recebeu a notícia de que Gopal Bhatta havia vindo para Vrindavan. Ele ficou muito satisfeito e enviou aquele mensageiro com a prancha de madeira pessoal do Senhor (hoki) que Ele havia usado junto com um par de Suas roupas íntimas e uma de Suas roupas superiores – uttara ou chaddar. “Tendo recebido esses presentes, Gopal Bhatta ficou em êxtase e os adorou como o prasad (tadiya) de Mahaprabhu.
   Quando ele adorava suas Deidades, ele se sentava naquela prancha de madeira. Este piri (assento de madeira) e as roupas de Mahaprabhu ainda estão sendo adorados no Radha-Ramana Mandir. Gopala Bhatta, como Rupa e Sanatana, não tinha residência fixa e pernoitava em vários kunjas (bosques florestais). Ele passou seu tempo estudando as escrituras e compondo várias literaturas.
Após o desaparecimento de Shri Chaitanya Mahaprabhu, Gopala Bhatta Gosvami sentiu intensa separação do Senhor. Para aliviar seu devoto, o Senhor instruiu Gopala Bhatta em um sonho: “Se você quer meu darsan, faça uma viagem ao Nepal”.
   No Nepal, Gopala Bhatta banhou-se no famoso rio Kali-Gandaki. Ao mergulhar seu pote de água no rio, ele ficou surpreso ao ver vários Shaligrama Shilas entrarem em seu pote. Ele jogou os shilas de volta no rio, mas os shilas voltaram a entrar em seu pote quando ele o encheu novamente.
Depois de esvaziar e encher novamente seu pote de água pela terceira vez, Gopala Bhatta Gosvami encontrou doze Shaligrama shilas sentados lá. Pensando que isso deveria ser a misericórdia do Senhor, ele guardou todos os shilas e voltou para Vrndavana.
   Shri Gopala Bhatta Gosvami costumava adorar doze Shaligram silas. Aonde quer que ele fosse, ele os trazia consigo em um pedaço de pano amarrado no canto. Um dia, um homem rico (Seth) veio a Vrndavana e ofereceu a Gopala Bhatta uma variedade de roupas e ornamentos para seus Shaligrams. Ficando muito impressionado com o Gosvami, ele queria seu darshan e prestar algum serviço que ele apresentou na forma de algumas roupas e ornamentos valiosos. No entanto, Gopala Bhatta não poderia usá-los para seus Shaligrams redondos, então ele aconselhou o doador a dar as decorações da Deidade para outra pessoa, mas o Seth insistiu. Gopala Bhatta guardou as roupas e ornamentos com seus shilas. Enquanto Gopala Bhatta Gosvami estava absorto em lembrar como a forma meio-homem, meio-leão do Senhor Supremo havia se manifestado do pilar no palácio de Hiranyakasipu, ele orou em lamentação transcendental ao Senhor: “Oh meu Senhor, você é muito misericordioso e sempre satisfaça os desejos de seus devotos. Desejo servi-lo em sua forma, tendo braços e pernas e rosto sorridente e feliz, com olhos de lótus…. Se eu tivesse uma divindade, seria capaz de decorá-lo tão bem com essas roupas e ornamentos”.
   À noite, depois de oferecer um pouco de bhoga e arotika para seus Shalagram shilas, Gopala Bhatta os colocou para descansar, cobrindo-os com uma cesta de vime. Tarde da noite, Gopala Bhatta descansou um pouco e então, de manhã cedo, foi tomar banho no rio Yamuna. Voltando de seu banho, ele descobriu os Shalagramas para fazer o puja para Eles, e viu entre Eles uma Deidade de Krishna tocando flauta. Agora havia onze shilas e esta Deidade. O “Damodara shila” havia se manifestado como a bela forma tríplice de tri-bhangananda-krishna. Flutuando no oceano de êxtase, ele caiu no chão para oferecer seus dandavats e então recitou várias orações e hinos. Este maravilhoso evento do dia do aparecimento de RadhaRaman aconteceu no dia seguinte a Shri Nrisimha Chaturdasi, e é comemorado nesse dia de acordo. Nesse dia oferecem 500 litros de leite para agradar ao Senhor e muitos outros doces e coisas diversas. O templo RadhaRaman tem o mais alto padrão de adoração à Deidade em toda Vraj.
   Quando Rupa e Sanatana Gosvamis, assim como muitos outros devotos, receberam notícias desse evento milagroso, eles vieram correndo para ver o Senhor. Contemplando a forma transcendental do Senhor, que confundiu todas as entidades vivas dos vários planetas, todos O banharam com suas lágrimas. Esta Deidade a quem os Gosvamis chamaram de “Shri Radha-raman Deva” apareceu no dia de lua cheia de Vaisakha no ano de 1542. Exceto por Vrindadevi, Shri Radha-Ramanaji é a única das Deidades originais de Vrindavana que nunca partiu. ir para Jaipur. Shri Shri Radha-raman-ji ainda está sendo adorado em Vrindavana perto de Nidhuban kunj no complexo do templo.
   A Deidade é chamada Radha-raman, embora fisicamente não haja nenhuma Deidade aparente de Radha lá. Como se pode ver na foto no topo desta página, à direita da foto (à esquerda de Ramanji) está um local para Shrimati Radhika. Desta forma, os pujaris adoram Shri Radha e Ramanji juntos.
   Shri Radha-ramana Deva, ao contrário de outras Deidades, tem características muito complexas, incluindo unhas e até dentes. Na parte de trás de Seu corpo, partes do Shalagram shila original do qual Ele se manifestou podem ser vistas. Há uma história de que o filho pequeno de um dos sevaits estava brincando com a Deidade uma vez e colocou uma pequena vara em uma orelha da Deidade e a empurrou para fora da outra orelha. A vara, porém, tinha sangue, e aquele menino morreu vomitando sangue naquele mesmo dia.
   Se você tiver a grande sorte de participar do festival Snan-yatra em Shri Vrindavan Dham, é obrigatório visitar o templo Radha-Raman neste dia. As temperaturas são quentes e secas em mais de 40 graus centígrados e muita expectativa de procurar água refrescante permeia os pensamentos no verão quente de Vrindavan. No templo, o misericordioso Ramanji fez uma provisão para que primeiro Ele tomasse Seu banho transcendental bem na frente do altar para todos verem - MAS ENTÃO, depois que Ele tomou Sua bondade expandida, os pujaris ligam o sistema de irrigação que envolve o pátio aberto – o ventilador no meio é ainda equipado com canos para derramar água refrescante enquanto gira em alta velocidade, inundando todos os devotos que tomam o darshan do Senhor, com grande prazer.
   É realmente o meu lugar favorito no mundo para snan-yatra. Shri Shri Radha Ramaji ki jaya.
Em alguma discussão com os atuais guardiões do templo e da Deidade, eles me disseram que alguns cientistas vieram para examinar a Deidade e colocar suas dúvidas de que Ele se manifestou, como afirmam os devotos. Eles examinaram a Deidade sob a supervisão dos devotos, mas não encontraram nenhuma evidência de escultura.

   Sobre os descendentes de hoje:
Certa vez, Shri Gopala Bhatta foi para Haridwar. Quando ele estava voltando, de repente começou um aguaceiro e assim ele se abrigou na casa de um brahmana. Este brahmana era muito devotado e cuidadosamente começou a servir Shri Gopala Bhatta, que assim ficou muito satisfeito. Como este brahmana não tinha filhos, Sripad Gopal Bhatta Goswami o abençoou para que ele pudesse ter um filho que seria um devoto seguidor do Senhor Hari. O brâmane respondeu com gratidão: “Meu primeiro filho, enviarei a você para servi-lo”.
   Aproximadamente dez anos depois, quando um dia Gopala Bhatta voltou do banho no Yamuna, ele viu um menino sentado na porta de seu kutir. Quando o menino viu o Gosvamiji se aproximando, ele se levantou e caiu para oferecer seus dandavats (reverências como uma vara no chão diante dele). Sripada Gopala Bhatta Goswami perguntou quem era o menino, ao que ele respondeu: “Minha casa era em Devandyagram dentro de Saharanpur perto de Haridwar. Meu pai me enviou aqui para servi-lo. Meu nome é Gopinatha.”
   Então Gopal Bhatta pôde se lembrar da época em que foi para Haridwar, muitos anos atrás. Então este menino ficou com ele e com muito cuidado começou a servi-lo. Por fim, ele se tornou conhecido como Shri Gopinatha Pujari Gosvami, pois serviu a Shri Radha-ramana Deva durante sua vida como um brahmachari solteiro. Seu irmão mais novo, Shri Damodara dasa, junto com sua família, aceitou a iniciação de Shri Gopinathaji e também se engajou no serviço à Deidade. Os três filhos de Shri Damodara dasa chamavam-se Harinatha, Mathuranatha e Harirama. É desses membros da família do irmão de Gopinath que os guardiões de hoje, Radha-Raman Gosais, tão bem mantêm e servem Shri Shri Radha-Ramanji.
   A devoção de Shri Gopala Bhatta era tão especial, sua devoção tão profunda que o Senhor apareceu para ele nesta forma especial - mas não apenas como se confirmasse os passatempos do Senhor, e Mahaprabhu sendo diretamente Radha Krishna (sri krishna chaitanya radha krishna nahi anya), em sua adoração a Shri Radha-ramana às vezes via que Ele havia assumido a forma de Shri Gaurasundara – Shri Chaitanya Mahaprabhu, “Tornando-se subserviente ao amor de Shri Gopala Bhatta, Shri Radha-ramana às vezes aceitava a forma de Shri Gausundara.”
   Shri Gopala Bhatta foi o guru iniciador de Srinivasa Acharya Prabhu. Sripad Gopal Bhatta Goswami era muito erudito, treinado em pancharatra, vindo da família erudita de Vyenkata Bhattar na linha Shri Vaishnava - ele escreveu muitos livros, incluindo: Sat-sandarbha karika, Shri Krishna-vallabha (Krishna karnamrtatika), Sat kriya sara dipika (um trabalho brilhante sobre Vaishnava samkara viddhi) e Laghu Hari-bhakti vilasa com Dig darshini tika. A partir deste trabalho, Shri Sanatana Gosvami compilou o Hari-bhakti-vilasa agora seguido por todos os Gaudiya Vaishnavas. É dito, “Por amor a Srila Gopala Bhatta Gosvami, Srila Sanatana Gosvami compilou o famoso Vaishnava smriti intitulado Hari Bhakti Vilas, e o publicou sob o nome de Gopala Bhatta Gosvami.
   Gopala Bhatta Gosvami residiu por quarenta e cinco anos em Shri Dham Vrndavana, mas por grande humildade pediu a Srila Krishna das Kaviraja que não mencionasse seu nome na obra clássica Shri Chaitanya Charitamrita.
   Gopala Bhatta Gosvami serve como Guna Manjari. No Gaura-ganoddesa-dipika também, é mencionado que nos passatempos eternos de Radha e Krishna, o nome de Gopala Bhatta Gosvami em Vraja-lila foi dado como Guna manjari.
   Seu nascimento foi no dia da quinzena escura do mês Pausa no ano de 1503 (cristão), 1425 (Saka).

   Seu desaparecimento foi no sexto dia da quinzena escura do mês de Sravon no ano de 1578 (cristão – d.C.), 1500 (era Sakabda) Idade: 75 anos

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