quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Educação na pós-modernidade brasileira e seus resquícios da Grécia antiga, da idade média e modernidade. Fórum Unifatecie.



FÓRUM

 

"Surge [na Grécia antiga] a necessidade de elaborar teoricamente o ideal de formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão. Este deixa de ser depositário do saber da comunidade, para se tornar o que elabora a cultura da cidade. A ênfase no passado é deslocada para o futuro: o homem não está preso a um destino traçado, mas é capaz de projeto, de utopia." (ARANHA, 1996, p.41. In. BATISTA, 2019, p. 26).

 

"A educação na Idade Média esteve sob a responsabilidade da Igreja, devido à sua hegemonia diante da sociedade como um todo. Existiam no período escolas que funcionavam junto às catedrais ou escolas monásticas que funcionavam nos mosteiros. Dessa forma, a Igreja assumiu o papel de disseminar a educação e a cultura no medievo, o que foi preponderante para o legado educacional do Ocidente." (BATISTA, 2019, p. 26).

 

"Podemos afirmar que é Moderna uma forma muito particular de se conceber o sujeito humano, apresentado de forma unificada e com uma identidade racional. É na sociedade moderna que o sujeito se liberta de estruturas e tradições teocêntricas que não podiam ser mudadas, passando a ter uma condição de soberano, algo antes impensável. Isso agora torna-se possível, diante de mudanças no pensamento e na cultura do ocidente, trazendo a emergência do sujeito, próprias da modernidade: a) A libertação da consciência individual dos dogmas religiosos com a Reforma e o Protestantismo; b) O posicionamento do homem no centro do mundo a partir do pensamento humanista renascentista; c) O maior domínio sobre a natureza possibilitado pelas revoluções científicas; d) A racionalização, o caráter científico, a libertação de dogmas e a intolerância da imagem do homem a partir do Iluminismo." (BATISTA, 2019, p. 35).

 

As concepções e objetivos da educação foram variados durante o processo histórico. Acima são destacadas as expectativas da educação na Grécia Antiga, Idade Média e Modernidade. À partir das três citações acima discorra em como essas três visões filosóficas da educação no decorrer da história estão presentes na educação brasileira nos dias de hoje.



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