quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Hoje é dia do Sagrado Aparecimento de Srimati Vishnupriya Devi dia 25/01/2023 quarta-feira.

Todas as manifestações de Vishnu tattva têm três shaktis, conhecidas como Sri, Bhu e Nila (ou Lila). Lakshmipriya Devi é a sri-shakti de Mahaprabhu em sua majestosa forma Gaura-Narayan; Vishnupriya é Sua bhu-shakti e Nabadwip Dham é Sua lila-shakti.
   Srila Gadadhara Pandit representa a shakti de Gaura-Krishna ou Mahaprabhu no humor de Krishna.
   Após o falecimento prematuro de sua nora Shri Lakshmipriya Devi, Sachi Mata começou a procurar outra esposa para seu filho, então com cerca de 17 ou 18 anos, e consultou Kashinatha Pandit para esse fim. Kashinatha era um conhecido casamenteiro que é descrito em Gaura-ganoddesa-dipika como tendo sido o brâmane em Krishna lila chamado Kulaka, que foi enviado por Maharaj Satrajit para arranjar o casamento entre sua filha Satyabhama e Krishna. Alguns consideram que Vishnupriya ji é a expansão de Shri Satyabhama devi.
   O pandit Kashinath então foi para a casa do Pandit Sanatan Mishra para arranjar o casamento entre Nimai e sua filha, a devota Vishnupriya.
   Desde a infância, Vishnupriya Devi foi dedicada a seus pais e ao Senhor Vishnu, tomando banho no Ganges três vezes ao dia. Ela regularmente via a mãe Sachi lá, prestava homenagem a ela e recebia suas bênçãos.
   Dessa forma, Sachi já conhecia as boas qualidades de Vishnupriya e ficou feliz em aceitá-la como esposa para seu filho.
   Assim que foi decidido que Vishnupriya e Vishvambhara se casariam, um dia e horário auspiciosos foram marcados para a cerimônia. Com grande pompa, os rituais de adhivaasa eram realizados na véspera do casamento.
   O Senhor chegou à casa de Sanatan Mishra em um palanquim ao entardecer e a cerimônia de casamento de Gaurasundar e Vishnupriya foi realizada de acordo com as tradições bíblicas e populares. No dia seguinte, Vishnupriya juntou-se a seu novo marido no palanquim e voltou com Ele para Sua casa.
   No limiar de sua casa casada, Vishnupriya acidentalmente machucou o pé na porta. Seu dedo do pé foi ferido e ela mordeu o lábio para tolerar a dor aguda. Em seu coração, temendo que isso pudesse ser um mau presságio, ela tremeu de medo e quase desmaiou. Nesse momento, Mahaprabhu, que estava de pé ao lado dela, pressionou o próprio dedo do pé no dedo ferido dela e olhou fixamente em seus olhos. Após o toque divino dos pés de lótus do Senhor, Vishnupriya devi imediatamente se firmou e entrou na casa.
   Se alguém ouve o passatempo eterno do casamento de Shri Lakshmi e Narayan, eles gradualmente perdem seu desejo pelo relacionamento material de desfrutador e apreciado, pois a pessoa chega a entender que somente Shri Hari é o Desfrutador Supremo de todo o universo.

 depois do casamento
   Foi depois de seu casamento com Vishnupriya que Mahaprabhu foi para Gaya e conheceu Shri Ishwar Puri e recebeu iniciação dele. Quando Ele voltou para Navadvipa, Ele era um homem mudado. Ele clamou por Krishna e chorou.
   Tanto a mãe Sachi quanto Vishnupriya testemunharam ansiosamente a intensidade crescente de Mahaprabhu e a absorção auto-esquecida em bhakti extática. Com o passar do tempo, os rumores de que Nimai Pandit poderia receber sanyas chegaram aos seus ouvidos.
   Mãe Sachi sentiu que sua vida iria acabar. Ela caiu inconsciente no chão quando ouviu o boato pela primeira vez. Mais tarde, com grande apreensão, quando ela abordou o assunto com o filho, seus piores temores se confirmaram. Ela chorou, implorou e argumentou com Nimai. "Após a morte de seu pai e dos sanyas de seu irmão mais velho, sobrevivi apenas olhando para seu rosto. Se você também me deixar agora, certamente morrerei." ela chorou.
   Como a mãe Sachi implorou a Ele de várias maneiras, Nimai ouviu em silêncio, com a cabeça baixa. Percebendo que sua mãe não sobreviveria, Ele a chamou de lado e revelou a ela Sua verdadeira identidade e a dela também. Ele disse a ela que há muito tempo, nos tempos antigos, o nome dela era Aditi e Ele encarnou como seu filho Vaman. Então, quando ela era conhecida como Devahuti, Ele veio como seu filho Kapila. Como Kaushalya, Ele nasceu dela como Ramachandra, e novamente Ele nasceu como seu filho Krishna quando ela era Devaki no Dwapara yuga.
   Mahaprabhu então disse a Sua mãe que Ele havia revelado o segredo mais confidencial para ela, para que ela pudesse cumprir seu papel em Sua grande missão. Em Minha forma como a divindade, você é Minha mãe como a terra. Em Minha forma como os santos nomes, você é Minha mãe como a língua. Desta forma, nascimento após nascimento, você sempre foi Minha mãe. Nós realmente nunca estamos separados, ele disse a ela.
   No entanto, a mãe Sachi estava mergulhada em um mar de tristeza.

 Partindo de Vishnupriya
   Vishnupriya Devi tinha 8 ou 9 anos na época de seu casamento. Como era de costume, ela permaneceu na casa de seus pais até atingir a maioridade e possivelmente veio para a casa de seu marido por volta dos 12 ou 13 anos. Sua separação do Senhor Gaurhari ocorreu apenas um ano depois, quando ela tinha 14 anos e Mahaprabhu 24.
   Embora Visnupriya devi fosse sua esposa, Mahaprabhu quase nunca falava com ela, especialmente quando Ele voltou de Gaya, onde recebeu iniciação harinama e diksa de Shri Isvarapuri.
   Sua personalidade passou por uma mudança radical naquela época. Ele não era mais conhecido como Nimai
Pandita. Agora Ele ficou conhecido como Bhavuka Nimai, Nimai que está sempre absorto
em Seus humores extáticos de Krishna prema.
   Nessa época, porém, alguns dos habitantes de Navadvipa, especialmente os alunos e Seus antigos professores nas escolas, eram um tanto desfavoráveis ​​a Ele. Mahaprabhu pensou: “Eu vim para dar o remédio supremo para a doença material de todos, mas essas pessoas não Me ouvem. Esta é uma das razões pelas quais Chaitanya Mahaprabhu aceitou sanyasa.
   No dia em que decidiu tomar sannyasa, Visnupriya devi foi banhar-se no Ganges. Enquanto ela estava a caminho, ela acidentalmente bateu o dedo do pé em uma pedra, feriu-se e começou a sangrar. Então, enquanto ela estava tomando banho lá, o piercing no nariz que ela havia recebido no dia do casamento e que é muito auspicioso para uma esposa, caiu no Ganges.
   Embora ela tenha procurado com grande esforço, ela não conseguiu encontrá-lo. Ela começou a chorar amargamente: "Por que todas essas coisas estão acontecendo hoje?" Mais tarde, quando ela voltou para casa, Sachi Mata perguntou-lhe: "Ó minha filha, por que você está chorando tanto?" Ela respondeu: "Hoje fui tomar banho no Ganges. Meu pé machucou e perdi meu piercing no nariz. Não sei qual será meu destino." Sachi Ma tentou consolá-la.
   Embora Chaitanya Mahaprabhu anteriormente praticamente não tivesse dado atenção a ela, naquela noite, depois de tomar um pouco de prasadam, Ele decorou o cabelo dela e colocou nozes de areca em sua boca. Naquela manhã Ele havia ido visitar e encontrar-se com todos os Seus associados. Ele conseguiu um pouco de leite, Ele também conseguiu um vegetal loki de Sridhara, com quem Ele sempre brigava de brincadeira. Quando ele voltou para casa à noite, Ele disse a Saci Ma: "Mãe, por favor, faça uma preparação com isso, adicionando açúcar, ghee, cânfora e outros ingredientes, e ofereça a Krishna."
   Mais tarde, Ele honrou aquela prasada, após a qual Ele entrou no quarto de Vishnupriya devi. Então, com amor e afeição Ele a decorou, deu-lhe uma linda guirlanda, colocou nozes de betel em sua boca e conversou com ela com amor.
   Vishnupriya ficou muito perplexo "O que é isso? Uma luz de furacão brilha intensamente quando está prestes a se extinguir. Vejo agora que meu destino pode ser assim.
   Pensando assim, ela se sentou gentilmente e massageou Seus pés de lótus, com lágrimas escorrendo de seus olhos. Shri Gauranga abriu os olhos quando sentiu as lágrimas dela em Seus pés. Puxando-a para Ele e gentilmente enxugando suas lágrimas, Ele perguntou, ó Deusa. Você é muito querido para mim. Por que você está chorando?
   Incapaz de pronunciar uma palavra, Vishnupriya chorou incontrolavelmente. Uma enxurrada de lágrimas caiu de seus olhos. Shri Gauranga perguntou a ela repetidas vezes, mas ela não disse uma palavra. Segurando Seus pés com os dois braços, ela chorou.
   Então, o Senhor que é o morador interno no coração de todos, gentilmente a colocou em Seu colo e falou palavras doces para ela e a acalmou. Com uma voz embargada pela emoção, Vishnupriya finalmente falou: Minha vida, minha beleza, juventude, meu serviço, meu vestido e adorno destinam-se apenas a agradar a Você. Se você me deixar, o que eu, uma pilha de cinzas sem valor, farei da minha vida? ela chorou.
   O mais generoso e misericordioso Senhor não era inconsciente nem indiferente à dor e à dor de Seus devotos mais queridos. Ele também chorou com ela. Finalmente, também a ela, Ele revelou o segredo de Seu nascimento e missão.
   Enxugando as lágrimas dela com sua roupa, Ele a abraçou e disse a ela que o Senhor Shri Krishna é o Marido supremo de todos. "Seu nome é Vishnupriya, ela que é querida pelo Senhor Vishnu. Por favor, torne seu nome fiel a si mesmo. Por favor, não se atormente desnecessariamente com as preocupações do mundo ou com o que eles dirão. Dedique sua mente e corpo a servir Shri Hari."
   O Senhor Gauranga então manifestou Sua forma Narayana de quatro braços. Ele exibiu Sua maya shakti e fez Vishnupriya temporariamente esquecer sua dor. Ele brincou e brincou com ela e a satisfez. Assim, eles passaram sua última noite juntos.
   Mahaprabhu então deu a ela Sua kripa especial, "Ó Deusa Vishnupriya, agora ouça minhas palavras. Sempre que você pensar em Mim, irei até você. Eu prometo isso solenemente a você. É a verdade."
   Então Yogamaya entrou nos olhos de Vishnupriya na forma de sonolência. Ela não queria adormecer, mas pelo poder de Yogamaya ela foi forçada a fazê-lo. Chaitanya Mahaprabhu olhou para ela uma vez e então se levantou para sair de casa e tomar sannyasa.
   Pouco antes do amanhecer, levantando-se de sua cama onde Vishnupriya jazia, o Senhor Gauranga terminou seus rituais matinais. Tocando os pés da mãe Sachi que estava sentada como uma estátua na entrada, olhos bem abertos mas incapazes de se mover, o Senhor deixou Navadvipa e atravessou o Ganga.

 União em Separação
   Vishnupriya viveu sua vida na lenta agonia da separação de Shri Gauranga após Sua partida. Todas as manhãs, com exceção de tomar banho diariamente no Ganga junto com a mãe Sachi, ela sempre permanecia em casa.
   Ela levava uma vida espiritual muito rígida e cuidava de Sachi Devi, que estava com o coração partido e devastada após a partida de seu filho.
   Nem mesmo os devotos podiam ver nada além de seus pés, nem ninguém jamais ouviria sua voz. Constantemente derramando lágrimas e comendo apenas os restos da Mãe Sachi, ela ficou pálida e magra.
   Ela mergulhou no Santo Nome, cantando o dia todo em solidão diante de um retrato de Gauranga, servindo-o como se Ele estivesse presente nele e entregando-se a Seus pés de lótus.
   Para cada Naam de 16 sílabas que ela pronunciava durante seu japa, ela colocava um grão de arroz de lado. Quando ela terminava suas rondas, no início da tarde, ela cozinhava qualquer arroz coletado dessa maneira, oferecia ao Senhor, servia Sachi Mata e comia apenas os restos depois disso.
   Shri Vamsivadana Thakur e Ishan Thakur foram abençoados pelo serviço de cuidar de Vishnupriya Devi e Sachi Devi depois que Mahaprabhu recebeu sanyas.
   Diz-se que Vishnupriya Devi abandonou a comida e a bebida até que Ele apareceu para ela em um sonho, dizendo-lhe para ter uma divindade dele mesmo esculpida na madeira da árvore margosa sob a qual Sachi mata se sentou para amamentá-lo.
   Quando a divindade terminou, Vishnupriya cantou o verso de Chandi Das: Aqui está o Senhor da minha vida. Finalmente posso ver Aquele por quem as flechas do desejo me fizeram arder e morrer. Ela foi, portanto, a primeira a estabelecer a adoração de uma divindade de Gauranga Mahaprabhu.
   Assim como Bhagawan Ramachandra, que havia feito voto de monogamia, mandou fazer uma estátua de ouro de Sita devi após Seu exílio na floresta, em vez de se casar pela segunda vez, Vishnupriya pagou sua dívida com seu Senhor nos passatempos de Gaura-Narayan. por ter uma imagem de Mahaprabhu criada para que ela pudesse realizar o sacrifício do Santo Nome a Ele. A imagem da divindade que ela instalou e adorou é dada aqui. Esta divindade ainda é adorada até hoje em Navadvipa.
   Srila Bhaktivinoda Thakura relata o seguinte passatempo em seu Shri Navadvipa-Dhama-Mahatmya: Durante seu exílio na floresta por 14 anos, o Senhor Rama visitou as áreas de Ramkeli, Gangasagar e Navadvip de Gaudsa.
   Certa vez, enquanto o Senhor Rama observava a extraordinária beleza da floresta, Ele começou a sorrir. Sita perguntou a Ele por que Ele estava sorrindo, e Shri Rama respondeu: "Nesta futura Kali-yuga, nascerei do ventre da Mãe Sachi na casa de Shri Jagannatha Mishra nesta mesma Navadvipa-dhama. As pessoas Me conhecerão como Gauranga, e encantarei a todos realizando uma variedade de passatempos encantadores. Vou manifestar a glória do Santo Nome e assim enlouquecer as pessoas comuns com o canto desses nomes. Vou mudar os corações até mesmo dos pecadores endurecidos e dar-lhes o amor de Deus , que mesmo os semideuses raramente alcançam. Em minha juventude, aceitarei sanyas, após o que residirei em Shri Jagannatha Puri. Naquela época, minha mãe Sachi-devi, que não é outra senão Kausalya, chorará segurando sua nora lei Visnupriya em seus braços. Você será esse Visnupriya. Depois disso, permanecerei em Puri e também chorarei por você dia e noite.
   Por sua devoção e austeridade, Shri Vishnupriya Devi desempenhou um papel muito importante na pregação do Gaudiya Vaishnavismo. Através de sua aceitação do clima de separação, sua rendição à missão de seu Senhor, sua demonstração das dores da separação, ela ajudou a estabelecer o ideal de união na separação, a pedra angular da filosofia Gaudiya Vaishnava.
   Ela derreteu o coração de muitos e acabou com o ciúme ou sentimento antagônico em relação a Mahaprabhu que muitas pessoas nutriam na época. E assim na Bengala ela facilitou a pregação de Nityananda Prabhu e a glorificação de Shri Chaitanya Mahaprabhu.
Shri Shri Vishnupriya devi ki jai !!
Shri Shri Gauranga Mahaprabhu ki jai !!

Nenhum comentário:

Sobre a Reencarnação Segundo a Tradição Milenar Indiana Dos Vedas de Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupāda, Fundador-Ācārya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.