segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Hoje é dia do sagrado desaparecimento de Sri Ramanuja Acarya, dia 30/01/2023 segunda-feira.


Sri Ramanuja é o santo filósofo mais importante do Sri Vaishnavismo. Ele revitalizou a filosofia indiana e a religião popular. Sua vida e obras mostram uma personalidade verdadeiramente única, combinando visão contemplativa, perspicácia lógica, energia carismática e dedicação altruísta a Deus. Diz-se que ele é a encarnação de Laxman, o irmão mais novo do Senhor Rama, daí o nome Ramanujacharya.

Um dos principais discípulos sannyasi de Yamunacarya foi Sri Sailapurna. Ele tinha duas irmãs, a mais velha chamada Kantimati e a mais nova chamada Diptimati. Kantimati era casado com um brahmana muito piedoso conhecido como Asuri Kesavacarya. Em Sriperumpudur Kantimati deu à luz um menino no ano de 1017 DC, que trazia todas as marcas auspiciosas em seu corpo. Foi essa criança que cresceu e se tornou conhecida em todo o mundo como Sri Ramanujacarya, o grande devoto do Senhor Narayana.

 

Com o desaparecimento de Yamunacarya, Ramanujacarya fez os seguintes três votos:

(i) que ele escreveria um comentário sobre o Brahma Sutra de Veda Vyasa (ii) Para homenagear o sábio Parasara, pai de Vyasadeva, ele nomearia um discípulo como Parashara e (iii) que ele se esforçaria para propagar a filosofia Visishtha-advaita. Ele refutou a explicação de Shankaracarya, que disse que o jivatma e a natureza material são todos ilusões. A filosofia visishtha-advaita explica essencialmente que a Suprema Personalidade de Deus Narayana tem uma forma eterna, uma morada eterna e está sempre imerso em passatempos amorosos com seus devotos.

 

Um de seus gurus, Mahapurna instruiu Ramanuja a receber um mantra especial de Ghostipurna. Ramanujacarya foi 17 vezes, mas Ghostipurna ainda não deu o mantra. Até mesmo a divindade de Ranganath disse a ele por meio do sacerdote para iniciar Ramanuja, mas Ghostipurna ainda não estava pronto. Finalmente, ele deu o mantra “Om namo Narayanaya” com a condição de que Ramanuja nunca conte a ninguém, a menos que seja testado como ele, pois apenas aquele que é totalmente puro, sem nenhum ego, pode alcançar esse mantra. Ainda assim, por grande compaixão pelas pessoas comuns, logo após receber o mantra, Ramanuja subiu no topo de um templo e gritou o mantra para milhares de pessoas.

 

Gosthipurna ficou muito zangado com Ramanuja e disse que por esta ofensa Ramanuja sofreria no inferno. Ramanujacarya com profunda humildade respondeu: “Meu querido mestre, eu sabia disso antes de revelar o mantra. Mas você disse que qualquer um que cantar este mantra irá para Vaikuntha. Se todos eles voltarem à divindade, é insignificante que uma pessoa como eu sofra no inferno.” Tal compaixão e bondade invisíveis derreteram o coração de Ghostipurna, que começou a implorar por misericórdia para si mesmo. Ramanuja pegou seus pés de lótus e deu todo o crédito a seu guru.

 

Ramanujacarya pregou fortemente e teve muitos discípulos ilustres como Kuresh, Dasrathi, Anantaacarya etc. Ele encontrou muita oposição e até mesmo ameaças de morte, mas sua determinação de espalhar bhakti nunca diminuiu.

Ele escreveu um comentário sobre o Vedanta-sutra chamado Sri - bhashya . A essência de seus ensinamentos é a rendição ao guru e o serviço aos vaisanavas.

Pode-se orar a ele por atitude de serviço e humildade.

Sripad Ramanujacharya ki ….. Jai!

--- por GA Das



Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Podcast: Sobre a Formação de Professores Para Atuar do 1° ao 5° do Ensino fundamental 1.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.