Este é o primeiro dia da primavera na Índia (Hemisfério Norte). No quinto dia da lua crescente, deve-se celebrar a chegada da primavera em Vrindavana, oferecendo a Krishna muitos tipos de folhas e flores, e brotos frescos de grama brotando. Coisas que simbolizam vida e novo crescimento. Seguindo os passos da base de Vraja de Vrindavana, deve-se pintar desenhos em Seu corpo (de Krishna) e realizar um aratrika especial para Ele. É apropriado oferecer flores amarelas também.
O vasanta raga deve ser tocado neste dia. As Deidades nos templos, especialmente em Vrindavana, usam amarelo ou amarelo e verde neste dia.
Em lugares como Vrindavan, Mayapur, Jagannath Puri e Udupi, muitas mulheres também se vestem de amarelo. Como é o primeiro dia da primavera, muitos ritos de fertilidade são realizados nesta época - para a família, para as mulheres, para as colheitas, para as vacas, etc. É uma época muito festiva.
Muitos novos projetos são iniciados, casamentos realizados.
campos de flores de mostarda amarela crescendo
Tradição local:
Comemorado no início da primavera, marca o início de uma nova vida com flores amarelas de mostarda começando a florescer e a natureza exibindo seu melhor majestoso. Assim, a cor do festival é amarela e as mulheres podem ser vistas pontilhadas em vestidos cor de açafrão. O puja neste dia é dedicado a Saraswati e as pessoas rezam por sabedoria e compreensão. Existem várias maneiras pelas quais o puja é conduzido neste dia. Em Bengala, o local onde fica a estátua de Saraswati é decorado com um rangoli. O desenho de um peixe é considerado auspicioso. Os familiares tomam banho de manhã cedo e vestem roupas brancas ou amarelas. Em seguida, eles se reúnem ao redor do ídolo, onde o sacerdote inicia o puja. Aarti é retirado do ídolo e a chama é passada ao redor dos devotos para aquecer suas mãos e tocar suas testas. As crianças colocam seus livros aos pés da deusa. Nenhum livro foi tocado naquele dia, significando que os livros estão sendo abençoados pela deusa. Em Rajsthan também o puja é conduzido de uma maneira muito colorida. A menina mais nova da casa presente prepara o palco para o puja colocando uma teeka na testa de todos. Isso é seguido pelos devotos borrifando água, aipun e roli na divindade. O puja termina com a dona da casa dando algumas bers, alguns sangaris e um laddoo e um paan para todos os presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário