Vida, liberdade e propriedade não existem porque os homens fizeram leis. Pelo contrário, foi o fato de que a vida, a liberdade e a propriedade existiam antes que fez com que os homens fizessem leis.
Claude Frédéric Bastiat foi um economista, legislador e escritor francês que defendeu a propriedade privada, o livre mercado e o governo limitado. Talvez o principal tema subjacente dos escritos de Bastiat fosse que o livre mercado era inerentemente uma fonte de “harmonia econômica” entre os indivíduos, desde que o governo fosse restrito à função de proteger as vidas, liberdades e propriedades dos cidadãos contra roubo ou agressão. Para Bastiat, a coerção governamental só era legítima se servisse “para garantir a segurança da pessoa, a liberdade e os direitos de propriedade, para fazer reinar a justiça sobre todos”.
Bastiat enfatizou a função de coordenação de planos do livre mercado, um tema importante da Escola Austríaca, porque seu pensamento foi influenciado por alguns dos escritos de Adam Smith e pelos grandes economistas franceses do livre mercado Jean-Baptiste Say, François Quesnay, Destutt de Tracy, Charles Comte, Richard Cantillon (que nasceu na Irlanda e emigrou para a França) e Anne Robert Jacques Turgot. Esses economistas franceses estavam entre os precursores da moderna Escola Austríaca, tendo desenvolvido pela primeira vez conceitos como o mercado como um processo dinâmico e com concorrência, a evolução do dinheiro no livre mercado, a teoria do valor subjetivo, as leis da utilidade marginal decrescente e os retornos marginais, a teoria da produtividade marginal da precificação de recursos e a futilidade dos controles de preços em particular e do intervencionismo econômico do governo em geral.
A escrita de Bastiat constitui uma ponte intelectual entre as ideias dos economistas pré-austríacos, como Say, Cantillon, de Tracy, Comte, Turgot e Quesnay, e a tradição austríaca de Carl Menger e seus alunos. Ele também foi um modelo de erudição para aqueles austríacos que acreditavam que a educação econômica geral, especialmente o tipo de educação econômica que destrói a miríade de mitos e superstições criadas pelo Estado e seus apologistas intelectuais, é uma função essencial (se não dever) do economista. Mises foi um excelente modelo nesse sentido, assim como Henry Hazlitt e Murray Rothbard, entre outros economistas austríacos. Como disse Mises, os primeiros economistas “dedicaram-se ao estudo dos problemas da economia” e, ao “lecionar e escrever livros, eles estavam ansiosos para comunicar aos seus concidadãos os resultados de seus pensamentos. Eles tentaram influenciar a opinião pública a fim de fazer prevalecer políticas sólidas.”
Até hoje, a obra de Bastiat não é apreciada tanto quanto deveria porque, como Murray Rothbard explicou, os críticos intemperantes da liberdade econômica de hoje “acham difícil acreditar que alguém que seja ardente e consistentemente a favor do laissez-faire possa ser um importante estudioso e teórico econômico.” É bizarro que mesmo alguns economistas austríacos contemporâneos pareçam acreditar que o ato de comunicar ideias econômicas, especialmente ideias de política econômica para o público em geral, seja de alguma forma indigno de um praticante de “ciência econômica”. Pois esse é exatamente o modelo de erudição que o próprio Mises adotou, que foi levado mais agressiva e brilhantemente por Murray Rothbard, tudo na tradição do grande economista austríaco francês, Frédéric Bastiat.
NASCIMENTO
29 de Junho de 1801, Bayonne, Aquitaine, França
MORTE
24 de dezembro de 1850
EDUCAÇÃO
Iniciou a carreira pública como economista em 1844.
PREFERÊNCIA POLÍTICA
Liberalismo Clássico
TRABALHOS
Autor de diversas obras sobre economia e economia política.
Magnum Opus: A Lei
Escola Liberal Francesa
- Debate com Pierre-Joseph Proudhon (Debate with Pierre-Joseph Proudhon) (1849)
- Sofismas econômicos (Economic Sophisms)
- Propriedade e Direito, Justiça e Fraternidade (Propriété et loi, Justice et fraternité)(1848)
- O Estado, Dinheiro Amaldiçoado (L’État, Maudit argent) (1849)
- Incompatibilidades Parlamentares (Incomptabilités parlementaires) (1849)
- Paz e Liberdade ou o Orçamento Republicano (Paix et liberté ou le budget républicai) (1849)
- Protecionismo e Comunismo (Protectionisme et communisme) (1849)
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