Na casa de Shri Mukunda Das, que mora em Shri Khanda, o Senhor Shri Gopinath é servido com grande devoção. Um dia, Mukunda foi chamado para fazer algum trabalho e então instruiu seu filho Raghunandan a adorar a divindade e pediu-lhe que servisse ao Senhor Gopinath naquele dia. Ele explicou a ele que esta divindade está em nossa família há muitas gerações e, portanto, Ele tem sido adorado por meu pai e seu pai e seu pai continuamente, dessa forma por muitos anos. Assim como sua mãe alimenta você e eu todos os dias, Ele também tem que ser alimentado todos os dias. Tendo explicado a Raghunandan que esta é uma responsabilidade muito grande e que ele deveria ter muito cuidado para dar toda a sua atenção a este serviço, Mukunda saiu. Enquanto isso, Raghunandan foi instruído por seu pai, recolheu os itens para oferecer a Shri Gopinathji e entrou na sala da divindade. Raghunandan tinha na época apenas 5 anos de idade e, portanto, quando viu que Gopinath não havia comido a oferenda depois de ter imitado como seu pai oferecia o bhoga, ele ficou muito preocupado. Por fim, ele simplesmente pediu a Gopinath com lágrimas nos olhos: “Por favor, coma! Comer!" Gopinath ficou completamente sujeito ao simples pedido de Raghunandan, que foi feito inteiramente com amor, e assim ele comeu tudo furtivamente sem deixar nenhum vestígio.
Depois de algum tempo, o pai de Raghu-nandan, Mukunda, voltou e perguntou a seu filho se ele havia feito o que lhe foi dito. Quando seu filho respondeu “Sim”, Mukunda pediu-lhe que trouxesse um pouco de prasadam. Raghunandan respondeu: “Prasadam? Eu ofereci tudo como você me disse, e Gopinath comeu tudo; então o que devo trazer para você agora? Mukunda ficou completamente surpreso. “Esse menino não é travesso e está sempre acostumado a falar a verdade. Duvido que ele pudesse ter comido tudo. Eu me pergunto o que realmente aconteceu?
Refletindo sobre esse assunto por algum tempo, em outro dia sua curiosidade foi tão despertada que ele novamente pediu a Raghunandan para oferecer o bhoga a Gopinath naquele dia. Nesse dia, porém, tendo saído de casa, voltou a entrar por outro caminho e ficou escondido no mesmo lugar. Raghunandan ficou muito feliz por poder servir Shri Gopinathji novamente e trouxe tudo para a sala das divindades. Como antes, ele novamente insistentemente persuadiu Gopinath a fazer sua refeição. Como Gopinath havia comido metade de um laddu, ele avistou Mukunda espiando de seu esconderijo. Ele não tentou encobrir o fato de que havia comido o que tinha, mas também não comia mais. Vendo tudo isso, Mukunda ficou completamente imerso em amor extático e pegou seu filho e o colocou em seu colo. Ele exaltava suas virtudes com uma voz trêmula de êxtase, enquanto torrentes de lágrimas de alegria caíam de seus olhos. Mesmo hoje, aqueles que são muito afortunados ainda podem ver aquele laddu comido pela metade na mão de lótus de Gopinatha. Assim Shri Uddhav das canta as glórias de Raghunandan, que não é diferente de Madan (Cupido).
Raghunandan estava presente no utsob khetori. Em Krishna lila ele era Kandarpa manjari e em Dwaraka lila ele era o filho de Shri Krishna Kandarpa. O filho de Raghunandan é Kanai Thakur. Seus descendentes ainda residem em Shri Khanda. Shri Khanda pode ser facilmente alcançado de Katwa de ônibus ou trem. Ele nasceu no ano de 1432 Sakabda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário