quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Sagrado Aparecimento de Sri Pundarika Vidyanidhi dia 25/01/2023 quarta-feira.

pundarika vidyanidhi—— bada-sakha jani
yanra nama lana prabhu kandila apani

   Pundarika Vidyanidhi, o terceiro grande ramo, era tão querido pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu que, em sua ausência, o próprio Senhor Chaitanya às vezes chorava.
   Pundarika Vidyanidhi, o terceiro grande ramo, era tão querido pelo Senhor Chaitanya Mahaprabhu que, em sua ausência, o próprio Senhor Chaitanya às vezes chorava.
SIGNIFICADO
   No Gaura-ganoddesa-dipika, Srila Pundarika Vidyanidhi é descrito como o pai de Srimati Radharani em krishna-lila. Chaitanya Mahaprabhu, portanto, o tratou como Seu pai. O pai de Pundarika Vidyanidhi era conhecido como Banesvara ou, de acordo com outra opinião, Suklambara Brahmacari, e o nome de sua mãe era Gangadevi. De acordo com uma opinião, Banesvara era descendente de Shri Sivarama Gangopadhyaya. A casa original de Pundarika Vidyanidhi era em Bengala Oriental, em uma vila perto de Dacca chamada Baghiya, que pertencia ao grupo Varendra de famílias brahmanas. Às vezes, esses brahmanas de Varendra estavam em desacordo com outro grupo conhecido como brahmanas de Radhiya e, portanto, a família de Pundarika Vidyanidhi foi condenada ao ostracismo e naquela época não vivia como uma família respeitável. Bhaktisiddhanta Sarasvati nos informa que um dos membros desta família está morando em Vrindavana e se chama Sarojananda Gosvami. Uma característica especial dessa família é que cada um de seus membros tinha apenas um filho ou nenhum filho e, portanto, a família não era muito extensa. Há um lugar no distrito de Cattagrama na Bengala Oriental que é conhecido como Hata-hajari, e a uma curta distância deste lugar há uma vila conhecida como Mekhala-grama na qual os antepassados ​​de Pundarika Vidyanidhi viveram. Pode-se chegar a Mekhala-grama de Cattagrama a cavalo, em carro de boi ou em vapor. A estação de vapor é conhecida como Annapurnara-ghata. O local de nascimento de Pundarika Vidyanidhi fica a cerca de três quilômetros a sudoeste de Annapurnara-ghata. O templo construído lá por Pundarika Vidyanidhi agora é muito antigo e precisa muito de reparos. Sem reparo, o templo pode desmoronar em breve. Há duas inscrições nos tijolos daquele templo, mas são tão antigas que não dá para lê-las. Há outro templo, no entanto, cerca de duzentos metros ao sul deste, e algumas pessoas dizem que este é o antigo templo construído por Pundarika Vidyanidhi.
   Shri Chaitanya Mahaprabhu chamou Pundarika Vidyanidhi de “pai” e deu a ele o título de Premanidhi. Pundarika Vidyanidhi mais tarde se tornou o mestre espiritual de Gadadhara Pandita e um amigo íntimo de Svarupa Damodara. Gadadhara Pandita a princípio interpretou mal Pundarika Vidyanidhi como um homem comum de libras e xelins, mas depois, ao ser corrigido por Sri Chaitanya Mahaprabhu, ele se tornou seu discípulo. Outro incidente na vida de Pundarika Vidyanidhi envolve sua crítica ao sacerdote do templo de Jagannatha, pelo que Jagannatha Prabhu o castigou pessoalmente com um tapa em suas bochechas. Isso é descrito no Shri Chaitanya-bhagavata, Antya-lila, Capítulo Sete. Shri Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura nos informa que ainda existem dois descendentes vivos da família de Pundarika Vidyanidhi, que se chamam Shri Harakumara Smrititirtha e Shri Krishnakinkara Vidyalankara. Para mais informações, deve-se consultar o dicionário conhecido como Vaishnava-manjusha. (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Shri Chaitanya Charitamrta Adi lila 10:14. significado.)

bada sakha,——gadadhara pandita-gosani
tenho lakshmi-rupa, tanra sama keha nai

TRADUÇÃO
   Gadadhara Pandita, o quarto ramo, é descrito como uma encarnação da potência de prazer de Shri Krishna. Ninguém, portanto, pode se igualar a ele. (Shri Chaitanya Charitamrta Adi lila 10:15.txt.)
   Há uma história interessante de como Srila Gadahar Pandit conheceu Pundarik Vidyanidhi. Ele tinha ouvido falar que era um grande devoto e digno de ser procurado. Então ele quer ir para sua casa para um darshan. A primeira vez que o viu enviou confusão através de seu ser. Diante dele estava sentado o que parecia ser a personificação da gratificação dos sentidos - vestido com roupas de seda opulentas, cabelos oleados e bem penteados para trás, sentado em uma enorme almofada de seda com um narguilé para fumar à sua frente e belas jovens sentadas ao redor. a sala.
   Gadadhara Pandit chegou lá esperando ver um sadhu, um guru, alguém de quem ele pudesse se aproximar para obter conhecimento espiritual, aprender e se abrigar. Mas, para sua surpresa, ele viu esse gratificador dos sentidos...
   "Eu vim aqui para aprender com você sobre Krishna" Gadadhar disse, .... mas assim que a palavra Krishna foi pronunciada, Pundarik Vidyanidhi caiu no chão, seu corpo se transformou estranhamente e ele murmurou o nome de Krishna, Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Rama Hare Hare…..
   Gadhadhara então percebeu que este não era um homem comum, mas um devoto muito avançado absorto na bem-aventurada consciência de Krishna.
   Shri Chaitanya Charitamrita Madhya lila Resumo do Capítulo 16
A Tentativa do Senhor de Ir para Vrindavana
   Srila Bhaktivinoda Thakura dá o seguinte resumo deste capítulo em seu Amrita-pravaha-bhashya. Quando Shri Chaitanya Mahaprabhu quis ir para Vrindavana, Ramananda Raya e Sarvabhauma Bhattacharya indiretamente apresentaram muitos obstáculos. No devido tempo, todos os devotos de Bengala visitaram Jagannatha Puri pelo terceiro ano. Desta vez, todas as esposas dos Vaishnavas trouxeram muitos tipos de comida, com a intenção de estender convites a Sri Chaitanya Mahaprabhu em Jagannatha Puri. Quando os devotos chegaram, Chaitanya Mahaprabhu enviou suas bênçãos na forma de guirlandas. Naquele ano também, o templo Gundica foi limpo, e quando o período Caturmasya terminou, todos os devotos voltaram para suas casas em Bengala. Chaitanya Mahaprabhu proibiu Nityananda de visitar Nilacala todos os anos. Questionado pelos habitantes de Kulina-grama, Chaitanya Mahaprabhu novamente repetiu os sintomas de um Vaisnava. Vidyanidhi também veio a Jagannatha Puri e viu o festival de Odana-shashthi. Quando os devotos se despediram do Senhor, o Senhor estava determinado a ir para Vrindavana e, no dia de Vijaya-dasami, Ele partiu.
Maharaja Prataparudra fez vários preparativos para a viagem de Shri Chaitanya Mahaprabhu a Vrindavana. Quando Ele cruzou o Rio Citrotpala, Ramananda Raya, Mardaraja e Haricandana foram com Ele. Shri Chaitanya Mahaprabhu pediu a Gadadhara Pandita que fosse para Nilacala, Jagannatha Puri, mas ele não obedeceu a essa ordem. De Kataka, Shri Chaitanya Mahaprabhu novamente pediu a Gadadhara Pandita que voltasse para Nilacala e se despediu de Ramananda Raya de Bhadraka. Depois disso, Shri Chaitanya Mahaprabhu cruzou a fronteira do estado de Orissa e chegou a Panihati de barco. Depois disso Ele visitou a casa de Raghava Pandita, e de lá Ele foi para Kumarahatta e finalmente para Kuliya, onde perdoou muitos ofensores. De lá Ele foi para Ramakeli, onde viu Shri Rupa e Sanatana e os aceitou como Seus principais discípulos. Voltando de Ramakeli, Ele encontrou Raghunatha dasa e depois de lhe dar instruções o mandou de volta para casa. Depois disso, o Senhor voltou para Nilacala e começou a fazer planos para ir a Vrindavana sem companhia. (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupad. Shri Chaitanya Charitamrta. Resumo do Capítulo 16.)

ei-mata saba vaishnava gaude calila
vidyanidhi se vatsara niladri rahila

TRADUÇÃO
Finalmente todos os Vaishnavas retornaram à Bengala, mas naquele ano Pundarika Vidyanidhi permaneceu em Jagannatha Puri.

Madhya 16.77
svarupa-sahita tanra haya sakhya-priti
dui-janaya krishna-kathaya ekatra-i sthiti

TRADUÇÃO
Svarupa Damodara Gosvami e Pundarika Vidyanidhi tinham um relacionamento amigável e íntimo e, no que diz respeito à discussão de tópicos sobre Krishna, eles estavam situados na mesma plataforma.

Madhya 16.78
gadadhara-pandite tenho punah mantra dila
odana-shashthira dine yatra ye dekhila

TRADUÇÃO
Pundarika Vidyanidhi iniciou Gadadhara Pandita pela segunda vez, e no dia de Odana-shashthi ele viu o festival.
SIGNIFICADO
No início do inverno, há uma cerimônia conhecida como Odana-shashthi. Esta cerimônia indica que daquele dia em diante, uma cobertura de inverno deve ser dada ao Senhor Jagannatha. Essa cobertura é comprada diretamente de um tecelão. De acordo com o arcana-marga, um pano deve primeiro ser lavado para remover todo o amido e, em seguida, pode ser usado para cobrir o Senhor. Pundarika Vidyanidhi viu que o sacerdote se esqueceu de lavar o pano antes de cobrir o Senhor Jagannatha. Como ele queria encontrar alguma falha nos devotos, ele ficou indignado.

Madhya 16.79
jagannatha parena tatha ‘maduya’ vasana
dekhiya saghrina haila vidyanidhira mana

TRADUÇÃO
Quando Pundarika Vidyanidhi viu que o Senhor Jagannatha recebeu uma roupa engomada, ele ficou um pouco odioso. Desta forma, sua mente foi poluída.

Madhya 16.80
sei ratrye jagannatha-balai asiya
dui-bhai cada'na tanre hasiya hasiya

TRADUÇÃO
Naquela noite, os irmãos Senhor Jagannatha e Balarama foram até Pundarika Vidyanidhi e, sorrindo, começaram a esbofeteá-lo.

Madhya 16.81
gala phulila, acharya antare ullasa
vistari’ varniyachena vrindavana-dasa

TRADUÇÃO
Embora suas bochechas estivessem inchadas por causa do tapa, Pundarika Vidyanidhi estava muito feliz por dentro. Este incidente foi descrito de forma elaborada por Thakura Vrindavana dasa (em seu Chaitanya Bhagavat).

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