05 de janeiro de 2023
Winston Marshall
Jordan Peterson precisa ser reeducado?
ODr. Jordan Peterson, o renomado psicólogo clínico, está sendo mandado para um campo de reeducação. O conselho regulador em sua província natal canadense - o Colégio de Psicólogos de Ontário - exigiu que Peterson realizasse um 'programa de treinamento' de mídia social. Tudo pelo crime do século 21 de twittar as opiniões erradas.
Quais eram exatamente os tweets? Peterson, um professor que se tornou autor de best-sellers com milhões de exemplares, acumulou seguidores sem precedentes na história da psicologia. Ele apresenta um dos principais podcasts do mundo, vendeu milhões de ingressos para palestras ao vivo e tem mais de 15 milhões de seguidores nas mídias sociais.
Com um compromisso pessoal infalível de falar o que pensa sobre questões culturais e políticas, muitas vezes em contradição com o pensamento de grupo progressista dominante, ele cortejou muitas críticas.
A carreira acadêmica de Peterson foi excelente em Harvard e na Universidade de Toronto
Não há como negar que o professor pode ser um pugilista. Defendendo o comboio de caminhoneiros canadenses, ele twittou para Justin Trudeau, primeiro-ministro do país, que ele era um 'fantoche'. Peterson disse a Gerard Butts, um ex-conselheiro de Trudeau, que ele era um 'idiota' [sic]. Em uma mensagem sobre a atriz e atriz Eliot Page anunciando sua mudança de sexo, ele twittou: 'Lembra quando o orgulho era um pecado? E Ellen Page acabou de ter os seios removidos por um médico criminal' - uma postagem que levou à sua suspensão do Twitter.
Antes de encontrar a fama, no entanto, a carreira acadêmica de Peterson foi estelar em Harvard e na Universidade de Toronto, onde ele é um dos acadêmicos mais citados de todos os tempos, com cerca de 19.500 citações. Mas desde que Peterson alcançou a fama em 2016, ele se viu na linha de fogo.
A primeira denúncia séria contra ele veio pouco tempo depois, em 2017, quando foi acusado de comportamento pessoal impróprio por um cliente – denúncia que foi descartada.
Então, em 2018, foi apresentada uma queixa de que os tweets de Peterson eram 'transfóbicos, sexistas e racistas' - mas os tweets fornecidos como prova não eram nada disso e a reclamação foi rejeitada.
A última investigação contra ele, arquivada em março, está focada não apenas nos tweets de Peterson, mas em sua aparição no 'The Joe Rogan Podcast'. Como as discussões de Peterson sobre mudança climática e outras questões levantadas naquele podcast podem se relacionar com sua posição profissional não está claro. A implicação aqui parece ser que apenas especialistas podem discutir questões de domínio público. Se assim for, isso é uma má notícia para Greta.
O Colégio tem motivos justos para agir? De acordo com seu código de ética:
'O comportamento pessoal torna-se uma preocupação da disciplina apenas se for de tal natureza que
prejudique a confiança do público na disciplina como um todo ou se levantar questões sobre a
capacidade do psicólogo de desempenhar apropriadamente suas responsabilidades como psicólogo.'
Isso é suficientemente vago para que se possa argumentar de qualquer maneira se uma investigação sobre Peterson é justificada. Onde quer que trabalhemos, temos a responsabilidade de representar respeitosamente a instituição, empresa ou prática que nos emprega. Se alguém estivesse infringindo a lei ao incitar a violência, por exemplo, isso seria motivo claro para demissão ou punição. O problema de disciplinar alguém por ter opiniões erradas, como parece ser o caso de Peterson, no entanto, é que isso transforma a liberdade de expressão em um item de luxo disponível apenas para pessoas privilegiadas com as opiniões corretas.
Se Peterson desistir ou perder o caso, pode ser bom para ele – ele pode continuar seus vários empreendimentos fora da psicologia. É improvável que ele volte ao seu trabalho clínico agora que atinge milhões de pessoas online. Mas isso certamente perde o ponto. Peterson ganhou suas credenciais acadêmicas de forma justa. E que efeito isso terá sobre outros médicos se Peterson for silenciado? Você não poderia culpá-los por pensar que era melhor manter o controle ou perder tudo.
Venda de Ano Novo: economize mais de 60%
Obtenha o valor de um ano inteiro do The Spectator por apenas £ 49
ALEGAR
Isso gera autocensura. Dado que existem conselhos administrativos na maioria das profissões, um clima de medo se espalhará. As carreiras levam décadas para serem construídas, e a maioria das pessoas precisa de seus empregos para sustentar a família e pagar a hipoteca.
Peterson sendo ameaçado de perder sua prática clínica, a menos que empreenda um 'treinamento de mídia' voluntário, pelo qual ele deve pagar por si mesmo, é o equivalente canadense liberal do século 21 da reeducação maoísta.
ESCRITO POR
Winston Marshall
Fonte: https://www.spectator.co.uk/article/in-defence-of-jordan-peterson/
Nenhum comentário:
Postar um comentário