sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

As origens sombrias do comunismo: parte 2 de 3 - Epoch Times Brasil

Decapitação de Luís XVI durante a Revolução Francesa (Bibliothèque nationale de France)

21/01/2023 19:33 Atualizado: 21/01/2023 19:33

Reinado de Terror da Revolução Francesa lançou as bases a partir das quais o comunismo cresceu. Impulsionou uma ideia de “libertação” que gradualmente destruiu o livre arbítrio e se baseou em um sistema de cima para baixo que buscava estabelecer o bem social regulando as crenças e opiniões do indivíduo.

O comunismo sustenta-se reprimindo violentamente todas as outras ideias. Seus ditadores afirmam que suas ideias são utópicas – o fim do progresso humano – e que todas as ideias contrárias às suas devem ser esmagadas pela força.

Antes de François-Noël “Gracchus” Babeuf tentar sua Conspiração dos Iguais e antes de suas ideias gerarem a Liga dos Comunistas, ele era apenas outro nome dentro do clube de Maximilien Robespierre. Robespierre estava por trás do segmento mais sangrento da Revolução Francesa, o Reinado de Terror.

A Revolução Francesa de 1789 a 1799 seguiu de perto a Revolução Americana, que durou de 1775 a 1783. No entanto, ao contrário da Revolução Americana, baseada em indivíduos que adotaram um conjunto comum de ideias e unidade para um objetivo comum, muitos clubes e sociedades da Revolução Francesa tinham ideologias e objetivos muito diferentes.

Líderes da Revolução Americana estavam lutando pela independência contra o domínio imperial, mas os líderes da Revolução Francesa tinham um inimigo muito diferente. Eles não estavam apenas lutando contra o seu próprio rei. Eles estavam lutando contra todos os sistemas atuais incluindo a religião e a moral tradicional.

Os erros que eles cometeram seriam repetidos sob os regimes comunistas que surgiram em outras partes do mundo.

Os líderes da Revolução Francesa se voltaram para leis radicais em busca de sua obsessão pela libertação. E a cada nova lei eles identificavam novas faixas da sociedade como inimigas da “revolução”. Da mesma forma, sob o comunismo, a doutrina do “pessoal é político” tornou-se um motivo para a criação de novas leis e, da mesma forma, cada nova lei identificou um novo conjunto de “inimigos”.

Logo após Vladimir Lênin tomar o poder na Rússia através de sua Revolução de Outubro de 1917, ele ergueu uma estátua de Robespierre, de acordo com “O Bolchevismo e o Jacobinismo”, escrito em Paris em 1920 por Albert Mathiez e traduzido pelo site comunista Arquivo Marxista da Internet.

Isso era simbólico, escreveu Mathiez, já que “Lenin, como todos os socialistas russos, é nutrido pela história de nossa grande Revolução [Francesa], é inspirado por seu exemplo e o coloca em prática enquanto os adapta a seu país e às circunstâncias”.

Ele escreveu que tanto o jacobinismo de Robespierre quanto o bolchevismo de Lênin eram “ditaduras de classe operando pelos mesmos métodos: terror, requisição e impostos e propondo como resultado final o mesmo objetivo: a transformação da sociedade. E não apenas da sociedade russa ou francesa, mas a transformação da sociedade universal”.

Retrato de Maximilien Robespierre (1758-1794), que liderou o Reino do Terror na Revolução Francesa (Domínio público)
Retrato de Maximilien Robespierre (1758-1794), que liderou o Reino do Terror na Revolução Francesa (Domínio público)

A festa de Robespierre ocorreu dentro do Clube Jacobino, uma sociedade revolucionária radical, que por sua vez estava dividida entre os Girondinos liberais e os Montanheses radicais, dos quais Robespierre era um membro de liderança.

Desentendimentos entre seus membros moderados e seus membros extremistas causariam grande parte do caos que fico conhecido na Revolução Francesa. Quando Robespierre assumiu o poder em julho de 1793, o Comitê de Salvação Pública havia apenas recentemente, em 2 de junho, lançado o Reinado de Terror, pondo fim à democracia parlamentar dentro da Revolução Francesa.

“Muitos deputados jacobinos já haviam concluído que salvar a Revolução exigia medidas implacáveis”, escreveu William S. Cormack no livro “Revolution and Political Conflict in the French Navy 1789-1794”. Cormack acrescenta que Robespierre acreditava que “a França precisava de um único testamento ‘une volonté une’ ”.

O movimento do terrorismo de Estado pode ser resumido em um discurso de um de seus principais participantes, Louis Antoine de Saint-Just:

“Você não pode esperar por prosperidade enquanto o último inimigo da liberdade respirar. Você tem que punir não apenas os traidores, mas também aqueles que são neutros; … Desde que o povo francês declarou sua vontade, todos que se opõem a ela estão fora do órgão soberano; e todo aquele que está fora do corpo soberano é um inimigo”.

O uso em massa da violência no Reinado de Terror começaria no início de setembro de 1793, depois que multidões invadiram a assembléia e exigiram que ela aceitasse o programa de seu movimento coletivista. Os Sans-culottes, os plebeus da classe baixa da França do século 18, culparam a falta de comida aos agricultores, que eles acreditavam estar guardando para si mesmos. Eles pediram aos jacobinos para que eles aumentassem o Terror contra os fazendeiros e retirassem a comida de seus armazéns com baionetas.

Esse movimento espelhou o que seria visto em muitos líderes comunistas, de Lenin a Mao Zedong, que lançaram movimentos para aproveitar sementes, colheitas e até mesmo ferramentas de fazendeiros provocando fomes devastadoras.

Em 17 de setembro de 1793, o Comitê de Segurança Pública introduziu sua Lei dos Suspeitos. Declarou como culpado qualquer pessoa suspeita de ser contra as políticas do regime. As violações poderiam incluir agir de forma suspeita, se associar com pessoas “erradas”, ou dizer ou escrever qualquer coisa considerada fora da linha. Aqueles que violaram esta nova lei foram decapitados pela guilhotina.

Robespierre explicou este conceito: “Aqueles que nos acusam são acusados”.

Políticas semelhantes foram vistas sob as ditaduras comunistas, quando qualquer um que se opunha às várias revoluções violentas era rotulado como “contra-revolucionários” e era igualmente denunciado ou morto. Este foi um dos pilares das políticas de Mao durante a Revolução Cultural de 1966 a 1976.

Em 24 de outubro, sob a Lei dos Suspeitos, entre os decapitados primeiro estavam 22 líderes dos Girondinos liberais. Isso acabou com a influência dos Girondinos na Revolução Francesa e galvanizou o controle dos Montanheses radicais.

Retrato de Louis de Saint-Just (1767-1794), um membro radical da Revolução Francesa, pintado em 1793 (Domínio Público)
Retrato de Louis de Saint-Just (1767-1794), um membro radical da Revolução Francesa, pintado em 1793 (Domínio Público)

Durante um expurgo da cidade francesa de Leon, Saint-Just disse: “Entre o povo e seus inimigos, não há nada em comum além da espada”.

Lenin mais tarde iria impor um conceito similar sob sua ideia de “partidarismo”. Havia aqueles que apoiavam a revolução e aqueles que não apoiavam, sendo que aqueles que não a apoiavam estavam marcados para a destruição. A ideia de que a sociedade deve ser dividida em apenas duas facções, sem meio termo, ainda pode ser encontrada nos conflitos políticos de hoje.

Os líderes da Revolução Francesa pregaram o bem coletivo para justificar o uso da violência generalizada. Havia uma “certa consistência no apelo da Revolução à autoridade do ‘povo’ para justificar a violência contra a população”, afirmaram Ralph C. Hancock e L. Gary Lambert no livro  “The Legacy of the French Revolution”.

A ideia do “povo” invocada por esses ditadores revolucionários não se referia ao povo do país, mas sim ao povo do sistema que eles pretendiam criar. Para o bem dessas pessoas serem criadas pela revolução, nenhum crime era grande demais e nenhuma atrocidade era horrível demais.

Enquanto a Revolução Francesa pedia princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, o conceito de “liberdade total” que eles propuseram é melhor descrito como “anarquia total”, disse padre William Jenkins, em uma exibição do programa de TV “What Catholics Believe, em 1980”.

Ele disse que durante o Terror Robespierre e seus companheiros revolucionários massacraram muitos camponeses franceses. Ele disse que, baseado na lógica extremista, “as pessoas daqui nunca tinham visto [violência como essa] antes, e as pessoas daqui nunca haviam cometido um crime, mas elas tinham que morrer para que a França pudesse ser transformada em uma sociedade socialista”.

Um grupo menor e mais extremista dentro dos Montanheses, conhecido como o Clube dos Cordeliers, seria a peça-chave desse novo movimento.

O Clube dos Cordeliers fundou a primeira Comuna de Paris, que governou Paris durante a Revolução Francesa, de 1789 a 1795. Por meio de movimentos que incluíram os Massacres de Setembro, que mataram mais de 1.200 padres e outros prisioneiros com o objetivo de eliminar o cristianismo entre as igrejas e as pessoas, a Comuna de Paris seria lembrada como uma das primeiras instituições do terror moderno do Estado.

Os fundadores do Cordeliers Club foram Georges Danton, que desempenhou um papel importante na tomada da Bastilha, e Camille Desmoulins, amiga de infância de Robespierre e protagonista da revolução.

Entre essa facção extrema estava o ainda mais radical Jacques Hébert, que gerou o movimento hebertista e promulgou o Culto da Razão, uma religião do Estado destinada a esmagar a religião.

Esboço de 1793 ilustra a "Deusa da Razão" sob o Culto da Razão durante a Revolução Francesa (Domínio público)
Esboço de 1793 ilustra a “Deusa da Razão” sob o Culto da Razão durante a Revolução Francesa (Domínio público)

O Culto da Razão foi formado por Antoine-François Momoro, mas foi iniciado por Hébert e Pierre Gaspard Chaumette. O novo sistema rejeitou a ideia de qualquer divindade e, em sua “religião explícita do homem”, construiu uma nova “Deusa da Razão” e se tornou a primeira religião conhecida do ateísmo.

“É uma grande zombaria para Robespierre ter liderado uma procissão em Notre Dame para honrar a ‘Deusa da Razão’ e depois, em meio a esse derramamento de sangue – em nome da liberdade, igualdade e fraternidade – destruir centenas de milhares de pessoas, vidas inocentes ”, disse Jenkins, referindo-se às estimativas de que a Revolução Francesa matou entre 300.000 e 400.000 pessoas através da fome, da guerra, das execuções e através de outras causas.

O Culto da Razão trouxe consigo a campanha de descristianização para eliminar o cristianismo e o catolicismo na França.

Em novembro de 1793, o Culto da Razão lançou seu Festival da Razão. Sacerdotes foram publicamente rechaçados e humilhados; homens vestidos com vestes clericais urinavam em altares e destruíam igrejas; símbolos religiosos foram removidos dos cemitérios; e os animais de fazenda foram vestidos como sacerdotes e colocados nas igrejas.

Foi um movimento muito semelhante à destruição da religião e das crenças tradicionais que surgiu mais tarde sob Lenin, Mao e outros ditadores comunistas que instalaram sistemas semelhantes de ateísmo estatal.

O Culto da Razão foi marcado por máscaras indulgentes, atos lascivos e cenas de destruição. Chegou a tal depravação que até mesmo Robespierre se voltou contra ele.

A resposta de Robespierre foi uma lei para reconhecer a liberdade de culto e a formação de sua própria religião, o Culto deísta do Ser Supremo, que adorava um poder vago e superior. Ele lançou o culto com seu Festival do Ser Supremo em junho de 1794.

Festival do Culto do Ser Supremo, 1794 (Pierre-Antoine Demachy [Domínio Público], via Wikimedia Commons)
Festival do Culto do Ser Supremo, 1794 (Pierre-Antoine Demachy [Domínio Público], via Wikimedia Commons)
Para Robespierre, no entanto, esse foi o começo do fim. Ele foi decapitado no mês seguinte, em 28 de julho de 1794. Isso encerrou seu Reinado de Terror, embora a França ainda tivesse muitos anos difíceis antes de Napoleão Bonaparte restabelecer a ordem em 1804.

Padre Donald Sanborn disse em um episódio do programa “What Catholics Believe” que a “Revolução Francesa reduziu uma nação a uma turba. O comunismo se alimenta disso”.

“O comunismo é a completa equalização e socialização de toda uma nação”, que funciona obliterando direitos individuais, direitos de propriedade, famílias e até mesmo as estruturas sociais mais básicas, disse ele, “e você e todos os aspectos de sua vida são controlados pelo Estado”.

Ele disse: “Isso só é possível se você acabar com todas as instituições dos homens dadas por Deus. … Se você acabar com isso e disser que tudo é igual ante o Estado, e o Estado não olha para as famílias, não olha para a igreja, não olha para Deus, ele apenas olha para os indivíduos, isto é a base do comunismo”.

Ele fez referência a uma citação do papa Pio XI, que declarou em 15 de maio de 1931: “Ninguém pode ser ao mesmo tempo um católico sincero e um verdadeiro socialista”.


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