quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A HISTÓRIA COMPLETA DA MARCA PHEBO | O SABONETE MAIS FAMOSO DO BRASIL

O Fim do Império do HOMEM MAIS RICO do BRASIL - Jorge Paulo Lemann | DO...

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Aperecimento sagrado de Sri Purushotama Dada Thakura. dia 23/02/2023 quinta-feira.

“O vigésimo terceiro e o vigésimo quarto devotos proeminentes de Nityananda Prabhu foram Sadasiva Kaviraja e seu filho Purusottama dasa, que era o décimo gopala. Desde o nascimento, Purusottama dasa estava imerso no serviço aos pés de lótus do Senhor Nityananda Prabhu, e ele estava sempre envolvido em brincadeiras infantis com o Senhor Krishna”. [C.C. Adi 11.8-39] See More
   “Shri Sadasiva Kaviraja foi extremamente afortunado. O nome de seu filho era Shri Purusottama das. Ele nunca teve consciência externa de seu corpo material. Nityananda Candra realizou muitos passatempos de dentro de seu coração.” [C.B. Antya 5/741-742]
   Shri Purusottama Thakura teve três discípulos principais: Shri Madhavacharya, Shri Yadavacharya e Devakinandana dasa, que nasceram em famílias Kulina brahmana. Madhavacharya casou-se com a filha de Nityananda Prabhu, Ganga-devi. Devakinandana foi o autor do livro Vaishnav-vandane. O Sripat de Purusottama Thakura esteve anteriormente em Sukhasagar. Agora suas Deidades estão em Candriya Gram.
   Este templo é chamado Vasu-Jahnava Pat. Talvez isso se deva ao fato de que Kanai Thakura, filho de Purusottama, era filho adotivo de Shri Jahnava.
   Shri Purusottama Thakura era o menino vaqueiro Stoka-krsna em Krisna-lila.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

A história da literatura grega | PHVOX - Análises geopolíticas e Formação



Apotheosis of Homer (1824) by Jean Auguste Dominique Ingres

Breve resumo da história da literatura grega, baseada na obra História da Literatura Ocidental, volume I, A literatura greco-latina, de Otto Maria Carpeaux. Para ler um fichamento completo da obra clique neste link.

A história da literatura grega confunde-se com a história da poesia. A poesia foi, a priori, a principal forma de conhecimento para os gregos, e dela nutria-se toda a realidade e imaginário do povo: mitologia, história, política, religiosidade, costumes, paixões, etc.

Homero é o maior dos poetas. Suas obras Ilíada e a Odisséia eram usadas, nas escolas gregas, como livros didáticos e como uma espécie de catecismo. Versos de Homero serviam para apoiar opiniões literárias, teses filosóficas, sentimentos religiosos, sentenças dos tribunais, moções políticas.

A Reading from Homer (1885) by Lawrence Alma-Tadema

Outros importantes poetas gregos foram: Hesíodo, Píndaro, Ésquilo, Eurípedes, Aristófanes, Sófocles. Com suas obras os poetas tinham o poder de mudar a realidade grega, reinterpretavam e reconceituavam mitos, costumes, crenças, valores, etc.

A depender dos interesses políticos-culturais, os historiadores gregos costumavam “poetizar” a história, inserindo discursos inventados, como se tratasse de arte; a retórica era considerada a disciplina principal da educação superior, e enfim foi identificada com a própria cultura.

Com o surgimento da filosofia enquanto forma de buscar conhecimento, houve um natural atrito entre poetas e filósofos. Filósofos como Sócrates e Platão questionavam quais os tipos de saberes possuía a poesia. Muitos poetas mais conservadores acusavam filósofos de se oporem à tradição grega.

Essa disputa entre conhecimento tradicional e nova forma de conhecimento que surgia, a filosofia, é bem figurada nas pessoas de Aristófanes, poeta, e Sócrates, filósofo que foi condenado, tendo como uma de suas acusações se opor a tradição grega, aos mitos e, consequentemente, aos deuses.

Escola de Atenas (1509) por Rafael Sanzio

Outros Autores gregos que devem ser mencionados: Aristóteles (filósofo), Heródoto (geógrafo e historiador), Demóstenes (orador), Menandro (comediógrafo), Calímaco (poeta e gramático), Teócrito (poeta), Plutarco (historiador e filósofo).

Mesmo depois da derrocada da Grécia por Roma, a cultura grega permaneceu influente, apesar de ter decaído bastante com o passar do tempo. Os grandes pensadores e autores romanos tinham forte influência da poesia e filosofia grega. Diversos “renascimentos” tentaram resgatar tal cultura que ainda hoje permeia o Ocidente.

Anderson C. Sandes

Poeta, cronista, ensaísta. Articulista no PHVox. Vivo de poesia pra não morrer de razão. Reflexões sobre arte e literatura. Autor de Baseado em Fardos Reais, de Arte & Guerra Cultural: preparação para tempos de crise, e organizador da antologia Quando Tudo Transborda.

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Imbecil Coletivo (curta-metragem)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Secretaria de Educação apresenta orientações para uso do PDDEM 2023


Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2023 16h41




A Secretaria de Educação de Americana reuniu os diretores escolares para apresentar orientações sobre o uso do Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDEM). O encontro ocorreu no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Octávio César Borghi, no bairro Cidade Jardim, em Americana, com a presença do secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Boas práticas na aplicação dos recursos do programa foram apresentadas aos diretores. O PDDEM tem como objetivo fornecer assistência financeira suplementar, mediante repasses anuais às escolas públicas municipais, a fim de promover melhorias na estrutura física e pedagógica da unidade, fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar.

Os valores devem ser utilizados para a realização de pequenos reparos e serviços de manutenção, conservação e pequenas obras, além de pequenos investimentos que visem à melhoria das instalações e equipamentos; aquisição de material permanente e de consumo e contratação de formação pedagógica para o coletivo da escola, mediante análise e aprovação da Comissão de Implantação e Acompanhamento do Programa Dinheiro Direto na Escola.

"A novidade em 2023 fica por conta da criação da comissão de acompanhamento do PDDEM, uma ferramenta de transparência na aplicação dos recursos públicos. Técnicos da Secretaria de Educação utilizarão seus conhecimentos em cada área para orientar a execução das melhorias nas escolas e que começaram a ser atendidas com a criação do programa pela administração do prefeito Chico Sardelli", declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)

fonte: https://www.americana.sp.gov.br/americanaV6_index.php?it=1&a=noticias_americana_lista&idnot=27295

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E se todos os políticos da direita virassem jornalistas? por Cristian Derosa Jornalista

E se todos os políticos da direita virassem jornalistas?
Lula e o PT seriam derrubados mais cedo do que imaginam

Vamos fazer um exercício de imaginação. Já escrevi sobre o costume de políticos publicaram notícias valendo-se da grande mídia e o quanto isso demonstra que, graças a essa geração de políticos, fomos confinados numa espécie de jardim de infâncias da democracia. Sabemos que a política precisa do jornalismo e isso ninguém vai mudar. Isso significa que não faz sentido você se colocar numa situação em que depende do combustível fornecido pelo seu adversário, já que sabemos que a mídia hoje é controlada inteiramente pela esquerda, que por sua vez mantém cativa a opinião pública.

Se todos os políticos da direita imediatamente virassem jornalistas, dedicassem o tempo que têm dado à política para a exclusividade do trabalho jornalístico, incluindo aí investigações, pesquisas, entrevistas, retratando histórias e personagens reais da política e do mundo, ocupando jornais grandes e pequenos, criando organizações independentes, ONGs e “coletivos” para informar a sociedade sobre a verdadeira face da esquerda, o que aconteceria?

Talvez a maioria desses políticos tenham alma de jornalista e ainda não se deram conta disso (ou apenas não querem se contentar em ganhar pouco).

Suponho que, se a totalidade deles resolvesse trilhar o rumo do jornalismo, a esquerda encerraria a sua hegemonia mais cedo do que imagina. Isso porque a esquerda se alimenta da existência de políticos de direita e cresce ainda mais com a existência de uma política conservadora partidária. A sua ideologia cresce e ganha mais sentido quando um deputado esquerdista processa o colega direitista, depois de enviar dossiês sobre ele para a imprensa amiga. Eles se realizam com essa prática porque ela confirma tudo o que a esquerda pensa sobre si mesma. Esse poder narrativo é mais forte do que se imagina. Embora estejam eles no poder agora, isso abalou muito pouco, já que a direita permanece na posição ligada ao poder formal.

Se, por outro lado, tivessem que lidar com um exército de jornalistas independentes, investigativos e novos escritores destemidos, ela se veria na posição de ditadura que censura, que persegue vozes discordantes. Você pode dizer que a esquerda não está nem aí para isso e que está censurando e perseguindo sem medo de pegar mal. Mas isso só é verdade porque ela detém a opinião pública nas suas mãos e sabe que qualquer jornalista independente que o incomode poderá ser tachado de “conspiracionista”, inimigo do povo ou terrorista na capa da Folha de S.Paulo no dia seguinte.

Mas com um exército imparável de jornalistas nas redes sociais, sites e em pequenos jornais impressos locais, abertos por todo o país, isso mudaria de figura em pouco tempo. E arrisco a dizer que tudo se daria em um tempo consideravelmente mais curto do que pelo caminho da política, considerando que esse caminho é totalmente incerto, para não dizer perdido.

A grande imprensa pode ser arrogante e ousada, saber usar seu poder contra os próprios jornalistas, como tem ficado demonstrado. Mas tudo isso, repito, é devido ao poder que ela exerce sobre a opinião pública, o que seria fatalmente maculado pela inserção de novos jornalistas, desde que isso ocorresse de maneira generalizada e constante, em paralelo com iniciativas populares de base que favorecesse uma conscientização e inspiração de pessoas com voz de decisão em diversos pontos do país. Não para defender Bolsonaro ou defender a direita, valores etc, mas para só atacar. Somente atacar e destruir a reputação dessa esquerda, o que significa retirar a roupa do rei, liberando a opinião pública do sequestro da sua cognição que a mantém no fingimento de que a esquerda está bem vestida, quando na verdade está nua.

Aceito a consideração de que a suspeita que ponho agora em circulação esteja um tanto exagerada. Pode ser. Mas pensemos em termos de definições, incluindo as ações reais e seus resultados nos últimos anos. Se Bolsonaro não tivesse ganho as eleições em 2018, eu poderia dizer em caráter especulativo: ainda bem, pois se ele ganhasse toda a direita seria facilmente perseguida e a censura ampliaria. Eu estaria errado? Nessa realidade alternativa, talvez alguém me acusasse de exagero. No entanto, foi exatamente o que aconteceu. O poder dos bons antes da hora, sem os alicerces com os quais pode ser exercido, não apenas é inútil como pode perder-se e dar poder aos maus.

Esse alicerce é a opinião pública, que não tem nada a ver com o povo concreto nas ruas, mas pode ser construído a partir dele. A imprensa tem a opinião pública, que é o conjunto das opiniões “organizadas para a imprensa e não pela imprensa”. Os jornais já estão nus. Mas não basta denunciar. As pessoas precisam escolher a verdade ao invés do fingimento. Mas o fingimento é o tecido de poder da imprensa. À política cabe obedecer a esse tecido de mentiras.

Mas a pergunta que fica é: qual desses políticos de direita atualmente na Câmara, Senado, assembleias e câmaras de vereadores, desejam o bem do seu país de fato? Ou será que, se a esquerda deixasse de existir, eles ficariam sem função? Qual é o trabalho mais difícil: escrever textos, reportagens, fazer entrevistas e ir atrás de fontes ganhando pouco, ou dar ordens a assessores com salário e verba para gastos à vontade? O patriotismo virou um tipo de marketing político e este foi o grande feito de Jair Bolsonaro. Mas será que existe alguém no país realmente interessado em retirar a esquerda de cena? Eu não sei a resposta.

Formação pedagógica para psicólogos. E cursos para ser professor de curs...


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 
CONSELHO PLENO 

RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 6 DE MAIO DE 2022
 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNMFormação). 

Capítulo I Do Objeto e Princípios Gerais Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNMFormação), com seus Itinerários Formativos. Art. 2º Nos termos da Resolução CNE/CP nº 2, de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), e da Resolução CNE/CP nº 1, de 2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, os cursos e programas destinados à formação inicial de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem considerar as competências gerais docentes e as competências específicas, referidas a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente: I – conhecimento profissional; II – prática profissional; e II – engajamento profissional. § 1º Pela especificidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os cursos e programas devem ser organizados por Habilitação Profissional ou, de modo mais abrangente, por Eixo ou Área Tecnológica. § 2º Esta especificidade exige que o Professor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio desenvolva:

 I – competências pedagógicas, necessárias para conduzir jovens e adultos nas trilhas da aprendizagem, visando à constituição de competências profissionais em contextos cada vez mais complexos e exigentes; II – competências específicas da sua atividade profissional, correspondente à Habilitação Profissional, Eixo ou Área Tecnológica em que exercer a docência, para poder fazer escolhas relevantes do que deve ser ensinado e aprendido para que o concluinte do curso possa responder, de forma original e criativa, aos desafios diários de sua vida profissional e pessoal, como cidadão trabalhador; III – competências relacionadas com as bases científicas e tecnológicas, que fundamentam a atividade profissional correspondente à Habilitação Profissional, Eixo ou Área Tecnológica de sua docência; e IV – atitudes e valores da cultura do trabalho, em função de vivência e efetiva experiência profissional no mundo do trabalho.

Capítulo II

 Da Formação Inicial Art. 3º A formação inicial de professores para atuação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve ser realizada em nível superior: I – em cursos de graduação de licenciatura; II– em cursos destinados à Formação Pedagógica para licenciatura de graduados não licenciados; III – em cursos de Pós-Graduação lato sensu de Especialização estruturados para tal; IV – em programas especiais, de caráter excepcional; ou V – outras formas, em consonância com a legislação e com normas definidas pelo Conselho Nacional de Educação

Art. 4º Aos graduados não licenciados que realizaram curso de Pós-Graduação lato sensu de Especialização nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 2018, é assegurado o direito de requerer a expedição de Diploma de Licenciatura em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, consoante o art. 53 da Resolução CNE/CP nº 1, de 2021 e por equivalência com o curso destinado à Formação Pedagógica, de acordo com as normas

Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Srila Jagannatha dasa Babaji. Dia 20/02/2023.

Srila Jagannatha dasa Babaji Maharaja era respeitado por toda a comunidade Vaisnava e por isso era conhecido como Vaisnava Sarvabhauma, ou chefe entre os Vaisnavas. Existem algumas boas histórias conectando-o com a descoberta do local de nascimento de Shri Chaitanya Mahaprabhu registrado em Shri Navadwipa Dhama Mahatmya. Srila Jagannatha dasa Babaji Maharaja nasceu por volta do ano 1800 DC. Ele passou muitos anos em Vrndavana, onde se tornou famoso como um devoto perfeito, embora não se saiba mais do que isso sobre seus primeiros anos e passatempos. O que sabemos, no entanto, é que ele estava particularmente entusiasmado em servir os devotos do Senhor e realizar 'kirtan'. Mais tarde na vida, seu servo, Bihari Lal, costumava carregá-lo em seus ombros em uma cesta, embora quando ele ouvia um 'kirtan' ou ele próprio estava envolvido em 'kirtan', seu corpo se estendia para fora da cesta como um belo figueira-de-bengala e ele gritava bem alto: “Nitai ki nam eneche re! Nitai, ki nam diteche re!” “Ó Senhor Nityananda, que nome maravilhoso você trouxe! Ó Nitai, que nome maravilhoso você deu!”
   As histórias que vou relatar agora são da época em que ele tinha mais de 120 anos. Morando em uma tenda em Shri Navadwipa com Bihari Lal, seu servo, ele comia ‘prasadam’ de um grande prato de latão que alguém havia dado como doação. Uma ninhada de filhotes que nasceu nas proximidades começou a vir e comer do prato de Jagannatha dasa Babaji Maharaja, mas ele não se opôs. Depois de alguns dias, no entanto, Bihari Lal viu o que estava acontecendo e, com nojo de ver os cachorros comendo do prato de seu 'guru', ele os expulsou. Jagannatha dasa Babaji castigou Bihari Lal com raiva, dizendo: “Se os cachorros não puderem comer, eu não como!” Seu servo teve que procurar e trazer de volta os filhotes, e quando eles se juntaram a Babaji Maharaja novamente em seu prato, ele exclamou: "Todas as glórias aos cães 'dhama'!" Assim, ele sempre demonstrou seu grande respeito por todos os residentes dos santos 'dhamas'. Em outra ocasião, ele fez seu servo comprar duzentas rúpias em 'rasagulas' e o instruiu: "Dê-as para todas as vacas 'dhamas', mas não dê uma para aqueles patifes 'sahajiya babajis' (pretensiosos)".
   Srila Jagannath dasa Babaji Maharaj era um devoto tão grande que o famoso Bhaktivinoda Thakura (Kedarnath Datta) o chamou de chefe comandante dos devotos. Quando Srila Bhaktivinoda estava procurando o verdadeiro local de nascimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ele pediu a Jagannatha dasa Babaji Maharaja para ir com ele. Durante as muitas mudanças no curso do fluxo do poderoso rio Ganges, algumas partes do 'dhama' sagrado de Navadwipa (nove ilhas) mudaram. O Ganges revelou lugares antigos e perdidos e recuperou novos. Para sua surpresa, Bhaktivinoda Thakura descobriu que a cidade moderna chamada Navadwipa não tinha mais de 100 anos e, portanto, não era a Navadwipa de Shri Chaitanya. Alguns disseram que o local do nascimento foi em um local agora no Ganges, enquanto outros disseram que foi na cidade de Navadwipa. Insatisfeito, Bhaktivinoda continuou procurando. Ele encontrou alguns mapas antiquários e registros do governo, e livros autênticos escritos na época do Senhor Chaitanya, todos concordando que Mayapur Navadwipa Dhama está situado na margem leste do Ganges. Para a surpresa de Bhaktivinoda, ele encontrou vários montes grandes cobertos com plantas sagradas de Tulasi em terras pertencentes a maometanos. Estava envolto em rumores locais de luzes e sons estranhos, então o dono, acreditando que era mal-assombrado, não iria lá. Muitos velhos babajis da época, no entanto, acreditavam que este era o verdadeiro local de nascimento de Shri Chaitanya Mahaprabhu. Convencido de que era verdade, Bhaktivinoda, inspirado por Jagannatha dasa Babaji, foi até o local, com Jagannatha dasa Babaji sendo carregado em sua cesta.
   Devido à sua idade avançada, Srila Jagannatha dasa Babaji não conseguia abrir os olhos, mas tinha que abri-los à força com os dedos, o que dizer de andar. Se ele fosse a qualquer lugar, era carregado em sua cesta por Bihari Lal, mas ao chegar ao local transcendental, ele saltava da cesta e dançava em êxtase gritando: “Haribol!” e “Gauranga!”, estabelecendo definitivamente que é o mesmo local de nascimento do Senhor Chaitanya.

   gauravirbhava bhumes twam nirdesta sajjana priyah
   vaisnava sarvabhauma sri jagannathaya te namah

   “Ofereço minhas respeitosas reverências a Shri Jagannatha dasa Babaji Maharaja, que é respeitado por toda a comunidade Vaisnava e que descobriu o lugar onde o Senhor Chaitanya apareceu.”
   Srila Jagannatha dasa Babaji Maharaja tinha um discípulo chamado Bhagavat dasa Babaji Maharaja, e Gaura Kisora ​​dasa Babaji era seu discípulo. Porém nessa época havia outro grande expoente dos ensinamentos Vaisnavas que, de passagem, já mencionamos. Seu nome é Srila Bhaktivinoda Thakura. E então a linha novamente se divide assim:

JAGANNATHA DASA BABAJI MAHARAJA
eu eu
BHAGAVAT DASA BABAJI SRILA BHAKTIVINODA THAKURA
GAURA KISORA DASA BABAJI

Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Sri Rasikananda dia 20/02/2023 segunda-feira.

No ano cristão de 1590 (Sakabda 1512), no primeiro dia da brilhante quinzena do mês de Kartik, durante a noite do festival Dipamalika, quando as casas são decoradas com fileiras de lâmpadas, Shri Rasikananda Deva fez sua aparição neste mundo. Seu pai era Shri Acyuta Deva, o rei de Rohini. Depois de passar muitos anos sem ter um filho masculino, Shri Acyuta Deva, pela misericórdia de Shri Jagadisa (Jagannath), foi abençoado com esta joia de filho. A aldeia de Rohini ou Royni estava situada no país conhecido como Mallabhumi, cercada de um lado pelo rio Suvarnarekha (Suvarna significa dourado e rekha, uma linha). Este rio Suvarnarekha purificou os pecados de toda a população local. Perto de Royni havia outra aldeia chamada Barayita, ao lado da qual corria o rio Dolanganadi, cujas margens eram adornadas com belos jardins. Raja Acyuta Deva mantinha seus súditos com muito carinho e era famoso por observar impecavelmente os ritos que acompanham os reis. Na aldeia de Royni, o filho do rei Acyuta apareceu como o sol aparece no céu oriental e tornou-se muito amado pelo povo. Ele era conhecido como Rasikananda e também Murari. À medida que crescia, qualidades brilhantes apareciam gradativamente em sua pessoa, o que causava maior exaltação de sua família, assim como a lua crescente gradualmente expande sua influência no céu noturno e faz com que o mar suba. Em uma idade muito jovem, ele se tornou bastante proficiente em todas as escrituras. Ele era muito dedicado aos pais, especialmente à mãe, cujo nome era Bhavani. Seu pai se casou com ele muito jovem. A esposa de Murari, Syamadasi, era uma mina de bom caráter que veio da vila de Ghonta Sila, não muito longe de Royni nas margens do Suvarna Rekha, onde antigamente os Pandavas viveram no exílio. Um dia, Murari estava sentado em um lugar solitário, imaginando quando e onde ele poderia ter a sorte de obter abrigo aos pés de lótus de um preceptor espiritual. Nesse momento, uma voz do céu se dirigiu a ele: “Não fique ansioso, você se tornará o discípulo de Shri Syamananda.” Tendo ouvido esta proclamação, Rasik Murari ficou muito jubiloso e começou a murmurar repetidamente o nome Syamananda, como se estivesse cantando japa. De momento a momento sua ansiedade aumentava sem diminuir, enquanto lágrimas escorriam de seus olhos por seu canto do nome de Syamananda. Ele estava em tal estado que passou a maior parte da noite sem dormir, chamando seu mestre Syamananda. Finalmente, no início da manhã, ele partiu para a terra dos sonhos, onde viu seu mestre espiritual, a própria figura de encanto e graça. Sorrindo, Syamananda o informou: "Quando amanhã o céu do leste ficar tingido de rosa, você me obterá." Dizendo isso, Syamananda desapareceu. O coração de Rasikananda começou a inchar em êxtase extático. Então, com os primeiros raios da manhã que dissipam a densa escuridão do mundo, o sábio Murari sentou-se silenciosamente observando o caminho. Depois de algum tempo, Syamananda se aproximou à distância, parecendo tão lindamente refulgente quanto o sol e cercado por seus discípulos como Shri Kishora dasa e outros. Seu rosto sorridente era como a flor de lótus que se abre para saudar seu amigo sol, e seu peito era largo como uma porta. Sua aparência cativante tornava-se ainda mais irresistível pelos doces sons de 'Shri Krishna Chaitanya-Nityananda' emanando de sua boca de lótus. Absorto em intenso amor, ele se moveu ao longo do caminho como as nuvens se movem no céu. Quando Rasika avistou esta forma divina, ele caiu na frente dele para tocar seus pés de lótus. Em grande êxtase, Shyamananda o abraçou e começou a banhá-lo com suas lágrimas de amor extático. Shri Rasika Murari então se sentiu um dos seres vivos mais afortunados deste universo. Em um dia auspicioso, Syamananda iniciou Rasika e sua esposa no mantra Radha-Krishna. Depois disso, Rasikananda começou a viajar com seu guru, período durante o qual se tornou um discípulo muito íntimo. Syamananda então concedeu a ele o serviço de Shri Radha-Govinda Deva em Shri Gopiballabhapur. Rasikananda tornou-se totalmente engajado no serviço de sua Senhoria, e os devotos ficaram encantados com seus excelentes serviços. Em Gopiballabhpur e em outros lugares ele começou a levar a sério a pregação da mensagem de Shri Gaura-Nityananda. Por sua influência, muitos ateus e incrédulos foram transformados em devotos de Shri Gaura-Nityananda. “Pela tremenda influência da pregação de Rasikananda, muitos bandidos, ladrões e ateus foram libertados de suas atividades pecaminosas e receberam sua misericórdia. Ele distribuiu a jóia da devoção até mesmo para os maometanos infiéis, enquanto viajava de aldeia em aldeia, na companhia de seus discípulos. Ele até converteu o elefante selvagem que foi enviado para sua destruição em seu discípulo e o ocupou no serviço de Krishna e dos Vaisnavas. Aquele patife perverso que enviou o elefante, um maometano, curvou-se a seus pés quando percebeu seu erro. Não é possível contar o número de entidades vivas que foram retiradas do oceano da existência material pela associação de Rasikananda Deva. Ele estava sempre embriagado com o canto do Santo Nome. Quem não pode deixar de ficar impressionado ao ouvir sobre suas qualidades incomuns?” [B.R. 15.86] Pela misericórdia de Shri Rasikananda, muitos maometanos, que na verdade eram apenas ateus ímpios e perversos, tornaram-se adoradores do Senhor Supremo. Também muitos reis e zamindars virtuosos como o rei de Mayurbhanj chamado Vaidyanatha Bhanj, o rei de Patashpur conhecido como Gajapati e Candrabhanu, o rei de Moyna, abrigaram-se a seus pés de lótus. O que falar daqueles cavalheiros piedosos e nobres, mesmo o pecador zamindar Bhima, o maometano Suba Ahmadbeg e o perverso ateu Srikar também se renderam a seus pés de lótus. Um elefante cruel e selvagem foi domado pela influência transcendental de Rasikananda e doravante conhecido como Gopala das. Mais tarde, dois tigres da selva também desistiram de sua natureza feroz. Aceitando a ordem de seu guru, Shri Syamananda, em sua cabeça, Rasikananda pregou a mensagem de Shri Gaursundar no mundo por aproximadamente 16 anos. Depois disso ele entrou em seus passatempos eternos através dos pés de lótus de Gopinatha em Remuna. No primeiro dia da brilhante quinzena do mês de Phalguna, Sakabda 1574 (ano cristão de 1652), Rasikananda silenciosamente saiu da vila do Papai Noel sem o aviso de ninguém e caminhou para Remuna. Chegando lá, ele discutiu Krishna-katha com os devotos por um tempo e instruiu todos a servirem a Shri Krishna com devoção. Então, depois de pedir que eles começassem sankirtana, ele entrou no templo de Shri Gopinatha, e depois de tocar os pés de lótus de Kshira-chora Gopinatha, que conferem total destemor, ele entrou em seu abrigo final.

   O samadhi de Rasikananda prabhu está no Templo de Kshira-chora Gopinath em Remuna logo em frente e à direita quando você entra no portão principal, com o templo à esquerda e os escritórios administrativos logo à frente.

   Shri Rasikananda teve três filhos: Shri Radhananda, Shri Krishna-Govinda e Shri Radha-Krishna. Os atuais servos de Shri Shri Radha-Govindadeva em Gopiballabhapur são seus descendentes. Ele compôs Shri Shyamananda-sataka, Shrimad Bhagavatastaka, bem como outros hinos e canções. Seu Sripat Gopiballabhpur pode ser alcançado a partir de Calcutá, pegando um trem para Khavagpur e um ônibus para Gopiballabhpur de lá. Há também um templo de Rasikananda em Puri. Um ano, durante o festival Ratha-yatra do Senhor Jagannatha, Rasikananda Deva estava pregando em algum lugar do país, mas quando ele percebeu que era hora do Ratha-yatra ele largou tudo e correu como o vento para chegar a Nilacala a tempo para o festival.
Mas, entretanto, o festival já havia começado. O Senhor Jagannath, que sentiu a separação recíproca de Seu querido devoto Rasikananda, fez com que Rath parasse. Embora o rei convocasse seus elefantes para empurrar o Ratha, sob nenhuma circunstância eles poderiam movê-lo, nem mesmo uma polegada. Então o Senhor Jagannatha, vendo que o rei estava ficando frustrado, o informou que estava esperando por Seu devoto Rasika. Finalmente Rasikananda Deva chegou, trazendo consigo muitas oferendas de roupas de seda e outros presentes. Ele caiu para oferecer seus dandavats perante o Senhor Jagannatha, e o rei pediu-lhe que puxasse a corda na qual a carroça começou a se mover facilmente ao longo da estrada, assim como as nuvens se movem no céu. Mais tarde, o rei pediu a Rasikananda que aceitasse uma doação de terra para que ele pudesse estabelecer um templo lá. Rasikananda solicitou o lugar conhecido como Fultota Math, que agora é conhecido como Kunja Math. Lá ele instalou a Deidade de Shri Bat Krishna. A Deidade agora é conhecida como Shri Shri Radha-Rasika Raya.

Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapa de Alexandre de Moraes.

A  numerologia  indiana é mais uma das muitas ferramentas existentes para o auto-conhecimento. Como tal, ela traz informações sobre a per...