sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Crônica - Origem




*Crônica - Origem, Características e Tipos de Crônicas - Cola da Web

Como subdivisão da concepção moderna dos gêneros literários, a crônica é uma narrativa curta que capta o cotidiano sob o olhar do cronista. A crônica trata de assuntos variados e destina-se prioritariamente à publicação em jornais e revistas.

A palavra “crônica” vem do latim chronica, “relato de fatos ou histórias de acordo com a ordem em que se sucedem no tempo”, derivado do adjetivo chronica, “relativo a tempo”. No entanto, o latim baseou-se no vocábulo grego khrónos, “tempo”. Esse nome é emprestado do deus grego Cronos, filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra).

Origem da crônica

Nem sempre a crônica fez parte da literatura. Em suas origens, no início da Era Cristã, as crônicas eram relatos de fatos em sequência cronológica. Na Idade Média, o gênero assumiu um caráter mais histórico, em geral registrando acontecimentos, verídicos ou não, ligados à nobreza. No século XVI, com o desenvolvimento e aprofundamento do ensaio – prosa breve sobre um determinado tema, sem forma fixa, em tom pessoal, desprovido de escopo literário -, alguns estudiosos passaram a considerar a crônica uma extensão ou derivação desse tipo textual.

Tradicionalmente, considera-se a precursora da crônica uma crítica dramática do abade Geoffrey, publicada na parte inferior de uma página do jornal parisiense Journal des Débats – Politiques et Littéraires, em 1799. Surgia, assim, o folhetim, ou seja, breves textos críticos de literatura, artes, política e cultura impressos nos rodapés de um jornal.

Com o advento do Romantismo, o crescimento do público leitor e o desenvolvimento da imprensa, notadamente do jornal, a crônica teve grande impulso. Ela atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil, onde adquiriu feições mais leves e simples que o modelo francês e passou a significar um gênero literário específico, estritamente ligado ao jornalismo, já que as crônicas eram publicadas numa seção específica do jornal, o “folhetim”.

Essas crônicas folhetinescas traziam os principais acontecimentos da semana, relacionados à política, à vida social da elite carioca do século XIX e à literatura. Eram escritas em linguagem coloquial e transmitiam o ponto de vista do cronista. O texto leve e agradável tomou-se um sucesso tanto entre os seus produtores quanto entre os seus leitores.

Características da crônica

A crônica tem um canal fixo e diferenciado: jornais e revistas. Desde o final do século XX, os sites e blogs também têm sido escolhidos como meios de publicação e divulgação desse gênero.

Os assuntos são variados e remetem à atualidade dos fatos, transitando entre política, esportes, acontecimentos nacionais e internacionais, relacionamentos humanos, vida de celebridades, artes em geral, o próprio fazer literário, entre outros.

Assim, a característica primordial da crônica literária é ser um registro circunstancial, episódico, efêmero e sujeito à transformação rápida. No entanto, nem sempre a crônica é datada; por isso ela pode ser lida depois de vários anos e ainda manter um caráter universal. Algumas características são comuns na composição de uma crônica;

  • vinculação ao cotidiano, intermediada pela visão de mundo do cronista;
  • concisão, brevidade;
  • simplicidade e leveza no estilo;
  • emprego de uma linguagem coloquial e intimista, ocasionalmente lírica, irônica, humorística ou crítica;
  • predominância do foco narrativo em primeira pessoa;
  • natureza ensaística e reflexiva;
  • intenção de aproximação com o leitor por meio da sensibilidade.

No fragmento a seguir, a maior parte dessas características pode ser observada:

Ocorreu-me compor umas certas regras para uso dos que frequentam bonds. 0 desenvolvimento que tem tido entre nós esse meio de locomoção, essencialmente democrático, exige que ele não seja deixado ao puro capricho dos passageiros. Não posso dar aqui mais do que alguns extratos do meu trabalho; basta saber que tem nada menos de setenta artigos. Vão apenas dez. (…)
Mesmo tendo jornais, revistas e, recentemente, sites e blogs como canais, as crônicas podem ser compiladas posteriormente em livros, que tanto podem reunir os textos de um único autor quanto trabalhos de vários cronistas.
Art V – Dos amoladores
Toda a pessoa que sentir necessidade de contar os seus negócios íntimos, sem interesse para ninguém, deve primeiro indagar do passageiro escolhido para uma tal confidência, se ele é assaz cristão e resignado. No caso afirmativo, perguntar-se-lhe-á se prefere a narração ou uma descarga de pontapés. Sendo provável que ele prefira os pontapés, a pessoa deve imediatamente pespegá-los. No caso aliás extraordinário e quase absurdo, de que o passageiro prefira a narração, o proponente deve fazê-lo minuciosamente, carregando muito nas circunstâncias mais triviais, repetindo os ditos, pisando e repisando as coisas, de modo que o paciente jure aos seus deuses não cair em outra. (…)

“Regras para uso dos que frequentam bonds”, Machado de Assis.

Classificação da crônica

Depois de adquirir as características que possui atualmente, a crônica dividiu-se em alguns tipos, entre os quais se destacam:

Crônica lírica ou poética

Emprego de linguagem poética, com recursos estilísticos que visam imprimir lirismo ao texto e emocionar o leitor. Trata de episódios sentimentais, nostálgicos ou que sejam significativos para o cronista.

Crônica de humor

Emprego de linguagem literária com recursos que buscam o humor. Apresenta uma visão burlesca, irônica e, não raro, crítica dos costumes sociais, das relações humanas e de episódios políticos da atualidade.

Crônica-ensaio

Emprego de linguagem literária permeada, muitas vezes, de sarcasmo e humor, com intenção explícita de criticar o contexto cultural e correntes de pensamento da sociedade. Seu caráter argumentativo lembra o ensaio.

Crônica descritiva

Quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme, temos uma crônica descritiva.

A captação impressionista, particularizada e conotativa dos elementos define a descrição subjetiva; a captação referencial, impessoal e denotativa define a descrição objetiva. O descritivismo é sempre veículo para reflexões numa crônica centrada na descrição.

Crônica narrativa

Menor que um conto e maior que uma piada, a crônica narrativa conta um episódio cativante cuja trama é leve e digestiva, envolvendo muita ação, poucas personagens e uma conclusão inusitada.

O humor anedótico ou a crítica mordaz são os traços mais comuns da crônica narrativa. Geralmente, não há intromissão do narrador (digressões, comentários, apontamentos dissertativos).

Crônica narrativo-descritiva

Quando um texto alterna momentos narrativos com flagrantes descritivos, temos uma abordagem narrativo- descritiva. Dessa forma, as ações detêm-se para que o leitor visualize, mentalmente, as imagens que a sensibilidade do autor registra com palavras.

O que se observa no texto assim qualificado é a predominância da sucessão de ações sobre as inserções descritivas.

Crônica reflexiva

Se a interioridade do autor projeta-se sobre a realidade que o cerca, interpretando-a e registrando-a através de conjecturas, inferências e associações de ideias, temos a crônica reflexiva.

Crônica metalinguística

Na crônica metalinguística, o autor volta-se para o ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.

fonte; https://www.coladaweb.com/redacao/cronica

Palavra crônico

Pergunta

Palavras: crônico

Gostaria de saber as etimologias das palavras crônico e crônica.

Resposta:

Elas vêm do Latim CHRONICUS, “o que segue a ordem, o transcorrer do tempo”, do Grego KHRONIKOS, “relativo ao tempo”, de KHRONOS, “tempo”.

Origem da Palavra 2023


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Por que as Livrarias estão FALINDO?!

LIVE: 1 ano da guerra na Ucrânia | Marcos Schotgues + Paulo Henrique Araújo

PSICOPATOLOGIA - Noções introdutórias (Dalgalarrondo), critérios de normalidade, CID-10, DSM-V: Prof. Monique Mistura



CRITÉRIOS DE NORMALIDADE 

Conforme DALGALARRONDO (2019): • 
NORMALIDADE: noma, forma regular, ordinária. •
 ANORMALIDADE: que se afasta da norma, anômalo. A norma é estabelecida a partir de conceitos culturais. Dessa forma, a LOUCURA teve diferentes concepções ao longo dos anos, conforme o contexto da época: • IDADE MÉDIA: possessão demoníaca; • PINEL: pessoas que sofrem de perturbações mentais são doentes (doença mental); • JASPERS: necessidade de estudar o homem em sua totalidade, não o reduzindo à sua patologia;

 CRITÉRIOS DE DEFINIÇÃO DE NORMALIDADE X ANORMALIDADE: 

1. Normalidade enquanto ausência de doença; 
2. Normalidade ideal; 
3. Normalidade estatística; 
4. Normalidade enquanto bem-estar; 
5. Normalidade funcional; 
6. Normalidade enquanto processo; 
7. Normalidade subjetiva; 
8. Normalidade enquanto liberdade; 
9. Normalidade operacional. Trataremos de tudo isso na aula de hoje! 

Sugestões de livros: 

* Psicolaptologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - DALGALARRONDO: https://amzn.to/2JBRWme 














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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O Chefe, escrito pelo jornalista Ivo Patarra, narra os bastidores da corrupção política na era Lula.



O Chefe, escrito pelo jornalista Ivo Patarra, narra os bastidores da corrupção política na era Lula. Resultado de cinco anos de pesquisa, o livro traz os inquéritos, relatórios, sindicâncias, investigações e reportagens que escandalizaram o Brasil, além de resumir o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, Polícia Federal, Comissões Parlamentares de Inquérito, Congresso Nacional, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Tribunal Superior Eleitoral e apurações conduzidas por setores da imprensa, que contribuíram para revelar detalhes desse gigantesco esquema de corrupção. O livro também aborda o caso Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002, o pedido de prisão de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, e o medo do impeachment.

O autor, Ivo Patarra, é ex-petista e, além de ter trabalhado em  diversos jornais, foi assessor de comunicação de Luiza Erundina (ex-petista), quando esta era prefeita de São Paulo (gestão 1989 – 1992). Em 2010, Patarra, após recolher e editar todo o material produzido durante o escândalo do mensalão, lançou O Chefe, uma publicação independente.

Em entrevista, publicada pela Folha de São Paulo em 14 de julho de 2010, o autor afirma ter se decepcionado com o PT, uma vez que o partido tinha se comprometido em fazer “20 anos de política com honestidade”. Afirmou ser o mensalão “o maior escândalo de corrupção que se tem notícia no Brasil em todos os tempos”.

link para ler o livro: 



Imagem: Google images







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Categorias da Mamografia > Interpretar Sinais e Resultados Você sabe como são interpretados os sinais de câncer na mamografia e o que deve ser feito em cada caso?

Categorias da Mamografia > Interpretar Sinais e Resultados

Você sabe como são interpretados os sinais de câncer na mamografia e o que deve ser feito em cada caso?


As classificações de sinais de câncer em exames de imagem vão desde a ausência de lesões, passando por aquelas consideradas benignas até resultados onde já foi confirmada a presença do câncer. Conhecer os procedimentos que devem ser adotados em cada resultado de mamografia ajuda você a garantir o acompanhamento adequado.
Então, se o seu médico encontrou alguma anomalia em sua mamografia, provavelmente vai classificá-lo dentro do BI-RARDS, que significa Breast Imaging Reporting and Data System. Ele é um padrão mundial que descreve e analisa as lesões nas mamas. Elas são divididas nas seguintes categorias:

  • Categoria 0 – não é possível ver corretamente a imagem e você deve fazer novos exames para comparar os resultados no futuro;
  • Categoria 1 – nesse caso, seus seios têm aparência simétrica e não têm nenhum sinal de lesões que podem evoluir para câncer. Você pode continuar com sua rotina anual de mamografias;
  • Categoria 2 – esta classificação também indica que não há nada de errado em seus seios, apenas foram encontradas algumas lesões benignas que não são interpretados como suspeita de câncer. Você pode continuar a fazer exames uma vez ao ano;
  • Categoria 3 – nesse caso, alguma lesão com grandes chances de ser benigna foi encontrada e seu médico deve pedir mais exames para descartar a possibilidade de ser maligna. As chances de você desenvolver câncer são de 2% e o exame deve ser repetido seis meses depois;
  • Categoria 4 – os resultados da mamografia indicam algumas lesões que podem ser câncer – as chances aumentam para 20 a 35%. Será realizada uma biopsia do tecido suspeito, que indicará se existe ou não o risco de desenvolver o câncer;
  • Categoria 5 – os resultados indicam uma anomalia que tem 95% de chances de ser um tumor. Nesse caso, uma biopsia também é necessária. Você deve conversar com seu médico sobre quais cuidados deve ter a partir desse momento;
  • Categoria 6 – esta categoria é usada apenas para indicar a presença de um tumor na mama já comprovado pela biopsia. Neste caso, a mamografia é usada para analisar como tem sido a resposta ao tratamento contra o câncer.

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

fonte: mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/voce-sabe-como-sao-interpretados-os-sinais-de-cancer-na-mamografia-e-o-que-deve-ser-feito-em-cada-caso/

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Escolarização precoce afeta a imaginação, alerta Paulo Fochi


Uma das principais referências em educação infantil da atualidade, ele é um porta-voz no alerta de que a sociedade ainda não reconhece a criança como sujeito de direitos. E pontua: “um projeto pedagógico é um projeto civilizatório”
Paulo de Camargo

Em pleno século 21, para muita gente ainda – políticos, gestores, pais e até educadores – o entendimento da educação infantil vem marcado por preconceitos. Como o de uma etapa menos séria, uma ‘escolinha’; como de um ambiente de ‘cuidar’ de crianças e apoiar as mães trabalhadoras, ou como uma fase preparatória em que as crianças devem já se tornar alunos, aprendendo a ler o quanto antes.

É urgente rever essa visão, superada na boa pedagogia há muitas décadas. Mas, desde que um célebre estudo do Prêmio Nobel de Economia, James Heckman, cravou que investir na educação infantil implica economizar gastos futuros com saúde, segurança e assistência social, formuladores de políticas públicas em todo o planeta passaram a dar mais atenção ao tema. A eles se somaram neurocientistas, sociólogos e outros especialistas que, por diferentes perspectivas, provam que esta é uma fase especial do desenvolvimento humano, de qualquer ângulo que se olhe. 

Para o autor e pesquisador Paulo Fochi, doutor pela USP, com passagens pela Universidade de Barcelona e de Navarra, uma sociedade melhor deve ser pensada desde a infância, e vivemos um tempo em que é preciso proteger a imaginação para sermos capazes de interromper a possibilidade do colapso. Um dos mais respeitados nomes da educação infantil hoje, no país, Fochi é coordenador e professor do curso de pedagogia da Unisinos e fundador do Observatório da Cultura Infantil (Obeci). Da Itália, ele concedeu a seguinte entrevista exclusiva à revista Educação.

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Fica cada vez mais estabelecida a importância da educação infantil. As razões apontadas muitas vezes remetem a algo fundamental para o futuro. Como você justifica a relevância dessa etapa por si mesma, no tempo presente?

Essa é uma ideia perigosa, mesmo porque, tratando desse lugar do amanhã, há o risco de esquecermos dos direitos presentes, da criança do agora. Mas, por outro lado, com toda crítica que possa ser feita, essas abordagens também mostram que estamos construindo uma visão mais ampla sobre como investir na infância. É importante para a transformação da sociedade, inclusive para interromper os ciclos de pobreza. É bom que outros campos venham a concordar sobre o enorme efeito do que prefiro chamar de uma pedagogia do início – porque estamos ajudando esse mamífero que chega ao mundo a se tornar gente.

Nessa pedagogia dos começos, construímos com a criança a noção sobre o que é a humanidade, e fazemos isso pelo modo como nos relacionamos com ela, pelo modo como lhe apresentamos o mundo e pelas oportunidades que o mundo lhe apresenta. Se oferecemos oportunidades escassas, como é o caso das crianças que vivem em situação de pobreza, o seu ponto de partida começa com muitos limites.
Paulo Fochi
Pedagogia do início. É assim que Paulo Fochi prefere denominar a educação infantil Foto: Antonio Marchi

Como está o atual estágio da educação infantil no país?

No Brasil, a educação infantil diz respeito a crianças a partir de quatro meses, em geral, em função do afastamento das mães para licença-maternidade. Precisamos fazer essa observação porque muitas vezes o senso comum leva em conta só a pré-escola, de quatro e cinco anos. O Brasil tem uma legislação que outros países não têm ou ainda não conseguiram implementar para todos, como é o caso da Itália, dos países da América Latina e de língua anglo-saxônica.

O entendimento da faixa de zero a seis anos como uma etapa da educação está na LDB, já desde 1996. Hoje, temos no Plano Nacional de Educação a meta de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e 50% das crianças de creche. Os dados mostram aproximadamente 97% de acesso das crianças da pré-escola e de 38% das crianças de creche. Então nosso primeiro problema sério é o de acesso. 

Além do acesso, que outras questões devem ser consideradas?

Há várias questões, como a da infraestrutura. A nossa concepção vem de uma herança assistencialista. Não fizemos a passagem necessária, ou seja, de pensar que o espaço para abrigar experiências educacionais é muito diferente daquele que tem como única finalidade a guarda das crianças na ausência dos pais. Em muitos casos, as escolas de educação infantil foram adaptadas de antigos postos de saúde, de turmas de ensino fundamental, de casas, o que quase nunca atende às necessidades das crianças e das professoras. Assim, mesmo as crianças com acesso à escola têm oportunidades precárias – com salas superlotadas, falta de mobiliário adequado, sem ambientes arejados ou conforto térmico, entre outras características realçadas na pandemia.

Há desafios, mas é preciso também dizer que houve avanços, como o programa Pro-Infância, criado em 2007, que possibilitou a ampliação do acesso, a construção de escolas, mobiliários e ainda adequações no cronograma de repasse de verbas, antecipadas em relação ao início do ano letivo. 

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E em relação à formação de profissionais para a educação infantil?

Faltam profissionais e formação adequada. Em muitos municípios, a razão entre adultos e crianças não é respeitada. Aliás, em um futuro próximo, estamos vislumbrando um apagão de professores. Ninguém mais quer ser professor por causa das precárias condições profissionais. E temos de rever a formação continuada. Em termos da legislação, a formação dos professores representa um terço da carga horária. Mas, ocorre que nem todas as escolas cumprem essa carga – as escolas privadas, em geral, não cumprem – e aquelas que cumprem acabam utilizando esse tempo como moeda de negociação para não melhorar as condições profissionais. O tempo de formação em serviço acaba virando planejamento a distância, dias de folga.

Deveríamos pactuar condições adequadas para os professores trabalharem, salários dignos, investimento na formação, presença de coordenação pedagógica. E os conselhos municipais de educação deveriam exigir planos de formação adequados, para que esse terço de carga horária seja planejado e aconteça no tempo escolar.

Há um problema generalizado de conhecimento técnico dos gestores?

No final das contas, ninguém com poder de decisão está efetivamente pensando sobre a questão específica das crianças, o seu desenvolvimento e suas necessidades. Há, sim, um desconhecimento técnico dos tomadores de decisões. Eu já vi inúmeros casos nos quais se tem verba e não se sabe utilizar. O que se percebe, ao contrário, são escolas priorizando o excesso de atividades, com presença de livro didático, investimentos altíssimos em apostilas, quando existe um consenso internacional de que a escolarização precoce causa um grande prejuízo em termos de aprendizagem, no desenvolvimento de criatividade, de pensamento.

E quanto à formação inicial? 

Eu faço parte de um pequeno grupo de pesquisadores que problematiza os cursos para mostrar como essa pedagogia generalista é ineficiente. Ao formar em quatro anos um profissional para atuar na educação infantil, no ensino fundamental, na gestão, na coordenação – e tudo isso em um ambiente não escolar -, os cursos não conseguem chegar à especificidade que cada uma dessas frentes demanda. Dessa forma, temos um problema de cursos muito generalistas, agravado por uma visão limitada dos profissionais que atuam nas universidades sobre o que é a educação infantil. Muitas instituições não acompanharam os avanços sobre a pedagogia da infância, e ainda têm uma visão antiquada e até idealista sobre educação infantil.

“A gente está chegando a cinco anos da homologação [da BNCC] e não teve um projeto de implementação”, alerta Paulo Fochi Foto: Antonio Marchi

E quando saem da faculdade e chegam à escola, o que esses formados em pedagogia encontram?

Eu trabalho em uma universidade que tem uma formação avançada de educação infantil, com cinco disciplinas específicas, e enfrentamos essa questão no momento de estágio. Quando nossas alunas vão a campo, encontram uma escola pouco receptiva a avançar na prática pedagógica. Vamos tentando superar esse desafio na aproximação com as escolas, nas pesquisas e no próprio estágio. Oferecemos, por exemplo, uma formação gratuita, como extensão, para as escolas que recebem as nossas alunas, para que possamos fazer a supervisão do estágio – uma oportunidade de deixar uma semente para se repensar a prática pedagógica.

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Você atuou como um dos consultores do MEC para a construção do Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil. A BNCC representou um avanço?

Como qualquer outro documento, a BNCC tem um limite em si, pois é só um documento. Se esse documento não for pensado em termos de implementação, não vai trazer resultado. Pior: passa por uma interpretação e corre o risco de chegar àquilo que se chama de nominalismo pedagógico, ou seja, que atualiza os termos, mas não faz a mudança da prática. Foi o que aconteceu com a BNCC. Estamos completando agora os primeiros cinco anos e não temos dados consistentes para analisar por duas razões: primeiro, porque a própria homologação se deu no meio de um golpe parlamentar, então a agenda política atravessou e criou desvios.

O segundo é que ao término da sua implementação, quando começa o processo de colaboração com os municípios, para pensar a implementação e elaboração dos documentos estaduais municipais, veio o desastroso governo Bolsonaro, o MEC para de funcionar. Então, a gente está chegando a cinco anos da homologação e não teve um projeto de implementação. 

Muitos estados e municípios se viram na urgência de produzir a discussão curricular em nível local, e isso gerou documentos que são cópia ou uma interpretação atrapalhada do texto nacional. Mas há exceções, bons exemplos que deveriam ser reunidos para se pensar nos próximos cinco anos. Aí sim, nós teríamos condições de conhecer sobre o que a base contribuiu e em que precisa ser revista.

A relação entre um projeto de educação e o de sociedade parece esquecida. Não é preciso aumentar o diálogo com todos?

Precisamos recuperar e construir juntos o entendimento de que toda a sociedade deveria estar preocupada com a escola, quem tem filho e quem não tem, quem já passou pela escola e quem não teve o mesmo direito. Isso deveria ser uma pauta de todos, das empresas, da mídia, dos políticos, sindicatos. É preciso pensar a educação não como voluntariado, benesse, mas como investimento na construção de uma sociedade mais digna, justa, respeitosa. Um projeto pedagógico é um projeto civilizatório. Isso aconteceu no mundo devastado pela Primeira Guerra, na Europa, com a utopia de uma escola para pensar a construção da sociedade, de uma nova prática pedagógica para formar pessoas não obedientes, mas com criticidade, capacidade de reflexão, criatividade para buscar soluções – estamos falando de 100 anos atrás, e não é diferente agora. 

E quais seriam os desafios de hoje?

Talvez agora precisemos acrescentar novas problemáticas, como saber discernir no excesso de informações que vivemos. Como deve ser o ato político de proteger a capacidade de imaginar e não ficar repetindo trends de TikTok, padrões viralizados na internet que vão rompendo nossa possibilidade imaginativa? Proteger a imaginação é um ato político. Proteger a imaginação é proteger a capacidade de ver novos mundos. Ailton Krenak diz que narrar histórias talvez seja uma forma de adiar o fim do mundo. O desafio é o mesmo de 100 anos atrás, interromper a possibilidade de uma sociedade colapsar.

No Brasil, ainda temos um longo caminho pela frente…

Estamos falando de escola, mas precisamos ampliar também a nossa compreensão de serviços para a primeira infância. Na Itália e na Espanha, por exemplo, a creche é apenas um dos serviços para a primeira infância, que são complementados por investimentos em um trabalho maravilhoso com teatro, arte, música, centros para as famílias, acesso a livros. A gente vê uma sociedade inteira falando das crianças e seus direitos à escola de qualidade, à cidadania, à beleza, à proteção, ao cuidado. Nos falta muito, como sociedade, reconhecer a criança como esse sujeito de direitos.

Nós deveríamos questionar a presença de crianças num comercial de banco, a sua exposição nas redes sociais, problematizar a presença da criança na rua pedindo comida, vendendo panos na Vila Madalena, no Jardim Europa [bairros nobres de SP]. A gente não pode achar isso natural. Precisamos falar dos direitos das crianças para a construção de uma sociedade diferente, porque desde a infância essa sociedade tem de ser repensada.

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Obras do novo estacionamento do Mercado Municipal da Cidade de Americana entram em fase final

Obras do novo estacionamento do Mercado Municipal entram em fase final

 Obras do novo estacionamento do Mercado Municipal entram em fase final

Espaço contará com 50 vagas gratuitas à população, abrangendo uma área de 450 m²

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana está finalizando a construção do muro que divide o novo estacionamento do Mercado Municipal, na Avenida Dr. Antônio Lobo, e a linha férrea. As obras do novo espaço estão com 70% de execução.

A Sosu já retirou a cobertura e o piso do terminal de ônibus e construiu galerias pluviais. Os próximos passos são a pavimentação asfáltica e sinalização de solo.

“As chuvas atrapalharam o andamento das obras nos últimos dias, mas mesmo assim, estamos trabalhando de forma acelerada para finalizar o novo estacionamento. Avançamos consideravelmente e logo entregaremos mais esta importante obra para Americana”, disse o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

O novo estacionamento contará com 50 vagas gratuitas à população, abrangendo uma área de 450 m². Mesmo após a entrega do espaço, o terminal metropolitano permanecerá em funcionamento com um ponto de parada de ônibus.


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JORGE IGGOR RELEMBRA INÍCIO DO ESPORTE INTERATIVO

Como VERIFICAR se o CURSO é RECONHECIDO pelo MEC (Método Rápido de consulta no EMEC)

Como verificar se um curso é RECONHECIDO pelo MEC no Diário Oficial da União

Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapa de Alexandre de Moraes.

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